Notícias

Zeinha diz que encomendará “pesquisa bem feita” para definir candidato ano que vem

Por Nill Júnior

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, também falou ao Debate das Dez desta quarta (13) sobre sucessão.

Perguntado por Júnior Cavalcanti se já tem um nome pra chamar de seu, Zeinha disse:”Realmente já tem a especulação de vários nomes: Marquinhos, Albérico, doutor Pedro, mas eu ainda não defini. Tem outros nomes também que a gente vai colocar em pesquisa pra ver, mas eu já disse que só vou decidir no próximo ano”.

Zeinha disse que é muito cedo para definir, porque lançar candidato ante prejudica o próprio nome. “A gente tem um grupo. Vamos sentar com o grupo pra gente decidir. Vamos fazer uma pesquisa par população decidir, uma pesquisa pesquisa bem feita, pra gente não enganar ninguém”.

Ele disse que colocará os três nomes mais outros pra definir o candidato do grupo. Sobre  o fato de ter eventualmente um preferido, disse: “Vem a ciumeira principalmente em Marquinhos porque anda comigo. Mas Marquinhos é Secretário de Administração. É quem anda comigo pros eventos, cumpre algumas determinações que ele tem que resolver. Isso gerou uma ciumeira, mas não tem problema. Ano que vem a gente faz uma pesquisa e aí sim, vamos anunciar o nosso candidato”.

Programação de emancipação: Zeinha disse que está definida a programação de emancipação no próximo dia 20, quando Iguaracy comemora 60 anos de emancipação política. Às 7h30, missa em ação de graças. Às 8h30, hasteamento dos pavilhões com bandas marciais. Às 18h30, apresentações artísticas. Às 19h, haverá entrega de veículos, seguida de parabéns e corte do bolo.

Outras Notícias

Curso de atualização em Morte Encefálica acontece nesta quarta-feira (14)

De janeiro a setembro deste ano, 136 famílias de pacientes em morte encefálica realizaram doações em PE A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e a Associação Médica de Pernambuco (AMPE) promovem nesta quarta-feira (14.11), das 14 às 17h, mais um curso de atualização em Morte Encefálica. Esta edição é […]

Foto: Pixabay

De janeiro a setembro deste ano, 136 famílias de pacientes em morte encefálica realizaram doações em PE

A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e a Associação Médica de Pernambuco (AMPE) promovem nesta quarta-feira (14.11), das 14 às 17h, mais um curso de atualização em Morte Encefálica. Esta edição é destinada a estudantes, residentes e demais profissionais de saúde. O curso acontece na AMPE (Rua Osvaldo Cruz, 393, Boa Vista – Recife/PE). Neste ano, a CT-PE realizou diversas capacitações sobre o diagnóstico de morte encefálica para mais de 200 profissionais médicos da rede estadual e promoveu treinamentos das equipes de Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos (Cihdotts).

Ainda há vagas para participação do curso de atualização. As inscrições devem ser realizadas pelo [email protected]. Para participar é necessário também realizar a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinado ao Doar Recife e ao Projeto Vincular. De acordo com resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), atualizada no final de 2017, o diagnóstico de morte encefálica deve ser iniciado em todos os pacientes que apresentem coma não perceptivo, ausência de reatividade supraespinhal e apneia persistente.

O evento visa uniformizar, para todo Estado, o diagnóstico da morte encefálica discutindo-se as principais questões sobre o tema. “Trazer as mudanças no protocolo de Morte Encefálica (ME) para profissionais de saúde, considerando a publicação da resolução do CFM 2.173 de 2017 que atualizou os critérios para definição do diagnóstico de ME”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes, que ministrará o curso. A médica paliativista Zilda Cavalcanti e o coordenador de transplantes de coração do Imip, Fernando Figueira, também participam como palestrantes.

O que é – A morte encefálica acontece quando o cérebro perde a capacidade de comandar as funções do corpo, como consequência de uma lesão conhecida e comprovada. Para que o diagnóstico seja fechado, são necessárias duas avaliações clínicas feitas por médicos diferentes não participantes de equipes de transplantes, com intervalo de tempo mínimo de seis horas. Também é exigido um exame gráfico que vai mostrar que o cérebro não tem mais função.

No caso da morte encefálica, o paciente é um potencial doador de coração, rins, pâncreas, fígado e córneas. Em Pernambuco, até o mês de setembro, 136 famílias de pacientes em morte encefálica decidiram pela doação de órgãos. Outros 118 casos foram de negativa familiar, ou seja, apesar do diagnóstico da morte encefálica, não houve autorização para a doação.

Dados – De janeiro a setembro, Pernambuco realizou 1.258 transplantes.  Já a fila de espera conta com 1.052 pacientes.

Lupi se antecipa e diz que Túlio sai candidato no Recife

Em entrevista gravada para o jornalista Magno Martins no programa Frente a Frente, há pouco, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falou sobre a suspensão das atividades parlamentares dos oito deputados que votaram a favor da reforma da Previdência. Disse que, apesar da deputada Tábata Amaral (SP) ter comunicado previamente sobre o seu voto […]

Em entrevista gravada para o jornalista Magno Martins no programa Frente a Frente, há pouco, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falou sobre a suspensão das atividades parlamentares dos oito deputados que votaram a favor da reforma da Previdência.

Disse que, apesar da deputada Tábata Amaral (SP) ter comunicado previamente sobre o seu voto favorável, sofrerá a mesma punição que caberá aos demais rebeldes.

Sobre as eleições para prefeito do Recife, Lupi antecipou que o deputado federal Túlio Gadelha, visto de forma enviesada pela executiva estadual, será candidato com o apoio de todo o partido. “Túlio é o nosso candidato e não vejo má vontade da parte dos companheiros de Pernambuco, inclusive Wolney e José Queiroz”, afirmou.

