Notícias

Cine Sesi chega a Tabira neste final de semana

Por Nill Júnior

O projeto já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas de 118 municípios e entra para sua 12ª edição

De 8 a 10 de setembro, Tabira recebe o Cine Sesi. O projeto leva cinema gratuitamente às cidades do Sertão pernambucano. São 17 anos, 5,2 milhões de pessoas impactadas, apresentações em cerca de 700 cidades de 12 estados brasileiros.  Em Pernambuco, o projeto entra na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas de 118 municípios. A exibição iniciará às 18h30, ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

A curadora do projeto Lina Rosa Vieira explica que a proposta do Cine Sesi é levar o cinema, cada vez mais, a um número maior de cidades. “É um trabalho que tem uma receptividade muito grande por parte da população. Estamos de fato ocupando o espaço público para o público”, diz, enfatizando que democratizar o acesso à cultura é um dos pilares da iniciativa.

Vão ser apresentados os curtas metragens “Plantae”, uma animação de Guilherme Gehr; “Próxima”, de Luiza Campos; e “Médico de Monstros”, de Gustavo Teixeira. Já os longas metragens, são: “Pequeno Segredo”, de David Schumann; “O Filho Eterno”, de Paulo Machline; e a animação “O Touro Ferdinando”, de Carlos Saldanha.

O “Pequeno Segredo” relata a relação da Família Schumann com a menina Kat, uma criança frágil, mas de muita personalidade; enquanto “O Filho Eterno” retrata a história de um casal que espera a chegada do primeiro bebê. Mas a alegria do pai vira incerteza com a descoberta de que o filho tem síndrome de down.

Outro destaque é o “Touro Ferdinando”. Grande e forte, mas de temperamento doce, Ferdinando é escolhido por engano para as touradas. Sua verdadeira luta é provar que não se deve julgar ninguém pela aparência. Direção do brasileiro Carlos Saldanha.

Uma super estrutura – com som e imagem de última geração – será montada na Avenida Pires Ferreira ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios. O trecho entre as Ruas Francisco Severo e Pires Ferreira deverá ser interditado totalmente, da montagem até o encerramento do evento.

Outras Notícias

Em Garanhuns, Danilo defende legitimidade como “candidato de Lula”

Em Garanhuns,  em ato que antecede a ida do bloco da Frente Popular a Serra Talhada,  o pré-candidato Danilo Cabral fez um discurso reafirmando sua argumentação de que é o candidato de Lula em Pernambuco. Em ato que marcou o lançamento de Luciana Santos (PCdoB) como candidata a vice na chapa, Danilo afirmou que o […]

Em Garanhuns,  em ato que antecede a ida do bloco da Frente Popular a Serra Talhada,  o pré-candidato Danilo Cabral fez um discurso reafirmando sua argumentação de que é o candidato de Lula em Pernambuco.

Em ato que marcou o lançamento de Luciana Santos (PCdoB) como candidata a vice na chapa, Danilo afirmou que o seu palanque está alinhado com as causas das minorias e categorias organizadas,  citando professores,  trabalhadores rurais e indígenas.

Numa espécie de contragolpe a Marília Arraes,  que em São Paulo entregou um chapéu de palha com o nome Miguel Arraes ao ex-presidente, Danilo entregou a Lula a bandeira de Pernambuco.

“É a mais linda do país e representa as causas libertárias do nosso estado”, disse.

Estão presentes o governador Paulo Câmara,  a candidata ao Senado Teresa Leitão,  o candidato a vice-presidente Geraldo Alckimin, deputados estaduais e federais de PT e PSB.

Fredson Brito se reúne com Túlio Vilaça, Secretário de Governo

O prefeito eleito de São José do Egito Fredson Brito e a esposa, que será primeira dama a partir de janeiro, Lúcia Lima, estiveram cumprindo agenda no Recife. Segundo informações do SJE Notícias,  a agenda teve finalidade de captar recursos para a Terra da Poesia. Uma foto publicada nas redes sociais durante esta sexta,  mostra […]

O prefeito eleito de São José do Egito Fredson Brito e a esposa, que será primeira dama a partir de janeiro, Lúcia Lima, estiveram cumprindo agenda no Recife.

Segundo informações do SJE Notícias,  a agenda teve finalidade de captar recursos para a Terra da Poesia.

Uma foto publicada nas redes sociais durante esta sexta,  mostra o prefeito e a primeira dama ao lado do Secretário de Governo da gestão Raquel Lyra,  Túlio Vilaça e do ex deputado Ricardo Teobaldo no Palácio do Campo das Princesas.

Fredson Brito articula a viabilização de recursos para a Festa de Reis e o abastecimento de água para as comunidades de Muquém e Papagaio.

