Notícias

Advogado diz que tanque em rua de Tabira não tem finalidade pública

Por Nill Júnior

12166427_901244273289113_1769302248_n

A polêmica segue em Tabira com a instalação de um tanque de combustível no meio da rua Rua Antônio Pereira Amorim. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem, o advogado Hermes Cordeiro disse que não consegue vislumbrar nenhuma finalidade publica na ação.

Dr Hermes declarou que mesmo aprovado pela câmara e sancionado pelo executivo o ato por ser anulado com uma ação popular junto ao Ministério Público.

Por outro lado o Secretário de Governo Tadeu Sampaio admitiu que todos os postos ferem o Plano Diretor, pois teriam que ser construídos com um quilômetro  das residências.

Sobre o tanque na via pública, o secretário enfatizou que o empresário Pedro Bezerra apresentou a documentação de liberação e se comprometeu em adotar uma área de 300m dos canteiros centrais da rua, próximos ao local onde o tanque está sendo colocado.

O secretário não soube explicar se o empresário vai ou não cumprir o que foi acordado com o governo Sebastião Dias.

Outras Notícias

Miguel Coelho se reúne com presidente da Compesa

O prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, já começou a tratar sobre a relação do futuro governo municipal com a Compesa. Em visita, nesta terça-feira (08), ao presidente do órgão estadual, Roberto Tavares, o socialista reivindicou mais investimentos para a capital do Sertão. Segundo Miguel, durante o encontro já ficou acordado um mutirão de serviços […]

imageO prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho, já começou a tratar sobre a relação do futuro governo municipal com a Compesa.

Em visita, nesta terça-feira (08), ao presidente do órgão estadual, Roberto Tavares, o socialista reivindicou mais investimentos para a capital do Sertão.

Segundo Miguel, durante o encontro já ficou acordado um mutirão de serviços na cidade sertaneja para o início do próximo ano. “Também tratamos sobre a liberação de cerca de R$ 60 milhões para projetos importantes de saneamento em alguns bairros da cidade”, adiantou o prefeito.

Sobre a relação da Prefeitura com a Compesa, Miguel assegura que vai exigir melhoria dos serviços caso a instituição permaneça como responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto.

“Independente da decisão que a Justiça irá tomar, Petrolina precisa avançar nas condições de infraestrutura. Não adianta ficar brigando e apenas apontar os culpados, esse tempo já passou e vimos que a cidade não ganhou nada com isso. Mas seremos exigentes com a Compesa, pois nosso compromisso é com o bem-estar da população”, garante Miguel Coelho.

Afogados vai inaugurar Centro de Telemedicina nesta sexta

Prefeitos da região acompanharão lançamento.  Modelo é inédito e pode ser levado à outras cidades  Dentro da programação da 40ª semana da maratona de inaugurações e entregas, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar o Centro de Telemedicina e Saúde Digital. Nos moldes em que está sendo realizada em Afogados, a iniciativa é pioneira […]

Prefeitos da região acompanharão lançamento.  Modelo é inédito e pode ser levado à outras cidades 

Dentro da programação da 40ª semana da maratona de inaugurações e entregas, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar o Centro de Telemedicina e Saúde Digital.

Nos moldes em que está sendo realizada em Afogados, a iniciativa é pioneira no âmbito do SUS.

Serão incialmente 14 especialistas – com a perspectiva de ampliar para 26 – das mais diversas áreas da medicina, que estarão à disposição para atender a população, reduzindo a fila de espera por uma consulta e diminuindo os custos com transporte fora do domicílio.

As consultas serão realizadas através da tela de uma televisão, conectada à internet, e com acompanhamento presencial de um profissional de saúde, caso o paciente permita.

Os detalhes do funcionamento serão apresentados nesta sexta, durante a inauguração, que está prevista para ocorrer às 10h, na rua Cleto Campelo, por trás da UBS Mandadaru I, ao lado da Câmara Municipal.

Após a inauguração, as autoridades presentes se dirigirão à câmara municipal, onde serão realizadas as falas.

