Notícias

Alunos de SJE perdem título da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa por “não” de poeta ao uso de imagem

Por Nill Júnior
Os alunos da EREM Oliveira Lima: por um não de um poeta, perderam título nacional. Saíram como campeões morais.

Poeta não autorizou uso de imagem após ser gravado para um documentário e alegou que “a juventude não gosta de poesia”. Disse também que foi desvalorizado em São José, que não merece título de Capital da Poesia

Especial do Blog com colaboração de Marcelo Patriota

No Erem Oliveira Lima, alunos do 2º Ano da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa bateram na trave no direito de ir à finalíssima do certame em São Paulo, depois do destaque na etapa Pernambuco. A equipe, formada por Franciele Batista , Gilmário de Araújo e Diogo Freitas, elaborou com a participação da professora Ayesa Gomes um documentário sobre a cidade, a cultura, o dia a dia de São José do Egito, a poesia popular e a relação com  a língua portuguesa.

Só que o poeta Gilberto Alves, ouvido pelos alunos no documentário, negou-se a autorizar, pasmem, a veiculação do documentário. Em suma, à escola o poeta disse que o material seria explorado comercialmente, o que não procede. “É lamentável o que aconteceu. Mas não posso deixar de parabenizar os alunos e a professora Ayesa pelo trabalho”, afirmou o Diretor Fábio Renato.

No material, foram feitas tomadas da cidade e gravação nos estúdios da Gazeta FM. Foi em uma dessas visitas à rádio que o poeta Gilberto Alves foi gravado. Com o trabalho,  passaram pela fase local, estadual e chegaram à nacional. “Tinham toda a chance de se campeões”, garantiu o Diretor.

Precisavam só da autorização do uso da imagem do poeta. “Um poeta que teria a divulgação de sua arte no universo acadêmico e se nega, a gente só pode lamentar. Expliquei a ele e ele disse que precisava de uma ajuda de custo para autorizar. Bastava dizer em uma gravação de WhattsApp que autorizava a gravação. Foram dezenas de contatos. É um termo de autorização padrão que vinha no Edital da Olimpíada de Português”.

O poeta Gilberto Alves e a autorização que não assinou. Poeta diz estar sendo apedrejado, mas não se arrepende

Até a Comissão Nacional da Olimpíada, que viu a qualidade do trabalho e premiaria os alunos, explicou que só precisava de um sim ou de um não do artista. Ouviu um não. “Recebi uma ligação da professora Rosinete, da Secretaria de Educação Estadual indignada com o que tinha acontecido, dizendo ter ouvido da Comissão Julgadora Nacional de que eles teriam ganho o prêmio nacional . O poeta foi até grosseiro com a comissão”, reclamou o Diretor.

“Foi um não à cultura, à educação. Ele dizia que a Olimpíada geraria recursos, lucro, o que não aconteceu. É lamentável”. As crianças estão inconsoláveis. “Ele não sabe o que causou a esses meninos”, diz indignado o Diretor.

O poeta disse que não autorizou porque os jovens “não se interessam por cantoria”. Disse também que pelas empresas envolvidas no prêmio “de graça isso não é”. Ao blog,

Ao blog, disse ainda que São José do Egito não pode ser colocada como “Berço Mortal da Poesia” pela desvalorização da poesia. Que morou nove meses na cidade e não se sentiu valorizado.  Sobre as críticas que vem recebendo, disse: “pra mim isso é a mesma coisa de um jornal que fala mal de você hoje e amanhã está enrolando peixe”. Ao final o blog perguntou: “se sabia que não iria autorizar, porque o senhor se deixou filmar”? Até agora ele não respondeu à pergunta.

Para muitos a direção de Gilberto foi a oposta da que se esperava. Em contraponto, quando há um sopro de juventude do Pajeú valorizando a arte regional, a inversão de valores do poeta disse não ao movimento. Nossa solidariedade aos alunos, professora e Direção da Erem Oliveira Lima. E que não desanimem. São campeões morais da Olimpíada Brasileira de língua Portuguesa.

Outras Notícias

Arcoverde: área onde professores morreram afogados é perigosa, mas falta sinalização

Corpo do professor foi encontrado essa manhã  A morte de dois professores na Barragem do Ipojuca repercute em Arcoverde este fim de semana. Maria Helena Diniz e Anderson Magalhães nadavam no local quando se afogaram. Relatos do Grupo de Socorristas Voluntários de Arcoverde indica que populares conseguiram tirar a professora da área. Duas enfermeiras que […]

Corpo do professor foi encontrado essa manhã 

A morte de dois professores na Barragem do Ipojuca repercute em Arcoverde este fim de semana.

