Notícias

3ª Mostra Pajeú de Cinema começa neste domingo

Por Nill Júnior

Evento exibirá 46 produções brasileiras, 22 inéditas no estado, em sete dias de programação; mesas, debates e oficinas completam o evento com atividades de formação e reflexão

Durante sete dias o Cine São José voltará a ser um centro de exibição e reflexão de filmes. De 14 a 20 de maio se realiza em Afogados da Ingazeira (sertão de Pernambuco) a terceira edição da Mostra Pajeú de Cinema. A programação completa, distribuída em programas, dias e horários, pode ser vista em detalhes a seguir. Serão exibidos 37 curtas e nove longas-metragens, totalizando 46 filmes de dez estados, 22 deles inéditos em Pernambuco. Com direção de William Tenório e Bruna Tavares, a mostra é gratuita e ainda conta com mesas, debates e oficinas. A curadoria é do crítico e pesquisador André Dib.

Os filmes apontam para lugares específicos onde a MPC busca estabelecer sua identidade, entre o debate político-social e a criação cinematográfica. Entre os títulos inéditos em PE estão os curtas “Diamante – o bailarina”, “O estacionamento”, “Ferroada”, “Não me prometa nada”, “Impeachment” e “Vazio do lado de fora”, este último, selecionado para o próximo Festival de Cannes. Outros títulos importantes da recente produção brasileira são “Estado Itinerante”, “Aqueles que ficam”, “KBELA” e “Solon”. Do estado serão exibidos “Na missão, com Kadu”, “Ainda me sobra eu”, “FotogrÁfrica”, “A ilha no meio do mundo”, “Iluminadas” e, de São José do Egito, o inédito “Luz, Câmera, Carona!”.

A mostra de longas este ano amplia o foco para filmes brasileiros, apresentando obras urgentes como “Entre os homens de bem”, crítica ao ultraconservadorismo do Congresso Nacional, sob o ponto de vista do deputado Jean Wyllys; a ficção maranhense “Lamparina da Aurora”, em homenagem de Frederico Machado a seu pai, o poeta Nauro Machado; “Precisamos falar do assédio”, eficiente forma de tratar o tema de violência física e simbólica contra a mulher; e “Um Filme de Cinema”, nova e instigante abordagem de Thiago B. Mendonça para o cinema infantil.

Lamparina da Aurora

De Pernambuco, “Martírio” e “Joaquim” olham de maneiras bastante próprias para a formação da sociedade brasileira e seus amargos sintomas que reverberam no agora. Rodado no sertão do Pajeú e da Paraíba, “O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras” parte do mote específico – a pessoa e os versos de Severina Branca – para fazer um panorama da poesia na região.

Mesas – No dia 16 de maio a programação contará com a mesa “Cinema, Educação e Direitos Humanos, formada por Rosinha Assis (Recifest), Anna Andrade (Mulheres no Audiovisual PE e Cartas ao Mundão) e Alexandre Pankararu (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo); no dia 17 de maio a mostra terá a mesa “Cinema, luta e resistência composta por Elaine Una (Cineclube Casa Farol e Movimento #OcupeCineOlinda), a jornalista Priscila Urpia (Cineclube CineRua / Movimento #CineRuaPE) e o realizador Pedro Severien (Ocupe Estelita). Já no dia 18 de maio será discutido o protagonismo dos negros e negras no cinema com a mesa “Participação e representação do negro no audiovisual”, formada pela atriz Dandara de Morais, a realizadora Juliana Lima (Mulheres no Audiovisual PE) e Igor Travassos (produtor, realizador e cineclubista).

Kelé do Pajeú

Filme de abertura – A exibição do longa-metragem “Quelé do Pajeú” (Brasil, 1969), de Anselmo Duarte (“O Pagador de Promessas”), filme dado como desaparecido até ano passado, quando foi encontrado na Itália. Trata-se do primeiro filme rodado em 70 mm e som estéreo, uma história de vingança no sertão protagonizada por Jece Valadão, Rosana Ghessa e Tarcísio Meira. Na ocasião será feita uma homenagem ao produtor do filme, Ruy Pereira.

#CineRuaPE – O Cine São José é a casa da MPC e nele temos um dos poucos cinemas de rua em atividade no país. Fundado em 1942, ele passou por várias mudanças e chega ao século 21 com dificuldades para continuar funcionando, à espera da modernização técnica para entrar na era digital. Para provocar novas ideias e ações neste sentido, foi concebido em parceria com o Movimento #CineRuaPE um programa especial com exibições e debates com especialistas, marcado para a manhã de sábado (20).

Sessão Abraccine  No domingo (14) será exibido o documentário “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, conectando a MPC ao circuito de exibição promovido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) em dez cidades brasileiras. O filme trata de forma poética o resultado de dez anos de pesquisa sobre os anos do escritor Guimarães Rosa na Alemanha nazista, onde atuou com Cônsul do Brasil em Hamburgo. Após a sessão, haverá debate com o professor de história José Rogério Oliveira (FASP) e André Dib (curador da MPC).

