Notícias

AMUPE comemora aprovação da PEC das dívidas previdenciárias

Por Nill Júnior

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (22.09) a Proposta de Emenda à Constituição Nº 15/2021, de autoria do deputado federal Sílvio Costa Filho, que acrescenta o art. 115 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para determinar que os Municípios poderão parcelar seus débitos previdenciários em 240 parcelas, excepcionalmente, em 2021.

Hoje, a maioria dos municípios brasileiros sofrem com parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) retidas ou a vencer pela Receita Federal.

Para o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e 1º secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), José Patriota, a aprovação da PEC 15/21 é um avanço muito importante para os municípios.

“A retenção do FPM, devido às dívidas previdenciárias, desestabiliza totalmente as finanças da maioria das prefeituras. Daí a importância de um parcelamento que dê para ser cumprido”, disse o gestor.

Nas redes sociais, o deputado Silvio Costa Filho comemorou a medida. “Essa matéria vai ajudar na saúde financeira dos municípios, fazer com que os municípios tenham mais recursos para investir em infraestrutura e programas sociais”, disse o parlamentar.

Segundo o deputado, o próximo passo é a instauração da Comissão Especial para que, em 10 sessões, a matéria seja levada ao plenário da Câmara.

Ainda segundo José Patriota, “a PEC 15/21, de autoria do deputado Silvio Costa Filho, atende a necessidade não só dos municípios pernambucanos, mas nos municípios brasileiros. É uma luta da Amupe, da CNM, de todos que defendem os municípios cada vez mais fortes. Os prefeitos e prefeitas de Pernambuco e de todo o Brasil agradecem ao empenho dos parlamentares que apoiam a medida”, completou.

Outras Notícias

Bombeiros suspendem buscas a desaparecidos em navio-plataforma no ES

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo suspendeu as buscas pelos trabalhadores desaparecidos no acidente em navio-plataforma Cidade de São Mateus, ocorrido na quarta-feira passada (11) no litoral capixaba. O acidente causou a morte de cinco pessoas e feriu 20 operários. Segundo informou neste sábado (14) a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de […]

13fev2015---marinha-do-brasil-divulgou-imagens-do-navio-plataforma-fpso-cidade-de-sao-mateus-que-prestava-servicos-a-petrobras-apos-explosao-no-litoral-do-espirito-santo-nesta-sexta-feira-13-1423864347657_615x300

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo suspendeu as buscas pelos trabalhadores desaparecidos no acidente em navio-plataforma Cidade de São Mateus, ocorrido na quarta-feira passada (11) no litoral capixaba. O acidente causou a morte de cinco pessoas e feriu 20 operários.

Segundo informou neste sábado (14) a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, à qual os bombeiros estão vinculados, a decisão foi tomada de comum acordo com a BW Offshore, porque alguns compartimentos do navio-plataforma estão cheios de água, o que atrapalha a continuidade do trabalho.

Reforçou, porém, que a busca pelos desaparecidos foi suspensa temporariamente devido a esse entendimento técnico com a BW Offshore, que é a operadora da plataforma, afretada pela Petrobras. Os bombeiros permanecem de prontidão e assim que a água for retirada pela equipe da BW, eles poderão retornar ao navio para dar seguimento ao trabalho. A assessoria da Secretaria de Segurança disse que a busca pode ser retomada a qualquer momento, embora não haja, por enquanto, nenhuma previsão.

Em nota, a BW Offshore informou que uma equipe de mergulhadores especializados iniciou hoje (14) a instalação de tampas nas caixas de mar e que depois dessa operação, cuja conclusão é aguardada para os próximos dias, terão início os trabalhos de retirada da água interna dos compartimentos.

A empresa disse que a plataforma Cidade São Mateus “está estável, sem entrada de água”. A companhia destacou que seu objetivo principal, no momento, é encontrar as quatro pessoas desaparecidas. Acrescentou que as atividades atualmente em curso “são essenciais para a execução das buscas”.

DETRAN no 5º Congresso Pernambucano de Municípios

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, participou hoje (05), do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. O encontro aconteceu no Centro de Convenções e foi aberto pelo Governador Paulo Câmara. Na ocasião, será debatido durante todo o dia de hoje […]

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, participou hoje (05), do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. O encontro aconteceu no Centro de Convenções e foi aberto pelo Governador Paulo Câmara.

Na ocasião, será debatido durante todo o dia de hoje e amanhã (06) o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Meta Global, Ação Municipal” e vai reunir prefeitos, especialistas, autoridades e o público em geral com objetivo de conhecer e trocar experiências, além de ter uma ideia do que países da América Latina já estão fazendo em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, e, sobretudo, buscar o comprometimento dos gestores pernambucanos com a Agenda 2030 da ONU.

Segundo o Presidente da AMUPE, Jose Patriota, em setembro de 2015, líderes mundiais se reuniram na ONU e decidiram um plano de ação baseado em cinco pilares: as Pessoas, o Planeta, a busca pela Prosperidade de forma mais justa, dentro de uma cultura de Paz e as Parcerias para implementar tudo isso.

O Congresso Pernambucano de Municípios como espaço de discussão e busca de inovação para as gestões municipais, traz, em 2018, o debate sobre a Agenda 2030, e seus 17 ODS.

