Notícias

TCE vai apresentar levantamento sobre a destinação do Lixo em Pernambuco

Por Nill Júnior
Fumaça do lixão de afogados da Ingazeira. No Sertão, poucas cidades tem tratamento adequado

Nesta terça-feira (7), às 10h da manhã, técnicos do Tribunal de Contas de Pernambuco darão uma coletiva de imprensa para divulgar o levantamento sobre a destinação do lixo em Pernambuco.

O levantamento foi feito a partir de dados fornecidos pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e inspeções realizadas pelo próprio Tribunal de Contas. É possível saber quais as cidades que depositam os resíduos sólidos em aterros sanitários, bem como os locais onde a destinação ainda é feita de forma irregular, com um comparativo desde 2012.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, entrou em vigor a partir de agosto de 2010, ou seja, há cinco anos, no entanto, os dados revelam que não houve muitas mudanças, apesar de o prazo para a disposição ambientalmente adequada dos resíduos, definido na referida lei, ter se esgotado desde agosto de 2014.

Todas informações sobre o estudo serão detalhadas pela equipes da Coordenadoria de Controle Externo e do Núcleo de Engenharia. Em resumo, vem aí pressão para os prefeitos que não priorizaram o tema do lixo.

Outras Notícias

Sertão do Pajeú confirma 11 novos óbitos por Covid-19 e totaliza 460

Foto: Pixabay Seis municípios confirmaram novos óbitos. Destaque para São José do Egito e Tabira que registraram 3 óbitos cada. Por André Luis De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta quinta-feira (29), a região registrou 84 novos casos positivos, 58 recuperados e 11 novos óbitos por Covid-19.  […]

Foto: Pixabay

Seis municípios confirmaram novos óbitos. Destaque para São José do Egito e Tabira que registraram 3 óbitos cada.

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta quinta-feira (29), a região registrou 84 novos casos positivos, 58 recuperados e 11 novos óbitos por Covid-19. 

Agora o Sertão do Pajeú conta com 23.701 casos confirmados, 22.693 recuperados (95,74%), 460 óbitos e  548 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 31 novos casos positivos, 31 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 3.919 casos confirmados, 3.675 recuperados, 53 óbitos e 191 casos ativos. Com relação ao óbito confirmado, trata-se de paciente do sexo feminino, 73 anos, agricultora, hipertensa, não tomou nenhuma dose da vacina por estar infectada, foi a óbito em 27/04/21 no Hospital Regional Emília Câmara por complicações da covid -19. 

Brejinho registrou 3 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 548 casos confirmados, 510 recuperados, 11 óbitos e 27 casos ativos. 

Calumbi  registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 408 casos confirmados, 391 recuperados, 3 óbitos e 14 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 5 novos casos positivos e 1 novo óbito. O município conta com 1.264 casos confirmados, 1.149 recuperados, 28 óbitos e 87 casos ativos da doença. O óbito confirmado trata-se de paciente do sexo feminino, 40 anos. Estava em investigação. 

Flores registrou 3 novos casos positivos, 7 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 842 casos confirmados, 787 recuperados, 30 óbitos e 25 casos ativos. 

Iguaracy registrou 5 novos casos confirmados e  2 novos óbitos. O município conta com 589 casos confirmados, 559 recuperados, 22 óbitos e 8 casos ativos. Com relação aos óbitos confirmados, trata-se de um que já estava em investigação e o outro paciente do sexo  masculino, 61 anos que estava internado na UTI do HREC.

Ingazeira registrou 3 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 256 casos confirmados, 239 recuperados, 2 óbitos e 15 casos ativos.

Itapetim registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 888 casos confirmados, 858 recuperados, 20 óbitos e 10 casos ativos. 

Quixaba registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 332 casos confirmados, 316 recuperados, 12 óbitos e 4 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 7 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 437 casos confirmados, 412 recuperados, 10 óbitos e 15 casos ativos. 

Santa Terezinha registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 744 casos confirmados, 714 recuperados, 24 óbitos e 6 casos ativos. 

São José do Egito registrou 2 novos casos positivos e 3 novos óbitos. O município conta com 1.745 casos confirmados, 1.686 recuperados, 36 óbitos e 23 casos ativos. A Secretaria de Saúde informa que recebeu nesta quinta-feira as documentações comprobatórias de 3 óbitos ocorridos nas últimas semanas. Um falecimento no mês de março e dois no início do mês de abril.

