Notícias

AMUPE realiza o 3° Congresso Pernambucano de Municípios, nos dias 11 a 13 de abril, em Olinda

Por Nill Júnior

Alex-Brassan-227-600x400

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, nos dias 11 a 13 de abril, o 3º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções em Olinda. O congresso, que tem como tema principal Gestão Inovadora: Vencer Desafios Criar Oportunidades, conta com uma programação que envolve diversas atividades, presença de ministros, autoridades em temas especializados e vários painéis com assuntos e experiências pertinentes com os atuais desafios e demandas políticas do país. As inscrições por temáticas são gratuitas e estão no site: www.congressoamupe.com.br.

 A abertura do Congresso  ocorre às 10h30,no Teatro Guararapes, com a presença do Governador Paulo Câmara. Já na parte da tarde se realizam  duas palestras magnas. A primeira, às 14h com    o tema, “ A Conjuntura Brasileira  e as Perspectivas da Gestão Municipal, a ser proferida pelo doutor em Ciência Política e professor da UFPE, Adriano Oliveira e às 15h30, fala   o ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto e o desembargador eleitoral José Henrique Dias da Silva. Eles debatem sobre  “As Novas Regras das Eleições Municipais 2016”. Já no dia 13/03 às 12h o Congresso promove uma palestra magna internacional sobre a Municipalidade na América Latina e a Operação Nacional e Internacional, com o consultor de gestão municipal para a América Latina, Marcelo Moreno que vem acompanhado de uma delegação de prefeitos.

Os painéis serão realizados nos dias 12 e 13 de abril, distribuídos entre os turnos da manhã e da tarde, sendo que no último dia as oficinas acontecem só pela manha. Dentre as atividades confirmadas, o tema “O Último Ano de mandato e o controle externo”, tópico a ser apresentado por José Múcio Monteiro, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); A “Nova Ruralidade e as Políticas para o Desenvolvimento” a ser abordado por José Eli da Veiga, economista, agrônomo e professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP), que tratará da relação entre o campo e a cidade, por meio das transformações da agricultura e do mundo rural. “As Eleições e as Mídias Sociais”, que vai contar com os palestrantes Maurício Rands, atual vice-presidente institucional do Diario de Pernambuco; a editora-chefe da Folha de Pernambuco, Patrícia Raposo; o jornalista e radialista Aldo Vilela e Maurício Garcia, Diretor Regional do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) em Recife.

Além das atividades mencionadas, outras oficinas e palestras estão confirmadas: Plano Diretor: planejando a cidade do futuro; As políticas para o Financiamento da Educação Básica; Financiamento, Judicialização e os Desafios da Saúde Pública; O Pacto Federativo e o Sistema Único de Assistência Social; O Legislativo e a Pauta Municipalista em 2016; Energia no Brasil: Problemas e Oportunidades; Meio Ambiente Saneamento Básico e Desenvolvimento: Responsabilidade de Todos; A Educação Básica e a Carreira Profissional; RPPS: Desafios e Alternativas da Sustentabilidade da Gestão Municipal; Empreendedorismo, Compras Governamentais e Desenvolvimento Econômico; Inovações Tecnológicas e a Modernização da Gestão Pública; e Políticas de Cultura e Turismo e o Desenvolvimento dos Municípios.

O evento também terá diversas apresentações culturais de grupos folclóricos dos municípios de Águas Belas, Timbaúba, São Caetano, Araçoiaba, Arcoverde, São Bento do Uma, dentre outros.

Juntamente com o 3° Congresso Pernambucano de Municípios, será realizado o concurso de Práticas Inovadoras de Gestão Municipal, iniciativa da Amupe que almeja disseminar atividades bem sucedidas de gestores pernambucanos que estejam contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços públicos e  a vida das pessoas. Essas práticas são muito importantes para que a população saiba que, mesmo com a forte crise econômica  e política que atravessa o país, os municípios são capazes de inovar e criar soluções eficazes nas mais distintas áreas.

No ano passado, o concurso contou com mais de 70 municípios concorrentes, sendo 12 selecionados e quatro alcançaram as maiores pontuações. O município de Jaboatão dos Guararapes foi o vencedor com o Projeto CREAS Itinerante. O segundo lugar ficou com o município de Olinda com o seu Consultório na Rua. Em terceiro lugar, o Centro de Inclusão Produtiva (CIPT) foi submetido pelo município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. Já o 4º lugar coube ao município de Ararapina, com destaque para o Grupo de Autocuidado e Ajuda no Tratamento da Hanseníase. As experiências bem sucedidas neste ano serão divulgadas nas mídias sociais, blogs, revistas e site da Amupe.