Prefeito falou do programa no Debate das Dez:  o prefeito Sandrinho Palmeira defendeu a resolutividade do projeto,  afirmando que haverá acesso a especialistas que não estão presentes no interior,  reduzindo tempo e custos com TFD.

O Debate ainda teve o Secretário Arthur Amorim e Alexandre Cunha,  Diretor Médico da Tech+Saúde, empresa que traz o  projeto a Afogados da Ingazeira.

Grande parte dos prefeitos da região estarão no lançamento.  Muitos estão observando o desenvolvimento do projeto em Afogados e podem levar às suas cidades.  Segundo Alexandre Cunha, há possibilidade de levar o projeto a todas as cidades do Estado.

“São 1.200 médicos a serviço da plataforma.  Atendimentos que esperavam meses acontecem de forma rápida”, disse.

Limão com Mel, Waldonys, Priscila Senna e Iguinho & Lulinha confirmados na 17ª Expoagro

Por André Luis O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (5), as primeiras quatro atrações da 17ª edição da Expoagro 2023. O programa Som da Terra da Rádio Pajeú retransmitiu ao vivo o anúncio das atrações. O prefeito destacou que mesma saindo do período junino, teve dificuldades […]

Por André Luis

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira (5), as primeiras quatro atrações da 17ª edição da Expoagro 2023.

O programa Som da Terra da Rádio Pajeú retransmitiu ao vivo o anúncio das atrações.

O prefeito destacou que mesma saindo do período junino, teve dificuldades de achar agenda com artistas. Ele também informou que foram analisados vários fatores para fechar a grade como valores, datas, traslados e camarim.

A primeira atração anunciada, para o dia 13 de julho foi a Banda Limão com Mel, que esteve na Expoagro de 2022 e segundo uma pesquisa realizada na Rádio Pajeú foi escolhida a melhor atração. Na parte cultural, Sandrinho anunciou o sanfoneiro cearense Waldonys, dia 13 de julho. 

Sandrinho também anunciou a cantora Priscila Senna, informando que foi uma das atrações mais pedidas em suas redes sociais. Será dia 14 de julho.

Para finalizar o anúncio das quatro primeiras atrações, Sandrinho divulgou o nome da dupla Iguinho & Lulinha. Eles irão se apresentar dia 11 de julho.

As datas dessas atrações não foram divulgadas. Sandrinho Palmeira informou que nesta terça-feira (6), deve divulgar as outras quatro atrações da festa.

Assim, a grade preliminarmente anunciada tem:

Terça, dia 11 de julho:

Iguinho & Lulinha

Quinta, dia 13 de julho:

Waldonys

Limão com Mel

Sexta, dia 14 de julho:

Priscila Senna

A parte da exposição de animais da Expoagro ocorrerá de 11 à 16 de julho. Os shows estão programados para ocorrerem de 12 à 15 de julho.

Sul não está preparado para tragédias climáticas. E o Nordeste?

Da Coluna do Domingão A maioria dos municípios brasileiros está despreparada para lidar com eventos climáticos extremos como os que atingem o Rio Grande do Sul, indicam as próprias administrações municipais. Os dados são de levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ao todo, prefeituras de 3.590 dos 5.570 municípios brasileiros responderam à pesquisa […]

Da Coluna do Domingão

A maioria dos municípios brasileiros está despreparada para lidar com eventos climáticos extremos como os que atingem o Rio Grande do Sul, indicam as próprias administrações municipais.

Os dados são de levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Ao todo, prefeituras de 3.590 dos 5.570 municípios brasileiros responderam à pesquisa “Emergência Climática”, realizada entre 1 de dezembro de 2023 e 24 de janeiro de 2024.

Um total de 68% dos gestores disse que seus municípios não estão preparados para esses eventos,  contra 22,6% que responderam sim, 3,4% que não responderam e 6% que desconhecem as previsões de eventos climáticos que poderão afetar os seus municípios.

A pesquisa considerou como “preparo contra os eventos climáticos extremos” ações como elaboração dos planos de mitigação e adaptação, medidas estruturais para enfrentar as emergências climáticas e captação de recursos.

