Notícias

Zeca, Júlio e aliados visitam Transposição

Por Nill Júnior

Os deputados Zeca Cavalcanti (federal) e Júlio Cavalcanti (estadual), ambos do PTB, comandaram ontem (17) uma comitiva para visitar in loco os canais e estação de bombeamento da obra da Transposição do Rio São Francisco, em Sertânia.

O ponto de partida foi o canteiro de obras da empresa Paulista, responsável pela construção deste trecho do Eixo Leste da Transposição.

“Viemos ver de perto essa obra que sempre acreditamos e que vimos começar quando ainda éramos prefeito de Arcoverde. Hoje, as águas do São Francisco já estão em Custódia, Sertânia, Monteiro (PB) e em breve chegarão a Arcoverde”, disse o deputado Zeca Cavalcanti.

Também estiveram presentes os vereadores Zirleide Monteiro e Heriberto do Sacolão (Arcoverde); Damião, Vino, Zequinha e Gildão (Sertânia); além do ex-vice-prefeito de Sertânia, Sinval Siqueira.

Um dos primeiros locais a serem visitados foi a Estação de Bombeamento nº 6, aonde a comitiva pode ver de perto o reservatório da água bombeada que seguia pelo canal rumo a Paraíba.

Na estação, um técnico do Ministério da Integração falou sobre a construção e revelou que no auge da obra mais de 9 mil trabalhadores, em grande maioria da região, estavam empregados.

Após a visita a EB6, os deputados e comitiva visitaram os reservatórios de Campos e terminaram no reservatório de Barro Branco, de onde sairá o braço da Transposição que vai levar as águas do São Francisco para Arcoverde, até o reservatório que está sendo construído na localidade de Canela da Ema, zona rural de nosso município. De lá, a água vai ser distribuída para a cidade de Arcoverde e mais de 60 municípios do Agreste pernambucano.

As obras já estão em andamento e deverão chegar entre outubro e dezembro.

Outras Notícias

Março Lilás: Prefeitura e Secretaria de Saúde realizam ações de saúde em Iguaracy

Nesta terça-feira (25), dentro da programação do Março Lilás, a Prefeitura Municipal de Iguaracy e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram diversas ações na UBS no distrito de Irajaí. O evento incluiu palestras, atividades de prevenção, testagem para chagas e testes para HIV, sífilis e hepatite. O prefeito Dr. Pedro Alves (PSDB-PE) destacou a importância […]

Nesta terça-feira (25), dentro da programação do Março Lilás, a Prefeitura Municipal de Iguaracy e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram diversas ações na UBS no distrito de Irajaí. O evento incluiu palestras, atividades de prevenção, testagem para chagas e testes para HIV, sífilis e hepatite.

O prefeito Dr. Pedro Alves (PSDB-PE) destacou a importância da iniciativa: “A saúde da nossa população é prioridade. As ações realizadas hoje são fundamentais para promover a conscientização e o cuidado com a saúde, especialmente em relação às doenças que podem ser prevenidas.”

A secretária municipal de Saúde, Joaldeni Cavalcante, também se pronunciou sobre o evento: “Estamos comprometidos em levar informações e serviços de saúde a todos os cantos do nosso município. A educação em saúde é essencial para que possamos prevenir doenças e garantir uma melhor qualidade de vida para nossos cidadãos.”

As atividades contaram com a participação ativa da comunidade local, que se mostrou engajada nas ações de prevenção e conscientização.

Sertão do Pajeú passa dos 400 óbitos por Covid-19

Flores, Itapetim e Serra Talhada registraram novas mortes pela doença. Por André Luis De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta segunda (12), a região registrou 115 novos casos positivos, 131 recuperados e 5 novos óbitos.  Agora o Sertão do Pajeú conta com 22.384 casos confirmados, 21.509 recuperados […]

Flores, Itapetim e Serra Talhada registraram novas mortes pela doença.

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta segunda (12), a região registrou 115 novos casos positivos, 131 recuperados e 5 novos óbitos. 

Agora o Sertão do Pajeú conta com 22.384 casos confirmados, 21.509 recuperados (96,09%), 404 óbitos e  471 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 28 novos casos positivos e 49 recuperados nas últimas 24h. Agora o município conta com 3.605 casos confirmados, 3.435 recuperados, 46 óbitos e 124 casos ativos.

