Notícias

Aglomeração: em nota, Secretaria de Cultura admite erro. “Fatos não se repetirão”

Por Nill Júnior

Prezado Nill Júnior,

Com relação ao evento em homenagem ao dia dos Tabaqueiros, informamos que o desfile estava programado para ser feito apenas com os tabaqueiros, com esta secretaria tendo orientado, através da mídia, para que as pessoas assistissem ao evento de suas calçadas, das janelas de suas casas.

Na saída, constavam 64 tabaqueiros presentes, dos 34 previstos. O que por si não seria problema pois estão permitidos eventos com até 100 pessoas, sobretudo ao ar livre.

No entanto, ao longo da descida, a quantidade de pessoas acompanhando foi maior do que o previsto, configurando-se numa indevida aglomeração. Isso fez a coordenação encerrar o evento no meio do percurso previsto, tendo orientado a dispersão das pessoas através do carro de som.

Tudo isso não nos exime do nosso erro, de planejamento e avaliação, tendo em vista que não esperávamos tamanha quantidade de pessoas presentes.

Pedimos desculpas à população, reiterando o nosso compromisso inegociável com o combate à pandemia, e certos de que fatos como esse não mais se repetirão. Pelo menos enquanto não tivermos uma efetiva segurança sanitária para realizá-los.

Secretaria de Cultura e Esportes
de Afogados da Ingazeira

Outras Notícias

Anchieta Patriota se antecipa e declara voto em Raquel Lyra

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), acaba de declarar voto em Raquel Lyra (PSDB) para o governo de Pernambuco. A declaração foi dada ao blog há pouco. “Ela não é bolsonarista e constitui uma opção inclusive com capacidade administrativa. Marília tem uma insanável intransigência com o PSB. E em Carnaíba, nossos adversários estão no […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), acaba de declarar voto em Raquel Lyra (PSDB) para o governo de Pernambuco.

A declaração foi dada ao blog há pouco. “Ela não é bolsonarista e constitui uma opção inclusive com capacidade administrativa. Marília tem uma insanável intransigência com o PSB. E em Carnaíba, nossos adversários estão no palanque dela”, disse, referência a Didi, Juniano e o filho Matheus Francisco.

“Não espero partido decidir não, assim como me posicionei no impeachment”, disse.

Anchieta ainda comemorou os votos casados em seus candidatos. “Nossos votos foram casados entre Danilo, Patriota e Lucas Ramos”. Lucas teve 5.632 votos, Patriota, 5.811 votos e Danilo, 5.950 votos.

Serra Talhada: Legislativo abre licitação para aquisição de combustível e transmissão das sessões

Blog do Júnior Campos A Câmara de Vereadores de Serra Talhada, abre no último dia do mês em curso, às 9h30, o pregão eletrônico que tem como objeto a contração de empresa para aquisição de combustível para os veículos da Casa de Leis, que atenda às necessidades dos parlamentares. O valor estimado do contrato é […]

Blog do Júnior Campos

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada, abre no último dia do mês em curso, às 9h30, o pregão eletrônico que tem como objeto a contração de empresa para aquisição de combustível para os veículos da Casa de Leis, que atenda às necessidades dos parlamentares. O valor estimado do contrato é de R$ 513.310,00 (quinhentos e treze mil, trezentos e dez reais).

Antes disso, na sexta (28), através do processo   nº   02/2022, pregão   eletrônico   nº   02/2022   – Contratação de empresa para Rádio Transmissão ao vivo das Sessões – as emissoras de rádio poderão ingressar na disputa para realizar a prestação de serviço. 

O valor estimado é de R$ 91.679,04 (noventa e um mil, seiscentos e setenta e nove reais e quatro centavos).

Disputa pelo Senado gera crise entre família Bolsonaro e bolsonaristas em SC

O motivo da nova briga da direita é a definição dos nomes que vão disputar as duas cadeiras no Senado em Santa Catarina, em 2026. De um lado da briga está a família Bolsonaro, representada pelos irmãos Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Do outro, as deputadas Ana Campagnolo (PL-SC) e Carol de Otoni […]

O motivo da nova briga da direita é a definição dos nomes que vão disputar as duas cadeiras no Senado em Santa Catarina, em 2026.

