Notícias

Afogados: matrículas para escolas rurais podem ser feitas sábado

Por Nill Júnior

Com o objetivo de facilitar a vida dos moradores da zona rural, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira realiza no próximo sábado (12), as novas matrículas assim como a renovação de matrícula, para as Escolas da zona rural do município.

Para atender a esse público específico, a Secretaria Municipal de Educação abrirá neste sábado, no horário das 7h30 às 11h30. “Aproveitamos o fato de que grande parte da população rural vem aos sábados para a feira, iremos abrir a secretaria para atender as demandas de renovação e de novas matrículas,” informou a Secretária de Educação, Veratânia Morais.

Atenção para a documentação necessária: Certidão de nascimento; Comprovante de residência; Carteira de vacinação; Número do NIS; CPF e informações sobre o tipo sanguíneo.

No caso da renovação de matrícula, serão necessários apenas os documentos que estejam pendentes.

Outras Notícias

Presidente do PT cearense apresenta pré-candidatura de Mônica Mariano

Considerada uma das estrelas do evento que reuniu autoridades e cerca de 23 pré-candidatos da região do CARIRI Cearense, a Prefeita de Jatí, Mônica Mariano, teve sua pré-candidatura oficialmente lançada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores no Ceará, Antônio Filho (Conim), em evento realizado neste sábado, 23/03, no House 237, em Juazeiro do Norte. A […]

Considerada uma das estrelas do evento que reuniu autoridades e cerca de 23 pré-candidatos da região do CARIRI Cearense, a Prefeita de Jatí, Mônica Mariano, teve sua pré-candidatura oficialmente lançada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores no Ceará, Antônio Filho (Conim), em evento realizado neste sábado, 23/03, no House 237, em Juazeiro do Norte.

A prefeita esteve na primeira fila entre as autoridades presentes, deputados federais e estaduais do partido, e foi elogiada pelo seu desempenho em realizar grandes obras com recursos próprios.

“Ela conseguiu transformar um velho presídio em um hospital, ela está fazendo adutoras e levando água às comunidades mais necessitadas, tudo isso com recursos próprios, é a prefeita mulher do PT no Cariri e sua pré-candidatura para disputar a reeleição vai com uma gestão aprovada por 80% da população Jatiense”, relatou Conim em sua apresentação.

Estiveram presentes no evento a senadora da República Augusta Brito, vários deputados do PT e endossaram o nome de Mônica o deputado Federal José Guimarães, líder do governo no congresso, e o deputado estadual e atual secretário de agricultura do estado Moisés Brás.

“Procurei durante esses três anos fazer o melhor possível com os recursos do município, Camilo Santana, quando governador, doou ao povo do Jatí o antigo presídio, e nós queremos no próximo mês entregar à população de Jatí um Hospital à altura que essa gente merece. Com o lançamento da pré-candidatura, podemos sonhar com muito mais para essa terra que vem, a cada dia, prosperando e ocupando o seu lugar de direito no estado do Ceará”, relatou a Prefeita Mônica.

Quem também rendeu elogios à Prefeita foi o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Fernando Santana. “Essa Prefeita é diferenciada, estive em Jatí e voltei encantado com tudo que ela tem feito com recursos próprios, é muita seriedade e criatividade para fazer tanto em tão pouco tempo.”

Falso médico se apresenta na sede da Polícia Federal no Recife

Suspeito foi identificado pela PF como Bruno Maurício Costa Mousinho Apresentou-se nesta terça-feira na sede da Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE), no Cais do Apolo, no Recife, o homem suspeito de atuar como falso médico em hospitais do interior de Pernambuco há quase dois anos. Bruno Maurício Costa Mousinho, identificado e localizado pela PF, mora […]

4585778_x360

Suspeito foi identificado pela PF como Bruno Maurício Costa Mousinho

Apresentou-se nesta terça-feira na sede da Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE), no Cais do Apolo, no Recife, o homem suspeito de atuar como falso médico em hospitais do interior de Pernambuco há quase dois anos. Bruno Maurício Costa Mousinho, identificado e localizado pela PF, mora em Alagoas e compareceu espontanemente ao local, acompanhado pelo advogado. Após o depoimento, a investigação será encaminhada para a Polícia Civil.

O caso foi denunciado na terça-feira passada pelo clínico geral recifense Bruno Tenório Gonçalves, de 30 anos. Ele procurou a sede da corporação e informou a existência de um falso médico que estaria se apresentando como Bruno Silva e usando o número do seu registro no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

Segundo ele, o suspeito conhecido como Bruno Doido, estaria dando plantões nas cidades de Amaraji, Lagoa do Carro, Afogados da Ingazeira, Glória do Goitá e também em cidades da Paraíba e Rio Grande do Norte, utilizando nomes de médicos diferentes. O médico informou também que conhecia o suspeito, com quem teria cursado três períodos do curso de medicina na Faculdade de Medicina Nova Esperança, em João Pessoa.

Bruno já havia prestado uma ocorrência contra o mesmo suspeito em Afogados da Ingazeira, quando o suspeito teria usado o CRM de Bruno e de uma outra pessoa que na época possuía apenas dois meses de formação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que nunca havia trabalhado em Glória do Goitá nem sabia que seu nome e inscrição estavam sendo usados de forma criminosa. Segundo a direção da unidade, ele foi denunciado porque “matou um plantão” ficando apenas três horas na unidade.

