Notícias

Triunfo recebe Arte da Palavra em agosto

Por André Luis
Foto: Sesc Triunfo/Divulgação

Serão dois encontros em instituições de ensino e outro na Fábrica de Criação Popular

Com o objetivo de reduzir a distância entre agentes literários e o público, além de contribuir para formação de novos escritores e leitores, o Sesc Triunfo vai receber nova edição do Arte da Palavra. Serão três encontros, todos gratuitos, e vão acontecer em instituições de ensino públicas e na Fábrica de Criação Popular.

Na próxima quinta-feira (08/08), Genifer Gerhardt (RS), que traz no currículo atuação como diretora, atriz, confecções de bonecos, entre outras competências, inicia a edição com o Circuito Oralidades. O encontro, com classificação etária livre e aberta aos alunos, será na Escola João Luiz de Carvalho e na Erem Alfredo de Carvalho, às 13h e 15h, respectivamente. Nas duas instituições, ela vai narrar a obra “Brasil Pequeno”, numa performance literária de resgate à história brasileira e de valorização ao poder da fala.

A segunda etapa do Arte da Palavra na cidade é o Circuito de Autores, no dia 15 de agosto. O encontro, que vai trazer o escritor, filósofo e professor Juraci Tavares (BA) e o cordelista, músico e professor Chiquinho do Além-Mar (SE), será às 19h para os estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco no auditório da instituição. Com o objetivo de levar para trânsito autores de diversos estados para a troca, compartilhamento e a soma de experiências no que diz respeito aos processos criativos e análises.

Por fim, encerrando a programação, a Fábrica de Criação Literária vai sediar o Circuito de Criação Literária, de 26 a 30 de agosto, das 19h às 22h. Ministrado pela escritora, pesquisadora e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas, Laura Cohen. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir de 14 de agosto para pessoas com idade superior a 14 anos. Durante a atividade, os participantes serão estimulados a desenvolver a escrita literária em quaisquer gêneros textuais, promover discussões e análises sobre literatura.

Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Serviço:

Inscrição “Circuito de Criação Literária”

Período: de 19 a 24 de agosto

Valor: gratuito

Data: 26 a 30/08 das19h às 22h

Informações: (87) 3846.1341

Outras Notícias

Afogados: Rede municipal de Educação entre as dez melhores de PE

Pelo terceiro ano seguido Afogados da Ingazeira figura no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), como uma das dez melhores redes públicas de educação do Estado. O resultado deste ano foi anunciado ontem (07), em solenidade com o Governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. O número é ainda […]

Pelo terceiro ano seguido Afogados da Ingazeira figura no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), como uma das dez melhores redes públicas de educação do Estado.

O resultado deste ano foi anunciado ontem (07), em solenidade com o Governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. O número é ainda mais relevante quando se leva em conta que há 184 municípios em Pernambuco.

“Essa é uma conquista que queremos compartilhar com todos os Afogadenses. Cada aluno, cada professor, cada gestor escolar, cada pai, mãe ou responsável, tem sua contribuição para esse resultado,” destacou o Prefeito José Patriota, que participou da solenidade ao lado da secretária municipal de educação, Veratânia Moraes, e de professores e coordenadores pedagógicos do município.

Segundo nota da assessoria de imprensa da Prefeitura: são inúmeras as ações que ajudam a entender melhor esse resultado. Desde 2013, a Prefeitura já inaugurou seis novas unidades de ensino, mais de quarenta novas salas de aula, garante merenda de qualidade o ano inteiro, capacitação de professores, tudo isso aliado a modernas e inovadoras práticas pedagógicas.

Programa Gera Ação cria oportunidades em São José do Egito

O Debate do Sábado na Gazeta FM trouxe informações sobre o programa Gera Ação, da Prefeitura de São José do Egito, com parceiros como Sebrae e Senai. A partir das potencialidades egipcienses, leva capacitação e formação para gerar oportunidades. Por exemplo: São José do Egito é sede de uma das maiores empresas de transporte intermunicipal […]

O Debate do Sábado na Gazeta FM trouxe informações sobre o programa Gera Ação, da Prefeitura de São José do Egito, com parceiros como Sebrae e Senai.

