Notícias

Abertura oficial da IV Feira do Empreendedorismo bate recorde de público

Por Nill Júnior
Cláudio Gomes

Evento contou com mais de 150 expositores e 117 estandes de várias áreas da economia

Recorde de público. Foi assim a noite de abertura da IV Feira do Empreendedorismo em Afogados da Ingazeira, que aconteceu nesta quarta (28), atraindo um público de quase 15 mil pessoas e que surpreendeu visitantes diante da variedade de produtos e serviços oferecidos, como revela Lívia Amorim, professora em Carnaíba, que veio prestigiar o evento.

“Estou surpresa com tanto estande bonito, atrativo e pela variedade de serviços, sem falar nas bancas e no espaço do Território Vivo. É, sem dúvida, uma feira para ficar na história da cidade”, conta a professora.

De acordo com o Sebrae, este ano o evento contou com 117 stands e mais de 150 empreendedores se apresentando. “Buscamos oferecer espaço a todas as áreas, com a Arena Gastronômica, Arena de Negócios Território Vivo, Espaço do Sebrae (palestras), além dos estandes e barracas. Foi uma feira muito bem organizada e executada a fim de fomentar o negócio na região”, explica Leila Monte, Analista da Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica.

As atrações culturais tiveram início pontualmente às 18h, com a Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara já com grande público. As crianças da Escola Dom Hélder, o Balé Semearte e os jovens da Orquestra Sanfônica de Carnaíba, foram os primeiros a se apresentarem. Em seguida, deu-se início à solenidade oficial de abertura, que contou com as presenças do Prefeito José Patriota, Vice-prefeito Alessandro Palmeira e dos Vereadores: Igor Mariano, Augusto Martins, Raimundo Lima, Luiz Gonzaga, Franklin Nazário.

Também estiveram presentes Heleno Mariano, coordenador da Ciretran; Professor Ezenildo, diretor do IFPE, e as entidades parceiras na realização do evento, como o SEBRAE, representado pelas analistas Ana Paula Santos e Leila Monte, e SENAC, representado por Suzany Ribeiro. O CDL Afogados foi representado pelo seu Presidente, Glauco Queiroz.

Em seu discurso, o Prefeito José Patriota destacou a ousadia e a criatividade do empreendedor Afogadense, que tem sido parceiro fundamental para o êxito das políticas públicas municipais direcionadas ao empreendedorismo. “Eu só tenho a agradecer aos nossos empreendedores. Sem eles, nada disso seria possível. A ação da Prefeitura, da nossa sala do empreendedor, só tem eficácia e só tem alcançado esse sucesso porque nossos empreendedores também assumiram essa ideia,” destacou o Prefeito José Patriota.

A noite terminou ao som do bom e tradicional forró pé-de-serra, com o cantor afogadense Lindomar Souza.

Nesta quinta (29), a programação começa pela manhã, no IF-PE, com rodadas de negócios para os segmentos de beleza, gastronômico e da agricultura familiar. À noite, na Praça Arruda Câmara, a partir das 18h, apresentam-se grupos de capoeira (Cordão de Ouro), aula de zumba com a academia Estação Atlética, aula de ritmos com estudantes de educação física da UNIP, Academia Xtreme (funcional), Academia Falcon (Step and Jump) e apresentação dos atletas do Chikão team jiu-jitsu. E, a partir das 19h, acontece a tradicional feira de negócios.

Outras Notícias

SJE: concluídas primeiras ruas do pacote de R$ 2,5 milhões anunciado para 2022

Em nota, a Prefeitura de São José do Egito informou que já está concluída a pavimentação das duas primeiras ruas do pacote de quarenta ruas anunciado pelo prefeito Evandro Valadares para 2022. Foi concluída a pavimentação do trecho da Travessa São Bernardo, próximo à Praça de Pirulito, e a Rua Severino Sobrinho, no Bairro Antônio […]

Em nota, a Prefeitura de São José do Egito informou que já está concluída a pavimentação das duas primeiras ruas do pacote de quarenta ruas anunciado pelo prefeito Evandro Valadares para 2022.

Foi concluída a pavimentação do trecho da Travessa São Bernardo, próximo à Praça de Pirulito, e a Rua Severino Sobrinho, no Bairro Antônio Marinho. Uma terceira rua já está com mais da metade concluída no Loteamento Rita Viana Valadares.

