Notícias

AMUPE lidera prefeitos em reunião com bancada federal em Brasília

Por Nill Júnior

Colaborou Anchieta Santos

Uma mobilização liderada pela Associação Municipalista de Pernambuco-AMUPE, Presidida pelo Prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota, levará prefeitos a Brasília na próxima quarta-feira 18 de outubro para encontro com a bancada pernambucana no Congresso Nacional.

Na pauta, audiência com o Presidente Michel Temer, que tem resistido em receber os gestores. Prefeitos pleiteiam do Presidente da República um FPM como ajuda emergencial aos municípios. às 9h da quarta-feira haverá o encontrão dos prefeitos na sede da CNM em Brasília e às 17h a reunião na Câmara Federal.

O Presidente da AMUPE José Patriota informou que até a noite do domingo (15), 74 prefeitos de todas as regiões do estado já haviam confirmado presença em Brasília.

Sobre a Coordenação da bancada pernambucana, ela passará por mudanças na véspera da reunião. Terça-feira (17), saem Carlos Eduardo Cadoca e João Fernando e assumem a Coordenação os deputados Wolney Queiroz e Augusto Coutinho.

Outras Notícias

Federação PT, PV e PCdoB quer eleger dez parlamentares estaduais e cinco federais

Dirigentes do PT, PV e PCdoB estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (31), no Recife, para aprofundar o diálogo sobre a constituição da Federação em Pernambuco.  Eles discutiram questões estruturantes para o fortalecimento dessa parceria, que promete apresentar uma chapa forte e competitiva. A expectativa é de que sejam eleitos 10 deputados estaduais e cinco […]

Dirigentes do PT, PV e PCdoB estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (31), no Recife, para aprofundar o diálogo sobre a constituição da Federação em Pernambuco. 

Eles discutiram questões estruturantes para o fortalecimento dessa parceria, que promete apresentar uma chapa forte e competitiva. A expectativa é de que sejam eleitos 10 deputados estaduais e cinco federais. 

O encontro, que contou com a presença dos presidentes do PT/PE, Doriel Barros, do PV/PE, Clodoaldo Magalhaes, e do PCdoB/PE, Marcelino Granja, além do deputado federal Renildo Calheiros e membros da Direção dos partidos, serviu também para o aprofundamento da conjuntura política nacional. 

A Federação ocorre num momento fundamental para a história política do país, com a proposta de contribuir efetivamente para a derrota de Bolsonaro e a vitória de Lula.

MPPE e Polícia Civil realizam operação em Centro de Recuperação em Petrolina

Operação Trincheiras pela Dignidade foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (22) Na manhã desta sexta-feira (22) integrantes das Promotorias de Justiça de Petrolina e do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) e da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela […]

Operação Trincheiras pela Dignidade foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (22)

Na manhã desta sexta-feira (22) integrantes das Promotorias de Justiça de Petrolina e do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) e da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª vara Criminal de Petrolina na sede do Centro de Recuperação Evangélicos Livres para Servir (CRELPs) e nas residências dos investigados.

O material apreendido será analisado pela Delegacia responsável pelas diligências. A investigação tem como foco a prática de crimes de sequestro, exposição de pessoa idosa a perigo, apropriação indébita previdenciária, dentre outros, cometidos pelos responsáveis pela entidade.

Em outra frente de trabalho, atendendo a pedido das Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, a Vara da Fazenda Pública de Petrolina decretou a intervenção na entidade.

A decisão foi concedida em razão das diversas irregularidades constatadas em inspeções realizadas pelo Ministério Público no CRELPS, a exemplo de internações involuntárias, retenção de cartões bancários, uso indevido de benefícios previdenciários, bem como fundadas suspeitas de crimes praticados contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

Márcia Conrado é eleita secretária da Mulher da Amupe

Nesta quinta-feira (27),  a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado foi eleita por aclamação dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco, secretária da Mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em assembleia que aconteceu de maneira híbrida, online e presencial, com transmissão direta do auditório da Associação, no Recife. “Márcia Conrado, que já presidiu a Amupe […]

Nesta quinta-feira (27),  a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado foi eleita por aclamação dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco, secretária da Mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em assembleia que aconteceu de maneira híbrida, online e presencial, com transmissão direta do auditório da Associação, no Recife.

“Márcia Conrado, que já presidiu a Amupe em 2023, chega para fomentar ainda mais as ações da Amupe não só em prol das mulheres gestoras, mas também na formação de novas lideranças femininas”, destaca a assessoria da prefeita.

A prefeita de Serra Talhada sucede a ex-prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, que ocupou o cargo por 2 anos.

