André Janones é oficializado como pré-candidato do Avante a Presidência da República
Por André Luis
“Nós não queremos continuar como estamos, mas também não queremos voltar ao passado”, disparou Janones em seu discurso
Por André Luis
Neste sábado (29), Recife sediou o Encontro Nacional do Avante. O evento foi realizado no Mar Hotel, em Boa Viagem. O encontro reuniu filiados, prefeitos, vereadores, deputados e presidentes estaduais e municipais do partido.
Durante o encontro, o deputado André Janones (MG), foi oficializado como pré-candidato da sigla à Presidência da República. Ele criticou, em seu discurso, a polarização Lula/Bolsonaro e disse que as terceiras vias que tem se colocado na disputa são “puxadinhos”.
“Estamos mostrando que tem outro caminho, que existe uma terceira via de fato. Terceira via não é puxadinho. O que nos temos hoje são terceiras vias que são puxadinhos de outras candidaturas. Uma candidatura que está colocada aí, que sai do atual governo de alguma maneira, é praticamente trocar seis por meia duzia”, alfinetou.
“Outra candidatura que é puxadinho de alguém que já esteve no poder e agora quer voltar tomado pelo ódio e pelo desejo de vingança. Ninguém constrói nada tomado pelo ódio, pelo desejo de vingança. Nós não vamos permitir que o povo brasileiro seja usado como instrumento de vingança de ninguém. Nós não queremos continuar como estamos, mas também não queremos voltar ao passado”, disparou Janones.
Presente no evento, o presidente estadual do Avante e deputado federal Sebastião Oliveira, prometeu empenho à campanha de Janones.
“E eu digo a você que não vai faltar em Pernambuco, palanque para que você possa difundir as suas ideias e apresentá-las ao povo pernambucano e ao povo brasileiro”, garantiu Seba.
Das terras do Sertão do Vale do Rio Pajeú, nasceu e floresceu uma história de luta, dedicação, superação e estratégia de negócios que é motivo de orgulho para Pernambuco e para o Nordeste do Brasil. Há quatro décadas, a bioquímica e empresária Maria do Carmo Lima começou a escrever o início da história de um […]
Das terras do Sertão do Vale do Rio Pajeú, nasceu e floresceu uma história de luta, dedicação, superação e estratégia de negócios que é motivo de orgulho para Pernambuco e para o Nordeste do Brasil.
Há quatro décadas, a bioquímica e empresária Maria do Carmo Lima começou a escrever o início da história de um grupo que virou referência em saúde ao iniciar as atividades do maior e mais completo laboratório de análises clínicas da região.
O Laboratório Maria do Carmo de Lima e Silva abriu o caminho para expansão de diversas atividades e formação do Grupo JM, sediado no município sertanejo de Afogados da Ingazeira, a 377 quilômetros do Recife. Sempre cuidando das pessoas.
A história iniciada em 13 de setembro de 1982, quando Maria do Carmo abriu sozinha as portas do laboratório com apenas 25 anos e com sete meses de gravidez, é digna de grandes empreendedores e serve de inspiração para uma pessoa determinada a perseverar e acreditar nos sonhos. O período que separa 1982 a 2022 revela a prosperidade de um grupo de saúde que tem na gestão e operação braços e visões estratégicas de uma família que ergueu, além do laboratório que se transformou num grande centro de diagnóstico, uma rede de farmácias, um clinical center e uma distribuidora de medicamentos que atende todo o Nordeste sob o comando do empresário Joseph Domingos, sócio e marido de Maria do Carmo. O grupo, que começou com apenas uma funcionária, emprega mais de 200 pessoas direta e indiretamente na região.
Memória inesquecível: laboratório foi pioneiro na informatização no Vale do Pajeú
Primeira sede: onde tudo começou
Celebração dos 25 anos
Diante dessa história de empreendedorismo tão exitosa, sobretudo no Sertão do Pajeú, uma celebração está pronta para festejar com todas as pessoas da cidade, da região e os colaboradores do Maria do Carmo Diagnósticos. Perfeccionistas e zelosos na essência, focados em realizar um evento corporativo de impacto social, gratidão e reconhecimento do seu próprio papel no desenvolvimento da cidade, Joseph e Maria do Carmo convidaram uma filha do coração do Pajeú, Tatiana Marques, para ser a responsável pela criação e organização das ações que, juntas, formam um grande evento.