Segundo a gestão, serão investidos mais de mais de R$ 2,5 milhões com a construção de calçamento e asfaltamento de ruas em vários bairros da cidade, distritos e povoados.

 

Triunfo recebe Mostra Sesc de Cinema 2022

Programação acontece de 6 a 8 de dezembro, durante o Festival de Cinema de Triunfo Para fortalecer a difusão dos talentos pernambucanos no cinema independente, o Sesc PE realiza o Panorama Pernambuco da Mostra Sesc de Cinema 2022, com programação gratuita. Em Triunfo, a Mostra integra o Festival de Cinema de Triunfo, realizado entre os […]

Programação acontece de 6 a 8 de dezembro, durante o Festival de Cinema de Triunfo

Para fortalecer a difusão dos talentos pernambucanos no cinema independente, o Sesc PE realiza o Panorama Pernambuco da Mostra Sesc de Cinema 2022, com programação gratuita.

Em Triunfo, a Mostra integra o Festival de Cinema de Triunfo, realizado entre os dias 06 e 08 de dezembro, das 14h às 16h30, no Theatro Cinema Guarany.

Os trabalhos que compõem a mostra, lançam luz sobre questões de diversidade cultural, religiões de matriz africana, povos originários, raça e gênero. No dia 6, o público do Sertão do Pajeú poderá conferir o filme Manguebit, obra que representou Pernambuco no Panorama Brasil da Mostra Sesc de Cinema. Dirigido por Jura Capela, o documentário já acumula diversos prêmios.

Quarta-feira (7), a Mostra apresentará quatro curta-metragens: “Eu sou raiz”, com direção de Cíntia Lima e Eliana Alcântara; “Ex-Humano”, dirigido por Mariana Porto; “Serra da inveja”, de Bruna Leite; e “O menino que tinha medo do rio”, dirigido pelo Coletivo Cinema no Interior.

No dia 8, serão exibidos mais quatro curtas: “Apolo”, com direção de Rômulo de Sá Vieira; “Yakhe – Nossos corpos”, dirigido por Tayho Fulni-ô; “Modelo vídeo”, de Leonardo Lacca; e “A poesia despercebido”, com direção de Ana Luiza Yoneda. No site da mostra, é possível consultar informações detalhadas dos filmes a serem exibidos.

Opinião: faltam espaços para cultura, esporte e arte em São José do Egito

*Por Tarcízio Leite São José do Egito, cidade pernambucana localizada na Microrregião do Pajeú, no próximo dia 09 de março completa 107 anos. Conhecida como o Berço imortal da poesia, durante os últimos quinze anos, venho observando que os poetas, cantores e compositores, além de outros artistas e desportistas vêm fazendo parte das administrações públicas […]

são-josé-do-egito

*Por Tarcízio Leite

São José do Egito, cidade pernambucana localizada na Microrregião do Pajeú, no próximo dia 09 de março completa 107 anos.

Conhecida como o Berço imortal da poesia, durante os últimos quinze anos, venho observando que os poetas, cantores e compositores, além de outros artistas e desportistas vêm fazendo parte das administrações públicas do nosso município.

Nada mais justo e merecido, pois a cultura, o esporte e o lazer é algo muito importante para uma cidade, em especial, a nossa, conhecida como a terra onde a cultura é o seu grande patrimônio, e é destaque por todos os recantos do nosso país, e até mesmo no exterior.

O curioso é que, mesmo tendo poetas, e outros artistas, além de desportistas fazendo parte das administrações do nosso município, pelo menos nestes últimos quinze anos, não conheço na história destas administrações uma escola de teatro, de música, de futebol, de atletismo, de xadrez ou de outro tipo cultural ou desportista, além da Banda Cícero David. Qual será o segredo?

Acredito que é chegada a hora de refletir sobre a nossa cultura, o esporte, o lazer como projeto cultural e desportista. Formar um grupo de teatro para uma apresentação, dar um curso de poesia, formar um time com profissionais de outras cidades para disputar um campeonato, coisas desse tipo não considero um projeto com fundamentos culturais ou desportistas, pois estes sempre acabam no final de suas apresentações. Já conhecemos este modelo.

Este é um dos motivos que defendo as escolas de teatro, de música, de futebol, de atletismo, de xadrez ou de outro tipo cultural ou desportista, pois elas são capazes de manter grupos permanentes para apresentações, divulgação e preservação da cultura e do desporto.

