Notícias

Alepe promove palestra no congresso da UVP

Por André Luis

A Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da sua Escola Legislativa, promove nesta sexta-feira (27), palestra no Congresso de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, na cidade de Belo Jardim.

O evento está sendo realizado pela União de Vereadores de Pernambuco (UVP) e ocorrerá até domingo (28), no auditório do Lacazzona Hotel. De acordo com a programação serão discutidos temas como: o cenário político brasileiro, as eleições de 2018, pacto federativo, dentre outros.

O advogado Pietro Duarte – membro do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP/PE), abordará no período da tarde, a “Repercussão da Reforma Eleitoral para as Eleições 2018 e seus Efeitos para 2020. O superintendente da Escola do Legislativo, Sebastião Rufino, juntamente com o advogado Pablo Bismack – membro da Caravana Eleitoral da Escola Superior de Advocacia – PE, mediarão o debate.

Outras Notícias

Executiva Nacional do PSDB rejeita expulsão de Aécio Neves

Blog de Jamildo Na noite dessa quarta-feira (22), a Executiva Nacional do PSDB rejeitou duas representações que pediam a expulsão do deputado federal Aécio Neves (MG), ex-presidente nacional do partido. As representações foram apresentadas pelos Diretórios municipal e estadual de São Paulo. Foram 33 votos contra a expulsão, 4 a favor e uma abstenção. A […]

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Blog de Jamildo

Na noite dessa quarta-feira (22), a Executiva Nacional do PSDB rejeitou duas representações que pediam a expulsão do deputado federal Aécio Neves (MG), ex-presidente nacional do partido. As representações foram apresentadas pelos Diretórios municipal e estadual de São Paulo.

Foram 33 votos contra a expulsão, 4 a favor e uma abstenção. A decisão representa a primeira derrota do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), dentro da sigla. Doria liderava junto com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), um movimento pela saída de Aécio da legenda. O cálculo era eleitoral com a tentativa de reeleição do prefeito paulistano e os planos do governador de disputar a Presidência da República em 2022.

Covas chegou a dizer, em entrevista à Folha de S. Paulo, que se o deputado não fosse expulso, ele deixaria o partido. Ao Blog de Josias de Souza, do UOL, Doria afirmou que Aécio deveria se defender fora do partido dos nove processos que responde na Operação Lava Jato e se tornou réu por corrupção passiva e obstrução de justiça em abril deste ano.

Relator dos pedidos de expulsão, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA) recomendou a rejeição das representações, argumentando que não há previsão da medida no novo Código de Ética da sigla porque ainda não houve condenação do tucano na Justiça.

Após a decisão, o governador paulista afirmou, em nota, que o PSDB escolheu o lado errado e que “o derrotado neste caso não foi quem defendeu o afastamento de Aécio. Quem perdeu foi o Brasil.”​ “Cada membro da executiva deve responder por sua posição. A minha é clara: Aécio neves deve se afastar do PSDB e fazer sua defesa fora do partido”, afirmou.

A jornalistas, Aécio afirmou que agora é “hora de todos nós lambermos as feridas e olharmos para frente”, com “menos rancor no coração e mais amor a se distribuir a todos”, relata a Folha.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, deixou claro que o assunto está encerrado, descartando a possibilidade de análise de novos pedidos de expulsão contra Aécio. “O assunto Aécio Neves em relação aos fatos apresentados está encerrado”, disse.

Graça Valadares, esposa de Pedro Alves tem alta após vencer a Covid-19

A esposa do vice-prefeito de Iguaracy, Pedro Alves e irmã do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira,  Totonho Valadares, Graça Valadares teve alta depois de luta contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo médico Pedro Alves, que também já geriu o município e é nome importante na conjuntura política de Iguaracy,  além de referência no […]

A esposa do vice-prefeito de Iguaracy, Pedro Alves e irmã do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira,  Totonho Valadares, Graça Valadares teve alta depois de luta contra a Covid-19.

A informação foi confirmada pelo médico Pedro Alves, que também já geriu o município e é nome importante na conjuntura política de Iguaracy,  além de referência no Hospital da Restauração.

O prefeito Zeinha Torres aproveitou para agradecer pela recuperação da segunda dama do município.

“Agradeço a Deus pela cura de Drª Graças, um pessoa que os iguaracienses tem uma admiração e respeito, ela agora está curada deste vírus que está tirando a vida de muitas pessoas no mundo, só temos que comemorar”, disse.

Irmão de Graça,  o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira,  Totonho Valadares, com quase 76 anos, tomou a segunda dose da vacina AstraZeneca.  Aproveitou e comemorou nas redes sociais.

Salgueiro: vereador diz que defenderá mandato após cassação

O vereador Flavinho Barros (PSD), que teve o mandato cassado em primeira instância após o juiz eleitoral Neider Moreira anular todos os votos que o partido recebeu em Salgueiro, se pronunciou nas redes sociais. Ele e Henrique Sampaio foram cassados sob acusação de fraude na cota de gênero pelo PSD. “Tomei conhecimento sobre a notícia […]

O vereador Flavinho Barros (PSD), que teve o mandato cassado em primeira instância após o juiz eleitoral Neider Moreira anular todos os votos que o partido recebeu em Salgueiro, se pronunciou nas redes sociais.

Ele e Henrique Sampaio foram cassados sob acusação de fraude na cota de gênero pelo PSD. “Tomei conhecimento sobre a notícia de que uma decisão judicial, do qual não sou parte, indicaria a possibilidade de perda do meu mandato que foi concedido legitimamente pelo povo de Salgueiro”.

Diz que fez uma campanha limpa, reconhecida pela Justiça Eleitoral que aprovou sua prestação de contas das eleições 2020 e de todos os integrantes do PSD, que foram julgadas regulares pela Justiça Eleitoral da 75ª Zona. “Da mesma forma, não respondo qualquer processo na Justiça Eleitoral”.

E segue afirmando que tem a regularidade oficial reconhecida por meio da Certidão Eleitoral e continua quite com a Justiça, conforme imagem desta postagem. “Quem me conhece sabe que faço política de forma correta, com ética e respeito às pessoas”.

“Buscarei informações sobre o processo e os tramites judiciais, mas estou seguro de que a própria Justiça Eleitoral reconhecerá que houve um equívoco nesta decisão. Estou com a consciência tranquila e confiante, minha gente. O trabalho irá continuar com firmeza, fé e com o verdadeiro amor por nossa Salgueiro”. Por fim agradeceu às manifestações de apoio e confiança que tem recebido.

Serra-talhadense de 14 anos acompanha Seleção Brasileira de Judô em torneio

Raíssa Marques,  serra-talhadense de 14 anos, moradora do bairro da COHAB, conheceu o judô no Projeto Mais Educação, da Escola Methódio de Godoy Lima. Com o incentivo e apoio do município, a judoca acumula os títulos de Bicampeã dos Jogos Escolares e Campeã Regional, Brasileira e Sul-Americana, este último disputado na Argentina. Agora, Raíssa vai representar […]

Raíssa Marques,  serra-talhadense de 14 anos, moradora do bairro da COHAB, conheceu o judô no Projeto Mais Educação, da Escola Methódio de Godoy Lima.

Com o incentivo e apoio do município, a judoca acumula os títulos de Bicampeã dos Jogos Escolares e Campeã Regional, Brasileira e Sul-Americana, este último disputado na Argentina. Agora, Raíssa vai representar as regiões Norte e Nordeste, no Meeting Nacional da base, com a Seleção Brasileira de Judô Sub-18.

“Raíssa é nossa promessa para, pelo menos, duas olimpíadas. Parte desse sucesso é graças aos projetos educacionais do município, que acreditou no esporte, bem como da gestão, que sempre nos apoiou em todos os torneiros que participamos”, conta o sensei Jonatas Brandão.

Ainda de acordo com o sensei, no dia 30 de janeiro, a dupla viaja para São Paulo, para a participação de Raíssa no Meeting Nacional, que acontece nos dias 01 e 02 de fevereiro.

“Este é mais um investimento alto, porque além das passagens, alimentação e hospedagem, precisamos de kimonos oficiais do Comitê Olímpico, com selo digital internacional, e, mais uma vez, o prefeito Luciano Duque, compartilhando do nosso sonho, vai nos ajudar”, afirma Jonatas Brandão.

Para o prefeito Luciano Duque, histórias como a dela precisam de apoio da gestão. “E em breve teremos o Centro de Iniciação ao Esporte, o CIE, equipamento de ponta que será um divisor de águas no incentivo à prática esportiva e o surgimento de muitos atletas profissionais”.

Márcia Conrado participa de Congresso Nacional do PT e integra Diretoria

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  participou do 17º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, em Brasília. Ela participou da chapa única que elegeu Edinho Silva presidente nacional da legenda,  sucedendo Humberto Costa.  “Volto empossada, com muito orgulho, no novo Diretório Nacional do PT, agora presidido pelo amigo Edinho Silva. Na presença […]

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  participou do 17º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, em Brasília.

Ela participou da chapa única que elegeu Edinho Silva presidente nacional da legenda,  sucedendo Humberto Costa.  “Volto empossada, com muito orgulho, no novo Diretório Nacional do PT, agora presidido pelo amigo Edinho Silva. Na presença de nosso presidente Lula, reafirmamos valores que marcam a nossa trajetória”, disse em sua rede social.

No encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, que o partido trabalhe para garantir um melhor desempenho nas eleições de 2026, e consiga eleger mais parlamentares.

Essa é uma demanda antiga do presidente, que cobra participação da base no Congresso para aprovar pautas importantes para a esquerda.

“Nessa eleição, o nosso partido só elegeu 70 deputados de 513. Se fossemos bons como nós pensamos que somos, teríamos eleitos uns 140 pelo menos, 150. Mas esse não é um defeito só do PT, é de toda a esquerda”, disse.

“De senadores, de 81, o PT só elegeu 9. Essa ressonância magnética política é que norteia as ações politicas do governo. É quando preciso mandar uma medida provisória pro Congresso Nacional, um projeto de lei, eu tenho que mandar sabendo o numero de votos que tenho lá”, ponderou.