Notícias

Afogados: abertura oficial do carnaval será neste sábado (10)

Por Nill Júnior

Começa oficialmente neste sábado, o carnaval da tradição dos tabaqueiros em Afogados da Ingazeira.

A abertura será às 18h, no pólo do Frevo, na Praça de Alimentação, com a participação de passistas, dos estandartes de todos os blocos e troças que fazem a folia afogadense, Rei e Rainha do Carnaval, Príncipe, Princesa, virgens, passistas, foliões e tabaqueiros.

A animação ficará por conta da Orquestra Show de Frevo, excelente orquestra afogadense. Este ano, a folia em Afogados contará com a participação de 25 blocos, um acréscimo quase 100% com relação ao ano passado, cujo carnaval contou com 14 blocos.

Mas nesta sexta (09) já tem atração para quem quiser brincar um dos melhores carnavais do Sertão de Pernambuco.

A partir de meio-dia, no bar caldinho da neném, tem Vinícius e Grupo Vacila Samba, fazendo a festa no Bloco do Povão.

A partir das 15h, os integrantes do bloco se concentram no Polo do Campo do Nascente. Também na Sexta, no Afogrill Bar, tem a concentração do Bloco “Bando de Loucos”, às 18h.

“Este ano procuramos fazer mais com menos, seguindo a orientação do Prefeito José Patriota, mas mantendo a diversidade de nossas atrações e a tradição dos tabaqueiros, que vem ajudando a consolidar Afogados como um dos mais animados carnavais do interior do Estado,” destacou o Secretário de Cultura, Edygar Santos.

Veja aqui a programação completa:

CARNAVAL AFOGADOS PROGRAMAÇÃO 

Outras Notícias

Evaldo Campos foi um dos homenageados no TEAM Contabilidade, em Caruaru

O XV Encontro  de Negócios da TEAM Contabilidade, que aconteceu em Caruaru, contou com a participação de mais de 350 empresários do estado de Pernambuco no segmento de supermercados, atacadistas e farmácias. Evaldo Campos, Presidente do Sicoob Pernambuco foi um dos homenageados. Ele aproveitou a oportunidade para  contar a história do Sicoob Pernambuco e a […]

O XV Encontro  de Negócios da TEAM Contabilidade, que aconteceu em Caruaru, contou com a participação de mais de 350 empresários do estado de Pernambuco no segmento de supermercados, atacadistas e farmácias.

Evaldo Campos, Presidente do Sicoob Pernambuco foi um dos homenageados. Ele aproveitou a oportunidade para  contar a história do Sicoob Pernambuco e a importância do cooperativismo para o fortalecimento das empresas.

“No evento, vários associados estavam presentes e tivemos a oportunidade de convidar diversas empresas a fazer parte do Sicoob Pernambuco”, disse o Gerente da agência de Caruaru, Elias Maciel.

Super Mix: o Sicoob também esteve na Super Mix, a maior feira de negócios do segmento de varejo do Norte e Nordeste, realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA, a Associação Pernambucana de Supermercados –  APES e organizada pela Insight Feiras e Negócios.

O evento é o encontro de expositores dos setores de alimentação e bebidas, higiene pessoal, limpeza doméstica, perfumaria, cosméticos, miudezas, utilidades para o lar, equipamentos, tecnologia e transporte de cargas e segurança, entre outros segmentos.

Além disso, é uma oportunidade ímpar de entrar em contato com os principais tomadores de decisões, promovendo relacionamento, experiências e negócios entre empresários e executivos do setor. O Sicoob esteve presente no stand do Sescoop Pernambuco

 

Afogados: definidas regras para escolha de Diretores pela comunidade escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira divulgou ontem (14) o calendário para eleição direta dos novos diretores, diretores-adjuntos (no caso de escolas com mais de quinhentos alunos) e Secretários das Escolas Municipais. Os novos gestores serão escolhidos pelo voto direto da comunidade escolar, formada pelos estudantes matriculados na escola e com frequência comprovada, […]

FullSizeRender

A Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira divulgou ontem (14) o calendário para eleição direta dos novos diretores, diretores-adjuntos (no caso de escolas com mais de quinhentos alunos) e Secretários das Escolas Municipais.

Os novos gestores serão escolhidos pelo voto direto da comunidade escolar, formada pelos estudantes matriculados na escola e com frequência comprovada, pais ou responsáveis, professores e demais servidores da educação que atuem na escola.

Todas as orientações referentes ao processo eletivo foram dadas pela Secretária Veratânia Moraes à comunidade escolar do município, reunida no Cineteatro São José na tarde desta quarta-feira.

A seleção contará com três etapas distintas: a primeira constará da aplicação de uma prova sobre gestão escolar, com o objetivo de avaliar a real capacidade do candidato para exercer a função pleiteada.

A segunda etapa será a eleição propriamente dita, envolvendo os candidatos que tiverem passado pela primeira fase. A terceira e última, será a capacitação dos novos gestores. A eleição acontecerá dia 30 de novembro em todas as escolas.

Em Belmonte, MP diz que prefeitura tem driblado o pregão eletrônico

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, recomendou ao prefeito de São José do Belmonte, Romanilson Mariano,  que priorize, na formalização de contratos administrativos para aquisição de bens e serviços, a modalidade licitatória do Pregão na sua forma eletrônica. Para o MP, ele precisa obedecer o Decreto nº 10.024/2019, […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça local, recomendou ao prefeito de São José do Belmonte, Romanilson Mariano,  que priorize, na formalização de contratos administrativos para aquisição de bens e serviços, a modalidade licitatória do Pregão na sua forma eletrônica.