A entrevista vai ao ar às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7. Você pode ouvir na Rádio Pajeú FM 104,9 ou pelos aplicativos.

Justiça não proibiu pesquisa Múltipla em Salgueiro

Mais uma notícia tentando descredenciar o Instituto Múltipla sendo compartilhada tenta induzir a erro. A notícia tentm confundir a população com matéria datada de hoje, indicando que o Múltipla teria tido pesquisa proibida de ser divulgada em Salgueiro. Mas não houve respeito aos fatos. Para isso, pegam print de uma decisão liminar de 8 de […]

Mais uma notícia tentando descredenciar o Instituto Múltipla sendo compartilhada tenta induzir a erro.

A notícia tentm confundir a população com matéria datada de hoje, indicando que o Múltipla teria tido pesquisa proibida de ser divulgada em Salgueiro. Mas não houve respeito aos fatos.

Para isso, pegam print de uma decisão liminar de 8 de outubro como se fosse de agora, ainda tentando espetacularizar o fato. E só contam uma parte da história.

Naquela data, a justiça eleitoral de Sertânia havia proibido por liminar todos os institutos de divulgar pesquisas. Uma delas, da Coligação Pra Frente Salgueiro, questionando a metodologia. Mas o Múltipla confirmou a metodologia, seriedade e espertise na realização dos levantamentos. Resultado: a pesquisa foi divulgada cinco dias depois da decisão, dia 13 de outubro.

O número de identificação da pesquisa foi  PE 00205/2020. O período de realização da coleta: – 05 de outubro de 2020 com 300 entrevistados. A margem de erro foi de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O Múltipla disponibilizou seu relatório completo: Relatório completo Salgueiro .

Outra informação é a de que não há nenhuma pesquisa do Instituto registrada para Salgueiro nessa reta final da campanha (último print). O blog inclusive já soltou nota tratando dos últimos levantamentos.

Questionar dados, dizer que não acredita, é um direito legítimo. Pesquisas são pesquisas e por isso tem margem de erro. Os números que valem são os de 15 de novembro, onde aí sim, poderão ser comparados. E o Múltipla segue sem nenhuma pesquisa com divulgação proibida desde o início dos levantamentos. Só entristece ver formadores de opinião, por interesses políticos, alguns colegas, recorrendo a esse expediente. Uma pena. Diga não às Fake News!

Arcoverde: Solenidade do Proerd acontece na Câmara

A Câmara de Vereadores de Arcoverde foi palco da solenidade de formatura do PROERD da Escola Municipal Euclides da Cunha. O presidente da Câmara Miguel Leite de Siqueira, que é Subtentente PM, disse ter ficado impressionado com a aproximação da Polícia Militar com a sociedade através do PROERD. A Gestora da Escola Mônica Nunes, o […]

IMG-20151014-WA0037

A Câmara de Vereadores de Arcoverde foi palco da solenidade de formatura do PROERD da Escola Municipal Euclides da Cunha. O presidente da Câmara Miguel Leite de Siqueira, que é Subtentente PM, disse ter ficado impressionado com a aproximação da Polícia Militar com a sociedade através do PROERD.

A Gestora da Escola Mônica Nunes, o Comandante do 3º BPM Ten. Cel. Sá, além do Supervisor da Microlins Wanderson Oliveira, da orientadora comercial da Microlins Maiana do Egito, do coordenador técnico do Proerd Sertão do Moxotó e Ipanema Cap. Rezende além do mestre de cerimônia e Cabo Ednaldo, participaram da solenidade ao lado da mentora Proerd Cb. Candice e o Sd. Inácio.

IMG-20151014-WA0039

IMG-20151014-WA0038

O curso repassou para as crianças a importância de viver sem drogas e de como é gratificante uma sociedade sem violência. Foram homenageadas as alunas que fizeram as melhores redações, Lays Juvêncio Braga 5°A e Livia Bezerra  5ºB.

A MICROLINS escolheu a redação de Livia Bezerra como a melhor redação. Ela ganhou um curso de informática básica.

Bolsonaro decide não participar de debates no primeiro turno, diz colunista

Após a sabatina no Jornal Nacional, na noite de segunda-feira (22), a assessoria do presidente Jair Bolsonaro tem entrado em contato com as emissoras de televisão para comunicar que o mandatário decidiu não comparecer a nenhum debate no primeiro turno, segundo apurou o colunista Claudio Dantas, do site O Antagonista. Ainda de acordo com o […]

Após a sabatina no Jornal Nacional, na noite de segunda-feira (22), a assessoria do presidente Jair Bolsonaro tem entrado em contato com as emissoras de televisão para comunicar que o mandatário decidiu não comparecer a nenhum debate no primeiro turno, segundo apurou o colunista Claudio Dantas, do site O Antagonista.

Ainda de acordo com o jornalista, a Rede TV foi informada ontem à noite sobre a desistência do presidente. O candidato à Presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, também comunicou que não iria ao debate. Esses dois fatores fizeram com que o canal decidisse cancelar o evento.

O núcleo da campanha do presidente Jair Bolsonaro avaliou que, neste momento, os debates só serão úteis para os concorrentes. De acordo com Claudio Dantas, esses interlocutores acreditam que o mandatário está indo bem nas pesquisas enquanto o petista continua estagnado.

Ainda segundo o colunista, três fatores desestimularam Bolsonaro a desistir de se expor, são eles: a expectativa de que os preços dos alimentos comecem a cair nas próximas semanas; campanha na TV e no rádio; e, por fim, a crença em um contingente de eleitores silenciosos, que ainda não declararam o voto publicamente.