Notícias

Adelmo Moura comemora convênios assinados com o GovPE

Por Nill Júnior
Foto: Marcelo Patriota

O Prefeito Adelmo Moura esteve com uma comitiva de Secretários, Diretores e Vereadores de Itapetim na agenda do governador Paulo Câmara em Afogados da Ingazeira, participando do Seminário Pernambuco em Ação.

Como o blog já havia anunciado, se enganou quem pensava que o gestor externaria mal estar por conta da mudança de agenda, que antes incluía sua cidade, e passou a contemplar Serra Talhada.

Ao final do evento em contato com a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Adelmo se mostrava feliz. “Acho que Itapetim foi o município que conseguiu mais recursos. Foram quase R$ 14 milhões de reais para esgotamento sanitário, sistemas de abastecimento de água, construção de uma quadra poliesportiva e outros benefícios”.

O Sistema de Abastecimento d’água atenderá os Sítios Canta Galo, Goiabeira 1 e Goiabeira 2. A cobertura da quadra atenderá a Escola Teresa Torres. “Também recebemos a liberação de recursos do FEM de aproximadamente R$ 300 mil”.

“Gostaria de agradecer ao governador, ao chefe de gabinete João Campos, ao deputado Gonzaga Patriota e ao deputado e secretário de Agricultura do Estado Nilton Mota pelo anúncio”, comemorou.

 

Outras Notícias

Treinador Neco recebe título de cidadão de Sertânia

O ex-atleta profissional e atualmente treinador de futebol Manoel Carlos de Luna filho (Neco) recebeu da Câmara Municipal, o título de cidadão sertaniense. Neco residiu em Sertânia por quase quatro anos onde trabalhou como treinador da seleção da cidade e do clube profissional Decisão Sertânia, dando uma importante contribuição para o desenvolvimento do esporte na […]

O ex-atleta profissional e atualmente treinador de futebol Manoel Carlos de Luna filho (Neco) recebeu da Câmara Municipal, o título de cidadão sertaniense.

Neco residiu em Sertânia por quase quatro anos onde trabalhou como treinador da seleção da cidade e do clube profissional Decisão Sertânia, dando uma importante contribuição para o desenvolvimento do esporte na cidade.

Com um currículo significativo Neco teve passagens por grandes clubes. Como jogador defendeu as cores do Sport Clube do Recife por 13 anos, onde conquistou títulos importantes como o Campeonato Brasileiro da primeira divisão em 1987 e da segunda divisão em 1990, além de ter participado da Copa libertadores da América. Neco ainda treinou o rubro negro pernambucano e diversos clubes do país.

A proposição legislativa para a homenagem foi do vereador Edmundo Alves (Mundico) e a solenidade contou com a participação do Prefeito Ângelo Ferreira e dos vereadores Washington Passos, Tadeu Queiroz, José Etelvino Lins Júnior, Antônio Henrique Ferreira, dos secretários municipais Tácio Henrique (Sejetc), Marco Ferreira (Infraestrutura), Simoni Laet (Educação), Raul Freire e Salviano Martins funcionários da Seject, Marcelo Rodrigues diretor de transporte, do Presidente da Liga Desportiva de Sertânia Régio Sérgio, além de amigos, familiares e atletas.

Equipe do FNDE tira dúvidas dos secretários de educação sobre programas‏

Para tirar as dúvidas dos secretários e técnicos educacionais dos municípios pernambucanos e resolver problemas in loco  em relação aos diversos programas do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , inclusive quanto à prestação de contas,   está em Recife hoje e amanhã  uma equipe da autarquia federal, inclusive o presidente do FNDE (13), […]

AMUPE-SUS-DEBATE

Para tirar as dúvidas dos secretários e técnicos educacionais dos municípios pernambucanos e resolver problemas in loco  em relação aos diversos programas do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , inclusive quanto à prestação de contas,   está em Recife hoje e amanhã  uma equipe da autarquia federal, inclusive o presidente do FNDE (13), Antonio Idilvan Alencar e o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio.

As oficinas e o atendimento institucional  são promovidas pela Amupe em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e Undime. O evento que começou às 9 horas, está sendo realizado no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Real da Torre,299- Madalena .

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota chama à atenção dos gestores para a importância da participação dos secretários e técnicos de educação, pela oportunidade de discutir as pendências e receber  orientações sobre os programas do FNDE, como:    PDDE,     PNATE – (Transporte Escolar),      PNAE –  (Merenda Escolar),      PAR – (Ações Articuladas),     SIGPC – (Prestação de Contas), além da oficina sobre o sistema de prestação de contas.

Conhecida como Escritório FNDE, a iniciativa já levou auxílio a 22 estados, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação, entre março e setembro de 2015.

“O total de atendimentos realizados no período foi de 5.708. A maioria deles se referiu ao Plano de Ações Articuladas (PAR), ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e a obras – escolas, creches, construção e cobertura de quadras poliesportivas”, disse Idilvan Alencar

Decisão de juiz do Piauí manda tirar WhatsApp do ar em todo o Brasil

O Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que o juiz Luis Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, determinou que empresas de telefonia suspendam temporariamente em todo o Brasil o acesso ao aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp. Em nota para a imprensa divulgada nesta quarta-feira […]

O Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que o juiz Luis Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, determinou que empresas de telefonia suspendam temporariamente em todo o Brasil o acesso ao aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp.

Em nota para a imprensa divulgada nesta quarta-feira (25), o Núcleo de Inteligência diz que o mandado judicial foi expedido em 11 de fevereiro, após a empresa se negar a dar informações para uma investigação policial.

