Notícias

TRE-PE e Alepe reforçam parcerias

Por Nill Júnior

Presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves recebe o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros. As duas instituições querem estimular o recadastramento biométrico

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, recebeu, na manhã desta segunda-feira (30/09), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros. O deputado veio acompanhado do superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti.

Realizado no Gabinete da Presidência do TRE-PE, o encontro teve o objetivo de reforçar as parcerias entre as duas instituições. O desembargador Frederico Neves, que tomou posse como presidente do TRE-PE no último dia 9, reiterou o interesse do Tribunal em dar prosseguimento às ações conjuntas com a Alepe no sentido de estimular o recadastramento biométrico dos eleitores pernambucanos.

Atualmente, 45 municípios de Pernambuco estão passando pelo recadastramento obrigatório. A participação das lideranças políticas é determinante para mobilizar a população. A identificação do eleitor a partir das digitais afasta qualquer possibilidade de fraude durante as eleições. Vale lembrar que o eleitor que não fizer a biometria poderá perder benefícios como o Bolsa Família, além de ficar impedido de realizar financiamento em bancos oficiais, tomar posse em cargos públicos, tirar ou renovar passaporte entre outros transtornos.

O presidente Frederico Neves disse que o TRE-PE quer evitar que o eleitor tenha este tipo de prejuízo e, para tal, conta com o apoio da Assembleia Legislativa. Ele destacou o trabalho feito com este objetivo pelos seus antecessores, os ex-presidentes Luiz Carlos Figueirêdo e Agenor Ferreira de Lima Filho.

Durante o encontro, os presidentes do TRE-PE e Alepe também conversaram sobre a importância do Curso Eleições Municipais – Novas Regras, que vem sendo executado em todo o estado a partir de uma parceria entre Alepe, TRE-PE e União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). “Os Três Poderes, atuando com independência e harmonia, tendem a evoluir na prestação de um serviço público de qualidade. A parceria da Escola Judiciária Eleitoral com a Escola da Alepe deve ser cultivada em razão do fim a que se destina, que não é outro senão o da preparação, eminentemente técnica, de todos os que atuem no processo eleitoral, sempre com os olhos voltados para a segurança e a eficiência dos serviços eleitorais”, disse o presidente do TRE-PE.

Outras Notícias

“O PSB perdeu qualquer coerência”, diz Marília Arraes após discussão nacional

Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann, presidentes nacionais do PSB e do PT, respectivamente, partiram para as críticas públicas por causa da eleição no Recife. Marília Arraes disse que “compromisso do PSB é com projeto de poder”. Por Igor Maciel/Coluna Cena Política/JC Online Pré-candidata a prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT) partiu para o ataque contra […]

Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann, presidentes nacionais do PSB e do PT, respectivamente, partiram para as críticas públicas por causa da eleição no Recife. Marília Arraes disse que “compromisso do PSB é com projeto de poder”.

Por Igor Maciel/Coluna Cena Política/JC Online

Pré-candidata a prefeitura do Recife, Marília Arraes (PT) partiu para o ataque contra o PSB.

“Isso só confirma o que venho dizendo há vários anos: o PSB perdeu qualquer coerência, seu compromisso é com um projeto de poder. O ‘S’ virou apenas uma letra. Está cada vez mais evidente que somos a verdadeira oposição ao PSB no Recife”, disse.

A declaração surgiu após uma fala do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, no Estadão. “Entre o PT e o Brasil, o PT sempre ficou consigo mesmo, é o vetor da divisão da esquerda. Não estaremos com ele em lugar nenhum nestas eleições”.

Gleisi Hoffmann, que preside o PT, respondeu no Twitter: “Foi pensando no Brasil que o PT abriu mão de lançar Marília Arraes e apoiou o PSB ao governo de Pernambuco em 2018. Mas, parece que para o PSB a esquerda só pode se unir se apoiar o candidato deles à prefeitura do Recife”, escreveu.

O clima pesado, entre os dois partidos vem desde a última reunião, antes do anúncio de Marília como candidata.

O tom, na época, foi bastante pesado, como a coluna havia antecipado.

Agora, tornou-se público.

Rádio Pajeú comemora 62 anos com mudanças na programação

Novo Rádio Vivo e faixa para MPB estão entre as novidades Registro dos estúdios da emissora e abaixo, de reunião da equipe em dezembro de 2019 A Rádio Pajeú comemora 62 anos na próxima segunda, dia 4 de outubro. De acordo com a emissora pioneira do Sertão Pernambucano, a programação se limitará ao lançamento da […]

Novo Rádio Vivo e faixa para MPB estão entre as novidades

Registro dos estúdios da emissora e abaixo, de reunião da equipe em dezembro de 2019

A Rádio Pajeú comemora 62 anos na próxima segunda, dia 4 de outubro. De acordo com a emissora pioneira do Sertão Pernambucano, a programação se limitará ao lançamento da nova grade e a entrega do Cine São José repaginado.