Maria Helena Diniz e Anderson Magalhães nadavam no local quando se afogaram.

Relatos do Grupo de Socorristas Voluntários de Arcoverde indica que populares conseguiram tirar a professora da área.

Duas enfermeiras que estavam no local iniciaram técnicas de reanimação,  mas ela não deixou o estado de parada cardiorrespiratória.

O local é conhecido por correntes que não favorecem a prática de mergulho no local. Não há placas indicando a proibição.

Esta manhã,  o corpo de Anderson Magalhães foi encontrado. Ao que tudo indica,  ele, que era também personal trainner, tentou salvar a colega que se afogava. Outro problema evidenciado com a tragédia é que não há mergulhadores dos Bombeiros no Moxotó ou Pajeú.  O profissional só existe em Petrolina.

Maria Helena residia na Barbosa Lima e Anderson no São Cristóvão. Ambos lecionavam na Escola Freire Filho, localizada no bairro do São Geraldo.

O prefeito Welligton Maciel lamentou o falecimento nas redes sociais.

“Recebi com enorme tristeza neste sábado, 26 de fevereiro, a notícia envolvendo as mortes dos nossos professores municipais Anderson Magalhães e Elena Diniz. Ambos lecionavam na Escola Freire Filho, localizada no bairro do São Geraldo.

Expresso os meus sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos, em um momento de grandes perdas para todos do nosso município”.

Cantor Edson Lima fala sobre tratamento de saúde e volta aos palcos em entrevista à Serra FM

Por Juliana Lima O cantor Edson Lima, vocalista da Banda Gatinha Manhosa, concedeu uma entrevista exclusiva ao Programa Serra FM Notícias, da Rádio Serra FM, comandado pelos comunicadores Juliana Lima e Joãozinho Teles, nesta quarta-feira (23). O artista estava internado há cerca de dois meses no Instituto de Medicina Integral – IMIP, em Recife, por […]

Por Juliana Lima

O cantor Edson Lima, vocalista da Banda Gatinha Manhosa, concedeu uma entrevista exclusiva ao Programa Serra FM Notícias, da Rádio Serra FM, comandado pelos comunicadores Juliana Lima e Joãozinho Teles, nesta quarta-feira (23). O artista estava internado há cerca de dois meses no Instituto de Medicina Integral – IMIP, em Recife, por causa de problemas de saúde decorrentes de uma cirurgia gástrica de desvio do estômago realizada em 2009, no Hospital Português, em Recife.

Ele conta que começou a se sentir mal em julho de 2016, seis anos após o procedimento. “Eu tive pouca orientação, me descuidei, comi e bebi a vontade, não me cuidei como deveria, não tive acompanhamento de nutricionista, não tomei vitaminas, até depois de seis anos surgiram os sintomas, comecei a me sentir debilitado e perdi cinco quilos numa semana, emagreci gradativamente, e cheguei a perder vinte quilos”, conta ele.

Quanto a cirurgia de reversão do procedimento no estomago que havia sido anunciada em maio pelo próprio artista, disse que não pode ser realizada devido seu estado de desnutrição. “Me internei em junho achando que já ia fazer a cirurgia, mas eu tava debilitado, os médicos preferiram esperar. Hoje a cirurgia não é mais um caso de urgência, posso me manter normal, mas teria um custo altíssimo com suplementos, acompanhamento médico, nutricionista, psicólogo, isso pelo resto da vida, então é melhor fazer a reversão e começar a me cuidar”, contou.

Sobre a carreira, disse que fará shows até o final de setembro, quando deverá ser internado para o procedimento cirúrgico. “Vou cumprir minha agenda até 28 de setembro, então depois devo me internar e fazer a cirurgia”. Ele também anunciou a data de seu retorno aos palcos de Serra Talhada. “Tem show marcado para 11 de setembro no Tunas Clube”, anunciou.

Durante a entrevista, Edson Lima mostrou-se bastante animado com sua recuperação e retomado de carreira. Agradeceu ao apoio dos fãs, da família, do irmão Batista Lima (que chegou a lhe substituir em alguns shows), às prefeituras que aceitaram contratar a Banda Gatinha Manhosa no período junino mesmo sem sua presença, aos músicos da banda e à imprensa pelo apoio.

