Vazamento em adutora afeta abastecimento em nove municípios do Pajeú
Por André Luis
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, por meio de nota divulgada nesta terça-feira (15), que o abastecimento de água em nove municípios e três distritos do Sertão do Pajeú está suspenso devido a um vazamento de grande porte registrado na noite da segunda-feira (14).
De acordo com a nota, o problema ocorreu no trecho da Adutora do Pajeú que passa pelo distrito de Albuquerque Né, no município de Sertânia. Por conta disso, os municípios de Iguaracy, Carnaíba, Quixaba, Flores, Tabira, Santa Terezinha, Tuparetama, Itapetim e Brejinho, além dos distritos de Riacho do Meio (São José do Egito), Piedade (Itapetim) e o povoado de Placas de Piedade (Brejinho) tiveram o fornecimento de água interrompido.
Segundo a Compesa, os municípios de Afogados da Ingazeira e São José do Egito não tiveram o abastecimento totalmente suspenso, mas operam com redução de vazão. Afogados registra queda de 10% no fornecimento e São José do Egito, de 42%.
Ainda conforme a nota, uma equipe técnica da companhia foi deslocada para realizar os reparos necessários no local do vazamento. A previsão, segundo a Compesa, é de que o sistema volte a funcionar a partir das 18h desta terça-feira (15). A retomada do abastecimento será feita de forma gradativa, de acordo com o calendário de cada município.
No mês que passou o Sindicato dos Bancários de Pernambuco denunciou que o Banco do Brasil (BB) determinou o fechamento de 12 agências no Estado. Os municípios atingidos serão Poção, Ipubi, Terra Nova, Jatobá, Jataúba, Orocó, Riacho das Almas, Iguaracy, Escada, Frei Miguelinho, Vertentes e Palmerina. O governo federal usa como pretexto para o fechamento […]
No mês que passou o Sindicato dos Bancários de Pernambuco denunciou que o Banco do Brasil (BB) determinou o fechamento de 12 agências no Estado.
Os municípios atingidos serão Poção, Ipubi, Terra Nova, Jatobá, Jataúba, Orocó, Riacho das Almas, Iguaracy, Escada, Frei Miguelinho, Vertentes e Palmerina.
O governo federal usa como pretexto para o fechamento das unidades as investidas criminosas e o suposto prejuízo que as agências estão apresentando.
Às 15hs de hoje o Presidente da AMUPE José Patriota levará os prefeitos das cidades prejudicadas pelo fechamento das agências do BB para uma audiência com o superintendente estadual do Banco do Brasil em Pernambuco, Nassib Lomes.
“A luta da AMUPE é no sentido de que a instituição bancária reveja a sua decisão, que se confirmada, prejudicará correntistas, aposentados, funcionários públicos e comerciantes de todas estas cidades” , disse Patriota. Entre os municípios, Vertentes, Flores, Iguaracy, Poção, Cupira, Jurema, Riacho das Almas e Orocó.
Horário da entrevista na Vilabella FM é o mesmo do convite de Duque para almoço com parlamentares Um comunicado do staff da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, convoca os vereadores governistas para a sua participação em.uma entrevista na Rádio Vilabella FM. “A prefeita Márcia Conrado convida todos os vereadores da base acompanhando entrevista na […]
Horário da entrevista na Vilabella FM é o mesmo do convite de Duque para almoço com parlamentares
Um comunicado do staff da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, convoca os vereadores governistas para a sua participação em.uma entrevista na Rádio Vilabella FM.
“A prefeita Márcia Conrado convida todos os vereadores da base acompanhando entrevista na Rádio Vilabella FM às 12h. Importante a presença de todos”. A mensagem circula junto aos vereadores.
Na pauta o aniversário de Serra Talhada. A conversa começa às 12h30. O horário bate com o convite de Luciano Duque para um almoço com os parlamentares. A entrevista não estava marcada pra amanhã, mas foi agendada agora a noite”, diz um governista ao blog. A assessoria não confirmou nem desmentiu até agora. Já a agenda com Duque também está mantida.
Nos bastidores, a especulação é de que Márcia e Duque estão usando ou buscando usar os vereadores para demonstração de força visando 2024. E agora? Quem vai assistir a entrevista? Quem vai comer com Duque? Quem vai tentar conciliar?
O Padre Luis Marques Ferreira criticou em seu comentário semanal no programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú, a passividade da sociedade sobre a situação da PE 380, a Estrada de Ibitiranga. “Somos passivos diante da falta de ação do estado. Quando cheguei a essa paróquia, havia rumores dessa estrada, que iria de Afogados da Ingazeira […]
O Padre Luis Marques Ferreira criticou em seu comentário semanal no programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú, a passividade da sociedade sobre a situação da PE 380, a Estrada de Ibitiranga.
“Somos passivos diante da falta de ação do estado. Quando cheguei a essa paróquia, havia rumores dessa estrada, que iria de Afogados da Ingazeira até perto de Novo Pernambuco, na Paraíba”.