Nota do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança (Foto: Divulgação)
Nota do Núcleo de Inteligência da Secretaria de
Segurança (Foto: Divulgação)

A informação também foi repassada pelo delegado geral do Piauí, Riedel Batista. “Existe um inquérito na Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) e a delegada precisou de informações contidas no WhatsApp para embasar o caso, e o aplicativo se negou a dar. O juiz determinou que as informações fossem prestadas e mesmo assim o aplicativo se negou”, disse.

O G1 procurou o WhatsApp, mas a empresa ainda não se pronunciou sobre a decisão judicial.

A nota do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança diz que os processos judiciais que originaram as decisões tiveram início em 2013, mas até o momento os responsáveis pelo WhatsApp não acataram as ordens judiciais.

A nota afirma também que o mandado judicial foi encaminhado para as operadoras de telefonia móvel para que seja cumprido. O documento foi assinado pelos delegados Alessandro Barreto Gonçalves, Éverton Ferreira Almeida e Daniel Pires Ferreira.

“A Polícia Civil não sabe de muita coisa, pois ela só deu encaminhamento ao mandado do juiz para os órgãos competentes. Não sabemos quando o aplicativo deverá deixar de funcionar e nem por quanto tempo”, disse o delegado geral, Riedel Batista.

A delegada da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Ana Kátia Esteves, disse à imprensa que todas as empresas de telefonias foram notificadas sobre a suspensão do serviço ainda no mês de fevereiro deste ano.

De acordo com ela, as empresas vêm descumprindo a ordem, e cabe ao Núcleo de Inteligência o acompanhamento para o cumprimento das decisões judiciais.

“O procedimento de solicitação das informações junto ao WhatsApp vem desde 2013, quando o inquérito foi instaurado. A empresa não vem cumprindo as solicitações desde então, por isso, o juiz entrou com uma representação através da decisão judicial de suspensão do serviço no país.”

Ainda segundo a delegada, se a decisão de tirar aplicativo do ar não for atendida, pode caracterizar-se crime de descumprimento de ordem judicial, mas “quem vai decidir é o juiz”.

O juiz Luis Moura Correia, autor da decisão, afirmou que não poderia dar informações sobre o caso já que o despacho se refere a um processo que corre em segredo de Justiça. (G1)

Oswaldo Montenegro explica a Magno porque não dá entrevistas. “Virei um ermitão”

Por Magno Martins,  jornalista Assisti ao maravilhoso show de Oswaldo Montenegro, ontem, na Expoagro, em Afogados da Ingazeira. Com um grande público e fãs de carteirinha, como eu, Montenegro cantou seus grande sucessos, como Bandolins, A lista, Lua e Flor e Quando a gente ama. Há pouco, numa dessas boas surpresas e casualidades da vida, […]

Por Magno Martins,  jornalista

Assisti ao maravilhoso show de Oswaldo Montenegro, ontem, na Expoagro, em Afogados da Ingazeira. Com um grande público e fãs de carteirinha, como eu, Montenegro cantou seus grande sucessos, como Bandolins, A lista, Lua e Flor e Quando a gente ama.

Há pouco, numa dessas boas surpresas e casualidades da vida, bati de frente com ele no café da manhã no hotel Brotas. Simpático, mas arredio, pedi uma entrevista para o musical que faço às sextas-feiras para a Rede Nordeste de Rádio e ele me disse que há muito tempo deixou de falar com a Imprensa.

“Virei um ermitão, podes crer. Não me entusiasmo em dar mais entrevistas”, disse. Perguntei a razão. Ele me respondeu: “Pra falar de quê? O que eu tenho pra falar? Nada. Aos 68 anos, tudo que eu tinha que falar, já falei”.

Delegado que deu tapa no rosto de mulher é preso após decisão da Justiça

Por André Luis – Com informações do g1 O delegado de Polícia Civil Paulo Hernesto Pereira Tavares foi preso na noite deste domingo (12), após ser flagrado agredindo uma mulher após um acidente de trânsito no qual estava envolvido.  Após a discussão e a agressão filmada, o Ministério Público solicitou sua prisão preventiva, apontando não […]

Por André Luis – Com informações do g1

O delegado de Polícia Civil Paulo Hernesto Pereira Tavares foi preso na noite deste domingo (12), após ser flagrado agredindo uma mulher após um acidente de trânsito no qual estava envolvido. 

Após a discussão e a agressão filmada, o Ministério Público solicitou sua prisão preventiva, apontando não apenas o incidente do acidente, mas também outros casos envolvendo embriaguez ao volante e violência doméstica. O delegado foi detido e está à disposição da Justiça.

O incidente ocorreu após o delegado se envolver em um acidente no último sábado (11), enquanto perseguia um adolescente, culminando em uma discussão e agressões com moradores presentes, onde foi filmado agredindo uma mulher. Mesmo detido inicialmente e liberado mediante pagamento de fiança, a repercussão do caso levou ao pedido de prisão preventiva pelo Ministério Público.

Além disso, o delegado é réu em processos por embriaguez ao volante e violência doméstica, enfrentando também investigações por outras acusações similares. As autoridades tomaram medidas, afastando-o de suas funções e iniciando procedimentos disciplinares. 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, determinou o afastamento imediato do delegado e um processo disciplinar foi aberto. Houve relatos de ameaças por parte do delegado contra as vítimas e seu advogado, que registrou a ocorrência na delegacia.

A agressão filmada, as ações posteriores na delegacia e os relatos de testemunhas complicam ainda mais a situação do delegado, que enfrenta múltiplas acusações e uma repercussão negativa tanto institucional quanto pública.