Serra Talhada registrou 13 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 8.168 casos confirmados, 7.955 recuperados, 133 óbitos e 80 casos ativos da doença. 

Solidão registrou 5 novos casos positivos. O município conta com 396 casos confirmados, 385 recuperados, 2 óbitos e 9 casos ativos.

Tabira registrou 6 novos casos positivos e 3 novos óbitos. O município conta com 2.091 casos confirmados, 2.039 recuperados, 31 óbitos e 16 casos ativos. 

Triunfo registrou 2 casos recuperados. O município conta com 724 casos confirmados, 695 recuperados, 24 óbitos e 5 casos ativos. 

Tuparetama registrou 1 novo caso positivo e 8 recuperados . O município conta com 350 casos confirmados, 318 recuperados, 19 óbitos e 13 casos ativos da doença.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém deve atrair mais de 50 mil pessoas

Durante a Semana Santa, a cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco,  deverá receber mais de 50 mil pessoas para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo, segundo estimativa dos organizadores . A temporada de 2019 acontecerá de 13 a 20 de abril. Na peça […]

Durante a Semana Santa, a cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco,  deverá receber mais de 50 mil pessoas para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo, segundo estimativa dos organizadores . A temporada de 2019 acontecerá de 13 a 20 de abril.

Na peça teatral, que este ano completa 52 anos de história, a vida de Jesus é contada em nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Cristo, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário.

Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo. A encenação tem início com a cena do Sermão da Montanha e termina com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. A peça começa diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h.

Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas.

Como acontece todos os anos, a encenação contará em 2019 com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional comoJuliano Cazarré (Jesus), Priscila Fantin (Maria), Ricardo Tozzi (Herodes), Gabriel Braga Nunes (Pilatos) e Bruno Lopes (Apóstolo João).

Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, entre os quais se destacam Ricardo Mourão (Caifás), Nínive Caldas (Madalena),José Barbosa (Judas), Júlio Rocha (Pedro) e Rafaella Carvalho (Herodíades). Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a direção artística de Carlos Reis e Lúcio Lombardi.

A maior parte do público chega em ônibus de turismo e vans que é a forma mais fácil e cômoda de ir à Nova Jerusalém. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados no Google ou Facebook. Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações que formam caravanas para assistir ao espetáculo.

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo.

São dois dias de hospedagem, nos quais os turistas assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco (Pousada da Paixão, 81 3732-1574,www.pousadadapaixao.com.br). Ou pelos celulares – Vivo (81) 9 8239-4764 / Tim (81) 9 9673-0815.

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Petrolina fica entre as 10 cidades que mais geraram emprego no Brasil em 2021

Foto: Émerson Leite O jornal Estado de São Paulo divulgou um levantamento com os municípios de médio e grande porte que mais geraram emprego no Brasil. Petrolina é a única cidade pernambucana que aparece entre as chamadas “campeãs de empregos” do país.  O município sertanejo teve aumento de 10,7% no saldo de empregabilidade nacional. Com […]

Foto: Émerson Leite

O jornal Estado de São Paulo divulgou um levantamento com os municípios de médio e grande porte que mais geraram emprego no Brasil. Petrolina é a única cidade pernambucana que aparece entre as chamadas “campeãs de empregos” do país. 

O município sertanejo teve aumento de 10,7% no saldo de empregabilidade nacional. Com isso, Petrolina surge em 8° lugar no Brasil e 2° no Nordeste.  

Para ter um dado mais justo dentro das realidades populacionais, a pesquisa aponta o crescimento pelo percentual, não pelo número total de vagas. O levantamento também compara apenas os municípios com mais de 200 mil moradores. 

Com 10,7% de crescimento de emprego, Petrolina surge à frente de todas as capitais do Brasil. O município pernambucano só gerou menos emprego que: Osasco (SP), Novo Hamburgo (RS), Macaé (RJ), Barueri (SP), Vitória da Conquista (BA), São José (SC) e Cotia (SP).

O principal impulsionador de empregos em Petrolina é o agronegócio. Maior exportadora de manga e uva do Brasil, a cidade pernambucana, mesmo em meio à pandemia, conseguiu bater recorde de produção e exportação em 2021. 

O município também vive um boom de obras públicas, que movimentaram a construção civil nos últimos quatro anos. 

