Notícias

Alagoinha: Simãozinho tem 64% contra 21% de Maurílio Almeida, diz Múltipla

Por Nill Júnior

Candidato da terceira via, Francisco Lumba aparece com 2%.

O candidato governista Simãozinho (PSDB) lidera as intenções de voto na cidade de Alagoinha, no Agreste. Ele tem 64% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são oferecidas as opções para o eleitor.

Principal nome oposicionista o ex-prefeito e atual vice, Maurílio Almeida, do Podemos, aparece com 21%. Já Francisco Lumba, do PDT, tem 2%. Brancos e nulos somam 6% e indecisos ou os que não opinaram, 7%.

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor responde sem opções apresentadas, Simãozinho tem 58% contra 16% de Maurílio Almeida. Francisco Lumba aparece com 1%. Nesse levantamento, 6% afirmaram votar branco ou nulo e 19% citaram outros nomes, se disseram indcisos ou não opinaram.

Rejeição

O candidato Maurílio Almeida lidera quando a pergunta é “em quem você não vottaria de jeito nenhum”. Ele aparece com 57%, contra 36% que rejeitam Francisco Luma e 19% que dizem não votar em Simãozinho.

Governo Uilas Leal com 74% de aprovação

O prefeito tucano Uilas Leal conclui esse ciclo a frente da prefeitura de Alagoinha com 74% de aprovação. Dizem desaprovar a gestão 16%. Não opinaram 10%.

Quando a população é chamada a classificar a gestão, 27% dizem ser ótima, 39% colocam que é boa, 23% que é regular, 4% que é ruim e 6% que afirmam ser péssima. Não opinaram 1%.

Dados técnicos

A pesquisa tem o número de identificação PE – 02629/2024. Contratada pelo Blog, foi realizada no último dia 14 com 220 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou menos de 6,6%. Fonte pública para realização da pesquisa: Censo 2010/2022 e TSE (Agosto/24).

Outras Notícias

Luciano Duque comemora inauguração da sede da CEAM Francisquinha Godoy

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade), comemorou em suas redes sociais a inauguração da sede do Centro de Atendimento Especializado à Mulher (CEAM) – Francisquinha Godoy em Serra Talhada. A inauguração aconteceu neste domingo (26), pela prefeita Márcia Conrado (PT). Duque lembrou que a Ordem de Serviço para a construção do equipamento foi feita por […]

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade), comemorou em suas redes sociais a inauguração da sede do Centro de Atendimento Especializado à Mulher (CEAM) – Francisquinha Godoy em Serra Talhada. A inauguração aconteceu neste domingo (26), pela prefeita Márcia Conrado (PT).

Duque lembrou que a Ordem de Serviço para a construção do equipamento foi feita por ele, pouco antes de deixar a gestão da cidade.

“Hoje, 26 de março, a prefeitura fez a entrega desse importante espaço, que fortalece a política para as mulheres. Tenho muita alegria de ter conseguido mais esse investimento para minha cidade”, destacou Duque, que parabenizou a prefeita Márcia Conrado e secretária Municipal da Mulher Vera Gama, por darem continuidade ao projeto.

A prefeita Márcia Conrado também usou as redes sociais para destacar a inauguração do CEAM

“Inauguramos a nova sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM, que leva o nome da saudosa Francisquinha Godoy. Uma mulher a frente do seu tempo, que não deixou apenas saudade, mas também deixou uma lição de vida”, escreveu a prefeita.

O CEAM é um espaço pensado para cuidar das mulheres de Serra Talhada e garantir o atendimento técnico, especializado e humanizado às mulheres vítimas de agressão, dando todo o suporte necessário com atendimento assistencial, psicológico e jurídico. 

“Esta é uma grande conquista para toda a população serra-talhadense”, destacou a prefeita.