Ouça a entrevista no site: www.serrafm879.com.br

Afogados da Ingazeira volta a registrar homicídio

Foi a segunda ocorrência do tipo em quatro dias Nesta quarta-feira (3), Afogados da Ingazeira voltou a registrar homicídio. O segundo em quatro dias. O fato aconteceu por volta das 23h20, na Rua Antônio Teotônio de Menezes, bairro Padre Pedro Pereira. De acordo com informações, a vítima identificada como Tiago Ferreira da Silva, 27 anos, […]

Foi a segunda ocorrência do tipo em quatro dias

Nesta quarta-feira (3), Afogados da Ingazeira voltou a registrar homicídio. O segundo em quatro dias.

O fato aconteceu por volta das 23h20, na Rua Antônio Teotônio de Menezes, bairro Padre Pedro Pereira.

De acordo com informações, a vítima identificada como Tiago Ferreira da Silva, 27 anos, conhecido por Birita, se encontrava dentro de sua residência quando dois indivíduos, ambos utilizando capacetes e encapuzados, chegaram em uma motocicleta  na frente de sua casa  e começaram a chamar por ele. Quando Tiago abriu a porta os algozes efetuaram quatro disparos de arma de fogo contra ele, que após ser alvejado foi socorrido por populares  até o Hospital Regional Emília Câmara (HREC).

Tiago chegou com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Após a ação delituosa, os autores do crime tomaram destino ignorado.

Radialista assassinado no centro de Terra Nova

A cidade de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco está em choque desde que, recebeu no final da manhã desta quinta-feira (16), a notícia do assassinato do locutor e Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal, Francisco Xavier, conhecido como Titico Terra Nova. O radialista morreu com uma facada no peito no centro da cidade. Titico ainda foi […]

downloadA cidade de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco está em choque desde que, recebeu no final da manhã desta quinta-feira (16), a notícia do assassinato do locutor e Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal, Francisco Xavier, conhecido como Titico Terra Nova.

TITICO-TERRA-NOVAO radialista morreu com uma facada no peito no centro da cidade. Titico ainda foi socorrido e transferido para o Hospital Regional de Salgueiro, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, segundo o Terra Nova On Line. Não se sabe o que motivou o crime, mas segundo o  nosso blog apurou, o agressor estaria drogado.

Titico foi um dos pioneiros da  comunicação no município de Terra Nova. Também era cantor e amante da cultura regional. A Polícia faz buscas pela região. O sepultamento do radialista deverá ocorrer nesta sexta.

Segundo um contato telefônico com o blog, o radialista conversou poucos minutos antes de morrer com representantes de uma gráfica com atuação na região do Pajeú. O contato telefônico aconteceu por volta de 11h40. Pouco depois, ele foi assassinado.

Brejinho realizou 2ª ExpoBrejinho com recorde de participação

A cidade de Brejinho foi palco da 2ª ExpoBrejinho, realizada nos dias 1 e 2 de dezembro, promovida pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Cultura e Sala do Empreendedor. O evento alcançou um recorde de estandes e de público, consolidando-se como uma vitrine para os empreendedores locais. Com um total de 70 estandes, […]

A cidade de Brejinho foi palco da 2ª ExpoBrejinho, realizada nos dias 1 e 2 de dezembro, promovida pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Cultura e Sala do Empreendedor. O evento alcançou um recorde de estandes e de público, consolidando-se como uma vitrine para os empreendedores locais.

Com um total de 70 estandes, a ExpoBrejinho proporcionou uma variedade de produtos, desde artesanato até gastronomia, passando por lojas de material escolar e moda. A diversidade de expositores refletiu a riqueza do empreendedorismo local, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer e adquirir produtos feitos na própria comunidade.

As atrações culturais não ficaram de fora, animando o público com apresentações de qualidade. O evento contou com shows de Fofoqueiros do Forró, Lela Vaqueiro, Woxton Nóbrega e Bedeu Quirino, proporcionando entretenimento e valorização dos talentos artísticos da região.

A 2ª ExpoBrejinho reforçou o compromisso da administração municipal em apoiar e impulsionar o empreendedorismo local, promovendo um ambiente propício para a troca de experiências e o fortalecimento da economia da cidade.