Notícias

V GERES debate Rede de Assistência Psicossocial‏

Por Nill Júnior
2
A V Gerência Regional de Saúde realizou o I Seminário Fortalecendo a RAPS (Rede de Assistência Psicossocial), com o tema “Cuidando do Sujeito em sua Singularidade “. O encontro aconteceu nestas quinta e sexta-feira (16 e 17/10), com palestras, oficinas, discussões dos casos clínicos e debates, principalmente sobre usuários de álcool e drogas. O seminário aconteceu no auditório da Funasa, em Garanhuns.

O evento de abertura contou com a participação de secretários de saúde da regional, as referências técnicas dos municípios Wanessa Alessandra, Emanuela Lins e Maria Clara Miranda. Representando o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde, estiveram participando, a referência estadual Márcia Gonçalves Neto – da GASAM – Gerência de Atenção à Saúde Mental, e o Dr. Gustavo Arribas (Psiquiatra da GASAM).O encontro contou com representantes de diversas instituições que de alguma forma já trabalham esta temática: Mãe Coruja pernambucana, Saúde Indígena, RAPS, Rede Cegonha, APS (ESFs/NASFs/PSE) e demais profissionais da rede de atenção das Secretarias de Saúde dos Municípios.

O Gestor Regional de Saúde, Dr. Luiz Melo presidiu a mesa de abertura dos trabalhos, sendo parabenizado por Márcia Neto: “A V GERES está fazendo história, é a primeira vez que podemos nos reunir, em torno de um seminário, para discutir a problemática e buscar soluções no conjunto dos profissionais da Rede de Assistência Psicossocial”.

“Nosso colegiado de Saúde Mental da V Geres vem desenvolvendo ações no sentido de implementar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial.
Este encontro visa fortalecer as ações e os atores, para que a rede possa ganhar maior e melhor estrutura de trabalho” – afirma Luiz Melo.

O evento de Garanhuns ganhou destaque no site da Secretaria Estadual de Saúde, e repercutiu em outras regionais, que demonstraram o interesse em ampliar o debate para outras regiões do estado.

O Seminário foi uma realização da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, em parceria com a V GERES e o Hospital Regional Dom Moura.

Outras Notícias

Candidato a governador Zé Gomes (PSOL) vai a Garanhuns nesta sexta

O candidato do PSOL ao Governo do Estado, Zé Gomes, fará nesta sexta (24) a primeira atividade de campanha em Garanhuns, no agreste pernambucano. Acompanhado pela candidata ao Senado, Albanise Pires, e por candidatos a deputado estadual e federal, Gomes participa de caminhada no Centro a partir de 13h. O ponto de encontro é a […]

unnamed

O candidato do PSOL ao Governo do Estado, Zé Gomes, fará nesta sexta (24) a primeira atividade de campanha em Garanhuns, no agreste pernambucano. Acompanhado pela candidata ao Senado, Albanise Pires, e por candidatos a deputado estadual e federal, Gomes participa de caminhada no Centro a partir de 13h. O ponto de encontro é a loja Ferreira Costa (Av. Santo Antônio, 515).

“Esta será uma atividade muito importante, nossa primeira fora da Região Metropolitana. Vamos apresentar nossa candidatura e dialogar com a população sobre suas necessidades imediatas”, afirma Gomes, lembrando que a região foi pesadamente afetada pela última estiagem.

“Quase 60% do rebanho leiteiro foi dizimado. Até agora as ações do governo foram insuficientes para a recomposição deste importante setor da economia regional”, afirma Gomes.

Presidente da CDL Tabira diz ser “inaceitável” venda da folha para Caixa

A CDL Tabira, através do seu presidente, Jackson Amaral, deu todos os sinais de que não vê com bons olhos a venda da folha de pagamento do município para a Caixa Econômica Federal. Esse foi o assunto da semana em Tabira. Falando ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, com Júnior Alves, Jackson disse que […]

A CDL Tabira, através do seu presidente, Jackson Amaral, deu todos os sinais de que não vê com bons olhos a venda da folha de pagamento do município para a Caixa Econômica Federal. Esse foi o assunto da semana em Tabira.

Falando ao Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, com Júnior Alves, Jackson disse que fica com muito temor pelas consequências desse ato, caso tomado pela gestão da prefeita Nicinha Melo.

E citou como exemplo a cidade de São Roque por ser um município que já vinha definhando e com o fechamento da única agência bancária que tinha, encolheu ainda mais. Para Jackson, que falou em nome da CDL que representa o comércio, o governo da prefeita Nicinha deveria olhar para a economia local e até aplicar nas cooperativas que, por sinal, já investiram no município e geram emprego e renda.

“Não vejo porque levar a folha de pagamento para outro município, não enxergo isso com bons olhos. Isso é inaceitável”, disse Jackson, assegurando que vai procurar o governo municipal para debater o tema e mostrar a posição contrária da CDL.

Nesta semana, o secretário de Administração César Pessoa disse que ainda não estava nada definido e que conversas estavam acontecendo, mas a produção do Programa Cidade Alerta teve acesso a um áudio de um membro do alto escalão do governo afirmando que a folha de pagamento já havia sido vendida e tudo já estava concretizado.