As atividades incluem a apresentação da nova estrutura do Maria do Carmo Diagnósticos, mais moderno e mais equipado; o lançamento de uma nova identidade visual, assinada pelo reconhecido e famoso designer Daniel Dobbin; um momento com o time de colaboradores, além de ação interna em cada posto de coleta nas cidades de Ingazeira, Iguaracy e Carnaíba; uma visita especial aos idosos da ASSAVAP (Associação de Assistência à Saúde do Vale do Pajeú), que conta desde a sua fundação com o apoio do Grupo JM, que doou todo o piso do Abrigo; missa em Ação de Graças e o marco maior da comemoração, onde Maria do Carmo Lima dará de presente a toda população um espetáculo, através do primeiro concerto sinfônico em praça pública a ser realizado na cidade. A Orquestra Criança Cidadã foi contratada e se apresentará na Praça Monsenhor Arruda Câmara, com a regência do maestro José Renato Accioly.
Expansão Regional: o Maria do Carmo Diagnósticos tem filiais nos municípios sertanejos de Carnaíba, Iguaracy e Ingazeira, além de postos de coleta na própria cidade de Afogados da Ingazeira, para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos.
Como parte do processo de expansão das atividades, passou a oferecer outros serviços além dos exames laboratoriais , implantando o setor de diagnóstico por imagem. Hoje, o laboratório, empresa mãe do grupo JM (Maria do Carmo Lima e Joseph Domingos) junta-se a mais três empresas: a Pharmaplus, distribuidora de medicamentos que atua em todo o Nordeste, a rede de drogarias Farmácia dos Municípios e o Clinical Center, constituído por consultórios médicos com 20 especialidades. Todos os exames de prevenção de câncer ginecológico via SUS na Região do Pajeú são realizados no Maria do Carmo Diagnósticos. Além de Bioquímica, a empresária é também citologista.
Emprego e renda: Junto com a tecnologia de ponta e refinados processos na área da saúde, o grupo tem participado efetivamente da geração de emprego e renda, proporcionando oportunidades de crescimento na formação profissional dos seus colaboradores. Atualmente, o grupo emprega diretamente e indiretamente mais de 200 pessoas em um município com menos de 50 mil habitantes, sendo um dos vetores a elevar o patamar da cidade para o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Região do Pajeú.
“Durante esses 40 anos, nunca paramos. Mesmo quando eu estava sozinha à frente da gestão da empresa, sempre tivemos compromisso com a qualidade e fomos crescendo com recursos próprios. Sempre quis empreender, avançar, porque sou movida a desafios. É uma satisfação saber que durante esses 40 anos colaboramos com o crescimento da nossa cidade, sempre cuidando da saúde das pessoas. Diagnostiquei muitas doenças, proporcionando curas, superações e muitas alegrias também”, comemora Maria do Carmo, a mente que lançou esse grupo empresarial.
Futuro: A partir deste semestre, a empresária começa a repassar novas atribuições da direção executiva do Maria do Carmo Diagnósticos para sua filha, Laíse Lima, Bioquímica e Mestre pela UFPE e com MBA em Gestão. “Sempre absorvi o conhecimento da minha mãe, tendo muito a aprender ainda. Me sinto preparada e disposta para os novos desafios de para dar continuidade a grande história da minha mãe. Com ela sempre ao meu lado, vou gerir mantendo os critérios de qualidade e expandir as atividades firmando novas parcerias, buscando crescer nas ofertas de serviços”, adianta Laíse Lima.
A Pharmaplus também se prepara para novos planos em 2023, com a implantação de uma importadora de produtos hospitalares, que deve facilitar a entrada de novos materiais no Estado, ganhando reconhecimento e ampliando a participação no setor de saúde. A conquista pela Distribuidora, em julho deste ano, de uma certificação muito almejada pelo setor no Brasil foi extremamente importante para o crescimento da empresa. A Certificação de Boas Práticas de Armazenagem e Distribuição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi fundamental para essa nova etapa de crescimento. “Foi extremamente relevante para o nosso grupo, que tem o propósito da Qualidade, ser reconhecido pela Vigilância Sanitária do Brasil pelas nossas práticas”, resume o empresário Joseph Domingos. “Eu costumo dizer que nós não vendemos medicamentos, vendemos saúde”, conta ele, ratificando o compromisso das quatro empresas com a saúde da população. O grupo já conta com o serviço de e-commerce das farmácias e com sistema integrado da Pharmaplus.
