Anchieta Patriota se antecipa e declara voto em Raquel Lyra
Por Nill Júnior
O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), acaba de declarar voto em Raquel Lyra (PSDB) para o governo de Pernambuco.
A declaração foi dada ao blog há pouco. “Ela não é bolsonarista e constitui uma opção inclusive com capacidade administrativa. Marília tem uma insanável intransigência com o PSB. E em Carnaíba, nossos adversários estão no palanque dela”, disse, referência a Didi, Juniano e o filho Matheus Francisco.
“Não espero partido decidir não, assim como me posicionei no impeachment”, disse.
Anchieta ainda comemorou os votos casados em seus candidatos. “Nossos votos foram casados entre Danilo, Patriota e Lucas Ramos”. Lucas teve 5.632 votos, Patriota, 5.811 votos e Danilo, 5.950 votos.
Neste domingo (27) e segunda (28/11) os estudantes do 2º ano do ensino médio inscritos no Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) farão as provas da segunda etapa, no turnos da manhã com conteúdos específicos da série estudada. Ao todo, 14.430 candidatos se inscreveram no SSA2. Os estudantes do SSA2 farão as […]
Neste domingo (27) e segunda (28/11) os estudantes do 2º ano do ensino médio inscritos no Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE) farão as provas da segunda etapa, no turnos da manhã com conteúdos específicos da série estudada. Ao todo, 14.430 candidatos se inscreveram no SSA2.
Os estudantes do SSA2 farão as provas no horário da manhã, das 8h15 às 12h15, e os portões fecham, impreterivelmente, às 8h. A orientação é chegar no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de se atrasar.
Os candidatos devem imprimir o cartão informativo disponível no site http://processodeingresso.upe.pe.gov.br até o dia do exame. O documento indica o local onde o estudante fará a prova e é obrigatório para o acesso à sala de aplicação de testes, que deve ser apresentado juntamente com a carteira de identidade original ou outro documento que possua foto e assinatura recentes. O fera deve levar ainda caneta esferográfica azul ou preta. A comissão da UPE não se responsabilizará por aquele que faltar aos testes por desconhecer o local de sua realização.
No primeiro dia, os candidatos da 2a fase do SSA responderão a 44 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia. Já no segundo dia, os candidatos da 2a fase do SSA responderão a 46 questões, distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia. Os estudantes terão quatro horas para fazer responder as provas e poderão sair das salas após três horas de início dos testes.
As provas para os estudantes da primeira fase serão realizadas nos dias 04 e 05/12. O desempenho individual dos estudantes será divulgado até o dia 17 de março de 2017, apenas no sistema de inscrição.
PLANTÃO – A comissão organizadora estará de plantão neste sábado (26), na Reitoria da UPE, para atender aos candidatos que tiverem alguma dúvida, no horário das 8h às 16h. Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 / 3791.
G1 A diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, afirmou neste domingo (5) que os dados preliminares apontam que 30,2% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 não compareceram ao primeiro dia de provas. Segundo ela, esse percentual ficou dentro da média […]
A diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, afirmou neste domingo (5) que os dados preliminares apontam que 30,2% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 não compareceram ao primeiro dia de provas. Segundo ela, esse percentual ficou dentro da média dos últimos anos.
Pela primeira vez, o Enem passou a ser realizado em dois finais de semana. Neste domingo, os alunos fizeram provas de ciências humanas e linguagens, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil.
Dos 6.731.344 canditatos inscritos, 2.033.590 se ausentaram nesse primeiro dia. Eunice Santos ponderou, no entanto, que esse número poderá sofrer mudanças já que os dados ainda estão sendo copilados.
Segundo o Inep, 273 participantes foram eliminados no primeiro dia do Enem. Desses, 264 foram desclassificados por descumprimento de regras gerais do edital e 9, por terem algum equipamento identificado pelo detector de metais. Na edição do Enem do ano passado, houve 3.942 eliminações no primeiro dia de prova.
Após a aplicação da prova, o ministro da Educação, Mendonça Filho, fez um balanço em que avaliou que “tudo correu bem”. “Tudo ocorreu bem tendo em vista o tamanho do exame”, disse em entrevista à imprensa concedida em Brasília. O ministro afirmou que, ao longo do dia, houve poucas ocorrências e que dois delegados da Polícia Federal acompanharam a aplicação do exame do prédio do Inep, em Brasília.
Ele confirmou que dois candidatos saíram da sala com o caderno de provas antes do horário permitido. Segundo o ministro, um desses candidatos já foi identificado e será eliminado.
Mendonça Filho afirmou ainda que um terceiro candidato foi encontrado com um cigarro de maconha no bolso. “Mas pelo menos foi permitido que ele concluísse sua prova”, disse o ministro.
O Inep informou que apenas duas turmas não conseguiram concluir as provas neste domingo, uma em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO).
Em ambos os locais de prova, faltou energia e os estudantes não conseguiram fazer o exame. Para esses candidatos, haverá uma nova prova nos dias 12 e 13 de dezembro, junto com os candidatos privados de liberdade.
