Notícias

23 municípios do Sertão Pernambucano serão contemplados com o Projeto Pernambuco Mais Produtivo

Por Nill Júnior
Cisterna
Cisterna

Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor

Equipe técnica da ONG Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) se prepara para iniciar a construção de 2.025 cisternas calçadão de 52 mil litros em 23 municípios dos Sertões Pajeú e Moxotó. A iniciativa faz parte do Projeto Pernambuco Mais Produtivo, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do governo do Estado (SARA), a partir de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

De acordo com o coordenador do projeto, Pedro Barbosa dos Anjos, a equipe já está bem adiantada.  “Alguns técnicos estão cadastrando as famílias, outros  ministrado os cursos de capacitação, além de iniciarem em algumas comunidades o processo de escavação.  Nossa expectativa  é construir até 50% das tecnologias até o final do ano”, explicou Pedro

No Pajeú, serão construídas 1.225 cisternas, contemplando os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo, Tuparetama, Ingazeira, São José do Egito e Brejinho; enquanto no Moxotó, serão 800 cisternas para os municípios de Sertânia, Arcoverde, Custodia, Betânia, Ibimirim, Inajá e Manari.

Pernambuco Mais Produtivo: O Projeto tem a meta de construir 9.300 cisternas calçadão e outras tecnologias sociais como barreiros lonados, cisternas telhadão e de enxurrada, além de tanques de pedra no estado de Pernambuco.

Outras Notícias

Raquel Lyra fortalece PSDB no Pajeú com novos filiados e encontros com lideranças

Em Tuparetama, a tucana filiou o vice-prefeito Diógenes Patriota e em Itapetim, Anderson Lopes, importante liderança política da cidade “É uma alegria receber no PSDB jovens lideranças com muitos serviços prestados ao Pajeú com raizes fincadas no Sertão. É bom fortalecer nosso partido e conhecer as realidades de cada microrregião de desenvolvimento, a partir de […]

Em Tuparetama, a tucana filiou o vice-prefeito Diógenes Patriota e em Itapetim, Anderson Lopes, importante liderança política da cidade

“É uma alegria receber no PSDB jovens lideranças com muitos serviços prestados ao Pajeú com raizes fincadas no Sertão. É bom fortalecer nosso partido e conhecer as realidades de cada microrregião de desenvolvimento, a partir de quem vive na cidade”, afirmou nesta quinta, 03, a presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, durante agenda na região. Em Tuparetama, a presidente do PSDB filiou o vice-prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota e em Itapetim, assinou a ficha de filiação do advogado Anderson Lopes, importante liderança política da cidade e pré-candidato a prefeito.

O ex-senador Armando Monteiro acompanhou toda a agenda na região. Em Tuparetama, o ato também contou com as presenças do ex-prefeito Vitalino Patriota, do presidente da Câmara Municipal, Arlan Sá, e dos vereadores Valmir Tunu, Vanda Lúcia, Luciana Paulino, entre outras lideranças.

Filho do ex-prefeito Vitalino Patriota, o vice-prefeito Diógenes Patriota também foi vereador por dois mandatos, entre 2013 e 2020. “O momento é importante, de desafio, e de alegria, me filiar a um partido grande com políticos que marcaram épocas não só no Brasil, mas também no nosso estado. Aceitei o convite da presidente Raquel Lyra com o intuito de apostar numa mudança, não só para Pernambuco, mas também para o meu município”, disse o vice-prefeito.

Para o ex-senador Armando Monteiro, as filiações fortalecem o PSDB. “Diógenes e Anderson dão uma demonstração de confiança muito importante nesse momento da nossa caminhada. São quadros valorosos e que eu tenho certeza honram as melhores tradições do PSDB poder contar”.

Nos dois atos, a desatenção do governo do estado com os municípios foi apontada pelos moradores. Falta de oportunidades, de estímulo à cultura, crise na saúde, insegurança foram alguns dos problemas apontados pela população.

Ainda em Tuparetama, um encontro com o prefeito Sávio Torres encerrou a agenda no município.

Em Itapetim, Anderson falou que sua “filiação a um partido forte como o PSDB, significa a esperança de ajudar a construir um partido sólido também no nosso município e através da boa política, trabalhar para transformar a vida da nossa população de Itapetim”, ressaltou o novo tucano. O ato contou com as presenças do ex-prefeito José Lopes, dos vereadores Edilene Lopes, Bernardo, e Silvanio de Salvador, além de ex-vereadores e lideranças políticas locais.

NA REGIÃO – Em São José do Egito, Raquel realizou visita institucional à Câmara de Vereadores e foi recebida pelo presidente João de Maria junto aos vereadores Aldo da Clips, Albérico Thiago, Jota Ferreira e Davi Teixeira. Em sua fala, Raquel destacou os resultados da sua gestão em Caruaru e a troca de experiência entre os municípios. Ainda na cidade, a tucana concedeu entrevista ao programa Show da Tarde, na Rádio Gazeta FM, e visitou a Faculdade Vale do Pajeú, a convite do reitor Cleonildo Lopes. Fotos: Tiago Calazans

Em Custódia, vice se une com oposição para enfrentar prefeito

Em Custódia, o fato político que repercute na cidade é o da união anunciada entre o vice prefeito Manuca (PSDB) e o ex-prefeito Nemias Gonçalves para enfrentar o atual gestor, Luiz Carlos, do PT. O grupo de Nemias perdeu as eleições em 2012 para a chapa Luiz-Manuca, que já nasceu com fissuras. Pouco depois, houve […]

bLOG manuca vice

Em Custódia, o fato político que repercute na cidade é o da união anunciada entre o vice prefeito Manuca (PSDB) e o ex-prefeito Nemias Gonçalves para enfrentar o atual gestor, Luiz Carlos, do PT.