Marco para a saúde da cidade: Os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos representam a celebração de uma história de força, garra, superação e de quebra de paradigmas. Natural de Afogados da Ingazeira, Maria do Carmo Lima foi aprovada em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas concluiu a graduação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
É que durante esse tempo ela e Joseph Domingos casaram e ele, como funcionário do Banco do Brasil, onde desenvolveu exitosa carreira, foi transferido para João Pessoa. Quando ela completou 25 anos e estava recém-graduada, um grupo de professores de Maria do Carmo decidiu vender os equipamentos de um laboratório. Ela não hesitou e, mesmo grávida de sete meses, optou por retornar a Afogados da Ingazeira e abrir seu próprio laboratório, colocando em prática o sonho do casal desde quando Maria do Carmo estava na universidade. Ao chegar em sua terra natal, a família alugou uma casa para que a jovem desse início ao projeto que foi idealizado ainda nas salas de aula.
Na época, a cidade tinha apenas um laboratório. No primeiro dia de funcionamento e com apenas uma funcionária, nenhum paciente apareceu, conta ela. Ao invés de desanimar, Maria do Carmo entendeu que precisaria ter muito foco para conquistar o reconhecimento da população e a credibilidade da classe médica.
Os anos que se seguiram foram de muitos desafios, segundo relata Maria do Carmo. Quatro anos depois, o casal vendeu o carro da família e conseguiu realizar a compra de um imóvel, onde até hoje funciona uma unidade do laboratório. Em 1988, cresceu e transformou-se no Centro de Diagnóstico.
Nos anos seguintes, Maria do Carmo e Joseph Domingos se dedicaram a conquistar a credibilidade da população, através do excelente atendimento e o cuidado com as pessoas, assumindo cada vez mais a responsabilidade de entregar meios de apoio ao diagnóstico dos serviços médicos e hospitalares .Eles também tiveram três filhos: Pedro Henrique – cardiologista , Clarissa – radiologista radicada em Florianópolis, e Laíse .
“Após 10 anos , me firmei e me consolidei; o laboratório já estava bem estruturado, com muitos clientes e convênios em 1992. Fomos ganhando a credibilidade das pessoas, conquistando a fundamental confiança da exigente classe médica da Região , porque sem essas nada teria sido construído”, lembra Maria do Carmo.
Informatização: O Maria do Carmo Diagnósticos também foi o primeiro da região a implantar a informática como base para processos de exames. Em fevereiro de 1992, exatamente uma década depois, avançados equipamentos foram adquiridos e implantado um sistema de monitoramento e a digitalização do processo.
A modernização não parou por aí . “Eu queria modernizar o laboratório. Em 1992, mandei uma carta para todos os médicos, parceiros e autoridades, comunicando o avanço tecnológico . Eu acredito que foi um grande passo para a empresa e para a cidade, pois quase a informática não era usada aqui naquela época. Fui atrás de um software em São Paulo, o Complab, e até hoje somos parceiros. Foi uma revolução ter informatizado o laboratório há três décadas”, conta.
Além de ampliar a quantidade de apoio ao diagnóstico clínico , baseados em exames laboratoriais e simplificar processos, Maria do Carmo trouxe outros tipos de cultura para a região, que carecia de oferta em prevenção de câncer ginecológico; sendo hoje a referência de exames de citologia clínica na região .Em 2018, expandiu para o Diagnóstico por Imagem , através da Densitometria Óssea e posteriormente o Raio-X.
Para Joseph Domingos, presidente do Grupo JM, o direcionamento a ser seguido é o de estar sempre de acordo com o que o mercado necessita, atender a demanda na quantidade e na qualidade, e exemplifica : “A telemedicina é uma tendência tanto para o Maria do Carmo Diagnósticos, quanto para o Clinical Center e até para o segmento farmacêutico. São evoluções que precisamos estar atentos, acompanhando e estudando”, reflete o empresário pernambucano.
Linha do Tempo:
1982 – Inauguração do Laboratório
1989 – Transformação no Centro de Diagnóstico
1990 – Inaugura a primeira Farmácia dos Municípios
1992 – Informatização
1996 – Inaugura a filial 01 da Farmácia dos Municípios
1998 – inaugura a Unidade de atendimento em Carnaíba
2002 – Inaugura a Unidade de atendimento em Iguaracy
2005 – Implantação do serviço de prevenção de câncer ginecológico
2008 – Implanta a Distribuidora de Medicamentos e Produtos Hospitalares PharmaPlus
2011- Inaugura a Unidade de Atendimento em Ingazeira
2012- Abertura do Clinical Center e Laíse Lima inicia suas atividades como sócia
2017 – Inaugura a Unidade de Atendimento da UPAE
2018 – Inaugura o Serviço de Imagem com exames de densitometria óssea
2020 – Amplia Serviço de Radiologia, com implantação do Raio X.