Em seu discurso, Conrado destacou o compromisso de trabalhar em parceria com a diretoria da Amupe para promover políticas e iniciativas que valorizem o papel das mulheres na gestão pública.

“Vou trabalhar muito junto à diretoria da Amupe para fortalecer nossas lideranças e garantir que nossas vozes sejam ouvidas em todos os espaços de decisão”, afirmou.

A nova secretária da Mulher da Amupe reforçou ainda a importância de ampliar a representatividade feminina e de criar oportunidades para que mais mulheres possam ocupar cargos de destaque na administração pública.

“Acredito que, ao ampliar a representatividade feminina e abrir caminhos para que mais mulheres assumam cargos de liderança, estamos construindo uma administração pública mais justa, diversa e eficiente. É um compromisso que assumo com muita responsabilidade e dedicação”, concluiu Márcia Conrado.

Trump virou pacifista de uma hora pra outra. O que explica isso?

O jornalista Nill Júnior analisou no seu comentário na Rádio Itapuama FM de Arcoverde e no portal Panorama PE, o destaque internacional recebido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a mediação do acordo de paz entre Israel e o grupo Hamas. Segundo o jornalista, Trump vem sendo apontado como articulador do entendimento que […]

O jornalista Nill Júnior analisou no seu comentário na Rádio Itapuama FM de Arcoverde e no portal Panorama PE, o destaque internacional recebido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a mediação do acordo de paz entre Israel e o grupo Hamas.

Segundo o jornalista, Trump vem sendo apontado como articulador do entendimento que encerrou um conflito de dois anos entre israelenses e palestinos. “Agora o Trump tá sendo colocado como líder mundial da paz por ter ajudado a promover esse acordo depois de muitas idas e vindas e ele praticamente forçou Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, a aceitar os termos do acordo com o Hamas”, afirmou.

Nill Júnior destacou, contudo, que o cenário é resultado de forte pressão internacional sobre os dois lados do conflito. 

 

Pesquisa aponta que 70% são contra retomada das aulas presenciais em PE

Ouvinte relatou que a filha, professora, ficou em estado grave após contrair a doença na primeira semana de retorno no ano passado. Por André Luis Nesta segunda-feira (05.04), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, ouviu a opinião dos ouvintes com relação à retomada gradual das aulas presenciais, anunciada pelo Governo do Estado, […]

Ouvinte relatou que a filha, professora, ficou em estado grave após contrair a doença na primeira semana de retorno no ano passado.

Por André Luis

Nesta segunda-feira (05.04), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, ouviu a opinião dos ouvintes com relação à retomada gradual das aulas presenciais, anunciada pelo Governo do Estado, com início nesta segunda-feira, para colégios da rede particular de ensino infantil e fundamental. No segundo caso, o retorno será apenas para as turmas do 1º ao 5º ano, ou seja, dos anos iniciais do ensino fundamental e faculdades.

Para 70% dos ouvintes, ainda não é hora desta retomada, 30% concordam. 

Dentre os que não concordam com a retomada, os principais argumentos são com relação ao cumprimento dos protocolos sanitários por parte dos alunos. Eles acreditam que é impossível para os professores conseguirem fazer cumprir as medidas e ainda dar aulas.

Outro questionamento é com relação a vacinação de professores e alunos. “Sem vacina, como podem voltar?”, questionaram vários ouvintes.

Uma ouvinte relatou que a filha, professora em Custódia, contraiu a doença na primeira semana de retorno das aulas em colégios particulares, que ocorreu no ano passado. “Ela se cuidou. Os alunos todos estavam cumprindo os protocolos, mas ainda assim ela contraiu o vírus e ficou em estado grave”, argumentou a ouvinte.

Os que concordam com a volta das aulas presenciais, acreditam que com os protocolos é possível a retomada com segurança.

Seguindo o cronograma do Governo do Estado: os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio de escolas privadas poderão voltar à sala de aula a partir do dia 12. 

Nas escolas da rede estadual, as atividades pedagógicas presenciais para alunos do 3º ano do ensino médio, da educação infantil e do fundamental – anos iniciais serão retomadas no dia 19. 

No dia 26, voltam às aulas os alunos do 2º ano do ensino médio e do fundamental – anos finais (9º e 8º). Em 3 de maio, retornam os do 1º ano do ensino médio e do fundamental – anos finais (7º e 6º ).

Detalhe a ser observado – Em Afogados da Ingazeira, por exemplo, basta ler o boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde para ver a quantidade de alunos infectados pela doença. Tanto da rede privada como pública.