Notícias

“Vai estar faltando um João nos 50 de Ivanildo”

Por Nill Júnior

jpiv

Ivanildo Vilanova comemora hoje 50 anos de carreira. Se vivo, João Paraibano seria uma das estrelas na homenagem ao poeta

O repentista caruaruense Ivanildo Vilanova  grava hoje um DVD celebrando 50 anos de carreira, no Teatro de Santa Isabel, com a participação de alguns dos mais importantes nomes da cantoria de viola da atualidade. Entre os convidados, Sebastião da Silva, Daniel Olímpio, Miro Pereira, Raimundo Caetano, Rogério Menezes, Raulino Silva e Luciano Leonel. Além da cantora Indira e do declamador Iponax Vilanova, filhos de Ivanildo.

Ivanildo completou o meio século de cantoria há 2 anos – marca o início da carreira no ano de 1963. Mas, na verdade, começou no repente, em 1957. Seu pai, José Faustino Vilanova (morto em 1968, aos 59 anos), foi um dos grandes do repente, contemporâneo de nomes como Pinto do Monteiro, os irmãos Batista (Dimas, Lourival e Otacílio), José Alves Sobrinho, Rogaciano Leite, Zé Vicente da Paraíba.

O repentista também encara como missão perpetuar a cantoria de viola, incentivando jovens poetas: “A embolada está acabando porque não fizeram sucessores, e não se renovou. Com o cordel foi a mesma coisa. Quem fazia cordel parou de fazer há muito tempo. O que se vê por aí é cordel estilizado, feito por universitários, jornalistas, professores”, avalia.

Pode-se dizer que a grande ausência no evento em homenagem a Ivanildo será de João Paraibano, de Princesa Isabel e radicado no Pajeú. Os consagrados poetas repentistas cantaram juntos em muitas cantorias. Também gravaram um CD tido como um dos mais importantes do gênero. Com o título “A imortal Arte do Repente” , traz belas faixas que conseguiram traduzir o talento de cada um.

João morreu na manhã de 2 de setembro do ano passado,  aos 62 anos. No início do mês passado, ele foi atropelado por uma moto quando atravessava uma rua no centro de Afogados da Ingazeira.

Gravação do DVD de Ivanildo Vila Nova – 50 anos de cantoria, hoje, 20h, no Teatro de Santa Isabel, com participações de declamadores e emboladores. Ingressos: R$ 15 e 7,50. Informações: 3355-3323.

Outras Notícias

Herança e “carma”. Em Serra, prefeito de Petrolina também cobra estradas a Raquel

Importantes para o escoamento da produção da fruticultura de Petrolina, as estradas estaduais que dão acesso aos perímetros irrigados foram outra pauta apresentada pelo prefeito de Petrolina, Simão Durando, durante a reunião com a governadora Raquel Lyra. O encontro ocorreu, nesta quinta-feira (20), no município de Serra Talhada, e articulou dezenas de prefeitos do Sertão. […]

Importantes para o escoamento da produção da fruticultura de Petrolina, as estradas estaduais que dão acesso aos perímetros irrigados foram outra pauta apresentada pelo prefeito de Petrolina, Simão Durando, durante a reunião com a governadora Raquel Lyra. O encontro ocorreu, nesta quinta-feira (20), no município de Serra Talhada, e articulou dezenas de prefeitos do Sertão.

Quando teve a oportunidade de falar durante a reunião, o gestor petrolinense pediu rapidez e prioridade na recuperação de três rodovias: a PE-647, PE-639 e PE-638, que dão acesso aos núcleos do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. Simão destacou a importância estratégica dessas obras para garantir, além da segurança dos trabalhadores que trafegam pelas vias, uma logística de qualidade no maior polo produtor de uva e manga do Brasil.

“São trechos utilizados diariamente para o escoamento da produção agrícola do município. É uma luta nossa e dos moradores da área irrigada. A recuperação dessas vias, além de garantir a segurança de quem trafega por elas diariamente, vai fortalecer o desenvolvimento social e econômico, assegurando uma infraestrutura logística adequada para o escoamento da produção local. Estradas boas, portanto, propiciam maior agilidade, mais produtividade e fortalecimento de um setor vital de nossa economia”, justificou o prefeito sobre o pedido para a governadora.

