Notícias

Afogados: programação da 13ª FILCO segue até este domingo

Por André Luis

A sexta-feira (11) foi mais um dia bastante movimentado da programação da 13ª Feira Interativa de Leitura e Conhecimento de Afogados da Ingazeira, que está acontecendo na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. 

Um grande público tomou mais uma vez conta da praça, para prestigiar as apresentações das escolas, bem como as atividades da 2.ª Feira da Poesia do Pajeú.

As crianças e adolescentes das escolas da rede municipal apresentaram um verdadeiro espetáculo de danças e apresentações teatrais, com base nos projetos de leitura desenvolvidos no ano letivo de 2022. 

A começar pelo espetáculo “Em Terra Seca Chove Arte”, realizado pelo grupo de teatro Mambembe da Escola Municipal Ana Melo, sob a coordenação do professor Luiz Andrade. 

A noite também foi de lançamento de livros. A poetiza e professora Elenilda Amaral lançou os cordéis “Casamento Sustentável” e “Tabaqueiros “, com ilustrações do artista plástico Edgley Brito. 

A noite também contou com a oficina “A literatura de Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil”, ministrada por Carla Santana, do Clube do Cordel. A atividade contou com a participação dos representantes da Academia Afogadense de Letras, que lançaram a coletânea “Nas Veredas da Poesia”. 

O encerramento se deu com o sarau poético “Nós Quatro e o Sertão”, no espaço da tenda de interação, com participação de Carla Santana, Francisca Araújo, Nílson Gonçalves e Thaynara Queiroz, do Clube do Cordel. Veja abaixo fotos do segundo dia da 13ª FILCO:

Outras Notícias

Prefeitura de Serra Talhada vai endurecer medidas contra descumprimento do isolamento

Cidade chegou a quinze casos de Covid-19  A Secretária de Saúde Márcia Conrado manifestou, assim como fez o prefeito Luciano Duque, extrema preocupação com o volume de pessoas sem cumprimento ao isolamento social nas ruas da Capital do Xaxado. Segundo ela, se a realidade continuar a vista hoje nas ruas, os prognósticos são muito preocupantes. […]

Cidade chegou a quinze casos de Covid-19 

A Secretária de Saúde Márcia Conrado manifestou, assim como fez o prefeito Luciano Duque, extrema preocupação com o volume de pessoas sem cumprimento ao isolamento social nas ruas da Capital do Xaxado.

Segundo ela, se a realidade continuar a vista hoje nas ruas, os prognósticos são muito preocupantes. Ela destacou que a partir de segunda-feira outras estruturas para reforço às barreiras sanitárias serão montadas.

A partir de segunda, atitudes serão mais duras e enérgicas com apoio de PM, Polícia Civil e Ministério Público. Será ampliado o horário das barreiras sanitárias e medidas de isolamento social.

Márcia participou da live do Gabinete de Crise da Prefeitura de Serra Talhada, que teve ainda a participação de Marcos Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Lúcia Melo, Empresária e deste blogueiro, falando do papel da radiodifusão nessa crise. Para assistir ao debate completo, clique aqui.

Quinze casos confirmados: Serra Talhada já contabiliza 15 pacientes infectados, segundo Conrado. O último caso, de uma profissional de saúde de 28 anos.  dos quais, seis são da áreas de saúde.

Sertão do Pajeú notifica mais 137 casos de Covid-19 e 1 óbito pela doença nas últimas 24h

Afogados da Ingazeira confirmou novo óbito pela doença. Número de casos ativos continua alto. Por André Luis O Sertão do Pajeú confirmou, nesta quinta-feira (13), mais 137 casos confirmados de Covid-19, 105 recuperados e 1 novo óbito, de acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios, que compõem a região. Os números são referentes às […]

Afogados da Ingazeira confirmou novo óbito pela doença.

Número de casos ativos continua alto.

Por André Luis

O Sertão do Pajeú confirmou, nesta quinta-feira (13), mais 137 casos confirmados de Covid-19, 105 recuperados e 1 novo óbito, de acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios, que compõem a região. Os números são referentes às últimas 24 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 25.167 casos confirmados, 23.788 recuperados (94,52%), 489 óbitos e  890 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 34 novos casos positivos, 31 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 4.259 casos confirmados, 3.962 recuperados, 56 óbitos e 241 casos ativos. Com relação ao óbito: paciente do sexo masculino, 52 anos, autônomo, hipertenso, diabético, apresentava quadro de obesidade, foi a óbito em decorrência de complicações da Covid – 19 no Hospital Regional Emília Câmara em 11/05 e a SES confirmou na data de hoje. 