Dilma tem 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%, aponta pesquisa Ibope

Pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata Maria Silva (PSB) empatadas no limite da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Dilma subiu três pontos em relação a levantamento da semana passada e agora tem 37% das intenções de […]

Arte: G1
Arte: G1

Pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira (3) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata Maria Silva (PSB) empatadas no limite da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma subiu três pontos em relação a levantamento da semana passada e agora tem 37% das intenções de voto na simulação do primeiro turno. Marina avançou quatro pontos e está com 33%. Aécio Neves (PSDB) caiu quatro pontos e agora aparece com 15%.

Na simulação para um eventual segundo turno, Marina lidera com sete pontos de vantagem. Tem 46%, contra 39% de Dilma. A vantagem de Marina na pesquisa anterior do Ibope era de nove pontos (45% a 36%).

A diminuição da vantagem de Marina sobre Dilma em um eventual segundo turno coincidiu com uma melhora na avaliação da popularidade da presidente. A taxa de ótimo e bom passou de 34% para 36% em uma semana.

Levando em conta pesquisa do Ibope realizada antes do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, a avaliação positiva de Dilma teve alta de cinco pontos, de 31% para 36%. Na última semana, a rejeição de Dilma também caiu, de 36% para 31%.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre domingo e terça, contou com 2.506 entrevistas em 175 municípios em todas as regiões do país. (Folha)

Brasil tem recorde de mortes em decorrência da dengue em 2022

O ano de 2022 foi o período em que mais pessoas morreram de dengue no Brasil neste século. De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), 1.016 pessoas faleceram, no ano passado, em decorrência da doença — ainda existem 109 mortes em investigação.  O número é o maior deste século e só fica […]

O ano de 2022 foi o período em que mais pessoas morreram de dengue no Brasil neste século. De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), 1.016 pessoas faleceram, no ano passado, em decorrência da doença — ainda existem 109 mortes em investigação. 

O número é o maior deste século e só fica atrás dos registros da década de 1980, quando a dengue se tornou uma epidemia no Brasil pela primeira vez. No ano passado, foram mais de 1,4 milhão de casos prováveis, um aumento de 162,5% na comparação com 2021.

Já havia um alerta para uma nova epidemia da dengue em 2022, de acordo com o ministério. A situação deve se manter nos primeiros meses de 2023. A expectativa era de que as regiões mais quentes e úmidas liderassem os números de casos, mas a surpresa foi que a dengue se espalhou mais em regiões onde, geralmente, o clima predominante não é o preferido pelo mosquito Aedes aegypti. 

As cidades com o maior número de casos foram Brasília/DF (70.672), Goiânia/GO (56.503), Aparecida de Goiânia/GO (27.810), Joinville/SC (21.353) e Araraquara/SP (21.070).

Câmara de Vereadores de Tuparetama debate projetos de lei e homenagens

Por André Luis A última sessão da Câmara de Vereadores de Tuparetama, realizada nesta segunda-feira (25), trouxe à pauta uma série de importantes discussões sobre projetos de lei e homenagens. Dentre os principais assuntos em destaque estiveram o Projeto de Lei Nº 09/2023, que versa sobre a instalação de depósitos de ferro velho e materiais […]

Por André Luis

A última sessão da Câmara de Vereadores de Tuparetama, realizada nesta segunda-feira (25), trouxe à pauta uma série de importantes discussões sobre projetos de lei e homenagens. Dentre os principais assuntos em destaque estiveram o Projeto de Lei Nº 09/2023, que versa sobre a instalação de depósitos de ferro velho e materiais imprestáveis no perímetro urbano da cidade e dos distritos, e o Projeto de Lei Complementar Nº 01/2023, que trata da preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município de Tuparetama.

O Projeto de Lei Nº 09/2023 foi um dos temas mais debatidos na sessão da Câmara. Ele propõe a regulamentação da instalação e funcionamento de depósitos de ferro velho e outros materiais imprestáveis dentro do perímetro urbano da cidade e dos distritos. Os vereadores discutiram os impactos ambientais, econômicos e sociais dessa medida, bem como as potenciais oportunidades de reciclagem e geração de empregos.

Outro ponto de destaque foi o Projeto de Lei Complementar Nº 01/2023, que visa à preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Tuparetama. Este projeto levantou debates acalorados sobre como garantir a conservação dos bens culturais e naturais da cidade sem restringir excessivamente o desenvolvimento urbano. Houve também discussões sobre as possíveis fontes de financiamento para a preservação.

A sessão não se limitou apenas aos projetos de lei. O Vereador Domênico de Siqueira Perazzo propôs o Projeto de Resolução Nº 007/2023, que concede o Título de Cidadão Tuparetamense ao Reverendo Padre Mairton Marques, em reconhecimento aos seus serviços prestados à comunidade. Esta proposta foi recebida com entusiasmo e aprovada por unanimidade.

O Vereador Danilo Augusto também apresentou duas emendas durante a sessão. A primeira, uma Emenda Modificativa ao artigo 29 do Projeto de Lei Complementar Nº 01/2023, visando ajustes no texto do projeto para melhor atender às necessidades da cidade. A segunda emenda, uma Emenda Aditiva ao artigo 40 do mesmo projeto, propõe a inclusão de disposições adicionais.

A sessão da Câmara de Vereadores de Tuparetama foi marcada por debates construtivos e decisões importantes para o futuro da cidade. Os projetos de lei e as homenagens discutidos refletem o compromisso dos vereadores com o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura e história locais. As discussões continuarão nas próximas sessões, à medida que os vereadores buscam o consenso em prol do bem-estar da comunidade tuparetamense.