Notícias

Anderson trocou debate por eventos na Região Metropolitana

Por Nill Júnior

O candidato Anderson Ferreira (PL), que havia se ausentado dos dois últimos debates, mas tinha sinalizado mudança de estratégia, manteve a linha de não estar nos embates.

Ele faltou ao último debate, na TV Jornal SBT, nesta quinta. Assim ele e Marília Arraes, que já vinha adotando essa estratégia, não participaram do encontro.

A estratégia de Anderson chamou a atenção pela briga entre ele e os demais postulantes ao segundo turno, onde há uma disputa voto a voto.

Ele preferiu participar de dois atos na Região Metropolitana, nesta quinta-feira (29). Ao lado da candidata a vice-governadora, Izabel Urquiza (PL), Anderson andou pelas ruas e avenidas dos bairros de Paratibe, no Paulista; e do Ipsep, no Recife.

“Não foi uma decisão fácil a ser tomada, mas fui convocado pelo povo de Pernambuco, e pelo presidente da República, para trabalhar e resgatar em nossa gente o orgulho de sermos quem somos, protagonistas das nossas próprias histórias”, disse Anderson.

Ele disputa o segundo lugar e o direito de ir ao segundo turno com Raquel Lyra (PSDB),  Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB). O embate, pelas pesquisas, é voto a voto.

Outras Notícias

Em nota, Compesa informa sobre mudanças no calendário de abastecimento de Afogados

As mudanças no calendário afetarão o Centro (lado B) e os bairros Sobreira, São Braz e São Cristóvão A Compesa informa que o calendário de abastecimento de Afogados da Ingazeira sofreu alteração devido às paradas recentes para manutenção emergencial em função da necessidade de correção da vazão na Adutora de Zé Dantas. As mudanças no […]

Estação de tratamento de Afogados da Ingazeira

As mudanças no calendário afetarão o Centro (lado B) e os bairros Sobreira, São Braz e São Cristóvão

A Compesa informa que o calendário de abastecimento de Afogados da Ingazeira sofreu alteração devido às paradas recentes para manutenção emergencial em função da necessidade de correção da vazão na Adutora de Zé Dantas.

As mudanças no calendário afetarão o Centro (lado B) e os bairros Sobreira, São Braz e São Cristóvão.

As localidades de Sobreira e São Cristóvão iniciarão o abastecimento nesta terça-feira (14) e permanece por 48h; São Braz (parte baixa – área 5) passa a receber água na quinta-feira (16) e segue até as 8h do domingo (19).

Já a parte alta do mesmo bairro (área 6), iniciará nesta sexta-feira (17) e segue por 48h. O abastecimento do lado B do Centro terá início no domingo (19) e segue por 72 horas.

Os moradores podem ter acesso a essas informações por meio dos canais de atendimento da Companhia: 0800 081 0195 e www.servico.compesa.com.br .

Afogados apresentará experiência em Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

A utilização da tecnologia digital na atenção primária à saúde, no contexto da pós-pandemia de COVID, foi selecionada para ser apresentada como experiência de sucesso no 37º. Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, que será realizado em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho deste ano.  A experiência foi apresentada pelos gestores […]

A utilização da tecnologia digital na atenção primária à saúde, no contexto da pós-pandemia de COVID, foi selecionada para ser apresentada como experiência de sucesso no 37º. Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, que será realizado em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho deste ano. 

A experiência foi apresentada pelos gestores de saúde de Afogados durante o 13º. Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, realizado em Gravatá.

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Congresso reunirá gestores municipais de saúde de todo o Brasil, e é um dos mais importantes eventos de Saúde Pública do País.

“Essa indicação é um reconhecimento à dedicação ao esforço coletivo de nossos profissionais, em aperfeiçoar o SUS em Afogados e em garantir a nossa população um serviço público de saúde com cada fez mais qualidade,” destacou o Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, que também é presidente do COSEMS-PE, entidade que representa os secretários municipais de saúde de todo o Estado.

Ação antiterrorista mata 2 suspeitos e fere um na Bélgica

Célula planejava grande ataque, diz promotor Dois suspeitos foram mortos durante uma operação antiterrorismo nesta quinta-feira (15) da polícia em Verviers, no leste da Bélgica, afirmaram as autoridades belgas. Um terceiro suspeito foi preso. Eles teriam acabado de retornar da Síria e tinham ligação com o grupo extremista Estado Islâmico (EI). Dez operações de busca e […]

15ju2015---morador-de-viviers-no-leste-da-belgica-publica-imagem-da-movimentacao-da-policia-no-local-onde-ocorreu-a-operacao-antiterrorista-1421346527406_300x420
Morador de Viviers, no leste da Bélgica, publica imagem da movimentação da polícia no local da operação antiterrorista

Célula planejava grande ataque, diz promotor

Dois suspeitos foram mortos durante uma operação antiterrorismo nesta quinta-feira (15) da polícia em Verviers, no leste da Bélgica, afirmaram as autoridades belgas. Um terceiro suspeito foi preso. Eles teriam acabado de retornar da Síria e tinham ligação com o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Dez operações de busca e apreensão foram conduzidas também nas cidades de Vilvorde, Bruxelles-Ville, Schaerbeek, Zaventem e Molenbeek-Saint-Jean. O alerta para possíveis atentados terroristas na Bélgica subiu para o nível três (o máximo  é quatro).