Luisinho lembrou a esperança quando o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço da via. “Em agosto de 2021 ficamos esperançosos. Veio Paulo, eram muitos políticos. Seis meses se passaram, um ano se passou. Quando se começa a construção da estrada, fiquei com a lembrança de uma senhora de 76 anos, morando pouco antes de Ibitiranga. Ela dizia, padre, o senhor veio, mas essa estrada não sai. São muitas promessas faz muito tempo. Eu não acredito mais. Passado esse tempo, tanta enganação, tanta leniência do poder público, depois da falta de controle, que nos manifestamos, fizemos cartas, abaixo-assinados. Essa senhora tem toda razão “.
E segue: “quanta leniência, quanta falta de compromisso com as obras públicas no Brasil.” Disse que as cobranças ainda deixavam alguns políticos chateados com o sacerdote, com o povo que cobrava. “Ficam com raiva quando as pessoas exigem, quando a sociedade cobra. O que soa bem nos ouvidos das autoridades é bajular mesmo sendo mentira. Quanto dinheiro foi pro ralo? A política acabou, o candidato do governo perdeu e a obra tão sonhada foi nos ralos do sonho do nosso povo”.
“Que pena que a gente tem a memória curta e deixa se levar a acreditar em algumas coisas que não tem sentido. Num país que se preze, uma obra que se começa como essa, pelo menos o Ministério Público, o TCE vai sabendo porque parou, porque deixou de fazer, e quando há uma licitação, há o dinheiro pra essa obra acontecer”.
E pergunta: “onde foi colocado o dinheiro? Quem vai arcar com as consequências de uma obra parada dessa?”
Ele dedicou o comentário aos que moram na região e que usam a estrada para trabalhar em Afogados, Tabira e outras cidades. “Que pena que a gente quando tem oportunidade de dar o troco a quem nos criticou por cobrar, esquece. Quantos milhões foram pro ralo com esse pessoal fazendo política rasa e esquecendo o povo?” Ele defendeu um pacto pelo troco a tantos que enganam o povo. “Um sonho que a água levou. Se começar vai gastar muito mais do que se perdeu nas poucas águas que caíram aqui “.
Denunciou também a situação da PE 320, que corta a região, da PE de Tabira a Água Branca e outras. “Escandalosamente continua o dilema de um estado miserável como Pernambuco que não tem governos sérios pra gente passar nessas estradas. Que Deus nos abençoe e que esses homens criem vergonha pra a gente ter o direito pelo menos de se locomover. Governadora Raquel Lyra, olhe essas estradas”.
E concluiu: “ninguém aguenta mais a situação no interior de Pernambuco. Acredito no Deus da vida, em Jesus Cristo, mas infelizmente nesses gestores que enganam o povo e nos bajuladores deles aqui no Sertão, dificilmente vamos acreditar”. Ouça abaixo a íntegra do comentário do Padre Luizinho:
As festas juninas continuam fazendo a alegria do povo Florense. Desde a abertura oficial do São João de Flores, a população vem participando ativamente das festas, inclusive os povoados e comunidades da Zona Rural do município. Depois dos shows de Encantos Dourados e Gil Duarte no Povoado de Tenório, hoje é a vez do povoado […]
As festas juninas continuam fazendo a alegria do povo Florense. Desde a abertura oficial do São João de Flores, a população vem participando ativamente das festas, inclusive os povoados e comunidades da Zona Rural do município.
Depois dos shows de Encantos Dourados e Gil Duarte no Povoado de Tenório, hoje é a vez do povoado de Santana das Almas, e quem vai ficar a cargo de puxar o Forró e o arrasta pé é a banda Zueirões do Forró, que vai animar a noite do Melhor São João do Pajeú na localidade.
O São João de Flores até agora tem sido um sucesso de público. A população tem se engajado de forma grandiosa nos festejos garantindo a animação nas noites da melhor e mais tradicional festa popular da região.
por Anchieta Santos Com dois palcos armados para os shows da Expoagro e aniversário de 105 anos de Afogados da Ingazeira, a organização do evento teve a boa ideia de reservar um espaço para os cadeirantes. Durante o show do cantor Gabriel Diniz o espaço foi ocupado irresponsavelmente por fãs do cantor vindos de Serra […]
Com dois palcos armados para os shows da Expoagro e aniversário de 105 anos de Afogados da Ingazeira, a organização do evento teve a boa ideia de reservar um espaço para os cadeirantes. Durante o show do cantor Gabriel Diniz o espaço foi ocupado irresponsavelmente por fãs do cantor vindos de Serra Talhada e outras cidades.
A segurança foi cobrada por quem estava próximo e respondeu que a ordem veio de um dos produtores da banda, quando o senhor conhecido como Galeguinho das Encomendas, pediu e o produtor autorizou. Galeguinho puxou a cortina e mandou os seguranças deixarem 15 pessoas entrarem no espaço.
Péssimo exemplo foi também a bagunça que a produção do cantor “arroz de festa” deixou no camarim.
Você precisa fazer login para comentar.