Com Covid, Trump é internado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi levado a um hospital nesta sexta-feira (2) após receber diagnóstico de Covid-19, informou a Casa Branca. Segundo o governo americano, a decisão pela entrada na unidade de saúde foi tomada como medida de precaução. De acordo com Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, Trump será atendido no Centro Médico Militar Walter Reed, perto […]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi levado a um hospital nesta sexta-feira (2) após receber diagnóstico de Covid-19, informou a Casa Branca.

Segundo o governo americano, a decisão pela entrada na unidade de saúde foi tomada como medida de precaução. De acordo com Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, Trump será atendido no Centro Médico Militar Walter Reed, perto da capital Washington.

Imagens da televisão americana mostraram o presidente caminhando, sem aparentar maiores dificuldades, até o helicóptero que o levou ao hospital. Poucos minutos depois, ele chegou à unidade. A porta-voz também disse que Trump tem sintomas leves, trabalhou ao longo do dia e “permanece animado”.

Comunicado divulgado mais cedo pela Casa Branca dizia que o presidente sentia fadiga e que ele recebeu uma dose de oito gramas de um coquetel antiviral ainda em fase de testes nos EUA, segundo a nota oficial. Ainda de acordo com o governo, Trump trabalhará de dentro da suíte presidencial do hospital.

A unidade, diz o governo, tem estrutura para que o presidente despache do quarto. Dessa forma, informou a Casa Branca, Trump não precisou transmitir a presidência ao vice, Mike Pence.

Ele também foi testado, mas recebeu resultado negativo para Covid-19. A primeira-dama Melania Trump, que também contraiu o novo coronavírus, tem dor de cabeça e tosse moderada .Além do coquetel, o presidente tomou suplementos alimentares, um analgésico e um medicamento para proteger o estômago. O comunicado não menciona a hidroxicloroquina, medicamento que havia sido defendido por Trump no passado para uso contra a Covid-19.

Serra: segunda pesquisa Múltipla sai às 10h de hoje

Neste sábado o Instituto Múltipla divulga a segunda pesquisa com intenção de votos para as eleições na Capital do Xaxado. O dado vai mostrar como se movimentaram as candidaturas de Márcia Conrado, Marquinhos Dantas, Socorro Brito e Victor Oliveira. O resultado será divulgado no programa Revista da Cultura, na Cultura FM 92,9, a partir das dez horas. […]

Neste sábado o Instituto Múltipla divulga a segunda pesquisa com intenção de votos para as eleições na Capital do Xaxado. O dado vai mostrar como se movimentaram as candidaturas de Márcia Conrado, Marquinhos Dantas, Socorro Brito e Victor Oliveira.

O resultado será divulgado no programa Revista da Cultura, na Cultura FM 92,9, a partir das dez horas. Na segunda hora, ao meio dia, Ronald Fallabela, Diretor do Instituto, avalia os números e as perspectivas de cada nome rumo à disputa da maior cidade do Pajeú. A pesquisa foi registrada sob o número PE-02322/2020.

A expectativa em torno do anúncio gerou um fato importante: uma nota do Deputado Federal Sebastião Oliveira fazendo leitura dos números sem sequer ter ainda acesso aos dados, o que apesar de controverso é um direito, mais a decisão de alguns veículos de imprensa de debater a análise prévia bombou a expectativa em torno da pesquisa. Nas redes sociais e no boca a boca, a pesquisa é o principal assunto. Todos querem saber da aferição da movimentação dos candidatos.

O Múltipla tem espertise em campanhas eleitorais com 100% de acertos desde que iniciou a parceria com o blog. Importante registrar, o instituto montou um esquema de campo com todo o rigor para aferir os dados sem comprometimento para seus colaboradores nem pesquisados na pandemia da Covid-19.

Isso para deixar claro que não faz pesquisas por telefone. Acrescente-se, é o único que disponibiliza o relatório completo de suas pesquisas através do blog, uma das provas de lisura do processo.

Levantamento da corrida à Câmara no relatório: outra informação é que o relatório trará dados da corrida à Câmara. É sempre um cenário mais difícil de ser aferido, principalmente considerando a margem de erro. De toda forma, o dado estará no Relatório.

Influencer e design de sobrancelhas é encontrada morta em Afogados

A influencer e design de sobrancelhas Nathália Medeiros foi encontrada morta agora a pouco onde morava, na Rua Augusto Cerquinha, em Afogados da Ingazeira. Natural de Carnaíba, tinha cerca de 5 mil seguidores no Instagram. Ainda não há detalhes das circunstâncias da morte. A Polícia Civil investiga o caso. Sabe-se apenas que foi encontrada sem […]

A influencer e design de sobrancelhas Nathália Medeiros foi encontrada morta agora a pouco onde morava, na Rua Augusto Cerquinha, em Afogados da Ingazeira.

Natural de Carnaíba, tinha cerca de 5 mil seguidores no Instagram.

Ainda não há detalhes das circunstâncias da morte. A Polícia Civil investiga o caso. Sabe-se apenas que foi encontrada sem vida no quintal de casa.

Em Afogados, tinha um estúdio de beleza, com especialização em design de sobrancelhas. Também dava dicas de empreendedorismo.