O cinema também é gerido pela Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios e, de acordo com a emissora, “seu palco é uma extensão de seus projetos”.

Na inauguração, dia 2, 16h, com transmissão ao vivo, haverá a exibição do filme O Bom Virá, de Uilma Queiroz. Já o lançamento da nova grade foi o que se pode chamar de exigência após um grande abalo, com a morte do comunicador Anchieta Santos, que por décadas emprestou sua voz e talento à rádio. “Foi muito difícil porque em meio à dor da perda de alguém tão importante, tivemos que refletir uma nova grade sem ele”, diz o Gerente Administrativo da emissora, Nill Júnior.

As principais alterações a partir de 4 de outubro ocorrem no período da manhã. O próprio Nill Júnior chega mais cedo no ar, comandando o programa que deu identidade a Anchieta. O novo Rádio Vivo terá uma homenagem permanente ao comunicador que lhe deu vida, a partir do quadro “O Bom dia de Anchieta Santos”, que marcou seu ciclo.

“Anchieta gostava de acordar mais cedo para informar primeiro, mas percebeu que uma mensagem de esperança, fé, uma reflexão eram importantes para começar o dia. Assim nasceu o quadro que se perpetuou”, explica o radialista, que ainda promete uma surpresa na abertura do programa. Às oito horas, a manhã Total mantém o protagonismo que o faz estar a mais de 20 anos no ar. A diferença é que ele terás meia hora as menos de duração, com a criação do “Música Pajeú Brasileira” às 11 horas. Na sequência o tradicional Encontro com a Poesia às 11h30.

Um retorno marca a parte da tarde na rádio. O Secretário de Cultura Augusto Martins, um nome forjado na Rádio Pajeú, volta a integrar a equipe que o revelou, a Seleção do Povo. Augusto vai comentar os principais fatos esportivos na Resenha Esportes no Ar, que será comandada por Aldo Vidal, o Narrador da Maioria. A vinda de Augusto é encarada com a de um filho que volta à sua casa.

A tarde, colado com a resenha esportiva, André Luiz apresenta  a revista eletrônica A Tarde é Sua, com músicas, participações de ouvintes, prestação de serviço, o Terço das Santas Chagas com Padre Reginaldo Manzotti e a comunicação  do profissional, mais um prata da casa que ganhou protagonismo na emissora.

Às 16h, Marconi Pereira, que também integra a equipe esportiva Seleção do Povo,  apresenta o Som da Terra, no tradicional horário do forró com informação e participações na emissora. À noite, Michelli Martins, que também foi formada nos quadros da emissora, empresta seu carisma e apresenta o “Em Dia Com a Noite”.

A primeira semana terá ainda a participação de Celso Brandão, que  se aposentou depois de anos prestando serviço à Rádio e fará sua despedida dos ouvintes, como gesto de gratidão por seus serviços prestados.

A Rádio Pajeú é uma emissora da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, um braço da Diocese de Afogados da Ingazeira, que tem como Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Seu Presidente é o Monsenhor João Carlos Acioly Paz. Além de Nill Júnior, Padre Josenildo Nunes de Oliveira integra a Gerência Administrativa.

Veja como ficou a grade da nova programação da Pajeú:

HORÁRIO PROGRAMA APRESENTAÇÃO
05h Rádio Vivo Nill Júnior
07h Jornal Brasil Hoje Rede Milícia Sat
07h30 Encontro de Fé Padres da Diocese
08h Manhã Total Nill Júnior
11h00 Música Pajeú Brasileira MPB
11h30 Encontro com a Poesia
12h Programas Institucionais
12h30 Esportes no Ar Comando: Aldo Vidal

Augusto Martins

Marconi Pereira

Nill Júnior

13h15 A Tarde é Sua André Luiz
16h Som da Terra Marconi Pereira
18h Frente a Frente Magno Martins
19h A Voz do Brasil
20h Em Dia com a Noite Michelli Martins
22h Rede Milícia Sat
2h Acorda Sertão Toninho Soares
Brejinho realiza festa em comemoração aos 60 anos de Emancipação Política

Nesta segunda-feira, 1º de abril, a Prefeitura de Brejinho, através da Secretaria de Cultura, realizou um evento comemorando os 60 anos de Emancipação Política do município.  Os shows ficaram por conta de Ronaldo Forrozeiro (atração local), Forró do Nosso Jeito e Thiago Freitas.  O Prefeito Gilson Bento esteve prestigiando juntamente com o vice-prefeito Naldo de […]

Nesta segunda-feira, 1º de abril, a Prefeitura de Brejinho, através da Secretaria de Cultura, realizou um evento comemorando os 60 anos de Emancipação Política do município. 

