Afogados da Ingazeira teve homenagem ao Dia do Gari
Por André Luis
Em Afogados da Ingazeira, a Prefeitura reuniu garis e margaridas para um café da manhã festivo, com o objetivo de celebrar o dezesseis de maio, dia do gari, que foi nesta quinta (16).
A celebração aconteceu na cozinha comunitária e teve música, sorteios e uma café para os profissionais.
No local, todos os dias, um café da manhã é servido para os setenta e oito garis e margaridas que trabalham na Prefeitura de Afogados. Segundo a prefeitura em nota, o cardápio é elaborado por uma nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Um jantar também é servido para os profissionais que atuam na coleta seletiva e no recolhimento do lixo domiciliar.
O vice-prefeito Alessandro Palmeira representou o Prefeito José Patriota. “É com muita alegria que venho aqui celebrar com vocês esse dia tão especial, homenagear cada um pela dedicação com que realizam esse importante trabalho para a nossa cidade,” destacou Sandrinho.
Os vereadores que ficaram no que pode ser chamada de “nova oposição” em Iguaracy não confiam mais em alinhamento com o vereador Manoel Olímpio, que foi eleito no último dia 11 com votos dos governistas na chamada “sessão reviravolta”, depois de tudo indicar que a eleita seria Odete Baião. Falando ao programa Manhã Total, Francisco […]
Francisco, Odete e Simão: críticas à eleição de Manoel e ao grupo do gestor Zeinha
Os vereadores que ficaram no que pode ser chamada de “nova oposição” em Iguaracy não confiam mais em alinhamento com o vereador Manoel Olímpio, que foi eleito no último dia 11 com votos dos governistas na chamada “sessão reviravolta”, depois de tudo indicar que a eleita seria Odete Baião.
Falando ao programa Manhã Total, Francisco de Sales, Simão Rafael e Odete Baião praticamente já colocam o vereador na conta dos governistas. Manoel e Zeinha Torres já demonstram afinidade plena depois da arrumação para a eleição. No dia 20, por exemplo, estiveram juntos em atos institucionais pela emancipação do município. Manoel até brincou com a logo da prefeitura, produzida com balões e que, segundo ele, “lembrava um M de Manoel”, para dizer que era uma espécie de saudação ao seu nome.
Os vereadores afirmam em linhas gerais que Manoel teria cometido um erro político, porque agora vai para o “fim da fila” na corrida sucessória de Zeinha que tem o próprio prefeito como postulante natural á reeleição, mais Pedro Alves e Albérico Rocha.
As críticas mais duras vieram da própria Odete. “Manoel não tem lado. Só vê o lado dele. Ele foi um traidor. Foi muito feio o que ele fez. Tentou me humilhar, mas tô bem graças a Deus”. Ela disse que liou para Manoel pouco antes da sessão e ele disse que estava tudo ok. “Traga o povo pra sessão”, teria dito segundo Odete. “Foi mais do que um traidor. Foi um Judas”. Ela disse que percebeu que Manoel seria eleito quando viu servidores e secretários na Câmara. “Um funcionário da prefeitura falou pra mim: o traíra se vendeu“.
Quanto ao acordo quebrado para votar em Fábio Torres, Francisco Sales afirma que quando migrou para a oposição não viu porque honrar o compromisso que de fato teria assumido.
Os vereadores afirmaram que a eleição foi uma “falsa vitória” do grupo de Zeinha Torres. Simão por sua vez negou a pecha de traidor, admitindo que o gestor se referiu a ele quando disse que odiava traidor.
“Eu fui expulso do grupo. O irmão dele (Chico Torres) e o prefeito me expulsaram de um grupo que me encontrava há 42 anos. Só pelo fato de eu não votar no candidato Fábio Torres, que era o candidato do prefeito. Não sou homem de duas palavras. Essa palavra traidor não assenta pra mim. Eu quero que me respeitem. Tão dizendo que eu me vendo. Vocês não tem dinheiro pra comprar minha moral e dignidade.”
