Notícias

Uso do Fundeb: Educação agradece Conselho por aprovação das contas e diz que seguirá palavra finall do TCE

Por Nill Júnior

A Secretária de Educação de Afogados da Ingazeira, Viviane Fonseca, enviou nota ao Blog Juliana Lima acerca do uso dos recursos do Fundeb para pagamento de débitos atuariais do IPSMAI – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais.

Viviane explicou que o município aguarda o posicionamento do Tribunal de Contas acerca do caso. Alega ainda que há uma divergência de entendimentos acerca do uso dos recursos do Fundeb, situação também enfrentada por outros municípios.

Segundo a presidente do Conselho, Izilda Sampaio, o município repassou exatos R$ 5.496.603,92 da conta do Fundeb para o IPSMAI no ano passado, motivando a abertura de uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A auditoria foi iniciada no último mês de janeiro, mas até o momento o TCE-PE ainda não se manifestou acerca do caso. Veja a nota:

A Secretaria de Educação, assim como o Conselho do Fundeb, aguarda o posicionamento do TCE, porque a questão, realmente, é a divergência de entendimento sobre o uso de recursos do Fundeb para pagamento da alíquota suplementar.

Essa é uma divergência que está instalada em outros municípios também e que, assim como Afogados, também aguardam resolução.

O mais importante no momento: Agradecemos a atitude do Conselho que voltou atrás na reprovação do relatório e o aprovou ontem, por unanimidade.

Outras Notícias

Girando em círculos: Coluna analisa os ciclos eleitorais

A Coluna do Domingão, do Blog, deste domingo (7), trouxe uma análise sobre a falta de renovação na política municipal e estadual após o fim do prazo final para definição das legendas dos que disputarão as eleições deste ano. A análise mostra em parte que na política, o novo pode ser o velho e vice-versa. […]

A Coluna do Domingão, do Blog, deste domingo (7), trouxe uma análise sobre a falta de renovação na política municipal e estadual após o fim do prazo final para definição das legendas dos que disputarão as eleições deste ano.

A análise mostra em parte que na política, o novo pode ser o velho e vice-versa. Há poucos fatos novos. Em resumo, ou a solução nova é recorrer aos velhos quadros,  ou aquele que se apresenta como novo representa um ciclo envelhecido.

A Coluna mostrou que exemplos não faltam.  Em uma das maiores cidades do Sertão, Arcoverde, a impressão é de que a população e a política definiram que vão voltar ao passado.  Isso porque o que se apresentou como novo, o atual prefeito Wellington Maciel, não conseguiu até agora imprimir um ritmo que lhe garanta a reeleição. A solução? Em vez de pular duas casas à frente, Arcoverde dará dois passos atrás.  A solução para o novo que não deu certo é o velho: escolher entre os ex-prefeitos Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.

Segundo a Coluna, outro exemplo vem de Iguaracy. Na terra de Maciel Melo, a batalha dos prefeitos vai ser a guerra dos passados. O ex-prefeito Pedro Alves, que governou o município entre 1993 e 1996, deverá enfrentar o ex-prefeito Albérico Rocha, que geriu a cidade entre 2009 e 2013. Pedro, apoiado pelo atual prefeito Zeinha Torres, gestor que completará 8 anos de governo e Albérico, apoiado por Francisco Dessoles, que governou a cidade por três períodos.

A Coluna analisou ainda que em Afogados da Ingazeira, o atual prefeito, Sandrinho Palmeira, pertence a um grupo que esse ano completa 20 anos de poder, considerando a segunda gestão Totonho, que venceu as eleições em 2004. A conta ainda não junta os mandatos de Orisvaldo Inácio (eleito em 1988), Totonho I (que ganhou em 1992) e Giza I (vitoriosa em 1996), com a ex-prefeita sendo reeleita pela então União Pelo Povo. Contra Sandrinho, vai disputar Danilo Simões, filho de Giza e Orisvaldo. Como é facilmente perceptível, Danilo se apoia no ciclo dos pais, parte da conta que elegeu Sandrinho,  para justificar sua necessidade de ingresso na prefeitura.