Para José Patriota, presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, a realização do congresso representa uma ousadia diante das dificuldades que atravessa o país. “Estamos passando por um período bastante delicado no nosso cenário político, em que os rumos do Brasil se reconfiguram a cada dia. O momento não deve nos levar ao pessimismo, mas sim à necessidade de buscar novos caminhos que possam se ajustar ao que estamos vivenciando, além da oportunidade para se discutir as melhorias e inovações necessárias para retomarmos à estabilidade das gestões políticas”, afirma o prefeito.

Outras Notícias

Iluminação do Vianão será implantada pela Prefeitura antes de estreia de Afogados na elite

Por Anchieta Santos, com fotos de Cláudio Gomes Após a decisão da Série A2 o Prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota anunciou estar pronta a licitação e já ter dado a ordem de serviço para o início da obra de iluminação do estádio Vianão, onde o Afogados FC vai mandar os seus jogos na […]

9a338d45-8980-46d1-ad75-21f4729493ad
Prefeito Patriota e Desembargador Bartolomeu Bueno ao lado do Deputado Eduíno Brito e do Presidente do Flamengo de Arcoverde, Olavo Bandeira, entregam o troféu ao capitão do clube, Wagner Rosa.

Por Anchieta Santos, com fotos de Cláudio Gomes

Após a decisão da Série A2 o Prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota anunciou estar pronta a licitação e já ter dado a ordem de serviço para o início da obra de iluminação do estádio Vianão, onde o Afogados FC vai mandar os seus jogos na 1ª divisão.

Ainda sem as lâmpadas de LED, que são fabricadas em série, que serão implantadas em seis torres, a Empresa responsável pela obra improvisará a iluminação que deixará o estádio em condições de jogo para o horário da noite.

6fb2d5d6-0451-4bf7-9463-5082c0d82066

ccadb8b5-5fa6-4a11-ba90-a54a989cbf64

ae5069c1-d922-4309-8230-b2f9d09f8319

O fato de o Afogados FC ter ficado em 2º lugar teve o seu lado bom, pois assim fará a sua estreia fora de casa no dia 4 de janeiro contra o Atlético em Carpina.

Se tivesse vencido, jogaria dia 4 contra Belo Jardim no Vianão. Desta forma a empresa terá mai s tempo para implantar a iluminação do estádio municipal.

Em duelo realizado no estádio Vianão, em Afogados da Ingazeira, O Tigre do Sertão surpreendeu os donos da casa e venceu a final por 2 a 1, com dois gols de Willams, ainda no primeiro tempo, após falhas da defesa da Coruja.

6b070462-6124-4eae-934e-8f2f633e0f56

521242fd-276c-45a6-b3db-9d9540c4f25f

70fefa4e-7af1-465d-9115-bc97c7b66997

63af0de2-d77b-446e-8696-095fb9e04944

57d18411-3e04-47fa-b707-f68c781ef979

6e6eac2f-90e0-4670-b045-0040e7f38d1e
Este blogueiro é também repórter esportivo, aliás, uma das primeiras funções que desempenhou no rádio, há 25 anos. “É um peba”…

Escuro diminuiu para os anfitriões,de pênalti, no fim do jogo. Esse é o segundo título do Flamengo de Arcoverde, que conquistou a competição pela última vez em 1996.

O estádio Vianão recebeu um dos maiores públicos de sua história, com cerca de três mil torcedores. Oficialmente, foram 2 mil, com 1.200 pagantes e renda de R$ 12 mil.

CEF Afogados não abre hoje em Afogados

A Caixa Econômica federal vai abrir 680 agências neste sábado (09), de 8h às 12h, para atendimento do saque em espécie dos beneficiários do Auxílio Emergencial que recebem pela Poupança Social Digital. Em nota direcionada ao programa Rádio Vivo, a Gerência da Caixa Econômica Afogados da Ingazeira informa que não funcionará neste sábado, dia 09 […]

A Caixa Econômica federal vai abrir 680 agências neste sábado (09), de 8h às 12h, para atendimento do saque em espécie dos beneficiários do Auxílio Emergencial que recebem pela Poupança Social Digital.

Em nota direcionada ao programa Rádio Vivo, a Gerência da Caixa Econômica Afogados da Ingazeira informa que não funcionará neste sábado, dia 09 de maio para atendimento do Auxílio Emergencial no ambiente interno da agência.

Além da sala de autoatendimento da unidade que estará aberta para uso dos equipamentos, indica as agencias mais próximas que estarão funcionando nas cidades de Serra Talhada, Arcoverde e Patos.

