Notícias

Tuparetama: Assistência Social inicia elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

Por André Luis

Durante a semana, a secretária de Assistência Social de Tuparetama, Raquel Torres, se reuniu com a equipe do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz e deu o pontapé inicial para o desenvolvimento do Plano Intersetorial para a Primeira Infância, que deverá ser executado durante todo o ano de 2022.

Foram discutidas e elaboradas as ações integradas a serem desenvolvidas no âmbito municipal, com foco no fortalecimento de vínculos, desenvolvimento infantil e integração social. Os programas sociais irão trabalhar em parceria, no intuito de dimensionar as ações nos demais setores do Governo Municipal.

“A equipe da Assistência está engajada nessa luta que tem como principal objetivo, promover as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do município. Daqui pra frente vamos colocar as ações em prática na esperança de garantir resultados satisfatórios, que ajudem a transformar a realidade de muitas famílias”, afirmou Raquel.

Participaram da reunião, os representantes das secretarias de Assistência Social e de Cultura, dos Programas Sociais, Auxílio Brasil, CRAS e do Criança Feliz. Estiverem presentes também, integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar.

Outras Notícias

Ilma defende estratégia de rivalizar com Anchieta e não Berg

A Coluna do Domingão avaliou a estratégia do marketing de Ilma Valério em rivalizar a pré-campanha mirando a gestão Anchieta Patriota. “Em Carnaíba, a pré campanha de Ilma e cia continua mirando no prefeito Anchieta Patriota e não no seu pré-candidato. Prefere rivalizar e brigar com uma gestão com 80% de aceitação do que mirar […]

A Coluna do Domingão avaliou a estratégia do marketing de Ilma Valério em rivalizar a pré-campanha mirando a gestão Anchieta Patriota.

“Em Carnaíba, a pré campanha de Ilma e cia continua mirando no prefeito Anchieta Patriota e não no seu pré-candidato. Prefere rivalizar e brigar com uma gestão com 80% de aceitação do que mirar em Berg Gomes, até agora sem ser alvo de uma crítica sequer. Parabéns aos envolvidos”, escreveu este jornalista.

O questionamento não quer eliminar as críticas ao gestor ou à gestão, mas quis indicar um erro de avaliação da condução da pré-candidata em não citar Berg Gomes, atendendo provavelmente à estratégia do socialista. Em nota, Ilma discordou da leitura, no que tem todo direito:

Prezado Nill Júnior,

Não dá para falar de um candidato fantasma que ainda não foi apresentado oficialmente. Ninguém conhece essa pessoa ou sabe de onde veio.

Carnaíba está conhecendo a face sombria do governo atual, e não sou eu quem está mostrando isso, é a imprensa investigativa.

Hoje, eu sou a voz que representa o grito dos excluídos, daqueles que estão fora dos benefícios de uma gestão partidária que persegue quem não fala a mesma língua do Prefeito.

Atenciosamente,

Ilma Valério

Jornalista e cineasta sul-africano produz documentário no Pajeú

Trabalho documenta programa um Milhão de Cisternas O sul-africano Simon Stanford mora na Suécia e veio ao Pajeú fazer um documentário sobre o programa Um Milhão de Cisternas, tocado pela Articulação do semiárido para dar garantia hídrica a famílias do semi-árido nordestino. Ele está acompanhado de Mario Farias, que atuou no Pajeú na ONG Diaconia […]

O tradutor Ivo Marinho, Simon, este blogueiro e Mário Farias.

Trabalho documenta programa um Milhão de Cisternas

O sul-africano Simon Stanford mora na Suécia e veio ao Pajeú fazer um documentário sobre o programa Um Milhão de Cisternas, tocado pela Articulação do semiárido para dar garantia hídrica a famílias do semi-árido nordestino.

Ele está acompanhado de Mario Farias, que atuou no Pajeú na ONG Diaconia e agora trabalha no Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e Trabalhadora, Cetra, em Sobral-CE e falou de seu trabalho à Rádio Pajeú.

Stanford trabalha com Marika Griehsel.  São jornalistas e cineastas, com carreiras no jornalismo televisivo. Depois de atuar no jornalismo internacional na Suécia e na África do Sul, se uniram em 1991, no que se tornou uma equipe vencedora de vários prêmios como Correspondentes na África para SVT, TV sueca no início de 1991. Durante esse período, cobriram eventos em todos os cantos do continente , além de mais longe, por mais de uma década.

“Acreditamos que, por meio de nossas reuniões com indivíduos e do retrato de nossa sociedade, é importante celebrar as realizações das pessoas comuns e, ao mesmo tempo, explorar e analisar os desafios que dificultam a compreensão, a comunicação e o desenvolvimento”, afirmam em seu site, www.afrikaselect.se/.

Tadeu Alencar preside sessão em homenagem ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817

Em comemoração ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) requereu a realização de uma sessão solene na Câmara dos Deputados. A homenagem ocorrerá na próxima terça-feira (07), às 10h, no Plenário Ulisses Guimarães. “Centenas de heróis morreram lutando pela liberdade no Brasil. É importante destacar a coragem e o […]

Em comemoração ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) requereu a realização de uma sessão solene na Câmara dos Deputados. A homenagem ocorrerá na próxima terça-feira (07), às 10h, no Plenário Ulisses Guimarães.

