Notícias

Vereador diz que gestão Evandro não adquiriu Raio X Panorâmico por conflito de interesses do ex-secretário

Por Nill Júnior

Caso foi tema de fala de Daniel Siqueira na Câmara

Em São José do Egito, o vereador Daniel Siqueira (PODEMOS) criticou a não aquisição de um aparelho de Raio-X panorâmico pela gestão Evandro Valadares.

O município recebeu repasse de mais de R$ 226.307 mil do Ministério da Saúde em 2023. O Blog teve acesso a um ofício, de número 604, do Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária e Coordenação-Geral de Saúde Bucal, afirmando que o Município de São José do Egito foi habilitado a receber recurso para a aquisição do aparelho de Raio X Panorâmico, necessário para a realização de tomada radiográfica panorâmica, por meio da Portaria GM/MS n° 2418, de 18 de dezembro de 2023.

“Para tal aquisição o Fundo Nacional de Saúde realizou a transferência de R$ 226.307,00 (duzentos e vinte e seis mil e trezentos e sete reais), na data de 12/04/2024, por meio da Ordem Bancária 008656, Banco 104, Agência 012963, Conta 0066240430. Desse modo, a Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017, estabelece que o prazo para execução dos recursos financeiros repassados será de, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses contados do efetivo recebimento do recurso pelo ente federativo beneficiário”.

A gestão municipal assumiu os compromissos com os custos referentes às instalações/adequações do ambiente físico para receber o aparelho de Raio Panorâmico. “Ademais, são de responsabilidade também da gestão beneficiaria arcar com o custeio, como as despesas com a força de trabalho, insumos e manutenção dos equipamentos”.

Ao final, alerta que, caso o ente federativo beneficiário desse incentivo financeiro não realize tal aquisição estará sujeito à devolução imediata dos recursos financeiros repassados, acrescidos da correção monetária prevista em lei, mas apenas em relação aos recursos que foram repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para o respectivo fundo de saúde e não executados nos termos da Portaria.

“Assim, como o prazo para essa aquisição está próximo ao fim, esta Coordenação-Geral de Saúde Bucal solicita informações sobre a aquisição desse aparelho impreterivelmente no prazo de 30 dias”. pelo apurado,  dinheiro entrou dia 12 de abril do ano passado. A gestão Fredson apurou que o recurso foi aplicado em outra finalidade, que não a pactuada.

De acordo com o vereador, como o equipamento não foi comprado, o recurso está sendo cobrado de volta, com acréscimos de juros e correção monetária. Daniel Siqueira acusou o ex-secretário Paulo Jucá de agir com conflito de interesses ao destacar que, apenas uma clínica na cidade, de propriedade dele, possui esse tipo de aparelho.

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Aliados de Raquel confiantes de que chegou a hora da virada. Será? Chega a impressionar a euforia dos aliados da governadora Raquel Lyra,  após as agendas em território sertanejo nas últimas duas semanas. Raquel esteve em “ambientes controlados”, em cidades com aliados no comando, como Sertânia,  Iguaracy,  Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista. A […]

Aliados de Raquel confiantes de que chegou a hora da virada. Será?

Chega a impressionar a euforia dos aliados da governadora Raquel Lyra,  após as agendas em território sertanejo nas últimas duas semanas.

Raquel esteve em “ambientes controlados”, em cidades com aliados no comando, como Sertânia,  Iguaracy,  Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista. A exceção foi Serra Talhada,  gerida pela ex-aliada Márcia Conrado,  mas com o staff de Luciano Duque a recebendo com tapete vermelho.

Em todas as agendas,  Raquel foi ovacionada por uma penca de prefeitos, vereadores e aliados, no tradicional beija mão.  Esse ambiente está sendo enxergado por muitos aliados como o sinal de virada,  diante de um quadro extremamente desfavorável,  dadas as últimas pesquisas que apontam uma vantagem média de 40 pontos pró João Campos,  do PSB.

Considerando os institutos de maior credibilidade,  em junho, o Opinião deu João com 61,8% dos votos e Raquel 23,6%. Antes, em abril, o Real Time Big Data mostrou João Campos (PSB) com 67% e Raquel Lyra (PSD), com 22%. A Quaest,  de fevereiro,  mostrou 56% pra João e 28% para Raquel.