O porta-voz da procuradoria federal da Bélgica, Eric Van der Sypt, confirmou que dois dos suspeitos foram mortos. Eles atiraram contra as forças da polícia federal belga que chegaram ao apartamento dos suspeitos para prendê-los.

Durante a operação, três explosões e dezenas de tiros foram ouvidos perto do local da ação por moradores ouvidos pela emissora “RTBF”.

“A célula terrorista pretendia praticar atentados em grande escala na Bélgica”, detalhou Van der Sypt. Por enquanto, não há ligação direta com os ataques da semana passada em Paris, completou.

Os suspeitos detinham “armamentos de guerra e pistolas semiautomáticas”, segundo Van der Sypt. Nenhum policial ou testemunha foram feridos na ação.

A célula terrorista era investigada pela Polícia Federal do país e escutas telefônicas revelaram a intenção de um “ataque iminente” à capital belga, informaram fontes policiais à mídia local.

A Bélgica está no foco as operações antiterror na Europa após forças policiais descobrirem que as armas usadas nos atentados à revista “Charlie Hebdo” e ao mercado judaico em Paris foram compradas de gangues belgas em Bruxelas e Charleroi. (Com agências para o Uol)

Atriz Lolita Rodrigues morre em João Pessoa aos 94 anos

Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e foi acometida por uma pneumonia. Corpo será cremado em cerimônia restrita à família. Do G1-PB A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade em que desde 2015 […]

Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e foi acometida por uma pneumonia. Corpo será cremado em cerimônia restrita à família.

Do G1-PB

A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade em que desde 2015 morava em companhia da filha. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia. O óbito foi registrado às 4h30.

A filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, confirmou a morte da mãe e disse que o corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo (5) numa cerimônia restrita apenas à família.

Pioneira na televisão

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da TV no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção. Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

Lolita era amiga íntima das também atrizes, cantoras e apresentadoras Nair Bello e Hebe Camargo, e ficou particularmente famosa uma entrevista que as três deram de forma conjunta a Jô Soares, de quem as três também eram amigas de longas datas. Dos quatro que participaram daquele momento, Lolita era a única ainda viva.

Pernambuco registra menor número de internações por desnutrição da história, diz governo

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na última terça-feira (11), o Estado registrou, em 2024, o menor número de internações por desnutrição desde o início da série histórica, em 2008. Foram 516 casos, uma redução de 20% em relação aos 647 registrados em 2023. No ranking nacional, Pernambuco ocupa a quinta posição […]

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na última terça-feira (11), o Estado registrou, em 2024, o menor número de internações por desnutrição desde o início da série histórica, em 2008.

Foram 516 casos, uma redução de 20% em relação aos 647 registrados em 2023. No ranking nacional, Pernambuco ocupa a quinta posição entre os estados com maior redução no período.

“Como pernambucana e governadora, para mim não há nada mais gratificante do que saber que o nosso Estado está deixando para trás um passado recente de insegurança alimentar e insensibilidade social que tanto maltratava o nosso povo. Dados como os que estão sendo divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que estamos no caminho certo para que sigamos nos desenvolvendo de forma sustentável, sem que ninguém fique para trás. Essa é a missão da nossa gestão, é para isso que o nosso governo trabalha dia após dia”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Os avanços tornam-se ainda mais significativos quando comparados a 2022, ano em que o Estado contabilizou 731 internações por desnutrição. A redução acumulada chega a 29%. No cenário nacional, Pernambuco se destaca ao lado de Alagoas (48%), Roraima (47%), Paraíba (29%) e Amapá (27%). Em contrapartida, nove estados brasileiros apresentaram aumento no número de internações.

Para Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome de Pernambuco, os números refletem o impacto positivo das políticas integradas adotadas pelo Estado em parceria com os municípios. “Na gestão da governadora Raquel Lyra, nós triplicamos o número de cozinhas comunitárias, inaugurando equipamentos por todo o Estado, e garantimos um reforço de trezentos reais na renda das cem mil mães mais vulneráveis de Pernambuco. Essas iniciativas, aliadas ao fortalecimento da merenda escolar, ao fomento à agricultura familiar e ao bom momento econômico que temos testemunhado, têm impacto direto na redução dos casos de desnutrição”, destacou.

Apenas nos primeiros dois anos do atual governo, mais de 11 milhões de refeições foram servidas nas 183 Cozinhas Comunitárias espalhadas pelo Estado, sendo que 128 foram inauguradas pela atual gestão. No caso do Mães de Pernambuco, maior programa de transferência de renda do Norte e Nordeste, mais de 111 mil mulheres em situação de extrema pobreza responsáveis por crianças de até seis anos já foram beneficiadas até o momento. Ao todo, R$ 267 milhões já foram repassados por meio da iniciativa.

Os dados reforçam a eficácia das estratégias implantadas e a importância da continuidade dos investimentos sociais. Com a manutenção dessas políticas, Pernambuco segue consolidando sua posição como referência nacional no combate à fome e à desnutrição.