Na noite desta sexta-feira, 17 de outubro, o município de Brejinho foi palco da tradicional Festa dos Professores, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação. O evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade, aconteceu no Parque Águas Douradas e reuniu dezenas de educadores em um momento de confraternização, homenagens […]
Na noite desta sexta-feira, 17 de outubro, o município de Brejinho foi palco da tradicional Festa dos Professores, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação.
O evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade, aconteceu no Parque Águas Douradas e reuniu dezenas de educadores em um momento de confraternização, homenagens e reconhecimento pelo papel fundamental que exercem na construção de um futuro melhor para o município.
A festa contou com um jantar especial e uma atração musical ao vivo.
Durante o evento, o prefeito Gilson Bento fez um discurso emocionado, destacando a importância do trabalho dos educadores e reafirmando o compromisso da administração municipal com a valorização da classe.
“Cada um de vocês carrega nas mãos a responsabilidade de moldar o futuro de Brejinho. E eu reconheço, com muito orgulho, o compromisso, a coragem e a dedicação diária de cada professor do nosso município. A nossa gestão tem investido fortemente na educação porque sabemos que nenhum projeto de desenvolvimento é possível sem a base sólida do conhecimento”, disse.
“Valorizando o professor, estamos construindo uma Brejinho mais justa, mais forte e com um futuro promissor para as próximas gerações, esta festa é uma pequena forma de agradecer por tudo o que nossos professores representam. Vocês são os grandes responsáveis por formar não apenas alunos, mas cidadãos conscientes, preparados e comprometidos com a sociedade”, destacou.
Do Correio Braziliense Depois de quatro meses de greve e de operação padrão, que limita os atendimentos a consulta para primeiro benefício e volta ao trabalho, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fecharam acordo de reajuste salarial com o Ministério do Planejamento, ontem (15). A negociação prevê, além de percentuais, que […]
Depois de quatro meses de greve e de operação padrão, que limita os atendimentos a consulta para primeiro benefício e volta ao trabalho, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fecharam acordo de reajuste salarial com o Ministério do Planejamento, ontem (15). A negociação prevê, além de percentuais, que os profissionais não terão os dias parados descontados do salário.
A categoria aceitou o mesmo percentual e condições de pagamento das carreiras típicas de Estado e terá aumento de 27,9% em dividido em quatro anos, sendo a primeira parcela, de 5,5%, paga em agosto de 2016. Em 2017, 2018 e 2019 terão reajustes de 6,99%, 6,65% e 6,31%, respectivamente.
Quando a última parcela do reajuste for quitada, o salário inicial de um perito do INSS passará dos atuais R$ 11 mil para R$ 14,8 mil, e a remuneração no fim de carreira, de R$ 16 mil para R$ 20,8 mil.
A maior vitória da categoria, no entanto, diz respeito a mudança na composição salarial. A parte variável da remuneração, que atualmente é de 70%, passa a ser de 30%. Ou seja, ao se aposentar, os servidores saem com um salário mais próximo ao da ativa.
Uma parceria da Prefeitura de Afogados da Ingazeira com o “Espaço Ciência” traz para o município o projeto Ciência Móvel, projeto itinerante que tem como objetivo popularizar a ciência no interior do Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, coordenadora da atividade em Afogados, no contexto da divulgação científica, o projeto tem tido um papel […]
Uma parceria da Prefeitura de Afogados da Ingazeira com o “Espaço Ciência” traz para o município o projeto Ciência Móvel, projeto itinerante que tem como objetivo popularizar a ciência no interior do Estado.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, coordenadora da atividade em Afogados, no contexto da divulgação científica, o projeto tem tido um papel importante na integração e desenvolvimento do conhecimento, contribuindo para melhoria de qualidade de formação educacional e cidadania.
