Trump anuncia tarifa de 100% sobre a China a partir de novembro
Os Estados Unidos aplicarão uma tarifa adicional de 100% sobre as importações da China e vão impor controles de exportação sobre todos os softwares essenciais fabricados nos EUA a partir de 1º de novembro “ou antes”, disse o presidente Donald Trump na sexta-feira (10).
Em uma publicação no Truth Social, Trump disse: “A partir de 1º de novembro de 2025 (ou antes, dependendo de quaisquer ações ou mudanças futuras tomadas pela China), os Estados Unidos da América imporão uma tarifa de 100% à China, além de qualquer tarifa que eles estejam pagando atualmente.”
A alíquota se soma aos 30% já em vigor, e representa uma grande escalada depois de meses de trégua comercial entre os países.
Reação
Os contratos futuros do petróleo Brent e dos Estados Unidos caíram mais de US$2 por barril, ou mais de 3%, nesta sexta-feira, já que a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas mais altas sobre a China lançou uma sombra sobre as perspectivas de demanda em um mercado visto como excessivamente abastecido.
“A venda foi impulsionada por uma mudança para os mercados de risco após o post de Trump ameaçando tarifas sobre produtos chineses”, disse Giovanni Staunovo, analista do UBS.