Paulo Câmara defende manutenção do ramal da Transnordestina para Suape

Durante reunião convocada pelo governador, bancada federal pernambucana se dispôs a trabalhar para manter o terminal no projeto da ferrovia O governador Paulo Câmara se reuniu por videoconferência, nesta terça-feira (27.07), com a expressiva maioria dos deputados federais pernambucanos, além dos senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, para discutir os novos direcionamentos dados pelo governo […]

Durante reunião convocada pelo governador, bancada federal pernambucana se dispôs a trabalhar para manter o terminal no projeto da ferrovia

O governador Paulo Câmara se reuniu por videoconferência, nesta terça-feira (27.07), com a expressiva maioria dos deputados federais pernambucanos, além dos senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, para discutir os novos direcionamentos dados pelo governo federal ao projeto da Ferrovia Transnordestina. O encontro marcou o alinhamento da bancada federal de Pernambuco e do Governo do Estado em apoiar a permanência do ramal de ligação ao Porto de Suape. Após a apresentação técnica, feita pelo diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins, o governador se comprometeu em dar continuidade e colocar em prática esse entendimento.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde apresentamos as questões locais que tornam inquestionável a permanência do nosso porto no projeto. O que não pode é Suape ficar de fora, considerando tudo o que representa no contexto da Transnordestina. É muito mais viável economicamente, e é fundamental para o desenvolvimento da região Nordeste”, pontuou Paulo Câmara.

Com um encontro marcado para o próximo dia 16 com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Paulo Câmara adiantou que outras reuniões estão previstas, para auxiliar no andamento do processo. “Temos uma reunião (com o ministro) programada para agosto, mas, por sugestão da bancada, teremos também encontros com outros representantes dos poderes, como o presidente da Câmara Federal e com o Tribunal de Contas da União. Vamos estabelecer as agendas necessárias. É o momento de cairmos em campo buscando essa definição”, finalizou o governador.

Sem tradição para terceira via, Serra Talhada acompanha a desistência de mais um pré-candidato

Serra Talhada, que chegou a ter quatro candidatos a prefeito, agora tem apenas dois. Depois de Nena Magalhães (PTB), que desistiu a poucos dias, o empresário Eugênio Marinho, da Rede Sustentabilidade, informou em entrevista a Anderson Tennens, no programa Sertão Notícias, que deixou a disputa. Eugênio alegou pressão familiar para a decisão.  O político disse que […]

Sem jeito: disputa será entre Duque e Victor, cordão vermelho contra cordão azul, Galo de Campina x Azulão, quem nem no pastoril
Sem jeito pra terceira via: disputa será entre Duque e Victor, cordão vermelho contra cordão azul, Galo de Campina x Azulão, quem nem no pastoril

Serra Talhada, que chegou a ter quatro candidatos a prefeito, agora tem apenas dois. Depois de Nena Magalhães (PTB), que desistiu a poucos dias, o empresário Eugênio Marinho, da Rede Sustentabilidade, informou em entrevista a Anderson Tennens, no programa Sertão Notícias, que deixou a disputa.

Eugênio alegou pressão familiar para a decisão.  O político disse que ao invés de consultar a família antes de tomar a decisão, fez o contrário.  Anunciou que seria candidato sem ouvi-los. Não deu outra. Em uma disputa polarizada, com maior possibilidade de marcar posição, mas sem perspectivas eleitorais, Eugênio acabou cedendo.

Afora, salvo alguma novidade até 5 de agosto, Serra Talhada tem dois candidatos a prefeito. O gestor Luciano Duque, do PT, com Márcio Oliveira na vice, e o administrador de empresas Victor Oliveira (PR), tendo o radialista Marquinhos Dantas na vice.

Assim como muitas cidades do interior, a Capital do Xaxado também não tem tradição de terceira via com chance de sucesso. Prevalece o que os especialistas costumam chamar de “política de pastoril”. Em Serra é vermelho contra azul, Galo de Campina (cabeça vermelha) contra azulão, cordão azul contra cordão encarnado…

Padre Júlio Lancellotti recebe ameaça em bilhete deixado na igreja

Por André Luis O padre Júlio Lancellotti, conhecido por seu trabalho em defesa dos direitos dos mais vulneráveis e marginalizados, compartilhou uma foto em suas redes sociais na manhã deste domingo (27) de um bilhete ameaçador que foi deixado na porta da Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada na Rua Taquari, 1.100, no bairro da Mooca, […]

Por André Luis

O padre Júlio Lancellotti, conhecido por seu trabalho em defesa dos direitos dos mais vulneráveis e marginalizados, compartilhou uma foto em suas redes sociais na manhã deste domingo (27) de um bilhete ameaçador que foi deixado na porta da Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada na Rua Taquari, 1.100, no bairro da Mooca, em São Paulo – SP.

Na postagem, o padre Júlio mostrou o conteúdo do bilhete, que trazia mensagens agressivas e ameaçadoras. O autor do bilhete chamou o padre de “Padreco de Merda” e o acusou de “pensar que a igreja é partido político”. Além disso, o autor o acusou de ser “Defensor dos direitos dos bandidos” e o chamou de “Petista vagabundo”. O bilhete também continha ameaças diretas, afirmando que o “dia de reinado” do padre iria acabar e que ele deveria “esperar” por isso, usando termos ofensivos.

O padre Júlio Lancellotti é conhecido por seu trabalho junto a pessoas em situação de rua, moradores de rua, dependentes químicos e outros grupos marginalizados da sociedade. Ele é uma figura ativa nas lutas sociais e frequentemente se manifesta a favor dos direitos humanos, justiça social e igualdade. A ameaça recebida por meio do bilhete ressalta os riscos que ativistas e defensores dos direitos humanos podem enfrentar ao se envolverem em questões sensíveis e polêmicas.