Notícias

Tragédia em Patos: a sociedade está doente

Por Nill Júnior

O blog tem uma linha editorial que evita espetacularizar violência.

Não deixa de trazer informações policiais, mas evita dar um tom que exponha exageradamente. Noticiar suicídios,  por exemplo, estimula outros.

E respeita quem tem ou quem mudou para esse perfil por acessos ou likes. Mas, espetacularizar violência gera violência.

Só que é impossível não se ater à tragedia familiar de Patos, que repercute em nossa região.

O policial militar Sargento Benedito Silva, conhecido por Bené, baleado em casa, confirmou que o próprio filho, um adolescente de 14 anos, atirou na mãe, no irmão de sete anos e depois no pai.

O crime ocorreu na tarde deste sábado (19), por volta das 15h, na Rua Oscar Torres, no Bairro da Maternidade, em Patos.

O motivo? O adolescente teve mais cedo uma desavença com o pai por conta de jogos de vídeo game conhecido por Roblox.

Roblox é um jogo para multijogadores baseado em mundo aberto, multiplataforma e simulação do multiverso, que permite a criação de mundos virtuais chamadas de experiências dentro da plataforma onde todos os outros jogadores podem interagir com essa experiência também.

Aparentemente,  o pai quis proibir ou impor horários dado o vício do filho por horas no jogo. Ou seja, a imposição do não de um pai para o filho adolescente pode ter gerado a revolta que o fez atirar contra a própria família por vingança.

Apesar da mobilização de viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), não havia o que ser feito: mãe e filho de sete anos foram mortos com tiros na cabeça.  O pai foi alvejado com um tiro no peito e, socorrido,  tem quadro de relativa estabilidade,  apesar da gravidade, a ponto de contar o que houve.

O jovem filho do casal foi apreendido e está sendo acompanhado. Deve responder com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O tema, sem entrar na dor específica dessa família,  levanta como estamos criando nossos filhos na geração dos games, em que o presente de uma criança que viraliza é um smartphone.  O uso do aparelho até coloca alguns pais na zona de conforto,  enquanto crianças são expostas a esse equipamento que interfere na mente até de adultos e “cria” nossos filhos.

E o poder do não perde força diante da permissividade perigosa do sim pra tudo.  Isso sem falar no fator social, onde crianças crescem sem referências famíliares. Se há dificuldade com ela, a família,  imagine sem. A sociedade está ainda mais doente.

Outras Notícias

Barrado no TRE, Ricardo Coutinho aposta fichas em Brasília

O Antagonista Em áudio compartilhado com correligionários, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) diz que manterá sua candidatura ao Senado pela Paraíba, apesar de ter tido o registro negado na semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na gravação, ele afirma que conseguirá reverter a situação no STF. “Ninguém é criança para achar que alguma Justiça nesse […]

O Antagonista

Em áudio compartilhado com correligionários, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) diz que manterá sua candidatura ao Senado pela Paraíba, apesar de ter tido o registro negado na semana passada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Na gravação, ele afirma que conseguirá reverter a situação no STF.

“Ninguém é criança para achar que alguma Justiça nesse estado irá fazer algo por mim. Todo mundo sabe, evidentemente, que os caras jogam contra. Aí nenhum problema. A nossa situação virá do STF”, afirmou.

Segundo o relator do caso, o juiz José Ferreira Ramos Júnior, o petista é inelegível, porque foi condenado por “abuso de poder político com viés econômico”, em caso que remete às eleições estaduais de 2014. Em 2020, o colegiado do TSE já havia confirmado essa condenação.

Como a Lei da Ficha Limpa determina inelegibilidade por oito anos, a pena ainda vale para as eleições de 2022. O TRE-PB afirmou que Coutinho está inelegível até 5 de outubro, três dias depois do primeiro turno deste ano.

Covid-19: Serra confirma 32 novos casos; Afogados da Ingazeira, nenhum

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 32 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 2.157 casos confirmados.  O número de casos suspeitos subiu para 117 e o de casos descartados subiu para 7.577. Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 1.865 pacientes recuperados, 259 em […]

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados 32 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 2.157 casos confirmados. 

O número de casos suspeitos subiu para 117 e o de casos descartados subiu para 7.577. Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 1.865 pacientes recuperados, 259 em tratamento domiciliar, 06 em leitos de internamento e 27 óbitos. 

Em relação aos profissionais de saúde contaminados, 82 estão recuperados e 12 em isolamento.

O boletim diário, portanto, fica com 2.157 casos confirmados, 117 casos suspeitos, 1.865 recuperados, 7.577 descartados e 27 óbitos.

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira informa que nesta quarta (05.08) não foram detectados casos novos para covid-19 no município. 

Entram em investigação os casos de 7 pacientes do sexo masculino com idades entre 26 e 90 anos, e 9 pacientes do sexo feminino com idades entre 23 e 62 anos. 

Ainda segundo a Secretaria, foram 10 casos descartados após os pacientes apresentarem resultados negativos para a covid-19. 

O boletim informa ainda que, 7 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. 

Já são 182 pacientes recuperados para covid-19 no município, o que representa 86,2% do total de casos aqui registrados. Atualmente, 22 casos estão ativos para a doença em Afogados. 

Portanto, o boletim diário de Afogados da Ingazeira, conta com 211 casos confirmados, 52 em investigação, 182 recuperados e 7 óbitos.