Brejinho não divulgou boletim. A cidade conta com 429 casos confirmados, 388 recuperados, 6 óbitos e 35 casos ativos.

Calumbi registrou 1 novo caso positivo e nem recuperado nas últimas 24 horas. Está com 385 casos confirmados, 380 recuperados, 3 óbitos e 2 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 5 novos casos positivos e nenhum recuperado. Agora o município conta com 1.175 casos confirmados, 1.115 recuperados, 25 óbitos e 35 casos ativos da doença.

Flores registrou 4 novos casos positivos, 3 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 809 casos confirmados, 754 recuperados, 28 óbitos e 27 casos ativos. Óbito: a Secretaria Municipal de Saúde não detalhou o óbito ocorrido.

Iguaracy não registrou nenhum caso positivo e 1 recuperado nas últimas 24h. Conta agora com 567 casos confirmados, 535 recuperados, 16 óbitos e 16 casos ativos.

Ingazeira não divulgou boletim nas últimas 24h. O município permanece com 202 casos confirmados, 184 recuperados, 1 óbito e 17 casos ativos.

Itapetim registrou 23 novos casos confirmados de Covid-19, 16 recuperados e 2 novos óbitos pela doença. O município totaliza 847 casos confirmados, 821 recuperados, 18 óbitos e 8 casos ativos. Óbitos: foram confirmados laboratorialmente 2 óbitos por infecção do novo coronavírus que se encontravam em investigação. Os mesmos ocorreram entre os dias 6 e 8 do corrente mês. Ambos os pacientes apresentaram sinais clínicos compatíveis com SRAG. Um paciente é do sexo masculino, realizava intervenção oncológica, necessitou de internamento hospitalar com quadro de saúde grave, e um do sexo feminino evoluiu do quadro leve ao grave, veio a óbito em residência.

Quixaba não divulgou boletim referente as últimas 24h. O município permanece com 321 casos confirmados, 309 recuperados, 11 óbitos e 1 caso ativo. 

Santa Cruz da Baixa Verde não divulgou boletim referente as últimas 24h. A cidade permanece com 371 casos confirmados, 353 recuperados, 7 óbitos e 11 casos ativos. 

Santa Terezinha não divulgou boletim referente as últimas 24h. A cidade permanece com 727 casos confirmados, 702 recuperados, 22 óbitos e 3 casos ativos. 

São José do Egito registrou 8 novos casos confirmados e 9 recuperados nas últimas 24h. A cidade totaliza 1.667 casos confirmados, 1.615 recuperados, 29 óbitos e 23 casos ativos. 

Serra Talhada confirmou 37 novos casos confirmados, 39 recuperados e 2 óbitos, nas últimas 72 horas. O município conta agora com 7.880 casos confirmados, 7.635 recuperados, 127 óbitos e 118 casos ativos da doença. Óbitos: o município confirmou 2 novos óbitos pela doença. Um paciente do sexo masculino, 73 anos, portador de comorbidades (hipertensão e diabetes), e outro do sexo feminino, 75 anos, também apresentava comorbidades (doença vascular crônica e hipertensão). Os dois óbitos ocorreram no dia 9 de abril no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Solidão não registrou novos casos confirmados e nem recuperado nas últimas 24h. A cidade permanece com 359 casos confirmados, 352 recuperados, 2 óbitos e 5 casos ativos.

Tabira registrou 8 casos positivos e 8 recuperados nas últimas 24h. A cidade conta agora com 2.017 casos confirmados, 1.960 recuperados, 22 óbitos e 35 casos ativos.

Triunfo registrou 1 novo caso positivo e 6 recuperados nas últimas 24h. A cidade conta agora com 707 casos confirmados, 681 recuperados, 23 óbitos e 3 casos ativos.

Tuparetama não divulgou boletim. A cidade permanece com 316 casos confirmados de Covid-19, 290 recuperados, 18 óbitos e 8 casos ativos da doença.

Ministro em Custódia

O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve na última sexta-feira na cidade de Custódia. Ele foi recebido pelo prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), vereadores governistas, secretários municipais e lideranças políticas. André participou de um almoço na residência do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Educação, Alysson de Yolanda. “Foi muito gratificante reencontrar […]

O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve na última sexta-feira na cidade de Custódia.

Ele foi recebido pelo prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), vereadores governistas, secretários municipais e lideranças políticas.

André participou de um almoço na residência do vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Educação, Alysson de Yolanda.

“Foi muito gratificante reencontrar meus amigos de Custódia, agradecer ao prefeito Manuca e toda sua equipe pelo acolhimento”, disse o ministro. A informação é de Júnior Finfa.

Presos suspeitos de explosão contra CEF de Sertânia

Policiais Militares conseguiram prender dois suspeitos de participação na explosão e furto a agência da Caixa Econômica Federal de Sertânia. Foi no Sítio Cachoeirinha, em Sertânia. Dois veículos usados na operação criminosa um Corsa Classic prata sem placa e um Honda Civic verde, placas NNO 7186 também foram localizados. Os nomes completos ainda não foram […]

Policiais Militares conseguiram prender dois suspeitos de participação na explosão e furto a agência da Caixa Econômica Federal de Sertânia. Foi no Sítio Cachoeirinha, em Sertânia.

Dois veículos usados na operação criminosa um Corsa Classic prata sem placa e um Honda Civic verde, placas NNO 7186 também foram localizados.

Os nomes completos ainda não foram informados. Um deles tem 41 anos e disse que o Corsa havia sido alugado em Monteiro dia 20 de novembro. Já o Honda Civic pertencia a um homem de 26 anos, identificado apenas por Léo.

Com eles, a PM encontrou pouco mais de R$ 4 mil em dinheiro, além de dois aparelhos celulares. Eles foram levados para a Delegacia de Arcoverde. De lá, para a sede da PF  em Caruaru.

Em Tabira, nomes denunciados em escândalo do Bolsa Família ainda figuram na lista

Fazendo uso da Tribuna da Câmara na última sessão do legislativo em Tabira,  o vereador Djalma das Almofadas, líder da oposição, acusou irregularidades no Programa Bolsa Família, coordenado por Socorro Leandro. O vereador citou nomes de beneficiários irregulares e chamou a atenção alguns que já apareceram nas listas de ilegais durante a primeira gestão do Prefeito Sebastião […]

Fazendo uso da Tribuna da Câmara na última sessão do legislativo em Tabira,  o vereador Djalma das Almofadas, líder da oposição, acusou irregularidades no Programa Bolsa Família, coordenado por Socorro Leandro.

O vereador citou nomes de beneficiários irregulares e chamou a atenção alguns que já apareceram nas listas de ilegais durante a primeira gestão do Prefeito Sebastião Dias (PTB).

Djalma citou biomédica, servidora pública e até mortos, prometendo apresentar o atestado de óbito na próxima sessão. O líder da oposição foi interrompido pelo colega Aldo Santana que indagou: “Essa mulher que morreu vinha recebendo Bolsa Família?” Djalma respondeu: “não porque está morta, alguém está recebendo por ela”. O plenário caiu na gargalhada.

Em final de 2015, um escândalo de recebimentos indevidos do programa foi denunciado pelo blog e programa Cidade Alerta, através do comunicador Anchieta Santos e pelo blog, nos municípios de Tabira e Solidão. A repercussão foi tamanha que até o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome prometer instaurar procedimento para apurar e responsabilizar as irregularidades. O MP também entrou no jogo, cobrando responsabilização.

Em fevereiro de 2016,  Socorro Leandro, anunciou um recadastramento. Os beneficiários tinham que comparecer munidos de todos os documentos da família: certidão de casamento ou nascimento, CPF, RG, Título Eleitoral, Carteira Profissional, comprovante de residência e declaração escolar.

Mesmo tendo em mãos os dados dos beneficiários irregulares, a coordenação à época resolveu promover um recadastramento. O blog perguntava  se vai serviria para alguma coisa. Pelo jeito, há elementos que provam que, em  muito, não. Outra coisa que não mudou é o silêncio da coordenadora quando provocada pela imprensa. Que responda então às autoridades.