Tuparetama: programa de combate ao tabagismo termina primeira fase
Segunda fase do Programa está prevista para o segundo semestre
Na última quinta-feira (5), o prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, participou do encerramento da primeira fase do Programa Viver Bem Sem Tabagismo, da secretaria de Saúde do Município.
O programa teve início, em 26 de março de 2018, com 12 tabagistas, destes, 9 chegaram até o fim do programa, sendo que oito abandonaram completamente o hábito e um reduziu o consumo em 90%
Esta primeira fase foi um projeto piloto. A segunda fase vai ser desenvolvida nas UBS do município a partir do segundo semestre.
“São grupos no intuito de ajudar a população a parar de fumar”, disse Elizabeth da Silva, secretária de Saúde de Tuparetama. Nesta 1º fase os tabagistas receberam o acompanhamento semanal da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, entre estes, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), dos dentistas e do professor de educação física da Secretaria de Saúde, Josinaldo Silva.
Esta campanha faz parte do Programa do Ministério da Saúde de combate ao tabagismo. Na primeira fase os encontros da campanha Viver Bem Sem Tabagismo foram semanais sendo a partir da segunda fase mensais. “No Programa do Ministério os encontros eram para ser quinzenais, mas o grupo de tabagistas preferiu encontros semanais. Os tabagistas disseram que se sentiam mais seguros”, disse Clarissa.
De acordo com Elizabeth, os dados indicam que o município tem muitos fumantes sendo um dos motivos para a campanha Viver Bem Sem Tabagismo ser desenvolvida nas UBS do município na segunda fase. “O índice do município é alto”, disse Elizabeth. Nesta campanha a Secretaria de Saúde de Tuparetama, inclui a distribuição de medicamentos para os tabagistas pararem com o vício.