O segundo dia do Enem 2017 está marcado para o próximo domingo, 12 de novembro, em que os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.
“Temos uma clara percepção de satisfação com a divisão do Enem em dois domingos por parte dos candidatos espalhados pelo Brasil como um todo. E a gente continua acompanhando e assegurando que a segunda etapa no dia 12 vai ocorrer dentro da mesma normalidade e tranquilidade”, disse o ministro da Educação.
Veja agora o resultado da pesquisa online do Prêmio Excelência 2022, promovido em parceria com o Jornal Folha do Pajeú, para a região do Pajeú, com 17 municípios. A promoção foi da Agência MV4 de Comunicação e Marketing. Algumas categorias, como melhor prefeito, tiveram mudança na ordem, com o prefeito Sandrinho Palmeira em primeiro lugar, seguido […]
Veja agora o resultado da pesquisa online do Prêmio Excelência 2022, promovido em parceria com o Jornal Folha do Pajeú, para a região do Pajeú, com 17 municípios.
A promoção foi da Agência MV4 de Comunicação e Marketing. Algumas categorias, como melhor prefeito, tiveram mudança na ordem, com o prefeito Sandrinho Palmeira em primeiro lugar, seguido de Márcia Conrado. A gestora serra-talhadense venceu a categoria como mais atuante em inclusão social.
Através do site Folha do Pajeú, internautas puderam votar e escolher os mais atuantes de cada categoria na área política e administrativa. Foram 28.701 votos, um recorde.
Vejam ganhadores por categoria nas regiões do Pajeú, por ordem de votação:
Deputado Federal mais atuante – Pajeú
Fernando Monteiro
Ricardo Teobaldo
Carlos Veras
Deputado Estadual mais atuante – Pajeú
Lucas Ramos
João Paulo Costa
Diogo Morais
Senador mais atuante – Pajeú
Humberto Costa
Fernando Bezerra Coelho
Jarbas Vasconcelos
Melhor site institucional – Sertão do Pajeú
Afogados da Ingazeira
Tabira
Brejinho
Vereador mais atuante – Afogados da Ingazeira
Rubinho do São João
Edson Henrique
Vicentinho
Vereador mais atuante – Brejinho
Chico de Dudu
Inácio Teixeira
Francisco de Vera
Vereador mais atuante – Calumbi
Vaqueiro
Severina de Roças Velhas
Edinaldo da Saúde
Vereador mais atuante – Carnaíba
Irmão Paulino de Serra Branca
Calango
Matheus Francisco
Vereador mais atuante – Flores
Jeane Lucas
Luiz Heleno
Adeilton Patriota
Vereador mais atuante – Ingazeira
Josias Curumba
Deorlanda
Gustavo Veras
Vereador mais atuante – Iguaracy
Jorge Soldado
Amaury da Ração
Manoel Olímpio
Vereador mais atuante – Itapetim
Jordânia Siqueira
Lailton Brito
Junior de Diógenes
Vereador mais atuante – Santa Cruz da Baixa Verde
Larissa de Chiquinho
Professor Daozinho
Dr Marcos
Vereador mais atuante – Santa Terezinha
Charles Lustosa
Carlinho Policial
André Afonsin
Vereador mais atuante – São José do Egito
João de Maria
Alberto de Zé Loló
Aldo da Clipsi
Vereador mais atuante – Serra Talhada
Ronaldo de Dja
Alice Conrado
Gin Oliveira
Vereador mais atuante – Solidão
Neta
Antonio Bujão
Adriana de Agenor
Vereador mais atuante – Tabira
Valdemir Filho
Vianey Justo
Kleber Paulino
Vereador mais atuante – Quixaba
Neudiran
João Vianey
Vaninha do Posto
Vereador mais atuante – Tuparetama
Luciana Paulino
Vandinha da Saúde
Valmir Tunu
Vereador mais atuante – Triunfo
Nego Rico
Leonardo da Areia
Zé Carlos de Solon
Secretário mais atuante do Pajeú – Administração
Renan Carlos Pereira – Serra Talhada
Marcos Henrique – Iguaracy
César Pessoa – Tabira
Secretário mais atuante do Pajeú – Agricultura
Márcio Oliveira – Serra Talhada
Rivelton Santos – Afogados da Ingazeira
Joel Mariano – Tabira
Secretário mais atuante do Pajeú – Assistência Social
Julliany Rabelo – Iguaracy
Raquel Torres – Tuparetama
Emilia Carmem – Brejinho
Secretário mais atuante do Pajeú – Controle Interno
Tehunnas Peixoto – Serra Talhada
Alberto Seabra – Afogados da Ingazeira
Daniela Soares – Flores
Secretário mais atuante do Pajeú – Cultura
Augusto Martins – Afogados da Ingazeira
Anildomá William – Serra Talhada
Ailson Alves – Itapetim
Secretário mais atuante do Pajeú – Educação
Marta Cristina – Serra Talhada
Danilo Cordeiro – Quixaba
Wiviane Fonseca – Afogados da Ingazeira
Secretário mais atuante do Pajeú – Esportes
Lucas Vasconcelos – Itapetim
Augusto Martins – Afogados da Ingazeira
Jackson Helano – Serra Talhada
Secretário mais atuante do Pajeú – Finanças
Lúcia Gomes – Afogados da Ingazeira
Cibelli Alves – Serra Talhada
Edilâyne Alves – Tuparetama