Brejinho registrou 19 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 612 casos confirmados, 550 recuperados, 16 óbitos e 46 casos ativos. 

Calumbi  confirmou 5 recuperados. O município conta com 426 casos confirmados, 411 recuperados, 3 óbitos e 12 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 21 novos casos positivos. O município conta com 1.471 casos confirmados, 1.246 recuperados, 30 óbitos e 195 casos ativos da doença. 

Flores registrou 1 novo caso positivo. O município permanece com 851 casos confirmados, 795 recuperados, 30 óbitos e 26 casos ativos. 

Iguaracy confirmou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 614 casos confirmados, 577 recuperados, 23 óbitos e 14 casos ativos. 

Ingazeira não divulgou boletim até às 22h25 desta quinta-feira. O município permanece com 298 casos confirmados, 282 recuperados, 4 óbitos e 12 casos ativos. 

Itapetim registrou 4 novos casos positivos. O município conta com 949 casos confirmados, 900 recuperados, 22 óbitos e 27 casos ativos. 

Quixaba não divulgou boletim até às 22h25 desta quinta-feira. O município permanece com 365 casos confirmados, 348 recuperados, 12 óbitos e 5 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde não divulgou boletim até às 22h25 desta quinta-feira. O município permanece com 474 casos confirmados, 459 recuperados, 13 óbitos e 2 casos ativos. 

Santa Terezinha registrou 1 novo caso positivo e 3 recuperados. O município conta com 788 casos confirmados, 744 recuperados, 24 óbitos e 20 casos ativos. 

São José do Egito registrou 3 novos casos positivos e 26 recuperados. O município conta com 1.846 casos confirmados, 1.760 recuperados, 41 óbitos e 45 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 19 novos casos positivos e 15 recuperados. O município conta com 8.389 casos confirmados, 8.142 recuperados, 137 óbitos e 110 casos ativos da doença. 

Solidão registrou 5 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 474 casos confirmados, 440 recuperados, 2 óbitos e 32 casos ativos.

Tabira registrou 3 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 2.198 casos confirmados, 2.108 recuperados, 32 óbitos e 58 casos ativos. 

Triunfo registrou 5 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 756 casos confirmados, 713 recuperados, 24 óbitos e 19 casos ativos. 

Tuparetama registrou 20 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 391 casos confirmados, 344 recuperados, 20 óbitos e 27 casos ativos da doença.

Emoção na homenagem a Manoel Santos na Fetape

Aconteceu a pouco a primeira Missa de corpo presente em memória do Deputado Estadual Manoel Santos, na sede da Fetape, na Gervásio Pires, centro do Recife. Os filhos, a companheira e representantes de Sindicatos de todo o Estado participam do ato, na última homenagem ao líder sindical e Deputado Estadual. Também lideranças do PT, como […]

11150486_834332483312836_5950475081791107308_n

Aconteceu a pouco a primeira Missa de corpo presente em memória do Deputado Estadual Manoel Santos, na sede da Fetape, na Gervásio Pires, centro do Recife.

Os filhos, a companheira e representantes de Sindicatos de todo o Estado participam do ato, na última homenagem ao líder sindical e Deputado Estadual. Também lideranças do PT, como a Deputada Estadual e presidente da legenda, Tereza Leitão.

A viúva de Manoel Santos, Maria do Socorro Silva, fez a leitura do capítulo 5 do evangelho de Mateus, durante a cerimônia de despedida. O sacerdote que preside a celebração lembrou  que Manoel viveu as bem-aventuranças bíblicas.

11173388_834346046644813_177428049635063996_n

O presidente da Fetape, Doriel Barros, expressou seu pesar pela perda do companheiro Manoel Santos. Ele enfatizou a presença marcante de Manoel na luta, com serenidade e ânimo.

“Teve uma posição vigorosa de reafirmar a sua identidade rural até os últimos dias de vida”. Para Doriel, a habilidade de encontrar caminhos para todas as lutas e seguir, de forma aguerrida em busca das conquistas, não morrerão. “Ficarão como legado para as demais lideranças,que seguirão na luta por um mundo melhor”, afirmou emocionado.