Oficinas – As oficinas da 3ª MCP serão realizadas entre os dias 8 e 13 de maio. Ao todo quatro oficinas serão ministradas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Afogados de Ingazeira: captação de som, edição, produção e crítica de cinema, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite.

A 3ª edição da Mostra Pajeú de Cinema é organizada pela Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Vilarejo Filmes, Rádio Pajeú AM e Movimento #CineRuaPE.

Serviço

3ª Mostra Pajeú de Cinema

Quando: 14 a 20 de maio de 2017

Onde: Cine São José (Afogados Da Ingazeira – PE)

Gratuito

Outras Notícias

Prefeitura divulga programação da Festa de Março em Ingazeira

O prefeito do município de Ingazeira-PE, Luciano Torres (PSB-PE), comentou recentemente que a programação da Festa de Março é muito aguardada e espera um grande público. A prefeitura está planejando um evento com segurança e uma grande estrutura, contando com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e uma equipe de apoio dedicada para garantir […]

O prefeito do município de Ingazeira-PE, Luciano Torres (PSB-PE), comentou recentemente que a programação da Festa de Março é muito aguardada e espera um grande público.

A prefeitura está planejando um evento com segurança e uma grande estrutura, contando com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e uma equipe de apoio dedicada para garantir a tranquilidade dos participantes.

“Estamos preparando uma festa grandiosa para nossa comunidade, com atrações que agradarão a todos”, afirmou o prefeito Luciano Torres.

A festa terá início no dia 17 de março, com as apresentações do cantor Juarez e Arreio de Ouro. No dia 18 de março, será a vez de Natanzinho Lima e Forró Pegado subirem ao palco.

“A Festa de Março em Ingazeira se prepara para receber um grande público, o maior de sua história. Vale lembrar que nas noites de festa os shows terão início sempre às 22 horas”, destaca a assessoria de comunicação.

Fredson destaca avanço do Moradia Legal e parceria com o TJPE

A entrega de novos títulos de propriedade a moradores do Conjunto Habitacional Júnior Valadares marcou a noite de segunda feira, 17 de novembro, em São José do Egito. O ato ocorreu na Escola Técnica Estadual Célia Siqueira e integra mais uma etapa do programa Moradia Legal, parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco e […]

A entrega de novos títulos de propriedade a moradores do Conjunto Habitacional Júnior Valadares marcou a noite de segunda feira, 17 de novembro, em São José do Egito. O ato ocorreu na Escola Técnica Estadual Célia Siqueira e integra mais uma etapa do programa Moradia Legal, parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco e a Prefeitura.

Nesta fase, foram abertas 84 matrículas e 60 títulos foram entregues a moradores que aguardavam pela documentação definitiva. O material representa a formalização da posse e o encerramento de pendências que se arrastavam há anos.

O prefeito Fredson Brito ressaltou o trabalho técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e pelo REURB, responsáveis pelas etapas atribuídas ao município. Segundo ele, esse foi um ponto decisivo para o andamento do processo.

“A Secretaria de Obras, junto com o REURB, fez todo o trabalho que cabia ao município, e continuará fazendo, porque nosso compromisso é garantir segurança jurídica para as famílias e fazer São José do Egito crescer com responsabilidade e respeito”, afirmou.

O prefeito também registrou agradecimento ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, representado na solenidade pelo juiz Mozart Valadares, e ao corregedor geral, desembargador Francisco Bandeira de Mello.

“Essa união entre a Justiça e a Prefeitura tem transformado realidades e levado esperança a quem esperou por tanto tempo. É assim que vamos seguir: com trabalho, parceria e compromisso com o futuro da nossa cidade”, disse.

Com o avanço do Moradia Legal, a gestão municipal segue ampliando o processo de regularização fundiária em São José do Egito.

Gin Oliveira diz que Vandinho ‘faz pirotecnia e fake news’

Farol de Notícias O vereador Gin Oliveira, líder do governo Márcia Conrado na Câmara Municipal, mirou a sua ‘metralhadora giratória’ apenas contra o deputado estadual Luciano Duque. Nessa terça-feira (28), na tribuna da Casa Joaquim de Souza Melo, Oliveira fez duras críticas ao colega Vandinho da Saúde. Na opinião de Gin Oliveira, o líder da […]

Farol de Notícias

O vereador Gin Oliveira, líder do governo Márcia Conrado na Câmara Municipal, mirou a sua ‘metralhadora giratória’ apenas contra o deputado estadual Luciano Duque. Nessa terça-feira (28), na tribuna da Casa Joaquim de Souza Melo, Oliveira fez duras críticas ao colega Vandinho da Saúde.