Paralisações constantes na Adutora do Pajeú preocupam sertanejos

Com aumento do calor, aumenta consumo e drama sertanejo com sequência de panes. A Compesa informou em nota que o vazamento na Adutora do Pajeú, na Estação Elevatória 3, próxima à captação, foi resolvido e aos poucos a distribuição está sendo retomada.A nova pane afetou as cidades de Serra Talhada, Carnaíba, Quixaba, Tabira, Afogados da […]

Com aumento do calor, aumenta consumo e drama sertanejo com sequência de panes.

A Compesa informou em nota que o vazamento na Adutora do Pajeú, na Estação Elevatória 3, próxima à captação, foi resolvido e aos poucos a distribuição está sendo retomada.A nova pane afetou as cidades de Serra Talhada, Carnaíba, Quixaba, Tabira, Afogados da Ingazeira, Flores, São José do Egito, Tuparetama, Ingazeira, Iguaracy e os distritos de Jabitacá, Canaã e Carqueja.

Mesmo com a religação do sistema, são necessárias horas para que a água chegue a todos os bairros de todas as cidades abastecidas pela Adutora. Quando mais próxima da área de captação, mais rápida será a retomada da distribuição. O contrário ocorre para cidades na outra ponta do sistema.

O problema que contatam moradores da região tem relação com a quantidade de problemas apontados desde que a obra foi entregue, em setembro de 2013. De lá para cá, vários foram os problemas que determinaram as paralisações no fornecimento.

Os problemas mais comuns verificados são as panes elétricas, motivadas por vários fatores no curso da emissora, a partir da simples interrupção no fornecimento e os vazamentos, fruto da forma como a tubulação foi montada. Como nem toda a tubulação fica dentro da terra, em alguns trechos a movimentação no terreno pode causar problemas.

Essa última interrupção foi causada por vazamento próximo à Estação elevatória 3, em Carqueja, próximo à captação. No dia 18, uma semana antes, houve uma queda de energia entre as estações de bombeamento 3 e 4, e nova interrupção. No fim de outubro, dia 31, foram registrados problemas elétricos nos conjuntos motor bomba da Estação Elevatória 02, no ramal de Floresta.

Nesse período já foram mais de 40 interrupções. Problema é que nunca a região foi tão dependente da Adutora. Em Serra Talhada, com o colapso em Cachoeira 2, a dependência da água da Adutora é cada vez maior. A cidade sofre com um rodízio rigoroso. Isso ainda soma-se ao gritante aumento do consumo, normal nessa época quente do ano, com altíssimas temperaturas e baixa umidade.

Em 2016, a COMPESA concluiu as obras de abastecimento a partir da Adutora das cidades de Ingazeira e Iguaraci, além do distrito de Jabitacá. A barragem do Rosário entrou em colapso em novembro de 2015. Ou seja, a Adutora hoje distribui água para uma população muito maior que a inicialmente projetada nessa primeira etapa. As interrupções causam um impacto muito maior.

Loteamento Vila Pajeú na fase de assinatura de contratos de 3 a 5 de janeiro

O Grupo Rocha comunicou em nota para os clientes do Loteamento  Vila Pajeú que nestas quinta, sexta e sábado, de 3 a 5 de janeiro, os contratos já estarão disponíveis para assinatura no plantão de atendimento no próprio Loteamento. Outra informação importante é que o empreendimento está nos  últimos dias para compra com preço de […]

O Grupo Rocha comunicou em nota para os clientes do Loteamento  Vila Pajeú que nestas quinta, sexta e sábado, de 3 a 5 de janeiro, os contratos já estarão disponíveis para assinatura no plantão de atendimento no próprio Loteamento.

Outra informação importante é que o empreendimento está nos  últimos dias para compra com preço de lançamento. A tabela atual de preços é válida só até o dia 15/01. Levantamento indica que mais de 700 lotes já foram vendidos, ou 80% do total.

Corretores estão de plantão para os últimos dias com preço de lançamento.

Sicoob chegou a Salgueiro

Como um dos últimos atos no plano de expansão em 2022, o Sicoob Pernambuco entregou sua unidade em Salgueiro, no Sertão Central. A solenidade foi bastante prestigiada. Salgueiro foi escolhida por sua posição estratégica e econômica. Conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste” por situar-se na parte mais central da Região, pode ser considerada equidistante de praticamente todas […]

Como um dos últimos atos no plano de expansão em 2022, o Sicoob Pernambuco entregou sua unidade em Salgueiro, no Sertão Central.