2022 – Renovação da Identidade Visual
Programação em comemoração aos 40 anos:
Dia 26/08 – Lançamento da nova logomarca e apresentação da reestruturação da sede;
Dia 03/09 – Evento Especial para os Colaboradores;
Dia 05/09 – Comemoração na ASAVAP (Abrigo dos Idosos);
Dia 06/09 – Missa na Catedral de Afogados da Ingazeira;
Dia 10/09 – Grande Concerto da Orquestra Criança Cidadã e Exibição do documentário sobre os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos;
Dia 13/09 – Dia do aniversário de 40 anos, marcado por obra criada pelo mais consagrado xilogravurista, grande mestre da arte popular do Brasil e no mundo, J. Borges;
O Papa Francisco condenou nesta quinta-feira (15) os assassinatos realizados em nome de Deus, mas insistiu que a liberdade de expressão não dá o direito de “insultar” o próximo, em referência aos ataques realizados na semana passada na França, especialmente o contra o jornal “Charlie Hebdo”, no qual 12 pessoas foram mortas. Os comentários do […]
O Papa Francisco condenou nesta quinta-feira (15) os assassinatos realizados em nome de Deus, mas insistiu que a liberdade de expressão não dá o direito de “insultar” o próximo, em referência aos ataques realizados na semana passada na França, especialmente o contra o jornal “Charlie Hebdo”, no qual 12 pessoas foram mortas.
Os comentários do Papa foram feitos a bordo do avião que o levava do Sri Lanka às Filipinas.
O ataque contra o “Charlie Hebdo” foi motivado pela publicação de charges do profeta Maomé, considerado sagrado pelos muçulmanos. A representação gráfica do profeta é proibida, e os muçulmanos consideraram ofensivos e uma provocação os desenhos de Maomé.
O pontífice disse que tanto a liberdade de expressão como a liberdade religiosa “são direitos humanos fundamentais”. “Temos a obrigação de falar abertamente, de ter esta liberdade, mas sem ofender”, continuou.
Sobre a liberdade religiosa, destacou que “cada um tem o direito de praticar sua religião, mas sem ofender” e considerou uma “aberração” matar em nome de Deus.
“Não se pode ofender, ou fazer guerra, ou assassinar em nome da própria religião ou em nome de Deus”, afirmou.
O Papa lembrou que no passado houve guerras nas quais a religião desempenhou um papel determinante. “Também nós fomos pecadores, mas não se pode assassinar em nome de Deus”, insistiu.
“Acho que os dois são direitos humanos fundamentais, tanto a liberdade religiosa, como a liberdade de expressão”, completou.
“É verdade que não se pode reagir violentamente, mas se Gasbarri [ele se referiu a um de seus colaboradores junto com ele no avião], grande amigo, diz uma palavra feia da minha mãe, pode esperar um murro. É normal!”, assegurou.
Francisco lamentou que haja “muita gente que fala mal de outras religiões ou das religiões (…), que transforma em um brinquedo as religiões dos demais”.
Para o pontífice, estas pessoas “provocam” e foi quando estimou que “há um limite para a liberdade de expressão”. (G1)
Por Fábio Góis, Thallita Essi e Edson Sardinha/Congresso em Foco As eleições deste ano terão o maior número de candidatos à reeleição desde a redemocratização. Levantamento do Congresso em Foco mostra que pelo menos 457 deputados e senadores deverão tentar permanecer no cargo. O total é 15% maior do que o verificado no último pleito, […]
Por Fábio Góis, Thallita Essi e Edson Sardinha/Congresso em Foco
As eleições deste ano terão o maior número de candidatos à reeleição desde a redemocratização. Levantamento do Congresso em Foco mostra que pelo menos 457 deputados e senadores deverão tentar permanecer no cargo. O total é 15% maior do que o verificado no último pleito, em 2014, e o mais alto já contabilizado no Congresso.
O número pode crescer nos próximos dias, com a realização das convenções partidárias, que começaram nesta sexta-feira (20) e vão até 15 de agosto, prazo-limite para registro de candidaturas. No momento, 23 deputados e oito senadores se dizem indecisos e ainda consideram a possibilidade de disputar a reeleição.