Itapetim: quadra de esportes localizada próximo ao antigo Bar Sem Nome será reformada 

A quadra de esportes localizada na Rua Paulino Soares, ao lado do antigo Bar Sem Nome, vai passar por uma reforma geral. O Governo Municipal anunciou que o equipamento será todo pintado e vai ganhar piso de granilite, que é mais apropriado para as práticas esportivas, pintura do piso, além de nova iluminação toda em […]

A quadra de esportes localizada na Rua Paulino Soares, ao lado do antigo Bar Sem Nome, vai passar por uma reforma geral.

O Governo Municipal anunciou que o equipamento será todo pintado e vai ganhar piso de granilite, que é mais apropriado para as práticas esportivas, pintura do piso, além de nova iluminação toda em led.

Também serão recuperados os bancos, reforma do alambrado, instalação de canaletas para drenagem da água, construção de um bicicletário e de algumas vagas de estacionamento.

O espaço ainda ganhará novas tabelas de basquete, traves de futsal e suportes para a prática de vôlei.

O prefeito Adelmo Moura, o diretor de Esportes, Juventude e Empreendedorismo, Lucas Vasconcelos, o diretor de Infraestrutura Seu Dido e o engenheiro Mielly Rafael, estiveram visitando a quadra, que já começa a ser reformada nesta segunda-feira (11).

Marconi Santana e Gilberto Ribeiro cumprem agenda em Brasília ao lado do senador Fernando Dueire

O secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, esteve em Brasília ao lado do prefeito Gilberto Ribeiro para reunião com o senador Fernando Dueire. O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria entre o município e o parlamentar, que tem destinado recursos e apoio a ações voltadas ao desenvolvimento regional. Durante a visita, foram […]

O secretário de Governo de Flores, Marconi Santana, esteve em Brasília ao lado do prefeito Gilberto Ribeiro para reunião com o senador Fernando Dueire. O encontro teve como foco o fortalecimento da parceria entre o município e o parlamentar, que tem destinado recursos e apoio a ações voltadas ao desenvolvimento regional.

Durante a visita, foram discutidos novos projetos e investimentos para Flores, o Pajeú e outras regiões de Pernambuco. Segundo Marconi Santana, a interlocução com o Senado é fundamental para viabilizar obras e programas estruturadores. “O senador Fernando Dueire é um exemplo de homem público que compreende, com sensibilidade e visão, as reais necessidades do nosso povo. É motivo de orgulho poder caminhar ao lado de um líder que atua de forma incansável para que os recursos cheguem a quem mais precisa, fortalecendo o municipalismo e gerando oportunidades em todo Pernambuco”, afirmou.

O senador destacou o trabalho desenvolvido pela gestão de Flores e a atuação dos representantes do município. “É sempre uma satisfação receber gestores comprometidos como Marconi e Gilberto, que representam com responsabilidade o interior pernambucano e trabalham com foco em resultados concretos”, disse Dueire.

Marconi Santana afirmou que o diálogo com o Congresso continuará sendo prioridade. “Seguiremos juntos, com foco, dedicação e fé, garantindo que o progresso chegue de forma justa e duradoura ao nosso povo”, concluiu.

Guerra pela água do São Francisco é destaque em reunião da Câmara Técnica do Comitê de Bacias

Reunidos nesta quinta-feira, 05/02, em Belo Horizonte (MG), os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF retomaram debate sobre os procedimentos para conciliação e/ou arbitragem nos processos de conflito pelo uso das águas na bacia do Velho Chico. Em sua primeira reunião […]

2015-Fev-05-BH-reuniao-da-CTIL-Wilton-Merces Ascom CBHSF

Reunidos nesta quinta-feira, 05/02, em Belo Horizonte (MG), os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF retomaram debate sobre os procedimentos para conciliação e/ou arbitragem nos processos de conflito pelo uso das águas na bacia do Velho Chico.

Em sua primeira reunião do ano, a Câmara se posicionou e deu encaminhamentos sobre a denúncia feita em abril de 2014 pela organização Canoa de Tolda, sociedade socioambiental do Baixo São Francisco, e a empresa fluvial Estrela Guia (que opera na travessia entre Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE).

A denúncia é sobre as dificuldades de navegação no São Francisco, sobretudo na região do Baixo, entre Alagoas e Sergipe, por causa do assoreamento e das frequentes reduções das vazões de 1300m³/s para 1100m³/s. A CTIL, além de considerar a denuncia relevante, acionou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco-Chesf.

De acordo com o coordenador da Câmara, Roberto Porto Farias, a resposta dada pela Companhia foi insuficiente e a CTIL entende que a Agência Nacional de Águas – ANA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis–Ibama devem ser notificados para integrar a relação processual.