Na opinião de Gin Oliveira, o líder da oposição passa dos limites nas críticas a Márcia Conrado, e faz muita ‘pirotecnia e fake news’.

“As nossas atribuições, que é fiscalizar e aprovar projetos de lei, essa casa tem feito com muita maestria, mas é importante também a gente reconhecer os avanços do governo, que me parece que alguns vereadores ou um vereador (Vandinho) vive numa ilha isolada, no seu mundo de ilusões. Eu lamento muito, porque só enxerga o que lhe convém. Se o nobre vereador é a solução de todos os problemas da cidade que use aqui na tribuna, que grave nas suas redes sociais a solução. Agora, esse mundo de pirotecnia, de fake news e de mentiras, a população não merece. Esse mundo que só enxerga o que lhe convém está caindo na descrença”, sapecou.

Ainda na opinião do governista, a população cansou da estratégia utilizada pelo oposicionista. “Eu tenho andado na cidade e tenho visto as pessoas falarem que essa falácia, essa gritadeira, esse discurso explosivo não condiz com a realidade. Tenho visto muito omissão aqui a respeito de reconhecer os avanços. Não tenho visto aqui, um discurso equilibrado e as pessoas têm percebido  na rua”, disse Oliveira, reforçando:

“A gente tem que parar com isso de vender aquilo que me convém. Nós somos representantes do povo. Não é só na situação ou oposição não. Não estou aqui para fazer a política pequena. Mas se for para fazer política eu ia fazer e não vou”.

Atentado repercute em Serra Talhada

Por sorte, vítima saiu ilesa com filhas. Ele é irmão de 13º assassinado do ano na cidade Serra Talhada voltou a viver momentos de medo com  um atentado por volta do meio dia desta quinta (22) contra Wirakitan Cavalcante de Araújo, idade não informada, em pleno centro comercial da cidade, próximo ao Ministério Público Federal na […]

Carro cravado de balas. Ao fundo, bolsa escolar de uma das filhas de Wirakitan. Foto: Farol de Notícias
Carro cravado de balas. Ao fundo, bolsa escolar de uma das filhas de Wirakitan. Foto: Farol de Notícias

Por sorte, vítima saiu ilesa com filhas. Ele é irmão de 13º assassinado do ano na cidade

Serra Talhada voltou a viver momentos de medo com  um atentado por volta do meio dia desta quinta (22) contra Wirakitan Cavalcante de Araújo, idade não informada, em pleno centro comercial da cidade, próximo ao Ministério Público Federal na Capital do Xaxado.

Segundo relato, homens encapuzados disparam vários tiros contra a caminhonete Hillux guiada  por ele. No carro, estavam também as filhas do comerciante, que vinham da escola. Vários tiros atingiram o veículo, mas por muita sorte, ninguém se feriu.

Os autores do crime estavam em um carro de passeio, provavelmente um Gol. Foram cerca de quinze tiros. Detalhe: Wirakitan é irmão de Wbiratan Cavalcante de Araújo, 45 anos, 13º assassinato do ano em Serra Talhada. Ele foi morto na quarta-feira (22), executado no bairro Ipsep. A investigação óbvia é da ligação do crime de julho com o atentando de hoje.

Serra: Câmara Municipal elege nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020

Da Ascom Câmara A Câmara de Vereadores de Serra Talhada – CMST elegeu sua nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020, em Sessão Especial na manhã deste sábado (22), no Plenário Manoel Andrelino Nogueira. A nova Mesa Diretora foi eleita com catorze votos favoráveis e três abstenções, sendo eleitos os vereadores Manoel Enfermeiro (Presidente), Ronaldo […]

Nailson Gomes passará o bastão para Manoel Enfermeiro. Foto: Ascom

Da Ascom Câmara

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada – CMST elegeu sua nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020, em Sessão Especial na manhã deste sábado (22), no Plenário Manoel Andrelino Nogueira.

A nova Mesa Diretora foi eleita com catorze votos favoráveis e três abstenções, sendo eleitos os vereadores Manoel Enfermeiro (Presidente), Ronaldo de Dja (Vice-Presidente), José Raimundo (1º Secretário) e Sinézio Rodrigues (2º Secretário). Manoel Enfermeiro substituirá Nailson Gomes na Presidência da CMST a partir de 1º de janeiro de 2019.

Estiveram na sessão e votaram favoráveis os vereadores: Nailson Gomes, Manoel Enfermeiro, Ronaldo de Dja, Rosimério de Cuca, Alice Conrado, André Maio, Pinheiro do São Miguel, Antônio de Antenor, Vera Gama, Dedinha Inácio, José Raimundo, Agenor de Melo Lima, Paulo Melo e Jaime Inácio. Os vereadores Antônio Rodrigues e Gilson Pereira justificaram suas respectivas ausências.