Nas últimas duas semanas, o Congresso em Foco entrou em contato com congressistas, lideranças partidárias e comandos de campanha de cada um dos 26 partidos com representação no Congresso. A pesquisa apontou ao menos 33 pré-candidatos à reeleição no Senado e 424 na Câmara.
Como admitem várias lideranças partidárias, o elevado número de aspirantes a um novo mandato no Congresso está relacionado com as facilidades que as regras eleitorais conferem aos atuais parlamentares. O tempo de campanha foi reduzido de 90 para 45 dias, beneficiando políticos já conhecidos e dificultando as chances de êxito de novos candidatos. Os congressistas também são ajudados pelos bilionários recursos colocados à disposição dos partidos políticos por meios dos fundos eleitoral e partidário.
Outra mudança que favorece a recandidatura foi a redução da janela para a troca de partido, que passou de um ano para seis meses. Na prática, legendas fizeram um leilão por filiações até o início de abril. Diversos parlamentares receberam o compromisso de receber volumes generosos de recursos públicos para bancar a campanha. Esse tipo de vantagem pode ser decisiva em uma eleição em que está o proibido o financiamento empresarial.
Além disso, só por estar no exercício do mandato, o candidato à reeleição já larga na frente dos demais. Pelos seguintes motivos: tem o nome em evidência, possui bases eleitorais consolidadas, cabos eleitorais fidelizados e recursos e meios para angariar apoio. Entre eles, emendas individuais, no valor de R$ 14,7 milhões por ano; verba para cobrir despesas do mandato; R$ 78 mil mensais para contratar pessoal em Brasília ou no estado de origem; e outros recursos que alcançam perto de R$ 2 milhões por ano.
Até então o ano em que houve maior número de parlamentares buscando um novo mandato foi 1998, quando 453 deputados e senadores tentaram se reeleger.
Neste ano, de acordo com o levantamento do Congresso em Foco, dos 54 senadores que estão terminando o mandato, 33 confirmaram que tentarão se manter no cargo – número superior a cinco das seis eleições anteriores. Somente em 2002 houve igual soma de senadores aspirantes à reeleição.
Na Câmara, o total de pré-candidatos à reeleição em 2018 (424) é menor apenas do que aquele verificado em 1998 (443) e em 2006 (442). Mas não apenas o número apurado agora está sujeito a aumentar, em razão da indefinição de mais de duas dezenas de deputados, como muitos parlamentares desejam tentar voos mais altos: 29 são pré-candidatos ao Senado; nove a governador; cinco a vice-governador; e três a presidente da República (Jair Bolsonaro, Cabo Daciolo e, pelo menos até a publicação desta reportagem, Rodrigo Maia).
Bancadas
O partido com mais senadores postulantes à reeleição é o MDB, com nove pré-candidatos. O partido do presidente Michel Temer, que tem 18 representantes do Senado, é também um dos que mais têm senadores candidatos às voltas com investigações como a Operação Lava Jato, como Congresso em Foco mostrou em 11 de julho.
Na sequência estão outros dois partidos também com senadores na mira da Justiça: o PT, com quatro representantes candidatos à reeleição; e PSDB e PP, com três nomes cada.
Mas muita coisa ainda pode mudar, como afirmou à reportagem José Pimentel (PT-CE), um dos postulantes à reeleição. Ele explica que as costuras pré-eleitorais, a pleno vapor a poucos meses da eleição, podem redesenhar muitas situações.
“No Ceará tem muita coisa ainda a ser discutida. Há muitas coisas a serem consideradas”, admitiu ele ao Congresso em Foco.
O PT é o partido com maior número de candidatos à reeleição na Câmara: são 54, de um total de 61 deputados. Na última eleição, a legenda obteve a maior bancada. O PSDB, por outro lado, pretende emplacar mais candidatos ao Senado, com cinco nomes para a disputa. Hoje, eles são a segunda legenda no Senado, atrás apenas do MDB.
Dos 49 deputados tucanos na atual legislatura, 37 almejam a reeleição. O número de indecisos é o segundo maior, com cinco candidatos, atrás apenas do PSD, que tem seis.