Para o MP, ele precisa obedecer o Decreto nº 10.024/2019, com exceção aos casos de comprovada inviabilidade, os quais deverão ser devidamente justificados.  

A recomendação foi emitida após a Promotoria receber a informação de que o município estaria invertendo a prioridade legalmente outorgada ao Pregão Eletrônico, priorizando de forma absoluta o Pregão Presencial. “O fato vem gerando constantes denúncias de irregularidades relativas à direcionamento de licitações, objeto de diversas ações judiciais nesta comarca”, destacou a promotora de Justiça Gabriela Tavares Almeida, no texto da publicação. 

Ainda segundo o documento, o município deverá promover a adequada e imediata divulgação da recomendação, afixando-a em quadro de avisos da Prefeitura Municipal. Foi dado um prazo de dez dias úteis para que seja demonstrado o cumprimento das determinações, podendo-se prorrogar o prazo de resposta a pedido e desde que devidamente justificado.  

A inobservância dos termos da recomendação caracterizará o dolo do destinatário em eventual responsabilização por ato de improbidade administrativa, podendo implicar na adoção de todas as medidas administrativas e judiciais necessárias à garantia da sua eficácia. 

Senador já se comporta como se candidato ao governo fosse

Do blog do Inaldo Sampaio O senador Fernando Bezerra Coelho pode até não ser candidato a governador nas eleições de outubro próximo. Basta uma decisão judicial reconhecendo que o controle do MDB regional não é dele e sim do deputado Jarbas Vasconcelos. No entanto, continua percorrendo municípios do interior como se candidato fosse. E se […]

Do blog do Inaldo Sampaio

O senador Fernando Bezerra Coelho pode até não ser candidato a governador nas eleições de outubro próximo. Basta uma decisão judicial reconhecendo que o controle do MDB regional não é dele e sim do deputado Jarbas Vasconcelos.

No entanto, continua percorrendo municípios do interior como se candidato fosse. E se encontrando com líderes políticos do governo e da oposição, exatamente como fez Eduardo Campos em 2006 quando disputou o governo estadual pela primeira vez.

A agenda do senador é praticamente igual à do governador Paulo Câmara, que em seus deslocamentos para o interior não se limita a reunir-se com o prefeito da cidade que visita. Convida outros daquela mesma região.

Só no último final de semana, por exemplo, o senador visitou Bonito (ex-prefeita Lúcia Heráclio), Caruaru (prefeita Raquel Lyra), Cachoeirinha (prefeito Ivaldo Almeida), Lajedo (prefeito Rossine Blesmany) e Garanhuns (prefeito Izaías Régis). E manteve encontros separados com os prefeitos Édson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe) e Tiago Nunes (Agrestina), e o ex-prefeito Silvino Duarte (Garanhuns).

Isso pode não significar nada, mas pode também significar muito. O senador é um político simpático, envolvente e na política do “corpo a corpo” não é superado por ninguém.

PSB fecha questão contra proposta de reforma da Previdência

O PSB decidiu nesta quinta-feira (25) fechar questão contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro. A posição foi aprovada pelo Diretório Nacional, reunido nesta manhã, em Brasília. A resolução prevê que o Diretório Nacional voltará a se reunir para apreciar o relatório sobre a PEC nº 6/2019 quando for […]

Foto: Humberto Pradera/Flikr/Divulgação

O PSB decidiu nesta quinta-feira (25) fechar questão contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro.

A posição foi aprovada pelo Diretório Nacional, reunido nesta manhã, em Brasília. A resolução prevê que o Diretório Nacional voltará a se reunir para apreciar o relatório sobre a PEC nº 6/2019 quando for apresentado na Comissão Especial da reforma.

A resolução afirma que o “espírito geral da proposta e o projeto político” do atual governo são “antipopulares” e “afrontam os princípios programáticos do PSB”.

O texto considera a reforma “um ataque impiedoso ao Sistema de Seguridade Social, cujo fundamento é a solidariedade social, sem a qual não se pode falar com propriedade de uma sociedade democrática e inclusiva”.

“Essa reforma é contra as classes populares e contra as classes médias que já pagam impostos demais. É uma política regressiva que jamais qualquer governo, inclusive a ditadura, teve coragem de apresentar ao país”, criticou o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, durante a reunião.

Para Siqueira, a proposta do governo significa a destruição da Seguridade Social e o empobrecimento geral do país, sobretudo dos pequenos municípios e dos mais pobres. “Nós, socialistas, jamais poderíamos colocar as nossas digitais em algo destruidor dos direitos sociais”, disse o socialista.

Para o PSB, o governo se utiliza de uma “abordagem fiscalista” da questão previdenciária com o objetivo de “poupar os segmentos de maior renda e riqueza da população da contribuição que devem dar ao país, no sentido de seu desenvolvimento”.

“A reforma perseguida pelo governo tem por alvo específico o desfazimento dos pilares que mantêm o Sistema de Seguridade Social, composto pelas políticas de saúde, previdência e assistência social, a maior conquista social do povo brasileiro dos últimos 34 anos de democracia”, reforça o texto aprovado pelos socialistas.

O documento faz duras críticas ao texto aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados. Destaca entre os pontos mais graves na proposta governista: o regime de capitalização, a desconstitucionalização das despesas previdenciárias, a mudança na aposentadoria rural no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nas regras de transição nos regimes Geral e Próprio.

Leia a íntegra da resolução:

Resolução PSB