Através de uma unidade móvel são levados diversos experimentos itinerantes que estimulam de forma lúdica a compreensão de aspectos científicos em atividades cotidianas.
Em Afogados, o projeto irá atender alunos das redes pública e privada de ensino, de 22 a 24 de Maio, no Centro Desportivo Municipal. A abertura oficial será nesta segunda, das 16h às 21h.
Há poucos dias aeronave chocou-se contra urubu. Apesar das campanhas educativas, descarte ilegal continua A Prefeitura de Serra Talhada volta a chamar atenção para os riscos do descarte irregular de lixo no município. Apesar das campanhas educativas que são realizadas frequentemente e do trabalho diário de fiscalização e autuação a infratores realizado pela Secretaria Municipal […]
Há poucos dias aeronave chocou-se contra urubu. Apesar das campanhas educativas, descarte ilegal continua
A Prefeitura de Serra Talhada volta a chamar atenção para os riscos do descarte irregular de lixo no município. Apesar das campanhas educativas que são realizadas frequentemente e do trabalho diário de fiscalização e autuação a infratores realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Agência Municipal de Meio Ambiente – AMA, populares insistem em continuar jogando lixo e entulhos em terrenos baldios e nas proximidades do Aeroporto Regional Santa Magalhães, localizado às margens da PE 390.
O governo municipal alerta, mais uma vez, que o lixão foi desativado, sendo implantado um aterro sanitário no município, além de encontrar-se em funcionamento uma usina de reciclagem de lixo, ações que representam uma gestão moderna e inovadora de resíduos sólidos. Portanto, a população deve evitar o descarte irregular de lixo, principalmente nas proximidades do aeroporto, evitando a proliferação de urubus, aves que representam um grave risco de acidentes com aeronaves, uma vez que o aeroporto Santa Magalhães está em fase de conclusão de suas obras e deve começar a operar voos comerciais nos próximos meses.
“Tivemos um incidente com uma aeronave provocado por um urubu há poucos dias, por isso temos que eliminar esses riscos. A população precisa nos ajudar fazendo sua parte, precisa entender que não pode jogar lixo perto do aeroporto, principalmente por que temos uma coleta regular em toda a cidade, coleta seletiva e uma empresa de reciclagem, não há necessidade de descartar e nem queimar o lixo em terrenos baldios”, alerta o prefeito Luciano Duque.
O secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho, destaca as ações ambientais no município e aleta para o descarte do lixo no entorno do aeroporto. “A prefeitura vem desenvolvendo campanhas educativas e fiscalização diária para que possamos mudar a cultura das pessoas em relação à gestão de resíduos sólidos para que práticas como essas não aconteçam, estamos a cem metros da pista do aeroporto e encontramos restos de animais jogados no local. Contamos com o apoio da população para que essas práticas sejam extinguidas, precisamos mudar de atitude, pois a responsabilidade socioambiental é de todos nós”, alerta.
Ações ambientais: a Prefeitura de Serra Talhada vem realizando diversas ações de educação ambiental no município. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão sendo promovidas visitas educativas nas escolas públicas e privadas, creches, faculdades e demais instituições de ensino com palestras, oficinas e exibições de vídeos socioambientais do Circuito Tela Verde. Somente no último mês de agosto foram levadas 14 atividades do circuito para alunos das creches, escolas e IF Sertão-PE.
Além das palestras rotineiras e apresentações de vídeos, existe no município a campanha de educação ambiental “Mude de Atitude! Pensar no futuro é agir agora!”, que conta com monitoramento ambiental, visitas porta a porta nos bairros com orientação acerca da destinação adequada do lixo e distribuição de cartilhas educativas sobre os temas: Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Queima de Lixo, Arborização e IPTU Verde, além do calendário com os dias e horários da coleta de lixo em cada bairro. O IPTU Verde concede um desconto de 6% no valor do IPTU para os donos de imóveis que possuírem e cuidarem das árvores de sua propriedade.
Você precisa fazer login para comentar.