Após acionados os dois órgãos, a Câmara analisará os posicionamentos de cada um na próxima reunião, agendada para o dia 16 de abril. Os membros consideram a possibilidade de agendar uma audiência na tentativa de conciliação entre a Canoa de Tolda e a empresa fluvial Estrela Guia (demandantes) e a Chesf (demandada), ainda nesse primeiro semestre. A denúncia dos representantes do Baixo São Francisco já recebeu adesão de instituições como as Associações de Barqueiros de Penedo, de Neópolis e de Santana do São Francisco, assim como da Colônia de Pescadores Z12, de Penedo.

Ainda no encontro, a Câmara debateu sobre outra denuncia que ameaça a quantidade das águas da bacia do Velho Chico na região do Submédio. O Comitê da Bacia do Rio Salitre questiona um projeto da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf que, conforme o integrante do Salitre e membro da CTIL, Luiz Alberto Dourado, objetiva, “erroneamente”, levar água do Velho Chico, a partir do reservatório de Sobradinho, às bacias dos rios Itapicuru e Paraguaçu (BA) e não beneficia as regiões da bacia do Salitre. A reclamação ainda está em fase de estudos e tramita internamente no Comitê do São Francisco.

Paulo Câmara: “conta do Todos por PE é positiva”

O Governador Paulo Câmara falou agora a pouco em coletiva sobre as demandas apresentadas no Todos Por Pernambuco e as questões que mais tem pautado a imprensa no Pajeú. Câmara começou respondendo sobre as reclamações na área da saúde, prometendo melhorar a estrutura já existente dos Hospitais como o Regional Emília Câmara e executando o […]

foto 2
Fotos: André Luiz – Portal Pajeú Radioweb

O Governador Paulo Câmara falou agora a pouco em coletiva sobre as demandas apresentadas no Todos Por Pernambuco e as questões que mais tem pautado a imprensa no Pajeú.

Câmara começou respondendo sobre as reclamações na área da saúde, prometendo melhorar a estrutura já existente dos Hospitais como o Regional Emília Câmara e executando o projeto do Hospital do Sertão, que será construído em Serra Talhada. Leia o que Câmara falou sobre outras demandas :

Segunda Etapa da Adutora do Pajeú

Estamos com  plano de convivência com estiagem para dar um mínimo de qualidade de vida e vamos acompanhar essa questão das obras. Tenho cobrado a sequência da Adutora do Pajeú que deve ser prioridade. Estamos em cima do Dnocs com a Compesa monitorando. Estamos cientes desse desafio e vamos cobrar a finalização dessas obras, não apenas a Adutora.

foto 3

Capacidade de investimento

Este ano, teremos capacidade menor que em outros anos. Vamos priorizar os investimentos. Infelizmente, não vamos ter ajuda em relação as operações de crédito do Governo Federal. Isso é ruim pro Brasil, mas dentro dessa nossa capacidade vamos nos preparar para ver o que executamos em 2015, 206, 17 e 18. Vamos ver as prioridades para ver o que pode ser feito,. Temos o compromisso de honrar o que está no nosso programa de governo. As prioridades serão definidas hoje ouvindo a população.

Delegacia da Mulher

Sabemos a necessidade de se fazer logo e vamos fazer. Mas vamos ouvir a população para ver se essa é a ação mais importante. Tenho impressão que a ação vai sair, pois nas outras regiões é um tema bem focado nos debates.

Mais policiamento e violência em Serra Talhada

O que tivemos em Serra foi muito grave. Colocamos mais efetivo porque isso precisa ser resolvido rapidamente. Nomeamos mais de 1.000 policiais porque era o possível na validade do último concurso. A partir de junho esses PMs vão às ruas e ser distribuídos dentro da realidade do Estado. Mas vamos lançar novo concurso e atuar de maneira integrado. Não há como fazer o policiamento que se exige em todo Estado. Continuaremos como único Estado a manter a redução dos homicídios.

foto 1

Estradas, como a de Quixaba à fronteira com a Paraíba

O que for pra começar vamos começar. Sebastião (Oliveira) disse que Quixaba licita em abril com a Ordem de Serviço em julho. Pode ser que o povo diga que não quer a estrada aí ele segura. Fizemos muita obra de infra estrutura de estradas, água, uma revolução na educação, em todas as cidades temos escolas em tempo integral, escolas técnicas modernas. qualificação, curso de medicina em Serra, 2015 está sendo favorável para o Pajeú. É só fazer balanço de 2007 e 2011 e vamos ver que a conta é muito positiva, em favor de Pernambuco.