No cenário estadual, a Coluna destacou a governadora Raquel Lyra, que pintou como novo, mas é o resultado de um ciclo de poder no estado. O pai, João Lyra, ocupou a sua própria cadeira. A vice, Priscla Krause, é filha do ex-governador Gustavo Krause. Do outro lado, João Campos, tido como potencial próximo govenador, representa um ciclo liderado pelo bisavô Arraes, pelo pai Eduardo, que respondem por décadas a frente do poder no estado. Em uma janela recente, disputou espaço com a hoje aliada Marília Arraes, neta de Arraes, sobrinha de Eduardo…

Dilma irá fazer pronunciamento sobre a morte de Eduardo Campos

por Bruna Verlene A Presidente Dilma Rouseff, anunciou ainda a pouco em Brasília, que fará um pronunciamento sobre a morte do ex-Governador  de Pernambuco e candidato a presidência, Eduardo Campos. Dilma ainda informou que enviará nesta tarde, peritos para investigar o que de fato aconteceu com aeronave em que estava Eduardo, que caiu na manhã  […]

2STU9484-Editar

por Bruna Verlene

A Presidente Dilma Rouseff, anunciou ainda a pouco em Brasília, que fará um pronunciamento sobre a morte do ex-Governador  de Pernambuco e candidato a presidência, Eduardo Campos. Dilma ainda informou que enviará nesta tarde, peritos para investigar o que de fato aconteceu com aeronave em que estava Eduardo, que caiu na manhã  desta quarta (13) em Santos, litoral de São Paulo.

Zirleide renuncia ao mandato

Em um vídeo (assista ao final da matéria) que começou a circular pelas redes sociais após as 17h, a vereadora Zirleide Monteiro, que está em seu segundo mandato na Câmara de Arcoverde, comunicou o seu pedido de renúncia em ofício enviado ao presidente da Casa James Pacheco, Wevertton Siqueira – Siqueirinha (Podemos). Na nota, ela […]

Em um vídeo (assista ao final da matéria) que começou a circular pelas redes sociais após as 17h, a vereadora Zirleide Monteiro, que está em seu segundo mandato na Câmara de Arcoverde, comunicou o seu pedido de renúncia em ofício enviado ao presidente da Casa James Pacheco, Wevertton Siqueira – Siqueirinha (Podemos).

Na nota, ela agradece ao povo de Arcoverde o apoio recebido nos últimos dias devido os recentes acontecimentos.

“Hoje quero me dirigir ao povo de Arcoverde, e particularmente aos meus familiares, amigos, colaboradores, lideranças e eleitores a quem agradeço de coração o apoio recebido, ressaltando que continuaremos juntos na caminhada por dias melhores para nossa querida Arcoverde”, disse Zirleide em nota em vídeo.

Antes de comunicar sua renúncia, Zirleide Monteiro lembra que “nos últimos sete anos utilizamos o nosso mandato sempre em favor da população e das pessoas com mais necessidades, através de dezenas de projetos de lei voltados às pessoas deficientes, mulheres, LGBTQIAP+ e minorias, com a consciência tranquila de que cumprimos o nosso papel como vereadora em favor do povo de Arcoverde”. 

Ela encerra seu vídeo mais uma vez agradecendo aos eleitores, amigos e familiares e afirmando que vai “seguir em frente, sempre com Arcoverde e nosso povo no coração. Obrigada Arcoverde!”. Com o pedido de renúncia, o processo de cassação é encerrado e arquivado e assume a vaga o suplente de vereador do PTB, Heriberto do Sacolão.

Repercussão nacional da fala derrubou vereadora

Zirleide atacou na sessão da Câmara há uma semana Luzia Damasceli, mãe de um jovem de 18 anos de idade com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Zirleide e a mulher citada teriam se desentendido dias atrás, antes da sessão. Ela foi acusada de compartilhar um vídeo contra a vereadora.

“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus, Ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”, disse a vereadora Zirleide Monteiro.

Confira o teor do pedido de renúncia abaixo:

Arcoverde, 10 de novembro de 2023. 

Senhor Presidente, 

No ensejo de cumprimentá-lo, saudações essas que estendo a todos os membros do parlamento, sirvo-me do presente para fins de asseverar o que segue. 

De saída, agradeço aos meus familiares, amigos, colaboradores, lideranças e eleitores, bem como todos os que estiveram ao nosso lado desde o nosso primeiro mandato, ressaltando que continuaremos juntos na caminhada por dias melhores para a nossa querida Arcoverde. 

Nos últimos sete anos utilizamos o nosso mandato sempre em favor da população e das pessoas com mais necessidades, através de dezenas de projetos de lei voltados às pessoas deficientes, mulheres, LGBTQIAP+ e minorias, com a consciência tranquila de que cumprimos o nosso papel como vereadora em favor do povo de Arcoverde. 

Assim, na certeza do dever cumprido, RENUNCIO ao mandato de Vereadora do Município de Arcoverde, do qual fui eleita com 1856 votos em 15 de novembro de 2020. 

Vamos seguir em frente, sempre com Arcoverde e nosso povo no coração.

Obrigada, Arcoverde! 

Zirleide Monteiro Cavalcanti Torres – Vereadora do Município de Arcoverde de 2017 a 2023

 

Arcoverde: Residencial Maria de Fátima Freire passa por mutirão de limpeza  

Durante a manhã de segunda-feira (25), a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, realizou mutirão de limpeza no Residencial Maria de Fátima Freire, para retirada de entulhos, lixo, e resíduos sólidos da construção civil.  Foi montada uma força tarefa, no bairro da Boa  Vista, com atuação durante à […]

Durante a manhã de segunda-feira (25), a Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, realizou mutirão de limpeza no Residencial Maria de Fátima Freire, para retirada de entulhos, lixo, e resíduos sólidos da construção civil. 

Foi montada uma força tarefa, no bairro da Boa  Vista, com atuação durante à noite, nas principais ruas e avenidas do local. As medidas compõem as novas metas da gestão do Prefeito Wellington Maciel, na implantação de uma cidade mais limpa.

“As equipes de profissionais da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente seguem melhorando ainda mais os ambientes públicos de Arcoverde”, enfatiza o vice-prefeito e secretário municipal da pasta, Israel Rubis.

“Faça seu pedido ou reclamação através do nosso direct, pessoalmente na secretária de Serviços Públicos e Meio Ambiente (em frente à antiga delegacia ou Arcocenter) ou através de ligação pelo número 3821-9007. Estamos a sua inteira disposição!”, informa Israel Rubis.

Quedas de energia são maiores causas de dificuldades na distribuição de água, diz gerente da Compesa

Por André Luis Nesta quarta-feira (16), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú conversou com o gerente de unidade de negócios da Compesa do Alto Pajeú, Kaio Maracajá, para discutir as demandas da Compesa e o papel dos novos datallogers na melhoria do fornecimento de água na cidade. Kaio Maracajá explicou que os […]

Por André Luis

Nesta quarta-feira (16), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú conversou com o gerente de unidade de negócios da Compesa do Alto Pajeú, Kaio Maracajá, para discutir as demandas da Compesa e o papel dos novos datallogers na melhoria do fornecimento de água na cidade.

Kaio Maracajá explicou que os datallogers são sensores de pressão instalados ao longo da rede de distribuição de água em Afogados da Ingazeira. “Através desses sensores, a Compesa pode monitorar a pressão da água em diferentes áreas da cidade em tempo real. Isso permite antecipar problemas, identificar quedas de pressão e mapear áreas com dificuldades no abastecimento, facilitando a tomada de decisões e a implementação de melhorias no sistema”.

O gerente destacou que a implantação dos datallogers é um grande avanço para a empresa, permitindo identificar problemas pontuais e propor soluções mais simples sem a necessidade de grandes obras de infraestrutura. “Eles foram estrategicamente instalados em pontos-chave da rede, como entradas de áreas de abastecimento, para garantir uma visão abrangente do comportamento do sistema”, destacou.

Sobre a questão da falta de água em algumas regiões, Maracajá esclareceu que problemas de abastecimento muitas vezes estão ligados à falta de energia, que afeta a operação dos sistemas de bombeamento. 

“Cerca de 80% dos casos de falta de abastecimento estão relacionados à falta de energia elétrica”. Além disso, ele ressaltou que problemas de planejamento urbano, redes de distribuição antigas e falta de investimentos também contribuem para desafios no abastecimento.

Respondendo a perguntas dos ouvintes, Kaio Maracajá abordou a questão das perdas de água e esclareceu que a empresa está empenhada em reduzir tanto as perdas físicas (vazamentos, problemas nas tubulações) quanto as perdas aparentes (falta de medição, medidores defeituosos). Ele também abordou a questão da instalação de hidrômetros e esclareceu que a falta de medição adequada muitas vezes ocorre por falhas nos medidores ou outras questões técnicas que devem ser investigadas caso a caso.

Maracajá reconheceu que a Compesa enfrenta desafios financeiros para investir em melhorias devido à tarifa relativamente baixa, e ressaltou a importância de encontrar um equilíbrio entre investimentos, tarifas e qualidade de serviço. Ele também destacou que a empresa busca realizar melhorias pontuais e eficazes, mesmo com recursos limitados, visando garantir um melhor abastecimento para a população.

Em relação aos investimentos futuros, o gerente informou que a empresa planeja aprimorar a infraestrutura e abordar problemas pontuais com base nas informações coletadas pelos datallogers. Ele destacou que, embora os recursos sejam limitados, a Compesa está comprometida em promover melhorias contínuas para atender às necessidades da população.

Por fim Maracajá reforçou a importância da participação da população, incentivando que os ouvintes entrem em contato com a empresa para relatar problemas, esclarecer dúvidas e fornecer feedback para auxiliar na busca por soluções mais eficazes.