Os shows ficaram por conta de Ronaldo Forrozeiro (atração local), Forró do Nosso Jeito e Thiago Freitas. 

O Prefeito Gilson Bento esteve prestigiando juntamente com o vice-prefeito Naldo de Valdim, secretários e vereadores. 

Uma noite memorável na história de Brejinho. A programação da semana dos 60 anos de Brejinho continua durante a semana com a abertura do Copa Brejinho Master de Futebol no próximo sábado, dia 6 de abril, a partir das 15h, e o 3° Pedal da Emancipação, no domingo, dia 7 de abril, a partir das 6h da manhã. As informações e foto são do blog do Marcello Patriota.

Prefeito de Flores comemora a chegada de 9 mil sementes de milho

O prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhou nesta segunda-feira (7), o recebimento de 9 mil quilos de semente de milho, que chegam para dar continuidade ao calendário de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no município, que manteve uma agenda de arações de terras em diversas comunidades rurais, logo no início das primeiras […]

O prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhou nesta segunda-feira (7), o recebimento de 9 mil quilos de semente de milho, que chegam para dar continuidade ao calendário de ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no município, que manteve uma agenda de arações de terras em diversas comunidades rurais, logo no início das primeiras chuvas caídas na região.

“Quero agradecer de forma muito especial ao nosso governador Paulo Câmara pelo envio, em tempo hábil, das sementes que já vão ser distribuídas aos nossos produtores rurais através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a miga Rita de Cássia, presidente do COMDRESF – Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Flores-PE, presente neste ato”, registrou Marconi Santana. 

O prefeito esteve acompanhado de Ulisses Ferreira – Secretário de Agricultura, Tereza  Cristina – Agente de Extensão Rural e os agricultores: Zé Antônio, Adão, Edielson e Júlio César.

Afogados sofre esta semana com a COMPESA

Falta de água em bairros da cidade geraram muitas críticas contra a COMPESA nesta semana. A população está revoltada com a dificuldade em fazer a água chegar em alguns pontos, mesmo com três fontes de distribuição: Adutora do Pajeú, Adutora Zé Dantas e Barragem de Brotas. O Gerente Regional Gileno Gomes tem dito que alguns […]

Falta de água em bairros da cidade geraram muitas críticas contra a COMPESA nesta semana. A população está revoltada com a dificuldade em fazer a água chegar em alguns pontos, mesmo com três fontes de distribuição: Adutora do Pajeú, Adutora Zé Dantas e Barragem de Brotas.

O Gerente Regional Gileno Gomes tem dito que alguns bairros como São Braz tiveram problemas e uma equipe está monitorando a distribuição.   Outra informação passada é a de que houve uma redução na vazão do Sistema Zé Dantas, que dá suporte ao abastecimento da cidade de Afogados da Ingazeira, situação provocada por danos registrados em uma das bombas responsável pela captação da água.

Para concluir o reparo nessa bomba, é necessário repor uma peça, que tem previsão de chegada para a próxima semana. deveria chegar até esta sexta, mas não chegou. “Enquanto isso, para não prejudicar o abastecimento em alguns bairros, incluindo o São Brás, a Companhia está realizando ajustes operacionais para que toda cidade seja abastecida com o volume de água disponível”, disse a nota.

Já Washington Jordão admitiu que a Estação de tratamento de afogados da Ingazeira (ETA) tem um limite de tratamento. O subdimensionamento da ETA já foi colocado como um dos problemas de tratamento de água. Ele informou que isso será resolvido com a ETA de Tabira pronta. “Aí vamos ter segurança de tratamento de afogados”. Diz que a previsão é de 60 dias para início do funcionamento.

Mas a população perdeu a paciência. “A situação do abastecimento da Compesa aqui para o bairro São Brás está insustentável. Muitos moradores estão comprando pipa d’água e bombas para terem acesso a um produto que já deveriam ter por direito. Oriento que formalizem a reclamação na Ouvidoria da Compesa pelo número 0800 281 3844”, diz José Ernany.

“A parte alta da Rua Margarida Martins, Manoela Valadares sofre com a distribuição. Tem que haver uma intervenção nessa Compesa. Cadê os vereadores, o prefeito, O Ministério Público, a imprensa pra encabeçar um movimento e faça chegar até Paulo Câmara”, reclama Beto Siqueira.  Outras áreas como Isídio Leite e São Sebastião também estão sofrendo muito. Mesmo áreas onde não costuma faltar água tem queixas. “No Centro nessa travessa perto da Câmara de Vereadores está faltando água, isso é só falta de organização”, reclama uma ouvinte. Esta semana foi de recorde de participação de ouvintes da Rádio pajeú com queixas sobre a distribuição.