10384227_834348536644564_5531978766935986835_n (1)

O coordenador Regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Jaime Amorim, disse que Manoel pode seguir, “pois cumpriu com louvor o seu ofício”. Destacou que desde jovem, se engajou na luta e colocou a sua vida à serviço das causas dos trabalhadores. “Reafirmou, com convicção, o desejo de um deputado de toda a classe trabalhadora”.

Segundo Amorim, Manoel foi precursor do orgulho de ser camponês,assim como Lula foi um sertanejo orgulho de estar na presidência. Nomes como Carlos Veras (CUT Pernambuco) também prestaram sua homenagem ao líder sindical.

10421233_834352003310884_8731678878832480258_n (1)

11094727_834358599976891_6570647884503054962_n

Daqui a pouco,  o corpo será conduzindo em um cortejo à Assembleia Legislativa, onde ocorrerá o velório, ao longo de toda a noite. Amanhã (21), às 9h, haverá uma Celebração na Assembleia Legislativa, seguida da saída do corpo para o Cemitério Morada da Paz (em Paulista), para o início da cerimônia de cremação.

Um segundo momento de homenagens será realizado no município de Serra Talhada. Quando vivo, Mané de Serra, como era carinhosamente chamado entre os companheiros de luta, declarou o seu desejo de ter suas cinzas depositadas em sua terra natal. Essa cerimônia ainda não tem data prevista.

11156196_834341246645293_2391166987297021627_n

Manoel Santos faleceu na manhã de ontem (19), aos 63 anos, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo vítima de complicações, decorrentes de um câncer no esôfago, que combatia, desde 2014. Ele deixa esposa e quatro filhos.

Cida Oliveira é o nome do Podemos em Solidão

Sob o comando do deputado federal Ricardo Teobaldo, o Podemos vem lançando candidaturas próprias do litoral ao Sertão pernambucano. Em Solidão, a legenda terá a ex-prefeita Cida Oliveira na disputa pela Prefeitura. Para Ricardo Teobaldo esse é um momento fundamental na construção das candidaturas. Ele diz que Cida é um nome reconhecido pela população. Já […]

Sob o comando do deputado federal Ricardo Teobaldo, o Podemos vem lançando candidaturas próprias do litoral ao Sertão pernambucano.

Em Solidão, a legenda terá a ex-prefeita Cida Oliveira na disputa pela Prefeitura.

Para Ricardo Teobaldo esse é um momento fundamental na construção das candidaturas.

Ele diz que Cida é um nome reconhecido pela população. Já foi prefeita por duas vezes e conhece o município. É na experiência dela que as pessoas reconhecem a mudança que Solidão precisa”, destacou.

Prefeito de Iguaracy garante que paga 13º e dezembro dentro do mês

Abono natalino poderá ser pago até esta sexta, com a liberação da cota extra de 1% do FPM O Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres (PSB) disse hoje em entrevista ao programa institucional da prefeitura do município, pelas rádios Pajeú e Cidade FM que está confiante de que quitará o 13º e dezembro aos servidores dentro […]

Abono natalino poderá ser pago até esta sexta, com a liberação da cota extra de 1% do FPM

O Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres (PSB) disse hoje em entrevista ao programa institucional da prefeitura do município, pelas rádios Pajeú e Cidade FM que está confiante de que quitará o 13º e dezembro aos servidores dentro desse mês.

“Até hoje estamos pagando dentro do mês taralhado. Todos já receberam novembro e estamos nos preparando para pagar o décimo terceiro. Tive a felicidade de pagar a primeira parcela em julho e essa última parcela a gente está se organizando pra pagar, assim como o salário de dezembro, pra gente fechar o ano em dia com o servidor”, afirmou.

Uma das fontes para pagar o complemento do abono natalino é o credito de 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Iguaracy entra na faixa dos municípios que receberão R$ 485 mil, assim como Santa Cruz da Baixa Verde e Santa Terezinha. Um outro repasse, prometido pelo governo Temer, ainda não caiu na conta das prefeituras. O prefeito afirmou que se prometeu de um lado, a última cota do FPM do município teve queda de cerca de R$ 70 mil. “Ano passado teve o dinheiro da repatriação e esse ano está desse jeito”, reclamou.

O gestor acredita que poderá quitar o 13º esta semana, a depender da liberação do extra de 1% até amanhã ou no início da próxima semana. “Se esse dinheiro entrar na conta, pagamos ainda esta semana . Não tem pra que estar com dinheiro guardado”.

A previsão otimista segundo o gestor, com base na liberação de recursos é de pagar dezembro até o natal. Caso contrário, a garantia é de quitação dentro do mês.