A Secretaria informa ainda, que hoje, o município atingiu a marca de 1.825 pessoas testadas para covid-19.

Vereador de Petrolina reforça apoio a Rogério Leão

O deputado estadual Rogério Leão divulgou nesta segunda-feira (11), uma reunião com o vereador de Petrolina, Junior Gás. O encontro foi para firmar a parceria de trabalho, propor agendas e discutir futuras demandas. “Nós temos trabalhado e estamos com um grupo crescente de amigos e parceiros que vem agregar mais forças ao nosso mandato como […]

O deputado estadual Rogério Leão divulgou nesta segunda-feira (11), uma reunião com o vereador de Petrolina, Junior Gás. O encontro foi para firmar a parceria de trabalho, propor agendas e discutir futuras demandas.

“Nós temos trabalhado e estamos com um grupo crescente de amigos e parceiros que vem agregar mais forças ao nosso mandato como parlamentar em Pernambuco. Junior Gás é uma liderança política forte, luta pelo povo de Petrolina e juntos vamos levar mais benefícios para os petrolinenses”, disse o deputado Rogério Leão em suas redes sociais.

De acordo com o Leão, a ideia é trabalhar em todos os cantos do Estado. Petrolina fica no Sertão e o deputado já tem uma base sólida naquela região. Com o vereador Junior Gás, o parlamentar amplia as suas agendas e demandas na cidade. 

Junior Gás tem um mandato de atuação e defende as áreas de saúde, educação e infraestrutura onde alinha seu plano de trabalho com o do deputado estadual Rogério Leão. 

Em seu primeiro mandato já apresentou indicações importantes para o município de Petrolina como a implantação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro Residencial Vila Esperança, pavimentação para o bairro Jardim Maravilha, um Centro de Diagnóstico com médicos especializados em diversas áreas e equipamentos para realização de exames. 

O deputado estadual Rogério Leão deu as boas-vindas ao vereador e agradeceu pela confiança depositada em seu trabalho como parlamentar. 

“Seja bem-vindo Junior Gás, agradeço pela confiança em nosso mandato e vamos juntos, trabalhar e buscar mais benefícios e melhorias dos serviços públicos oferecidos ao petrolinenses”, frisou o parlamentar em suas redes sociais.

Dêva Pessoa reúne-se com Secretário Executivo de Agricultura no Recife

Em visita à Secretaria de Agricultura do Estado, o prefeito Dêva Pessoa esteve com o Secretário Executivo Sávio Omena. Na audiência, o prefeito cobrou ações para minimizar os efeitos da estiagem no município. O Secretário se comprometeu com o apoio na perfuração de poços na zona rural de Tuparetama. Deva Pessoa também aproveitou a visita […]

Recife 1Em visita à Secretaria de Agricultura do Estado, o prefeito Dêva Pessoa esteve com o Secretário Executivo Sávio Omena.

Na audiência, o prefeito cobrou ações para minimizar os efeitos da estiagem no município. O Secretário se comprometeu com o apoio na perfuração de poços na zona rural de Tuparetama.

Deva Pessoa também aproveitou a visita para oficializar alguns pleitos para comunidades rurais.

Vereadora apresenta PL que institui Semana Luana Santos Veras em Afogados

Nesta terça-feira (6), a vereadora Gal Mariano (PDT), apresentou, durante a 4ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei (PL) 11/2023, que institui a Semana Luana Santos Veras – Semana Municipal de Ações voltadas à Lei Maria da Penha. De acordo com a vereadora, as ações serão desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, Secretaria de Assistência […]

Nesta terça-feira (6), a vereadora Gal Mariano (PDT), apresentou, durante a 4ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei (PL) 11/2023, que institui a Semana Luana Santos Veras – Semana Municipal de Ações voltadas à Lei Maria da Penha.

De acordo com a vereadora, as ações serão desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher.

“Enquanto legisladora, entendo que minha missão é ser e dar voz ao nosso povo, em especial as nossas mulheres. Entendo também que enquanto houver, mesmo que seja apenas uma mulher sofrendo, todas sofrerão, por isso, lutarei constantemente para que a informação, conscientização e os exemplos, cheguem aos quatros cantos desse município”, destacou Gal.

A vereador diz ainda que espera um dia ver as mulheres livres do julgo opressor, “mulheres que reconheçam seus diretos e os façam valer”.

O PL propõe que a Semana Luana dos Santos Veras seja vivenciada todos os meses de março, sempre na primeira semana do mês para lembrar a memória de Luana.

“Para que nossas crianças, nossos jovens e nossas meninas saibam o que é o feminicídio, porque ele acontece e o que nós precisamos fazer para isso não acontecer mais”, explicou Gal Mariano.

A jovem Luana dos Santos Veras, 33 anos, foi morta a tiros pelo ex-marido, Ivan Souza, 33 anos, que não aceitava o fim do relacionamento. Após matar a ex-esposa e tentar matar o sobrinho dela, Ivan tentou contra a própria vida dando um tiro no ouvido. Ele segue internado na UTI do Hospital da Restauração. O estado segue grave.

O sobrinho de Luana, Liedson Hiago, 20 anos, saiu da UTI do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Ele precisará fazer um procedimento para retirar um projétil do ombro.