Por Juliana Lima O ex-prefeito de Triunfo, João Batista Rodrigues dos Santos, teve sua prestação de contas de gestão referente ao exercício de 2020 julgada regular com ressalvas pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE). Relator do processo n° 21100887-4, o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho analisou a presença de achados insuficientes para […]
O ex-prefeito de Triunfo, João Batista Rodrigues dos Santos, teve sua prestação de contas de gestão referente ao exercício de 2020 julgada regular com ressalvas pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE).
Relator do processo n° 21100887-4, o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho analisou a presença de achados insuficientes para motivar a irregularidade das contas, mas passíveis de determinações por parte do TCE ao município de Triunfo.
Foi dada notificação a João Batista Rodrigues dos Santos (Prefeito), Tarciane Pereira Melo (secretária municipal de Saúde), Paula Cristiane Bezerra Xavier de Sousa (secretária de
Desenvolvimento Social), Myrtes Fabiana Pereira Bezerra (coordenadora do Sistema de Controle Interno) e BPM Serviços Ltda – representante legal: José de Anchieta Beserra Mascena (empresa contratada), em relação aos achados sobre os quais foram responsabilizados no relatório de auditoria.
A corte determinou que a atual gestão de Triunfo ou quem vier a sucedê-la que implemente mecanismos efetivos de controle para locação de veículos, com o uso de Boletins de Medição ou instrumento assemelhado, a fim de assegurar a finalidade pública do gasto; proceda à prorrogação de contratos de prestação de serviços executados de forma contínua quando restar demonstrado a vantajosidade e o atendimento do princípio da economicidade dessa opção para a Administração; evite despesas com terceirização irregular de serviços, deixando ainda de lançar tais despesas de pessoal na rubrica Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física; e providencie a realização de concurso público para suprir a demanda de mão de obra em atividades-fim da Administração.
O prefeito Miguel Coelho fez um novo pronunciamento, nesta quinta (04.03), sobre a situação da pandemia em Petrolina. O gestor voltou a pedir à população para colaborar no enfrentamento ao coronavírus evitando aglomerações e reforçando as medidas de proteção. Miguel ainda anunciou que Petrolina pode abrir 10 novas vagas de UTI nos próximos dias, mas […]
O prefeito Miguel Coelho fez um novo pronunciamento, nesta quinta (04.03), sobre a situação da pandemia em Petrolina.
O gestor voltou a pedir à população para colaborar no enfrentamento ao coronavírus evitando aglomerações e reforçando as medidas de proteção.
Miguel ainda anunciou que Petrolina pode abrir 10 novas vagas de UTI nos próximos dias, mas isso ainda depende de negociações com o Governo Federal, do Estado e a rede particular de saúde.
Mesmo não sendo uma atribuição municipal, há mais de um mês, a Prefeitura de Petrolina busca a abertura de leitos para tratamento intensivo por conta do crescimento das internações.
Hoje, a administração municipal investe com recursos próprios no funcionamento de 12 vagas contratadas na rede privada e no Hospital Universitário. A criação de mais vagas, contudo, segundo a Secretaria de Saúde, é um desafio em todo o País.
Para a abertura desse tipo de leito de alta complexidade, atualmente, existem dificuldades que passam pela falta de equipamentos entre fornecedores, lotação de vagas em todas as regiões de Pernambuco, esgotamento dos profissionais da saúde – o que inviabiliza a criação de equipes – entre outros fatores.
O prefeito Miguel Coelho, contudo, recebeu a sinalização nesta semana para a abertura de mais vagas de UTI em unidades particulares, nas redes estadual e federal.
“Tenho negociado há semanas com hospitais, Governo do Estado, Governo Federal para abrir novos leitos. Esse é um problema infelizmente que não é só de Petrolina. Todo o Brasil está com dificuldade de absorver a demanda crescente. Temos nos esforçado ao máximo todos os dias, mas é uma situação de colapso em todo o País e que requer a união de todos”, explica o prefeito.
Petrolina segue com 95% de ocupação de leitos de UTI, sendo 25 pacientes locais e 17 de outros municípios. Nesta quinta, a rede chegou a preencher 100% das 44 vagas de tratamento intensivo, mas duas delas foram liberadas ao longo do dia.
“Estamos na expectativa de abrir esses 10 leitos até segunda. Porém, sabemos que, nessa escalada, não serão suficientes essas vagas por muito tempo. Precisamos do apoio da população, uma união de toda a sociedade para conter a contaminação e preservar tanto as vidas quanto o funcionamento da economia”, defende Miguel.
Você precisa fazer login para comentar.