Há de se aguardar portanto, se essa euforia dos aliados vai ser traduzida numa melhora da percepção da sociedade no fim das contas.  É saber se na ponta, onde de fato o jogo se define,  Raquel tem reagido.

Outra questão importante é a de que aumentou o volume de anúncios pela gestora em todas as regiões. Aos poucos vai se revelando a estratégia de abrir as torneiras a pouco mais de um ano das eleições e impactar a intenção de votos.

A conclusão é de que, primeiro,  apesar do ânimo dos governistas, ainda há muita pedra a quebrar para gerar um sentimento de equilíbrio no processo.  Ainda, de que ter prefeitos aliados é importante,  dado o potencial de transferência,  mas que se de um lado os afagos e abraços são muito bonitos na foto, precisam arregaçar as mangas na defesa de Raquel quando ela não está na região.  É aí que muitos aliados tem faltado,  omitindo ou capitalizando sozinhos com a paternidade das ações.

Por fim, só as próximas pesquisas no segundo semestre e, principalmente,  no primeiro trimestre do próximo ano,  indicam se haverá ambiente de maior equilíbrio na disputa. Não é impossível,  mas para uma governadora com a caneta o cenário já deveria estar melhor. A virada tão cantada pelos aliados só vai ser construída com um esforço conjunto,  com um arregaçar de mangas conjunto, entregas e melhoria da percepção na ponta. Não é só no grito…

Prova dos 9

Um dos problemas de Raquel foi aferido recentemente por um importante instituto de pesquisa. Em uma importante cidade do interior,  gerida por aliado da governadora,  mais de 85% não identificam quais ações têm DNA do Estado. Conclusão: muitas ações são omitidas pelos gestores, que se apoderam da paternidade e não creditam a Raquel. Uma solução para quebrar essa omissão, além do puxão de orelha da Casa Civil,  é regionalizar a mídia institucional,  mostrando nas peças publicitárias o que fez o Estado por região.

Sem comentários 

A jornalista Juliana Lima quis tirar uma declaração de Raquel sobre a ação movida pela União Pelo Povo por abuso de poder econômico contra a chapa Sandrinho e Daniel Valadares. Raquel foi direta e disse não comentar ações na justiça. Caso prospere, a ação pode favorecer seus aliados, Danilo Simões e Edson Henrique.

Prato que se come frio…

O afago de Raquel Lyra a Luciano Duque em sua agenda na cidade de Sertânia não é por acaso. Lyra quer reforçar entregas para fortalecer o aliado, depois que Márcia Conrado definiu alinhamento com o partido e apoio a João Campos. O mundo é um moinho. Num passado não tão distante o entorno da governadora reverenciava Márcia e via Duque “de banda”.

Estranho no ninho

Na agenda de Raquel Lyra em Iguaracy, chamou a atenção a presença do socialista Luciano Torres, prefeito de Ingazeira. Pra quem estranhou, Torres diz que esteve pelo convite como representante do Cimpajeú. E reafirmou seu alinhamento com a eleição de João Campos.

2028 em 2028

A interlocutores,  o prefeito Sandrinho Palmeira tem dito que não vai antecipar qualquer debate sobre 2028. Primeiro,  foca na eleição de 2026, quando espera ver a eleição de João Campos.  Aposta que, com o socialista no governo,  terá um cenário favorável para apontar seu nome à sua sucessão. Hoje, estão cotados nomes como Daniel Valadares,  Arthur Amorim e Odilio Lopes.

Mensagem subliminar 

O vereador Mário Martins foi na própria rede do vereador Edson do Cosmético rebater sua argumentação de que não teria,  da mesma forma que acusou o colega, sido grosso com a parlamentar Lucineide do Sindicato,  ao chamá-la de “mentirosa” na sessão de 24 de julho. Primeiro,  Martins: “ao contrário de você eu sou honesto”. E seguiu com uma passagem bíblica: “Não esteja entre os que se comprometem e ficam por fiadores de vítimas,  pois,  se  você não tiver com que pagar, vão acabar lhe tirando até mesmo a cama em que costuma se deitar”. A aliados, Mário tem dito ter provas sobre o colega e estaria pronto para apresentá-las.