Secretário mais atuante do Pajeú – Infraestrutura
Silvano Brito – Afogados da Ingazeira
Patrícia de Bacana – São José do Egito
Luciano Santana – Iguaracy
Secretário mais atuante do Pajeú – Saúde
Artur Amorim – Afogados da Ingazeira
Lisbeth Rosa – Serra Talhada
Madalena Brito – Flores
Secretário mais atuante do Pajeú – Turismo
Elysandro Nogueira – Serra Talhada
André Vasconcelos – Triunfo
Lucila Marques – Flores
Secretário mais atuante do Pajeú – Transportes
Flaviana Rosa – Afogados da Ingazeira
Francisco Cabral – Quixaba
Duíta – Itapetim
Presidente de Câmara mais atuante – Sertão do Pajeú
Valdemir Filho – Tabira
Rubinho do São João – Afogados da Ingazeira
João de Maria – São José do Egito
Prefeito mais atuante na área de inclusão social – Sertão do Pajeú
Márcia Conrado – Serra Talhada
Sandrinho Palmeira – Afogados da Ingazeira
Zeinha Torres – Iguaracy
Prefeito mais atuante em inovação na gestão pública – Sertão do Pajeú
A tradicional Coluna do Domingão, publicada neste domingo (22), trouxe reflexões afiadas sobre o recém-anunciado secretariado do prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques. Em tom crítico, a coluna destacou os desafios e expectativas para alguns nomes que integrarão a equipe de governo, com desejos que vão além das festividades natalinas. Entre os apontamentos, intitulado de […]
A tradicional Coluna do Domingão, publicada neste domingo (22), trouxe reflexões afiadas sobre o recém-anunciado secretariado do prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques. Em tom crítico, a coluna destacou os desafios e expectativas para alguns nomes que integrarão a equipe de governo, com desejos que vão além das festividades natalinas.
Entre os apontamentos, intitulado de “Desejos de Natal”, a coluna desejou que Gildásio Moura, nomeado para um cargo de secretário de Saúde no novo governo, tenha aprendido com os erros cometidos durante sua gestão como secretário da mesma pasta em Afogados da Ingazeira.
Outro ponto levantado foi o nome de Felipe Marques, que assumirá a assessoria de imprensa. A coluna brincou com a dificuldade de comunicação do assessor, destacando que ele “é muito pior de telefone que o irmão”. O comentário reflete a importância de um trabalho dinâmico e acessível na área de comunicação, especialmente em uma gestão que busca se aproximar da população.
Já sobre Pipi da Verdura, indicado para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a coluna foi mais direta: desejou que ele aprenda até a posse as funções de seu cargo, demonstrando a preocupação com a falta de preparo técnico para um posto estratégico na administração pública.
Por fim, a mensagem mais importante foi a de que o governo de Flávio Marques acerte no rumo de sua gestão, já que, segundo a coluna, “Tabira não aguenta mais”. O alerta reflete o sentimento de expectativa e cobrança por mudanças reais e resultados efetivos na cidade.
Agora, com o secretariado definido, o foco se volta para a posse e os primeiros passos da nova administração, que já carrega em si o peso de corresponder às expectativas de uma Tabira que clama por melhorias e avanços.
Dizendo “não fazer politicalha”, o vereador eleito João de Maria confirmou que apoiará Beto de Marreco para a Presidência da Câmara de São José do Egito. Clique aqui e veja sua declaração no Facebook. “Quero dizer de uma vez por todas que não sou candidato à Presidência. Nada mais natural que ser eleito por um […]
Dizendo “não fazer politicalha”, o vereador eleito João de Maria confirmou que apoiará Beto de Marreco para a Presidência da Câmara de São José do Egito. Clique aqui e veja sua declaração no Facebook.
“Quero dizer de uma vez por todas que não sou candidato à Presidência. Nada mais natural que ser eleito por um grupo e votar no candidato do seu grupo. Não faço politicalha”, disse.
João havia sido procurado após uma articulação que teria sido feita pelo vereador Maurício do São João e já teria seis votos. Mas pesou a lealdade e a palavra ao que tinha sido definido entre os governistas semana passada, inclusive com a bênção do prefeito Evandro Valadares.
João de Maria foi majoritário com 1.292 votos. A articulação teria ainda os quatro votos dos parlamentares do PP (Aldo da Clipsi, Albérico Thiago, Jota Ferreira e Alberto de Zé Loló) e de Maurício do São João.
Você precisa fazer login para comentar.