Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Tuparetama completa 53 anos

Publicado em Notícias por em 11 de abril de 2015

3424486-600x3751

A Prefeitura de Tuparetama comemora hoje os 53 anos de Emancipação Política do município. A programação começou bem cedo, às 04h, com alvorada musical.

Esta manhã, Momento Saúde, o tradicional corte e distribuição do bolo gigante, almoço dos servidores e shows musicais. Esse ano a festa será comandada por Jorge de Altinho, Forró dos Bossas e participação especial de Galego do Pajeú, a partir das 22h, no Pátio de Eventos.

No Momento Saúde, realizado pela Secretaria de Saúde e Diretoria de Esportes, serão realizadas atividades esportivas e de recreação, com destaque para a 3ª Volta Olímpica de Tuparetama, com concentração às 06h30 na Academia das Cidades.  Haverá premiação em dinheiro do primeiro ao segundo lugar, e medalhas do primeiro ao terceiro lugar. A premiação será por categoria: idosos, adultos, jovens e crianças. Logo após haverá um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade e Vila Bom Jesus. Os ciclistas concorrerão a duas bicicletas. Premiação e sorteio previstos para às 08h30, no Pátio de Eventos.

Ainda na programação tem um encontro com o Grupo de Idosos do Distrito de Santa Rita e reunião de prefeitos do Cimpajeú com a representante da SEPLAG, Andreia Chaves, para discussão acerca do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM, na Escola de Referência Cônego Olímpio Torres. O encontro foi articulado pelo prefeito Dêva Pessoa, que também é coordenador do Cimpajeú.

História:  A cidade começou chamando-se Tupã, depois denominou-se Tuparetama.

Segundo a tradição oral, o povoado foi crescendo a partir da primeira feira livre, realizada em 1889. A capela dedicada a Bom Jesus foi construída em 1910, que deu nome ao povoado. Em 1938, foi elevada à categoria de vila, denominada Tupã, pertencente ao município de Tabira.

Nesta época, era costume nomear cidades e povoados com nomes indígenas. Daí a troca do nome Bom Jesus por Tupã, que era a entidade divina dos índios tupis.

Entretanto, em 1943, o nome foi alterado para Tuparetama (“terra de Deus”), por haver uma cidade em São Paulo com o nome de Tupã. A emancipação do município veio em 31 de dezembro de 1958. É apelidada de “Princesinha do Pajeú”.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: