Temporada 2019 da Paixão de Cristo termina neste sábado (20)
Por André Luis
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Termina neste sábado (20) a temporada 2019 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém realizada no município do Brejo da Madre de Deus (PE). No último dia do espetáculo, estão sendo esperados cerca de 10 mil pessoas, mesmo número estimado para o feriado desta sexta-feira.
Este ano a média diária de público tem sido de 6 mil pessoas. O maior número de pessoas foi registrado na estreia, quando cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes à cidade teatro. A maioria do público vem do Nordeste, com destaque para Pernambuco e estados vizinhos. Do Sudeste, muitos turistas vêm de São Paulo, que, em alguns dias chega a superar alguns estados do Nordeste como emissor de visitantes.
De acordo com a pesquisa de realizada com o público, cerca de 74% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom e o restante não opinou. Além disso, cerca de 50% do público já assistiu a Paixão pelo menos uma vez. Ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a Paixão de Cristo já registra um público acumulado de aproximadamente 4 milhões de expectadores.
A maior parte do público chega em ônibus de turismo e vans que é a forma mais fácil e cômoda de ir à Nova Jerusalém. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados no Google ou Facebook.
Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também chegam de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto e segurança para os viajantes.
Pelo site oficialna Internet, os ingressos para o sábado podem ser adquiridos até à meia noite da sexta-feira. Mas as compras nas bilheterias e nos pontos de venda podem ser feitas no sábado, podendo ser em qualquer cartão de crédito em até 12 vezes.
As entradas para o espetáculo custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos.
G1 O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou, na quarta-feira (10), que o sistema de saúde brasileiro “não colapsou, nem vai colapsar”. A fala foi proferida no mesmo dia em que o país perdeu 2.349 vidas para a Covid-19, o maior número de mortes em 24h desde o início da pandemia. A declaração de Pazuello […]
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou, na quarta-feira (10), que o sistema de saúde brasileiro “não colapsou, nem vai colapsar”. A fala foi proferida no mesmo dia em que o país perdeu 2.349 vidas para a Covid-19, o maior número de mortes em 24h desde o início da pandemia. A declaração de Pazuello também é o contrário do que dizem secretários de Saúde, prefeitos e governadores ao redor do país.
Na semana passada, o jornal “Valor Econômico” noticiou que pessoas no entorno do ministro previam que o Brasil teria 3 mil mortes diárias pela Covid em março.
Ainda na quarta-feira (10), Pazuello afirmou, também, que o Brasil receberia, neste mês, de 22 a 25 milhões de doses de vacinas, “podendo chegar a 38 milhões”. A quantidade é menor do que a última previsão divulgada pelo Ministério da Saúde, no dia 6 de março, de 30 milhões de doses. A redução é a quinta feita nas previsões de doses a serem entregues no mês de março.
Até agora, o Brasil aplicou 9 milhões de doses de vacina – o equivalente a 11,7% da população em grupos prioritários. Só 3,1 milhões de pessoas receberam ambas as doses de algum imunizante.
Venho através deste comunicado informar a todos os eleitores do município, aos familiares, amigos e amigas que acreditaram no sonho da alternativa política para Águas Belas que desisto de participar do processo eleitoral deste ano na condição de candidato a Prefeito. Agradeço a todos que nos acompanharam nesta caminhada e acreditaram no sonho, agora adiado. […]
Venho através deste comunicado informar a todos os eleitores do município, aos familiares, amigos e amigas que acreditaram no sonho da alternativa política para Águas Belas que desisto de participar do processo eleitoral deste ano na condição de candidato a Prefeito.
Agradeço a todos que nos acompanharam nesta caminhada e acreditaram no sonho, agora adiado.
Desisto porque continuo a defender como princípio o processo democrático e transparente. A oposição de Águas Belas composta pelos partidos PP, PSDB, PROS, SOLIDARIEDADE, DEM, PR, PRP, PDT e PSC tentou se organizar, mas sem rumo e sem transparência.
Depois de indicar o meu nome para vice-Prefeito e, em seguida, para Prefeito, há 45 dias das eleições acatou uma imposição do Governo do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB): a de apoiar a candidatura do PSB no município.
Nestes termos e sem transparência, discordei em acatar a imposição e, ao mesmo tempo, fiquei impossibilitado de continuar no processo. Em breve estarei me reunindo com as lideranças do nosso grupo para decidir de forma coletiva os próximos passos pensando no futuro de Águas Belas, do nosso grupo político e dos novos rumos de um sonho adiado!
Como é natural, a pesquisa blog/Múltipla parou Serra Talhada na manhã e tarde deste sábado. Todos queriam saber como largaram os candidatos na corrida à Capital do Xaxado. A pesquisa estimulada mostrou Márcia Conrado com 43%, contra 19% de Victor Oliveira, 11% de Socorro Brito e 9% de Marquinhos Dantas. Na análise, destacou que Socorro Brito […]
Como é natural, a pesquisa blog/Múltipla parou Serra Talhada na manhã e tarde deste sábado. Todos queriam saber como largaram os candidatos na corrida à Capital do Xaxado.
A pesquisa estimulada mostrou Márcia Conrado com 43%, contra 19% de Victor Oliveira, 11% de Socorro Brito e 9% de Marquinhos Dantas.
Na análise, destacou que Socorro Brito com apenas duas semanas de campanha já largou com 11% e que Victor, com recall da última eleição teve bom desempenho, assim como Marquinhos Dantas. Com bom tempo de exposição, nome lançado primeiro e apoio de Luciano Duque, Márcia largou bem com 43%.
O número de identificação da pesquisa é o PE-09807/2020. O período de realização da coleta – dias 08 e 09/09/2020. A margem de erro, de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foram entrevistadas 300 pessoas.
Nome da entidade que realizou a pesquisa: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla. Nome do contratante: Maria Edna de B C Falabella & CIA LTDA – nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.
A divulgação da pesquisa na Cultura FM repercute até hoje em todos os veículos de imprensa e gerou várias leituras. É o assunto mais comentado do fim de semana na Capital do Xaxado.
Como sempre ocorre desde o início dos levantamentos, quem estava na frente comemorou e quem estava atrás, mesmo que internamente faça uma leitura sensata e use os dados para planejamento e estratégia de crescimento, tentou confundir para satisfazer a militância. Normal.
Márcia Conrado (PT) e Marquinhos Dantas (PRTB) se mostraram os mais satisfeitos com os números.
Victor Oliveira (PL) tentou gerar dúvidas sobre sua contratação e disse que pesquisas causam confusão na opinião pública. Normal do jogo.
A decisão pela pesquisa da largada eleitoral em Serra Talhada foi por mero interesse jornalístico e de audiência, tomada dia 4/9. Os custos, assumidos pela parceria Blog/Múltipla. O Blog poderia divulgar na sexta, mas definiu o sábado para mobilizar audiência na Revista da Cultura.
Já Socorro Brito (AVANTE) disse ao Farol de Notícias que o Múltipla havia errado o resultado em 2016, também no seu papel e direito. Mas não é uma verdade absoluta. Pelo contrário.
Em 2016, o Múltipla acertou a vitória de Luciano Duque, mas não fez nenhum levantamento às vésperas da eleição. O último levantamento foi feito uma semana antes do dia do pleito . Ou seja, a pesquisa indicou o retrato do momento, inclusive com a margem de erro.
À época, era sabido, a vitória de Duque era tão confortável que houve um relaxamento típico do já ganhou. Em resumo, no dia da pesquisa, considerando a margem de erro, o Instituto acertou assim como nos demais levantamentos.
Em 2012, por exemplo, cravou a vitória de Luciano Duque sobre Sebastião Oliveira. Acertou todos os levantamentos às vésperas da eleição nas cidades escolhidas até hoje, desde o início da parceria.
Interessante é que outros institutos davam a mesma margem, mas por conveniência, não são lembrados.
Em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambucano (IPEC), de Arcoverde, o próprio Farol de Notícias divulgou em 21 de setembro, cinco dias apenas de diferença do levantamento do Múltipla: no cenário estimulado – quando os nomes dos postulantes são apresentados aos entrevistados – o candidato à reeleição Luciano Duque, do PT, tem 56% das intenções de voto contra 30% do candidato Victor Oliveira, do PR. Em terceiro lugar, Otoni Cantarelli, do PCdoB, soma 3%. Brancos e nulos são 7%. Não sabem ou não responderam são 4%.
Assim, fica evidente que a leitura feita por Socorro, que tem em tese potencial de crescimento por conta do alinhamento de palanque e número de lideranças, unindo Carlos Evandro e Sebastião Oliveira, dentre outros nomes, é parte do discurso que tem e deve usar para manter atenta e aguerrida sua base.
Curioso é que na fala, ela também comemora os números. “Minha candidatura foi decidida há quinze dias , eu comecei uma pré campanha fez oito dias na sexta-feira. Então, se eu já apareço com 11% se somar, ela tem 43%. Isso significa dizer que mais de 50% da população desaprova esse governo e essa candidatura dela”.
No mais, todos costumam trabalhar com pesquisas internas. Ninguém registra os levantamentos que tem justamente para não evidenciar forças ou fragilidades. O Blog divulgaria todos como divulgará os que forem feitos por outros institutos e veículos, pelo mesmo critério de audiência e interesse jornalístico.
Da mesma forma, mantém sua disposição e determinação de fazer jornalismo independente, sem amarras a Márcia, Socorro, Victor ou Marquinhos. Faz jornalismo para o leitor e ouvinte no caso das radios que ocupa, ouvindo e respeitando a todos.
Segue o jogo. Tudo normal no Reino da Politicolândia…
No ato, também foi inaugurado o projeto do Orelhão Digital Em sessão solene na Câmara Municipal de Flores, o presidente Luís Heleno, junto aos vereadores da casa, entregaram o título de cidadã florense à promotora de justiça Fernanda Henriques da Nóbrega. Segundo o presidente da Câmara, a promotora recebeu a homenagem pelo serviço prestado à […]
No ato, também foi inaugurado o projeto do Orelhão Digital
Em sessão solene na Câmara Municipal de Flores, o presidente Luís Heleno, junto aos vereadores da casa, entregaram o título de cidadã florense à promotora de justiça Fernanda Henriques da Nóbrega.
Segundo o presidente da Câmara, a promotora recebeu a homenagem pelo serviço prestado à cidade.
“Dra. Fernanda atuou em Flores da década de noventa, e desde então nunca foi esquecida pela sociedade florense devido ao seu trabalho junto a população. Por isso, eu e os todos os vereadores da casa achamos que seria uma homenagem muito justa à ela”, afirmou ele.
Natural da cidade de João Pessoa, na Paraíba, Fernanda já recebeu os títulos de cidadã gravataense e chã-grandense.
Ela ingressou no Ministério Público do Estado de Pernambuco em outubro de 1994, aos 22 anos de idade, após quatro anos de serviço público no Estado da Paraíba.
Fernanda iniciou suas atividades na Promotoria de Justiça de Flores, no sertão do Pajeú. Foi titular da 2a. Promotoria de Bezerros e atualmente exerce suas funções na 2a. Promotoria de Gravatá, com exercício simultâneo na Assessoria do NAI – Núcleo de Articulação Institucional do MPPE e CEJUSC de Gravatá.
Para ela, a homenagem feita pela Câmara de Vereadores de Flores é um reconhecimento de seu trabalho.
“Pra mim ser cidadã florense é um motivo de muita alegria, Flores foi minha primeira promotoria, aqui aprendi a ser promotora de justiça, então são lembranças que tenho maravilhosas dessa cidade. Me sinto muito honrada de estar aqui hoje recebendo essa homenagem”.
Estiveram presentes no evento os vereadores de Flores, representantes do judiciário municipal e estadual, do governo municipal e da sociedade civil.
No ato, também foi inaugurado o projeto do Orelhão Digital, de autoria do Ministério Público do Estado de Pernambuco, que visa facilitar o acesso da população a serviços de atendimento na internet de órgãos como a Compesa, Celpe, INSS e Detran.
“O Orelhão Digital é uma ferramenta poderosa de inclusão. Leva ao cidadão que não tem ou não sabe realizar serviços de internet a acessar esses serviços que sozinhos não conseguiriam”, disse a promotora de justiça.
O presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar, que também esteve na sessão solene, falou sobre a implantação desse projeto nos municípios do estado.
“Na nossa gestão na União de Vereadores de Pernambuco tivemos a honradez de fazer essa parceria com o Ministério Público e estamos implantando em todas as Câmaras Municipais do estado de Pernambuco, a próxima é em Sertânia. Ficamos muito satisfeitos e felizes com essa união. Hoje, os políticos governam junto com o Ministério Público. É uma parceria que está dando certo, e só quem tem a ganhar com isso é o nosso povo”, disse ele.
O serviço do Orelhão Digital vai funcionar em uma sala da Câmara de Vereadores de Flores, de segunda a sexta, de 08:00 as 13:00 horas. O presidente da Câmara de Vereadores de Flores, Luiz Heleno, disse que com a implantação do serviço, a Câmara vai poder atender ainda mais a população.
“O Orelhão Digital é um marco na história de Flores. Estamos muito contentes, porque sabemos que a função do vereador é legislar, fiscalizar, mas não tínhamos um trabalho social. E hoje esse projeto veio para resolver essa situação. Nós vamos trazer a população mais necessitada que precisa dessas informações, precisa de internet, vai ter uma funcionária preparada pra isso, temos uma parceria com vários órgãos para facilitar a vida da população florense”, finalizou ele.
Idealizador e organizador do Afogareta, Ney Quidute aproveita, ao lado do filho Matheus, e anuncia a programação do Afogareta 2015 dentro do evento “O Maior Encontro de Forró do Brasil”, que acontece no Aplausos Show, em Afogados da Ingazeira. O evento acontece promovido por Wilton Confecções e reúne atrações como Mastruz com Leite Magníficos e […]
Idealizador e organizador do Afogareta, Ney Quidute aproveita, ao lado do filho Matheus, e anuncia a programação do Afogareta 2015 dentro do evento “O Maior Encontro de Forró do Brasil”, que acontece no Aplausos Show, em Afogados da Ingazeira.
O evento acontece promovido por Wilton Confecções e reúne atrações como Mastruz com Leite Magníficos e Limão com Mel. A programação, que ainda tem Forró Instigado, começa às dez da noite. Já Ney, guarda a sete chaves o segredo que só revela mais tarde.
Você precisa fazer login para comentar.