Moro defende sua atuação como juiz e fala em grupo criminoso para invalidar Lava Jato

Mesmo alegando que as mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil podem ter sido alteradas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, defendeu nesta quarta-feira (19), em audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sua atuação como juiz e afirmou que não há infrações ou desvios de conduta nas conversas […]

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Mesmo alegando que as mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil podem ter sido alteradas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, defendeu nesta quarta-feira (19), em audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sua atuação como juiz e afirmou que não há infrações ou desvios de conduta nas conversas com procuradores da Lava Jato. O ministro também apontou a existência de um grupo criminoso criado para invalidar condenações, prejudicar investigações em curso e atacar as instituições.

— Várias pessoas lendo essas mensagens não identificaram ilícitos, ilegalidades ou qualquer desvio ético. Na tradição jurídica brasileira não é incomum que juiz converse com advogado, policia. E no caso do juiz criminal é comum que receba delegados e procuradores e converse sobre diligências que serão requeridas. Isso é absolutamente normal — disse Moro.

Moro veio ao Senado prestar esclarecimentos sobre o vazamento de supostas mensagens trocadas com integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato enquanto ainda era juiz. A reunião começou às 9h18. O ministro tinha 30 minutos para sua exposição inicial, mas usou pouco mais de 20 minutos em sua explanação. Durante sua fala, ele ressaltou que não pode confirmar a autenticidade pois não tem mais acesso às mensagens. Disse que seu celular foi hackeado e que não utiliza o aplicativo Telegram desde 2017.

— Eu saí do Telegram e não tenho essas mensagens para afirmar se são autênticas ou não. Tem algumas coisas que eventualmente posso ter dito. E algumas que me causam estranheza. Mas vejo que podem ser parcialmente adulteradas. Por isso, desde o início sempre nos referimos como supostas mensagens, pois não tenho como verificar a legitimidade de material — disse.

Sobre o ataque a seu celular, Moro contou que a invasão está sendo apurada pela Polícia Federal e afirmou que não “nenhum receio do que tem dentro do aparelho”. Para ele, não foi ação de um hacker isolado, mas de um grupo criminoso.

— Quem faz essas operações de contra inteligência não é um adolescente com espinhas, mas um grupo estruturado. Isso é um ataque a instituições — avaliou o ministro.

Segundo reportagem do The Intercept Brasil, o ex-juiz mantinha colaboração com procuradores durante a Operação Lava Jato, prática que seria contrária ao que manda a Constituição. Moro disse que se colocou à disposição da CCJ para esclarecimentos por conta do sensacionalismo que está sendo feito sobre as notícias veiculadas pelo site. Moro disse que o site violou regras do jornalismo e reclamou de não ter sido ouvido antes da publicação das matérias.

O ministro saiu ainda em defesa da Lava Jato ao afirmar que a operação “foi responsável pela quebra no padrão de impunidade no Brasil”.

Antes da exposição inicial de Moro, o senador Humberto Costa (PT-PE) pediu esclarecimentos sobre quais condições os senadores ouvirão as explicações de Moro, como investigado ou convidado. A senadora Simone Tebet esclareceu que Moro não comparece à CCJ nem como testemunha, nem como investigado, e sim como uma autoridade que veio voluntariamente à Casa para fazer esclarecimentos.

Em seguida começaram os questionamentos dos senadores. Conforme explicou a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), os senadores inscritos, intercalados por ordem de partido, terão cinco minutos para perguntas. O ministro terá o mesmo tempo para resposta e, depois serão mais dois minutos para réplica e tréplica.

Vazamentos

As primeiras reportagens apontando para a troca de mensagens entre Moro, o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da força-tarefa por meio do aplicativo Telegram sobre procedimentos e decisões em processos foram publicadas no dia 9 deste mês pelo site The Intercept Brasil. O ministro se ofereceu a vir voluntariamente ao Senado depois que o senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou requerimentos para que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ouvisse Moro e Dallagnol.

*Agência Senado

Prefeito de São Bernardo é internado na UTI, após piora em quadro de coronavírus

Por Fabricio Lobel, TV Globo O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), de 45 anos, foi internado neste domingo (29) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz, unidade de São Caetano do Sul, após ter seu quadro respiratório agravado em decorrência do coronavírus. Segundo a Prefeitura de São Bernardo, […]

Por Fabricio Lobel, TV Globo

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), de 45 anos, foi internado neste domingo (29) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz, unidade de São Caetano do Sul, após ter seu quadro respiratório agravado em decorrência do coronavírus.