Não estou falando de discursos ou algo que acontece uma ou duas vezes em função do momento e da oportunidade, mas de projetos culturais e desportistas, onde se trabalhe a disciplina, o respeito, a ética e a cidadania.

Projetos culturais e desportistas ligados a educação, onde haja critérios para participar, como bom comportamento nas escolas, avaliação pedagógica, dentre outros, dependendo da categoria e do modelo formatado, e onde a diversidade de modalidades proporcione a oportunidade de participação de acordo com a habilidade e preferência.

Apesar de não fazer parte do seleto grupo de intelectuais da cultura, do desporto, e até mesmo da educação, acredito que estes instrumentos são importantes para o resgate e preservação de valores, principalmente em uma cidade como a nossa, conhecida pela sua arte e cultura.

Não estou aqui para dizer que nada foi feito ou não esteja sendo realizado, ou que parte de um modelo que comento seja o ideal, mas para convidar os cidadãos e cidadãs à uma reflexão sobre o modelo de política que vem sendo adotado, nestes últimos quinze anos, em relação a cultura e o desporto na terra da poesia.

Como cidadão, acredito na educação, na cultura, na arte e no esporte como forma de resgate da disciplina, do respeito e da cidadania. Por isto acredito na escola.

*Tarcízio Leite é contabilista e leitor do blog em São José do Egito – PE.

Sertão do Pajeú passa dos 10 mil casos positivos de Covid-19

Afogados da Ingazeira registrou 48 novos casos nesta quarta-feira; Santa Terezinha 53. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (04.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.026 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o […]

Afogados da Ingazeira registrou 48 novos casos nesta quarta-feira; Santa Terezinha 53.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (04.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.026 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.547 confirmações. Logo em seguida, com 1.217 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, Tabira conta com 888, São José do Egito está com 858, Triunfo tem 348, Santa Terezinha tem 346 e Carnaíba está com 333.

Itapetim tem 218, Flores está com 192, Calumbi está com 180 casos, Brejinho tem 168, Quixaba tem 164, Iguaracy tem 161, Solidão tem  130, Tuparetama tem 112, Santa Cruz da Baixa Verde está com 96 e Ingazeira está com 68 casos confirmados.

Mortes – A região tem no total, 168 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 61, Afogados da Ingazeira tem 15, Triunfo tem 12, Tabira e Carnaíba tem 11 óbitos cada, São José do Egito tem 10, Santa Terezinha tem 8, Flores tem 8, Iguaracy e  Tuperatema, tem 7 óbitos cada, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Brejinho tem 3, Calumbi tem 2, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 9.163 recuperados. O que corresponde a 91,39% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 07h20 desta quinta-feira (05.11), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Filho de Mendonça e assessor tem alta em Recife

O pré-candidato a deputado federal Vinícius Mendonça, filho de Mendonça Filho, e o assessor Rodrigo Mota receberam alta hospitalar no final da manhã  desta terça-feira (17), do Hospital Santa Joana, no Recife. Os dois deram entrada na unidade de saúde durante a madrugada em decorrência de um acidente ocorrido na noite desta segunda-feira (16), na […]

O pré-candidato a deputado federal Vinícius Mendonça, filho de Mendonça Filho, e o assessor Rodrigo Mota receberam alta hospitalar no final da manhã  desta terça-feira (17), do Hospital Santa Joana, no Recife.

Os dois deram entrada na unidade de saúde durante a madrugada em decorrência de um acidente ocorrido na noite desta segunda-feira (16), na BR-232, no município de Bezerros. No capotamento, que ocorreu por volta das 21h, morreram o advogado Rodrigo Albuquerque e o motorista Edson de Oliveira Santos. Os quatro seguiam para Belo Jardim, no Agreste, quando aconteceu o acidente.

Vinícius Mendonça teve rompimento nos ligamentos no ombro direito e Rodrigo Mota  sofreu escoriações no corpo. Ambos foram atendidos pelo SAMU no local do acidente tendo sido levados inicialmente para o Hospital de Bezerros, sendo posteriormente transferidos para o Recife.

O corpo de Rodrigo Albuquerque e Edson de Oliveira foi levado para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru. O sepultamento do advogado está marcado para às 16h desta terça (17), na cidade de Gravatá, no Agreste. Já o enterro do motorista Edson será realizado somente nesta quarta (18), no Cemitério Parque das Flores, em Tejipió, no Recife.