Segundo o estudo, a maior parte dos municípios (43,7%) indicou que não possui um setor ou profissionais responsáveis por monitorarem diariamente e em tempo real as áreas sob riscos de desastres — já 38,7% afirmaram possuir.

Em relação ao sistema de alerta móvel ou fixo para desastres, 57% das prefeituras indicaram não terem nenhum; enquanto 34% disseram usar meios de comunicação digital ou SMS; 19% usam meios de comunicação local, como rádio ou canais de TV; 11% adotam outros meios; 10% usam veículos com sirenes móveis; e 5% possuem sistemas fixos com alto falantes e sirenes.

Para o presidente do CNM, Paulo Roberto Ziulkoski, falta apoio aos municípios e investimentos contra os desastres naturais, o que faz com que prefeitos e prefeitas tenham que atuar “praticamente sozinhos, na ponta” das tragédias.

“Infelizmente, a situação se repete a menos de um ano, pois não podemos nos esquecer que em setembro de 2023 os municípios gaúchos foram afetados por ciclone extratropical. É incalculável o valor das vidas perdidas, e os prefeitos são obrigados a lidar, novamente, com os prejuízos e com o socorro à população”, disse.

Se cidades do Sul e Sudeste,  mais acostumadas a esses eventos extremos não estão preparadas,  como demonstrado nessa semana, imagine o Nordeste.

Nossos principais rios estão assoreados,  sem respeito à mata ciliar, com a maioria das nascentes e afluentes atacadas pela ação do homem, com invasão de esgoto sem tratamento.  Basta um recorte sobre um de nossos principais rios, o Pajeú,  onde além disso tudo, há especulação imobiliária quase dentro de seu leito. Dez por cento do que ocorreu no Vale do Taquari,  no Rio Grande do Sul, seria suficiente para uma tragédia em boa parte de nossas cidades.

Em Brejinho, a Prefeitura Municipal enviou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei n° 012/2024 que cria o Dia Municipal do Rio Pajeú, dia 13 de setembro. Há uma preocupação na cidade onde nasceu o Rio, mas falta uma ação integrada em todo o Vale cortado pelo Rio.

Resumindo,  falta vontade, sobra desinteresse,  e assim como agora ocorre no Rio Grande do Sul,  só nos alertamos para o problema quando ele bate à nossa porta.  Toc toc…

TCE recomenda aprovação das contas de 2020 de Madalena Brito

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, em sessão realizada hoje, recomendou a aprovação das contas da ex-prefeita de Arcoverde Madalena Britto, referentes ao exercício de 2020. Segundo o relator, conselheiro Marcos Loreto, restou plenamente demonstrado, nas razões apresentadas ao Tribunal, que a gestão de Madalena realizou, naquele ano, a devida aplicação dos […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, em sessão realizada hoje, recomendou a aprovação das contas da ex-prefeita de Arcoverde Madalena Britto, referentes ao exercício de 2020.

Segundo o relator, conselheiro Marcos Loreto, restou plenamente demonstrado, nas razões apresentadas ao Tribunal, que a gestão de Madalena realizou, naquele ano, a devida aplicação dos recursos nos segmentos da educação e saúde, bem como procedeu com o recolhimento das contribuições previdenciárias aos regimes próprio e geral no devido tempo e modo.

O conselheiro apontou ainda que a então prefeita obedeceu às disposições orçamentárias e cumpriu com o repasse dos valores do duodécimo ao poder legislativo na forma prevista na lei. O relator foi acompanhado pelos demais conselheiros da Primeira Câmara.

“Mesmo tendo sido um ano marcado por sérias dificuldades, diante da quadra pandêmica decorrente da COVID-19, a prefeita Madalena Britto deu provas de competência e responsabilidade na aplicação dos recursos, na organização orçamentária de Arcoverde, além de ter sido referência pelas boas práticas administrativas por ela implementadas”, afirmou o advogado Pedro Melchior de Melo Barros, que conduziu a defesa da gestora junto ao TCE. A informação é do Blog do Magno.