Segundo a Prefeitura de São Bernardo, município da Grande São Paulo, nesta semana, ele estava em quarentena em casa, mas neste domingo, o médico passou em sua residência e constatou que a oxigenação estava muito baixa. Diante de maior risco, decidiu encaminhá-lo ao hospital para cuidados na UTI, visando sua recuperação.

Morando apresentou os primeiros sintomas na segunda-feira (23). Na quarta-feira (25) testou positivo para o Covid-19 e depois disso o prefeito não apresentou melhoras.

O resultado positivo foi divulgado por ele em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, onde Orlando Morando, tossindo muito, comunicou o teste positivo para o coronavírus e mostrou o documento.

“Tomei e vou continuar tomando todas as medidas para proteger a cidade. Fui para linha de frente e infelizmente vou aqui comunicar a vocês que também fui atingido. É triste? É triste, né?! Tá aqui meu exame, que diferente do presidente da República, não tenho medo de mostrar. Infelizmente deu positivo. É muito triste, porque não queria que isso tivesse acontecido, mas estou firme”, afirmou Morando.

TCE mantém multa a secretário de Finanças do Recife por descumprimento de cautelar

Em sessão realizada na última quinta-feira (23), durante julgamento do processo de auditoria especial nº 20100051-9, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas decidiu pela aplicação de multa ao Secretário de Finanças do Recife, José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira, por descumprir o Acórdão TC nº 366/2020, decorrente de uma Medida Cautelar (Processo TC nº […]

Em sessão realizada na última quinta-feira (23), durante julgamento do processo de auditoria especial nº 20100051-9, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas decidiu pela aplicação de multa ao Secretário de Finanças do Recife, José Ricardo Wanderley Dantas de Oliveira, por descumprir o Acórdão TC nº 366/2020, decorrente de uma Medida Cautelar (Processo TC nº 2053000-6) expedida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Porto, no dia 6 de maio deste ano, a pedido do Ministério Público de Contas. Carlos Porto é relator das contas do município do Recife em 2020.

O Acórdão TC nº 366/2020, de 28 de maio último, foi no sentido de referendar os termos da Cautelar que determinou ao secretário de Finanças do Recife, no prazo de cinco dias úteis, a partir de sua publicação, a publicação no Portal de Transparência da Prefeitura do Recife, informações sobre as contribuições voluntárias ao Programa Emergencial para antecipação do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) relativos a 2021.

O recolhimento antecipado foi autorizado pela Lei Municipal nº 18.693/2020. Segundo a decisão, o descumprimento por parte do gestor poderia levar à aplicação de multa, nota de improbidade e rejeição das contas quando a Auditoria Especial fosse julgada pelo TCE.

O relatório da Auditoria Especial apontou que a secretaria continuava descumprindo a determinação de dar transparência pública às receitas arrecadadas de forma antecipada, e que a omissão da prefeitura do Recife, que não apresentou justificativas, encontrava-se respaldada em uma liminar concedida pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Jovaldo Nunes Gomes, que suspendeu os efeitos da Cautelar e do Acórdão do Tribunal de Contas a partir do dia 19 de junho de 2020.

Parecer encaminhado pelo procurador do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, ao conselheiro Carlos Porto, destacou que, apesar de a prefeitura estar amparada na liminar do TJPE, havia um período de 40 dias, entre dos dias 6 de maio e 18 de junho, portanto anteriores à decisão judicial que não possui efeito retroativo, no qual o descumprimento de decisão do Tribunal de Contas se manteve. Notificado pelo relator, o secretário José Ricardo Wanderley não apresentou defesa.

Em novo parecer, solicitado pelo conselheiro Carlos Porto, o procurador Cristiano Pimentel manteve o entendimento anterior, levando o relator a decidir pela aplicação e multa ao gestor.

VOTO – O conselheiro Marcos Loreto apresentou voto divergente argumentando que não havia razão para se aplicar multa por descumprimento de uma decisão, cujo processo ainda não havia sido concluído pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE.

Ele acrescentou ainda que a decisão do Tribunal de Justiça decorrente do mandado de segurança que suspendeu os efeitos do Acórdão do TCE, não era definitiva. E que o mais prudente seria aguardar o desfecho final da justiça, considerando não haver urgência para a punição dos agentes públicos envolvidos, já que a Auditoria Especial ainda estava sob análise do TCE.

O conselheiro Loreto afirmou também que, em seu entendimento, a decisão do relator Carlos Porto estaria descumprindo o Acórdão 266/2020 do Pleno do TCE (Processo TC n° 2052540-0), que foi no sentido contrário ao da aplicação de multa.

Os argumentos foram acompanhados pelo procurador do MPCO, Guido Monteiro.

Na votação, a conselheira Teresa Duere acompanhou o voto do relator, que venceu pela maioria.