A partir das potencialidades egipcienses, leva capacitação e formação para gerar oportunidades.

Por exemplo: São José do Egito é sede de uma das maiores empresas de transporte intermunicipal e interestadual do interior do Nordeste, a Transbraz. Mas na hora que os ônibus da frota precisam de manutenção, não tem mão de obra especializada na parte de elétrica. Pois em parceria com Senai, a cidade ganha um curso de capacitação na área.

Da mesma forma,   está chegando o curso de  mecânica de moto.  O público é em parte de mulheres, já o público feminino reclama manutenção feita por mulheres para mulheres.

Recebi os Secretários Paulo Jucá e Patrícia de Bacana, o consultor Pedro Lira e o vereador Alberto de Zé Loló.

Serra Talhada volta a registrar óbito por Covid-19

Idoso de 74 anos faleceu no domingo (12) no Hospital Eduardo Campos. A cidade registrou mais 10 casos positivos no boletim desta quinta-feira (16).  A cidade de Serra Talhada voltou a registrar óbito por Covid-19 após três meses. No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na noite desta quinta-feira (16/12) há a confirmação do […]

Idoso de 74 anos faleceu no domingo (12) no Hospital Eduardo Campos. A cidade registrou mais 10 casos positivos no boletim desta quinta-feira (16). 

A cidade de Serra Talhada voltou a registrar óbito por Covid-19 após três meses. No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na noite desta quinta-feira (16/12) há a confirmação do óbito de número 191 pela doença.  A vítima é um idoso de 74 anos, residente no Bairro Vila Bela. Ele era portador de comorbidades, ex-tabagista e faleceu no último domingo (12), no Hospital Eduardo Campos, onde estava internado. 

Segundo o boletim, foram registrados 10 novos casos de Covid-19 na cidade. São 05 pacientes do sexo feminino e 05 do sexo masculino, com idades entre 06 e 78 anos. Dos positivados, são 09 vacinados e 01 menor de doze anos. Dos vacinados, 02 tomaram primeira dose, 06 tomaram duas doses e 01 tomou dose única.

O município soma 11.004 casos confirmados, sendo 6.217 pacientes do sexo feminino e 4.787 do sexo masculino. Dos casos confirmados até o momento, 10.711 pacientes estão recuperados, 98 estão em isolamento domiciliar e 04 em tratamento hospitalar, somando 102 casos ativos, além de 191 óbitos. Em relação aos casos suspeitos, 37 estão aguardando resultado de exames e 59.512 já foram descartados.

Ocupação hospitalar – O Hospital Eduardo Campos está com 10% de ocupação dos leitos de UTI, com 08 pacientes internados, sendo 02 serra-talhadenses. Não há pacientes nos leitos clínicos da unidade.

O HOSPAM está com 30% de ocupação, com 03 pacientes internados nos leitos de UTI, sendo 02 serra-talhadenses. Não há pacientes internados nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José. Portanto, temos 04 serra-talhadenses internados na rede pública de Serra Talhada, todos em leitos de UTI.

20ª Exposerra confirma sucesso e grande público prestigia a abertura do evento

Na noite desta quinta-feira (11) aconteceu com presença de grande público a abertura da 20ª Exposerra. A cerimônia de abertura contou com a presença dos organizadores da feira, além de autoridades e parceiros importantes para a sua realização. Na oportunidade foi resgatada um pouco da história do evento e reforçado a importância da Exposerra para […]

Na noite desta quinta-feira (11) aconteceu com presença de grande público a abertura da 20ª Exposerra. A cerimônia de abertura contou com a presença dos organizadores da feira, além de autoridades e parceiros importantes para a sua realização. Na oportunidade foi resgatada um pouco da história do evento e reforçado a importância da Exposerra para a região.