De um lado da briga está a família Bolsonaro, representada pelos irmãos Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Do outro, as deputadas Ana Campagnolo (PL-SC) e Carol de Otoni (PL-SC), além de alguns representantes da direita catarinense.

Em uma publicação nas redes sociais, a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) disse que a vaga do Senado em Santa Catarina foi dada ao “filho 02″ de Bolsonaro. “A vaga do nosso PL era da deputada Carol, agora será dada ao Carlos”, disse.

A publicação provocou a indignação de Eduardo Bolsonaro, que defende que o irmão Carlos merece disputar o Senado por Santa Catarina por conta da sua dedicação à direita. O “filho 03″ do ex-presidente afirmou que a deputada Campagnolo está agindo de forma “inaceitável” contra as lideranças que a apoiaram.

O vereador Carlos Bolsonaro também reagiu e chamou a parlamentar de “menina” e “mentirosa”.

“Não sejam mentirosos! Absolutamente nada do que essa menina está falando é verdade. Quanta baixaria! Lamentável!”, escreveu o vereador carioca.

“Esperava mais respeito da sua parte, até porque nunca faltei com lealdade ao projeto do seu pai e do nosso partido. Se estou mentindo, por que a deputada Carol mencionou a possibilidade de sair do PL? Por que ela precisaria sair do partido se temos duas vagas?”, rebateu Campagnolo.

Apesar de bolsonarista, Campagnolo discorda chapa do Senado em SC

Com defesa de temas conservadores, a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) foi eleita no “boom” de candidaturas que foram impulsionadas pela onda bolsonarista, em 2018. Professora de história, Campagnolo, que se define como “antifeminista, conservadora, cristã e de direita”, ganhou notoriedade ao abrir um canal de denúncias na internet contra o que a direta classifica como “professores “doutrinadores”.

Apesar de ser uma bolsonarista declarada, Campagnolo discordou publicamente da decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de indicar o filho Carlos – vereador pelo Rio de Janeiro – para concorrer a uma das vagas no Senado por Santa Catarina. A outra vaga seria destinada ao Esperidião Amin (PP), que tentará reeleição, com apoio do governador Jorginho Mello (PL-SC).

A amarração política feita pela família Bolsonaro acaba com os sonhos políticos da deputada federal Carol de Otoni de ser candidata ao senado pelo PL em Santa Catarina. O processo de escaneamento da parlamentar provocou a indignação de Campagnolo e de algumas alas da direita catarinense. A leitura é de que a família Bolsonaro está abandonado a deputada, que, na avaliação deles, deu importantes demonstrativos de lealdade.

Um dos pontos citados pelo grupo como lealmente a família Bolsonaro foi o fato da parlamentar catarinense ter renunciado ao posto de líder da minoria na Câmara dos Deputados para salvar o mandato do deputado Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos e pode perder o cargo por excesso de faltas. Como líder da minoria, Eduardo Bolsonaro manteria o mandato mesmo estando no exterior – onde tem incitado o governo americano contra o Brasil na tentativa de proteger o pai, Jair Bolsonaro. O presidente Hugo Motta não aceitou a indicação de Eduardo como líder.

Apesar de declarar publicamente que gostaria de permanecer no PL, interlocutores garantem que não está descartada a hipótese de Carol Otoni deixar o PL. A parlamentar, inclusive, já teria sido sondada por algumas legendas como o partido Novo.

Brejinho realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

O município de Brejinho realizou, nesta segunda-feira (28), a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e reuniu representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de sindicatos para debater propostas voltadas à promoção dos direitos das mulheres. Com o tema “Mulheres […]

O município de Brejinho realizou, nesta segunda-feira (28), a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e reuniu representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de sindicatos para debater propostas voltadas à promoção dos direitos das mulheres.