“Centenas de heróis morreram lutando pela liberdade no Brasil. É importante destacar a coragem e o espírito de luta que sempre caracterizaram o povo pernambucano. A Revolução Pernambucana entrou para a história como o maior movimento revolucionário do período colonial”, comentou o deputado esclarecendo o porquê da celebração.

O governo de Pernambuco junto com diversas instituições culturais também vai realizar uma série de festividades a partir do próximo dia 06 de março, Data Magna do Estado de Pernambuco, que se estenderá durante todo o ano. Os eventos foram planejados pela Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, instituída em 2015, e formada por representantes das secretarias estaduais da Casa Civil (que coordenará o grupo), Cultura e Educação; Prefeitura do Recife; Assembleia Legislativa; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); Academia Pernambucana de Letras (APL); Ministério da Cultura (Minc) e Comitê Pernambuco 2017.

Revolução
A Revolução Pernambucana de 1817 ou Revolução dos Padres foi deflagrada no dia 6 de março na então Província de Pernambuco. Trata-se de um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. O famoso movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca. O grupo instalou um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição para garantir direitos aos cidadãos como a igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa e a de imprensa.

Com isso, o movimento reuniu representantes de diversos seguimentos sociais que desejavam a emancipação política. A Corte Portuguesa terminou sufocando a Revolução, prendendo e matando os seus líderes. Entretanto, essa luta teve um papel de destaque no processo de pressão política que culminou com a proclamação da independência do Brasil em 1822.

Secretário anuncia complemento da PE-239 entre Quixaba e Lagoa da Cruz e passagem molhada sobre o Riacho do Chinelo

Atendendo a uma antiga reivindicação da população de Quixaba, cidade localizada no Sertão do Estado, a Secretaria de Transportes de Pernambuco (Setra) anuncia em nota que realizará no segundo semestre deste ano, duas intervenções no município. A  notícia foi dada pelo gestor da pasta, Sebastião Oliveira, ao prefeito Zé Pretinho. Uma das reivindicações que será […]

qxbAtendendo a uma antiga reivindicação da população de Quixaba, cidade localizada no Sertão do Estado, a Secretaria de Transportes de Pernambuco (Setra) anuncia em nota que realizará no segundo semestre deste ano, duas intervenções no município. A  notícia foi dada pelo gestor da pasta, Sebastião Oliveira, ao prefeito Zé Pretinho.
Uma das reivindicações que será atendida é a implantação dos cinco quilômetros restantes da PE-239, no trecho que liga Quixaba ao distrito de Lagoa da Cruz. A iniciativa facilitará o acesso dos estudantes à Escola Estadual de Referência Tomé Francisco, dentre outras coisas.
Outro pleito atendido pela Setra será a construção de uma passagem molhada sobre o Riacho do Chinelo. De acordo com Zé Pretinho, serão beneficiadas cerca de 400 famílias de diversas comunidades, como Sítio Forte, Pereiros, Cajueiro Alto e Cajueiro Baixo.
Petrolina: projeto tenta reduzir esgoto no São Francisco

Novo compromisso firmado reforça trabalho do projeto Orla Nossa, que visa a revitalização do Velho Chico. O projeto Orla Nossa, realizado pela Prefeitura de Petrolina, ganhou reforço através de parceira com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O acerto foi para que novos pontos de esgotos que, infelizmente, caem no Velho Chico, sejam fechados. Até agora, três já foram eliminados e […]

Novo compromisso firmado reforça trabalho do projeto Orla Nossa, que visa a revitalização do Velho Chico.

O projeto Orla Nossa, realizado pela Prefeitura de Petrolina, ganhou reforço através de parceira com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O acerto foi para que novos pontos de esgotos que, infelizmente, caem no Velho Chico, sejam fechados.

Até agora, três já foram eliminados e algumas obras estão sendo realizadas a fim de aumentar esse número. Durante um encontro, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), a Diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), e a Compesa definiram que novas intervenções vão ser realizadas nas Orlas 1 e 2 da cidade.

De acordo com o cronograma de ações que foi definido durante a reunião, as obras dessa nova etapa da força-tarefa de combate aos esgotos que tem o rio São Francisco como destino começam a partir da próxima semana.

Os serviços devem ocorrer em sintonia com as ações que a AMMA irá realizar dentro do Programa de Recuperação de Áreas Degradas (PRAD), que visa a recomposição da mata ciliar do rio e que devem ter início assim que forem concluídos os trâmites burocráticos para que a ordem de serviço seja assinada pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Participaram do encontro, o diretor-presidente da AMMA, Rafael Oliveira e o diretor de projetos Ambientais da agência, Victor Flores. O diretor de Saneamento da SEINFRAHM, Igor Falcão, além do gerente regional da Compesa em Petrolina, João Raphael Queiroz e a coordenadora regional da companhia, Nadja Alencar.