A praça 

O prefeito Fredson Brito anunciou a reforma da Praça do Riacho do Meio, em São José do Egito, uma ação aguardada a anos pela população do Distrito,  que reclamava a não execução no ciclo Evandro Valadares. “Nosso trabalho segue firme em Riacho do Meio. Vamos construir uma praça linda, aconchegante e cheia de vida. Um espaço pensado com carinho para as famílias, para os encontros e para celebrar a nossa gente. Riacho do Meio merece”, disse em sua rede social.

Múltiplos

Considerando as avaliações do Instituto Múltipla divulgadas na imprensa,  pelo blog e redes sociais, a maior aprovação aferida foi a de Zeca Cavalcanti (Arcoverde), com 89%, Fredson Brito (São José do Egito,  com 85,8%, Vinicius Marques (Belmonte), com 85%, Elton Martins (Águas Belas), com 75%, Sandrinho Palmeira (Afogados) com 70%, Pollyana Abreu (Sertânia), com 67% e Márcia Conrado (Serra Talhada), com 62%.

Liberdade,  liberdade

Em cidades polo do interior,  continua o debate sobre o papel determinante do rádio, como interlocutor da sociedade,  e não a serviço de governos,  sob hipótese alguma, assim como é condenável a posição crítica sem equilíbrio. O mesmo vale para os canais na Internet e redes sociais.  Mas, em pleno 2025, continuam surgindo notícias de assédio de gestores a emissoras exigindo linha editorial alinhada com o “governo que paga”, quando a publicidade institucional não é sinônimo de apoderamento editorial. Torcendo para que as rádios assediadas botem a boca no trombone. Que feio…

Frase da semana:

“Lula pode falar comigo quando quiser”.

Do presidente americano Donald Trump,  se colocando a disposição para uma conversa com o presidente Lula. O mundo quer saber como será essa conversa…

Semas e Amupe discutem o licenciamento ambiental por municípios

A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Surubim, Ana Célia e a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas/PE), Inamara Melo, reafirmaram durante reunião nesta segunda-feira (16) a importância do fortalecimento do licenciamento ambiental pelos municípios pernambucanos. A presidenta da Amupe, Ana Célia afirmou que “o diálogo […]

A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Surubim, Ana Célia e a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas/PE), Inamara Melo, reafirmaram durante reunião nesta segunda-feira (16) a importância do fortalecimento do licenciamento ambiental pelos municípios pernambucanos.

A presidenta da Amupe, Ana Célia afirmou que “o diálogo é sempre o melhor caminho e que de há muito, a entidade vem discutindo e buscando estudos que viabilizem o acesso ao licenciamento ambiental pelos municípios pernambucanos. Hoje, municípios de grande porte, que possuem estrutura e condições técnicas, já vêm realizando tal processo. Mas a maioria das prefeituras tem grandes dificuldades”, frisou.

Neste caso, a Amupe entende que o consórcio municipal é o melhor caminho para os municípios executarem o licenciamento ambiental. O consórcio promove a democratização do acesso, a estrutura necessária e o barateamento dos custos. A Associação ressalta, nesse sentido, a importância da contribuição das Universidades, que dispõem de profissionais qualificados para contribuir no processo, garantindo a segurança jurídica e agilizando as licenças.

A secretária da Semas, Inamara Melo, reafirmou a importância da autonomia dos municípios em todo o processo e que “a Semas está trabalhando, em conjunto com o Conselho Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para estabelecer a revisão da resolução 01/2018, que se refere a competência dos entes-federativos na concessão de licenciamento ambiental, preservando a competência dos municípios no processo”, destacou.

Por fim, a Amupe e Semas se comprometeram em ampliar o diálogo com os municípios, promovendo oportunamente, discussão com secretários de meio ambiente, prefeitos e prefeitas.

Belmonte: Zeca do Carmo deverá ser nome do grupo de Leão em 2020

O Deputado Estadual Rogério Leão (PR) se reuniu com correligionários para discutir as eleições do próximo ano. A reunião, segundo o Belmonte Verdade, aconteceu na chácara do deputado, no Distrito de Bom Nome. Participaram os vereadores Zeca do Carmo, Zé Lucas, Chiquinho Baião e Evandro Gonçalves, os empresários Zé Mário, Júnior Bala e Wilde, o ex-vereador […]

O Deputado Estadual Rogério Leão (PR) se reuniu com correligionários para discutir as eleições do próximo ano.

A reunião, segundo o Belmonte Verdade, aconteceu na chácara do deputado, no Distrito de Bom Nome.