A grandiosidade do evento não poderia ser diferente. São duas décadas oportunizando parcerias, fomentando negócios, empreendedorismo e promovendo o intercâmbio de experiências entre vários segmentos.

“A 20ª Exposerra teve que se reinventar e a população entendeu essa mudança, ela cobrava mudança, o expositor cobrava essa mudança, quem visitava a feira cobrava essa mudança, e a 20ª Exposerra não podia ser diferente, tinha que ser a maior feira de todos os tempos. E isso se comprova hoje. A população entendeu, a população de Serra Talhada e região veio visitar a feira”, comemorou o presidente da CDL, Marcus Godoy.

Segundo Marcus, a abertura da Exposerra só confirma o sucesso já esperado, em uma terra de oportunidades e diante de tanto esforço em fazer uma feira imponente. “Aqui é o momento de oportunidades, é momento de gerar negócio. A abertura foi um show. Muita gente, bateu uma ameaça de chuva, mas a população veio, visitou e está aqui presente. Então é muita alegria para nós que fazemos parte da CDL, todos nós que fazemos parte da diretoria, todas as pessoas envolvidas, todas as pessoas que realizaram isso, porque essa feira é realizada com a parceria de muita gente, de muitas mãos. Por isso que é esse sucesso. Por isso que Serra Talhada vive esse momento tão feliz. Por conta da união do empresário, por conta da participação do Governo municipal, do Governo do Estado, é um momento que Serra Talhada cresce e mostra como crescer em momento de dificuldades, onde se fala tanto em crise. Então, esse é o momento de investir em Serra Talhada, e o empresário de Serra Talhada mostra como crescer em momento de dificuldade.”

A 20ª Exposerra continua nesta sexta e sábado, sempre a partir das 18h, com muitas novidades para serem apresentadas aos visitantes.

Prefeitura de Serra Talhada investirá mais de R$ 2 milhões no PAA

A Prefeitura de Serra Talhada investirá aproximadamente R$ 500 mil na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A formalização das ações ocorreu durante cerimônia realizada nesta segunda-feira, 22 de dezembro, reunindo agricultores familiares, secretários e vereadores. Os recursos viabilizam a compra direta da produção da agricultura familiar e a destinação dos alimentos à […]

A Prefeitura de Serra Talhada investirá aproximadamente R$ 500 mil na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A formalização das ações ocorreu durante cerimônia realizada nesta segunda-feira, 22 de dezembro, reunindo agricultores familiares, secretários e vereadores.

Os recursos viabilizam a compra direta da produção da agricultura familiar e a destinação dos alimentos à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, pelas cozinhas comunitárias e demais equipamentos públicos. Somados os valores investidos em 2025 e que serão investidos em 2026 teremos um investimento de R$ 2,7 milhões.

Ao todo, participam mais de 50 fornecedores, com predominância em agricultoras mulheres, com a entrega de 13 tipos de produtos: alface, banana, batata-doce, beterraba, cebola, cebolinha, cenoura, coentro, frango, macaxeira, melancia, pimentão e tomate. A produção atende comunidades dos quatro distritos do município e localidades como Tapera, Poço Frio, Malhada do Juá, Juazeiro, Quilombo de Luanda, Assentamento Virgulino Ferreira, São Paulo dos Lacerda, Assentamento Gilvan Santos, São Bento, São Miguel e Logradouro.

A prefeita Márcia Conrado destacou a aplicação dos recursos no programa. “O investimento no PAA garante a compra direta da produção da agricultura familiar e a destinação dos alimentos à rede socioassistencial do município”, afirmou.

Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira, os alimentos adquiridos são destinados aos equipamentos da política de assistência. “Os produtos comprados por meio do PAA são encaminhados aos serviços da assistência social, fortalecendo o atendimento às famílias acompanhadas, garantindo segurança alimentar”, explicou.