Carnaíba : explosões em pedreira próxima a comunidade expõem demora em cumprimento de acordo por Prefeitura

Uma das histórias que comoveram a região do Pajeú, a da desapropriação de moradores da comunidade de Santa Rosa, município de carnaíba, onde foi construída a fábrica de Cimento Pajeú, do Grupo Petribu, ainda não teve seu ultimo capítulo para 38 famílias que residem no local. Segundo Mayara Lima, que representa a comunidade, o descumprimento […]

Em abril de 2014, um protesto fechou a PE 320 cobrando providências da Prefeitura e Estado
Em abril de 2014, um protesto fechou a PE 320 cobrando providências da Prefeitura e Estado

Uma das histórias que comoveram a região do Pajeú, a da desapropriação de moradores da comunidade de Santa Rosa, município de carnaíba, onde foi construída a fábrica de Cimento Pajeú, do Grupo Petribu, ainda não teve seu ultimo capítulo para 38 famílias que residem no local.

Segundo Mayara Lima, que representa a comunidade, o descumprimento de um  acordo entre fábrica, Prefeitura de Carnaíba e a comunidade acabou fazendo com que houvesse três detonações por parte da fábrica próximas a onde moram as famílias no dia de hoje.

“O representante da fábrica Francisco Petribu, nos ligou avisando que aconteceriam as detonações. Até a polícia foi chamada para interditar a PE e de lá virem à comunidade por solicitação da fábrica. Eles saíram daqui porque estávamos em nossas casas”.

Os relatos de Mayara indicam que a proximidade das detonações com o  local deixou pessoas apavoradas. “Famílias mais próximas tiveram casas atingidas. As crianças correram assustadas. Uma mulher grávida foi levada ao hospital. Vi idosos chorando. Foi desesperador”, relata. Pelo menos três pessoas foram fazer um Boletim de Ocorrência na Delegacia.

A comunidade acusa a gestão do prefeito Zé Mário Cassiano de descumprimento do acordo firmado com MP e Judiciário,  de entregar 43 lotes para reassentamento e pagar as últimas desapropriações, com valor de R$ 30 mil a cada uma das 12 famílias restantes.  “Esse acordo foi fechado oito meses atrás”. Houve uma promessa de aporte do Governo do Estado para ajudar no fim do imbróglio.

A comunidade promete pressionar amanhã para que haja agilidade no acordo fechado com participação da Fetape, que pressionou comum protesto em abril do ano passado. Nesta quinta, prometem denunciar o descumprimento a MP e Judiciário, além de novamente irem a prefeitura.

Muitos moradores alegaram que ainda sofrem com problemas respiratórios, fruto da poeira produzida pela fábrica, principalmente as crianças.

Jovem se afoga no Açude Cachoeira em Serra Talhada

Na tarde deste domingo (24), o Corpo de Bombeiros foi acionado para ir até o Açude Cachoeira, onde um jovem de 20 anos havia se afogado por volta das 17h. De acordo com o boletim de ocorrências, os bombeiros iniciaram as buscas pela vítima usando técnicas tátil e visual com a ajuda de um bote, […]

Na tarde deste domingo (24), o Corpo de Bombeiros foi acionado para ir até o Açude Cachoeira, onde um jovem de 20 anos havia se afogado por volta das 17h.

De acordo com o boletim de ocorrências, os bombeiros iniciaram as buscas pela vítima usando técnicas tátil e visual com a ajuda de um bote, mas o corpo não foi encontrado.

Por conta do horário (noite) e a falta de visibilidade às buscas foram encerradas e serão retomadas na manhã desta segunda-feira (25) com a ajuda de uma equipe de mergulhadores do município de Petrolina.

Até o momento não foi divulgada a identificação do jovem vítima do afogamento. As informações são do comunicador Tony Alencar, da Rádio Cultura FM.

Célia Galindo chama manifestantes de “maloqueiros” e gera críticas de Luciano Pacheco

View this post on Instagram   O ex-vereador Luciano Pacheco, maior desafeto local da vereadora Célia Galindo, presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, repudiou a fala da legisladora ao radialista Dárcio Rabelo, em que classifica os manifestantes que questionaram sua atuação no caso Israel Rubis de “maloqueiros”. Ele promete uma manifestação virtual para hoje […]

 

O ex-vereador Luciano Pacheco, maior desafeto local da vereadora Célia Galindo, presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, repudiou a fala da legisladora ao radialista Dárcio Rabelo, em que classifica os manifestantes que questionaram sua atuação no caso Israel Rubis de “maloqueiros”.

Ele promete uma manifestação virtual para hoje às 20h. “Vamos dar a resposta a essa senhora durante a transmissão da sessão da câmara, deixando sua mensagem lá de repúdio”,diz em rede social.

Foi em outubro do ano passado. A vereadora Célia Galindo  foi alvo de protestos pela  saída  do delegado Israel Rubis, que será transferido para Vitória de Santo Antão. Os manifestantes lotaram a sessão da Câmara e variavam cada vereador que tentava defender a versão da SDS para a saída do delegado. O maior alvo, a presidente da Câmara, Célia Galindo, suspendeu a sessão alegando que não havia ordem no plenário.

Vereadores  saíram escoltados por policiais. Célia tentou sair quando os manifestantes fossem embora. Em vão. Mais de uma hora depois ainda foi hostilizada na saída da casa.

Célia Galindo  foi apontada como principal responsável por pedir a cabeça do Delegado. Ele coordenou a Operação ‘Herodes’, que prendeu o filho mais velho da vereadora por supostamente integrar uma quadrilha especializada na prática de homicídios na região. O delegado também estaria de olho em supostas irregularidades na Câmara Municipal.

Israel Rubis assumiu a 6ª Delegacia de Polícia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Com a repercussão, ganhou o direito de ser candidato à prefeitura do município.