A solenidade foi bastante prestigiada. Salgueiro foi escolhida por sua posição estratégica e econômica. Conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste” por situar-se na parte mais central da Região, pode ser considerada equidistante de praticamente todas as capitais nordestinas. Salgueiro é a principal cidade da região do sertão central pernambucano, detendo, a nível regional, um comércio diversificado.

O município se notabilizou também por ter sido o ponto central das operações da Transnordestina, ferrovia que conecta o Porto de Suape, no litoral sul pernambucano, ao cerrado do Piauí e ao Porto do Pecém, no Ceará. Salgueiro ainda é cortada pelos canais da Transposição do rio São Francisco, além de ser cortada pelas rodovias federais BR-116, que conecta o município ao eixo Rio-São Paulo e a outros grandes centros urbanos do Brasil, além da BR-232, que conecta o município à capital pernambucana, além de Caruaru e Petrolina.

“Nosso propósito é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, dando novos passos rumo ao incremento do desenvolvimento da nossa região”, enfatizou o Presidente do Sicoob Central Nordeste e Conselho de Administração do Sicoob Pernambuco, José Evaldo Campos.

A solenidade foi bastante prestigiada. De autoridades, o prefeito do município, o prefeito Marcones Sá, secretários municipais, vereadores,  o presidente do Sindicom, Francisco Mourato, e outras autoridades.

Pelo Sicoob, Evaldo Campos (Presidente), Armênia Araújo (Atendente de Negócios), Iasmin Pereira (Atendente de Negócios), Nênerram Alexandre Dias (Atendente de Negócios), Emanoel Gonçalves (Gerente de Negócios), Aline Robéria (Diretora) e Thiago Medeiros (Diretor). A agência fica na Avenida Antonio Angelim nº 550 – c, Bairro: Santo Antonio, próximo ao Shopping e ao Pronto Socorro da cidade.

Quixaba: TCE recomenda aprovação com ressalvas das contas de 2023 de Zé Pretinho

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando a aprovação, com ressalvas, das contas da Prefeitura de Quixaba referentes ao exercício financeiro de 2023, sob a gestão do prefeito José Pereira Nunes (Zé Pretinho). A decisão foi tomada por unanimidade pela Segunda Câmara da Corte, em sessão realizada no último […]

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando a aprovação, com ressalvas, das contas da Prefeitura de Quixaba referentes ao exercício financeiro de 2023, sob a gestão do prefeito José Pereira Nunes (Zé Pretinho).

A decisão foi tomada por unanimidade pela Segunda Câmara da Corte, em sessão realizada no último dia 4 de agosto e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (19).

De acordo com o relatório, a aprovação foi condicionada a uma série de recomendações que deverão ser observadas pelos atuais gestores e seus sucessores. Entre os pontos destacados, o TCE orienta o município a aprimorar a programação financeira e o cronograma de execução de desembolsos, considerando a sazonalidade das receitas e despesas, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Também foi ressaltada a necessidade de aperfeiçoar a elaboração da Lei Orçamentária Anual, evitando dispositivos que fragilizem o controle do Legislativo sobre alterações orçamentárias.

O órgão ainda determinou maior rigor no planejamento orçamentário para evitar déficits futuros, além de controles mais efetivos na relação entre despesas e receitas correntes, de forma a prevenir riscos fiscais. 

A Corte recomendou também o fortalecimento da metodologia de apuração da despesa com pessoal, maior controle sobre a inscrição de restos a pagar, a correta utilização de saldos do Fundeb dentro do prazo legal e a adoção de medidas para corrigir o desequilíbrio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Por fim, o TCE-PE destacou a importância de elevar o nível de transparência na administração municipal, não apenas para atender às exigências legais, mas para reforçar a participação social e a fiscalização da gestão pública em Quixaba.