Com o tema “Mulheres em movimento por mais direitos, participação e autonomia”, a conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. A iniciativa tem como objetivo formular diretrizes para políticas públicas que ampliem o acesso das mulheres a direitos, serviços e espaços de decisão.

Ao longo da programação, foram discutidas pautas como o enfrentamento à violência de gênero, a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a participação política feminina e o acesso a serviços de saúde e educação. Os debates também contribuíram para a elaboração de propostas que serão levadas às conferências estadual e nacional, como parte do processo de construção de políticas públicas em níveis mais amplos.

Participaram do encontro lideranças femininas, representantes de movimentos sociais, conselheiras, vereadoras e secretárias municipais. A presença desses segmentos reforçou a importância da conferência como instrumento de escuta e articulação entre diferentes setores da sociedade.

SJE: Prefeitura divulga programação oficial dos 116 anos de Emancipação Política

O aniversário da Emancipação Política de São José do Egito, terá uma programação que começará no próximo sábado, dia 8 e seguirá até a sexta, dia 14 de março. No dia 8, na Rua da Baixa, haverá shows musicais com Thalyson Mendes, Manin Vaqueiro e Jonas Esticado. No domingo, dia 9, data em que o […]

O aniversário da Emancipação Política de São José do Egito, terá uma programação que começará no próximo sábado, dia 8 e seguirá até a sexta, dia 14 de março.

No dia 8, na Rua da Baixa, haverá shows musicais com Thalyson Mendes, Manin Vaqueiro e Jonas Esticado.

No domingo, dia 9, data em que o município completa 116 anos, haverá alvorada com integrantes da Banda Cicero David, cavalgada, hasteamento de bandeiras, jogo de estreia da Seleção de São José do Egito Sub-20 contra o Ipiranga FC de Santa Cruz do Capibaribe, no Estádio Municipal Francisco Pereira, as 16h. Corte do bolo dos 116 anos do município e festival de violeiros.

A programação terá sequência com palestra e outras atividades ao longo da semana, até o dia 14, confira:

Sábado, 8 de março de 2025

8h – Evento da Diretoria da Mulher

Local: Praça Antônio Jorge

20h30 – Festa com bandas Thalyson Mendes, Jonas Esticado e Manim Vaqueiro

Local: Rua da baixa

Domingo, 9 de março de 2025

5h- Alvorada com integrantes da banda Cícero David – Em carro aberto pelas ruas da cidade.

8h30 – Cavalgada

Local: Saindo da chácara de Sabino e percorrendo ruas da cidade

09h – Hasteamento das bandeiras e execução do hino de São José do Egito

Local: Praça da Prefeitura municipal

11h – Inauguração da Agência dos Correios – Riacho do Meio

16h – Partida de futebol

Seleção São José do Egito x Ypiranga

Local: Estádio Francisco Pereira

18h30- Bolo de aniversário

Local : Rua da baixa

19h – Festival de Violeiros

Local: Palco da Rua da baixa

Segunda, 10 de março de 2025

07h30 – Plantio de árvores nativas

Local : Praça da prefeitura

9h – Roda de conversa sobre preservação ambiental

Local: Auditório da secretaria de educação

Terça, 11 de março de 2025

09h – Homenagem e Palestra com Vinícius Gregório e Lindoaldo Campos, Tema: A poesia transformando a educação

Local: Auditório da secretaria de educação

16h – Palestra A poesia transformando a educação

Local: quadra da escola de Mundo Novo

Quarta, 12 de março de 2025

18:30 Aula e roda de capoeira com grupo de capoeira Negro Fujão

Local: Quadra da VILA da COHAB

19:00 Aulão de Rirbox com a Educadora Física Luciana Nunes

Local: Praça do estádio

Quinta, 13 de março de 2025

18h – Show infantil com o grupo estação das artes

Local: Praça de Riacho do meio

Sexta, 14 de março de 2025

19h – Feira de artesanato com música ao vivo

Local: Centro histórico (próximo a Casa Lira)