Participaram os vereadores Zeca do Carmo, Zé Lucas, Chiquinho Baião e Evandro Gonçalves, os empresários Zé Mário, Júnior Bala e Wilde, o ex-vereador Mário do Jatobá, o suplente de vereador Paulinho Novaes, os pré-candidatos a vereador Tuchê, Alan e Nonon, além dos policiais Zé de Pinguim e Silvano.

O vereador Zeca do Carmo colocou seu nome à disposição do grupo para a disputa ao Palácio da Pedra do Reino, nas eleições de 2020.  Zeca foi eleito pelo PR com 738 votos.

Lula critica era Bolsonaro e defende Danilo em Garanhuns

Com uma notória rouquidão, o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva terminou às 14h55 seu discurso em Garanhuns. Como esperado, Lula fez críticas ao governo do presidente Bolsonaro e prometeu mudanças na condução das políticas públicas. Lula voltou a falar do ciclo do PT na presidência e criticou por exemplo a paridade de […]

Com uma notória rouquidão, o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva terminou às 14h55 seu discurso em Garanhuns.

Como esperado, Lula fez críticas ao governo do presidente Bolsonaro e prometeu mudanças na condução das políticas públicas.

Lula voltou a falar do ciclo do PT na presidência e criticou por exemplo a paridade de preço da Petrobras com  o mercado internacional de petróleo.

Ao final , disse que vai trabalhar para eleger a chapa da Frente Popular, citando Danilo Cabral, Teresa Leitão e Luciana Santos.  A comitiva segue para Serra Talhada.

Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde acredita em melhora na avaliação de Raquel Lyra

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, concedeu entrevista à jornalista Juliana Lima, onde apresentou um balanço dos seus 100 primeiros dias à frente da Prefeitura e destacou os desafios enfrentados desde o início do mandato. A entrevista foi ao nesta segunda-feira (14), no programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú,  De acordo […]

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, concedeu entrevista à jornalista Juliana Lima, onde apresentou um balanço dos seus 100 primeiros dias à frente da Prefeitura e destacou os desafios enfrentados desde o início do mandato. A entrevista foi ao nesta segunda-feira (14), no programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú

De acordo com o prefeito, o município foi encontrado em condições precárias em praticamente todas as áreas, desde saúde e educação até infraestrutura e serviços básicos, como a coleta de lixo. “Acho que, da região, foi o município que mais estava deteriorado”, avaliou.

Segundo ele, a gestão já conseguiu melhorar significativamente a limpeza urbana, retirando entulhos acumulados e trabalhando na recuperação da frota de veículos públicos, com destaque para a reabilitação de mais da metade dos ônibus escolares, que estavam sem condições de uso.

Na área da saúde, prioridade da gestão por conta da formação médica do prefeito, Dr. Ismael destacou que o município conta hoje com plantão médico 24 horas e médico de sobreaviso para garantir o atendimento à população. “Só no hospital municipal foram realizados cerca de 6 mil atendimentos de urgência, além de consultas nas UBSs e a chegada de especialistas como neurologistas, ortopedistas e psiquiatras”, informou.

Sobre a relação política, o prefeito afirmou que mantém bom diálogo com a governadora Raquel Lyra e que o município já está viabilizando, junto ao Governo do Estado, a construção de uma creche no distrito de Jatiúca e um estádio municipal, projetos que aguardam a liberação de terrenos e recursos.

De acordo com Dr. Ismael, o apoio político também vem de parcerias com deputados como Luciano Duque, que destinou emenda para a compra de veículos para atender pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e Silvio Costa Filho, parceiro antigo do município.

Ao ser questionado sobre o atual cenário político estadual e as pesquisas que mostram a governadora atrás do prefeito do Recife, João Campos, Dr. Ismael considerou que ainda é cedo para avaliações. Segundo ele, “os primeiros dois anos de governo foram para arrumar a casa e, com as obras e serviços que ainda virão, a tendência é de melhora na avaliação popular”.

Sobre o turismo, Dr. Ismael reafirmou o potencial de Santa Cruz da Baixa Verde como a Capital da Rapadura, destacando que pretende fortalecer a economia local a partir dessa tradição. Segundo ele, a tradicional Festa da Rapadura será retomada este ano e promete ser a melhor da história do município.

“A expectativa é produzir uma rapadura de 14 toneladas, batendo recorde dos anos anteriores e valorizando a cultura local”, garantiu.