O grupo de Nemias perdeu as eleições em 2012 para a chapa Luiz-Manuca, que já nasceu com fissuras. Pouco depois, houve anuncio do racha entre prefeito e vice.

20120317192410569149u-580x380

O pacto entre Nemias e Manuca foi firmado em uma reunião com grupo de cerca de cem oposicionistas do município.

A partir de agora, pesquisas de opinião e situação jurídica de cada um deve definir o encabeçador da chapa. Nemias tem contas rejeitadas no TCE e Câmara, o qu pode embolar o jogo em favor do vice.

MP diz em nota que analisa legalidade do aumento de salário dos vereadores em Tabira

O Movimento Fiscaliza Tabira pode até não seguir em frente, mas se depender do Ministério Publico a missão será cumprida. Depois da notícia divulgada pelo Rádio Vivo e repercutida nos blogs da região, onde uma integrante do movimento disse que o abaixo assinado enviado ao MP, não tinha recebido resposta da Câmara de Vereadores, a […]

camara-de-tabira
Por Anchieta Santos

O Movimento Fiscaliza Tabira pode até não seguir em frente, mas se depender do Ministério Publico a missão será cumprida.

Depois da notícia divulgada pelo Rádio Vivo e repercutida nos blogs da região, onde uma integrante do movimento disse que o abaixo assinado enviado ao MP, não tinha recebido resposta da Câmara de Vereadores, a Promotora Manoela Poliana Eleutério de Souza, publicou uma nota.

Declarou que o pedido de informações dirigido à Câmara de Vereadores de Tabira que trata das sessões que aprovaram o reajuste dos subsídios dos vereadores para a próxima legislatura foi tempestivamente respondido e está sendo objeto de análise acerca da legalidade por parte da Promotoria.

“Outrossim, necessário esclarecer igualmente que o procedimento instaurado junto a Promotoria seguirá o s eu curso independentemente de nova provocação”, concluiu.

Um carimbo na alma

Por interesse jornalístico,  como faço semanalmente,  acompanhei a sessão da Câmara de Vereadores de Arcoverde. Apesar de já ter tomado conhecimento a partir do pedido de minha biografia,  não posso esconder a emoção com a apresentação de um Título de Cidadão Arcoverdense,  por iniciativa da vereadora Célia Galindo. Não sou de lobby para iniciativas dessa […]

Por interesse jornalístico,  como faço semanalmente,  acompanhei a sessão da Câmara de Vereadores de Arcoverde.

Apesar de já ter tomado conhecimento a partir do pedido de minha biografia,  não posso esconder a emoção com a apresentação de um Título de Cidadão Arcoverdense,  por iniciativa da vereadora Célia Galindo.

Não sou de lobby para iniciativas dessa natureza.  Elas devem ser autênticas, espontâneas, legítimas.  Pra mim, mesmo com o alcance ilimitado do blog, não vejo sentido ao ser lembrado em cidades onde não tenho atuação efetiva.

Mas claro, ao contrário,  me envaidece e me honra ser lembrado em uma cidade onde, de fato, fiz parte de um capítulo da história da radiodifusão.  A minha passagem pela Cardeal Arcoverde é lembrada até hoje por gente do meio e da sociedade.  Isso porque foi uma passagem intensa e verdadeira.  Fui muito feliz em Arcoverde e guardo até hoje aquele tempo.

Como disse ao receber a mesma homenagem em Afogados da Ingazeira, digo que um título de cidadão é um carimbo da alma, que já se dobra à Terra do Cardeal por tudo que viveu.  Municípios como Arcoverde,  Iguaracy,  Tabira e Serra Talhada,  citando alguns exemplos, são,  seja por meu passado ou presente profissional,  cidades que deixaram marcas e ajudaram na construção de quem eu sou.

Assim, essa homenagem é a confirmação de um amor que o tempo não apagou.  Claro, estou aqui agradecendo a honrosa indicação de Célia Galindo.  Isso ainda passa pelo crivo dos demais parlamentares.  Mas já me sinto muito feliz com a indicação.

Agradeço também ao vereador e presidente Weverton Siqueira, o Siqueirinha, pela indicação de Voto de Aplauso pelo Encontro ASSERPE, que aconteceu no último dia 30 em Arcoverde, que virou a capital estadual da radiodifusão nessa data. Sigamos! Viva Arcoverde!

Globo melhora imagens de câmeras que mostram suspeito de matar Beatriz

A Globo Filmes, da TV Globo, melhorou as imagens das câmeras de segurança que mostram o suspeito de ter assassinado a menina Beatriz Angélica Mota, de sete anos de idade, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no Centro de Petrolina, na noite do dia 10 de dezembro de 2015. O crime que chocou o Vale […]

A Globo Filmes, da TV Globo, melhorou as imagens das câmeras de segurança que mostram o suspeito de ter assassinado a menina Beatriz Angélica Mota, de sete anos de idade, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no Centro de Petrolina, na noite do dia 10 de dezembro de 2015.

O crime que chocou o Vale do São Francisco e repercutiu em todo o país completará dois anos sem desfecho neste domingo (10) e a reportagem da Globo produziu uma nova matéria com os pais da garota, Sandro Romilton Ferreira e Lúcia Mota, trazendo novos detalhes sobre as investigações.

Produzida pelo jornalista Francisco José, a reportagem foi ao ar neste domingo, no ‘Fantástico’. Francisco José esteve em Petrolina no final de novembro, quando a nova delegada do caso, Pollyanna Nery, assumiu as investigações.