“Petrolina se transformou num fenômeno de prosperidade. Estamos acumulando vários indicadores que reforçam isso, como o ranking de empreendedorismo e o de produção no agronegócio. Estar no top 10 de empregos no Brasil, além de ser orgulho, estimula a chegada de mais empresas e negócios, pois reforça que nossa cidade tem um excelente ambiente para investimentos”, justifica o prefeito Miguel Coelho sobre os dados.

Emenda destina recursos para UTI Móvel em Tuparetama

Fábio Rocha O vereador Diógenes Patriota (Solidariedade) e o médico Renato Granjeiro conseguiram do deputado estadual Valdi Sales (PP) o compromisso em liberar emenda para a saúde de Tuparetama. Dr Renato é diretor clínico do Hospital Severino Solto de Siqueira de Tuparetama e esteve no palanque de Sávio Torres. A emenda vai ser destinada para […]

Fábio Rocha

O vereador Diógenes Patriota (Solidariedade) e o médico Renato Granjeiro conseguiram do deputado estadual Valdi Sales (PP) o compromisso em liberar emenda para a saúde de Tuparetama.

Dr Renato é diretor clínico do Hospital Severino Solto de Siqueira de Tuparetama e esteve no palanque de Sávio Torres.

A emenda vai ser destinada para comprar uma ambulância UTI móvel, uma sala de estabilização para o hospital e um carrinho de anestesia. “Eu e Dr Renato prometemos melhorar a saúde do município e estamos trabalhando com este foco”, afirmou Diógenes.

Segundo o vereador, o deputado estadual Valdi Sales (PP) vai estar na próxima quarta-feira (24) visitando o Hospital Severino Souto de Siqueira de Tuparetama. “O deputado Valdi tem emendas que podem ser remanejadas e vai contribuir com nossa cidade. Estas emendas estaduais saem com quatro meses”, disse Diógenes.

SAMU admite dificuldades e frota antiga

Repercutiu na semana a falta de atendimento de uma ocorrência em Serra Talhada por falta de ambulância. O SAMU enviou nota ao blog admitindo dificuldades Também negou que haja inadimplência do município sede, Serra Talhada. Diz que o município renegociou os repasses e parcelou o passivo. Leia nota: O Consórcio de Integração dos Municípios do […]

Repercutiu na semana a falta de atendimento de uma ocorrência em Serra Talhada por falta de ambulância. O SAMU enviou nota ao blog admitindo dificuldades

Também negou que haja inadimplência do município sede, Serra Talhada. Diz que o município renegociou os repasses e parcelou o passivo. Leia nota:

O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ informa que os reparos de todas as viaturas do SAMU estão sendo providenciados com a maior brevidade possível.

A frota de carros do SAMU da III macrorregião é antiga, especificamente do ano de 2012, veículos estes expostos a situações extremas de uso. Impiedoso frisar que para uma possível renovação de frota se faz necessária a efetivação de repasses do Governo Federal e Estadual específicos para investimentos em renovação da frota. Ocorre que tais repasses não ocorreram nos últimos anos, inviabilizando a renovação da frota.

A Presidência do CIMPAJEÚ juntamente com sua Diretoria busca a todo momento obter repasses para investimentos no programa. No mês de setembro Dr. Paulo Alves, Diretor Médico, esteve em Brasília tratando desta pauta. No mês de Outubro Janaina Diniz, Gerente Geral Do SAMU, também se fez presente em Brasília  com o intuito de melhorar a qualidade na prestação do serviço à população.

No que tange à suposta alegação de omissão de socorro eis uma noticia inverídica, tendo em vista que o serviço do SAMU em que pese não ter tido a disponibilidade de encaminhar uma equipe de socorro ao local do fato, por circunstâncias alheias às normais, procedeu com a ocorrência, realizando o atendimento virtual por meio da central de regulação e já encaminhando a ocorrência para o Corpo de Bombeiros Militar da Região.

Diante da alegação que o município de Serra Talhada estaria sem viatura em razão de inadimplência de repasses ao CIMPAJEÚ o consórcio informa que antes mesmo da referida ocorrência o município em referência já havia regularizado os débitos por meio de parcelamento que vem sendo adimplido rigorosamente.

Na situação em apreço o CIMPAJEÚ enquanto órgão gestor do serviço do SAMU da III Macrorregião entende que de fato o serviço não pode ser prestado em sua totalidade; todavia, as providencias necessárias já estão sendo tomadas com o intuito de suprir as necessidades da população.

Entretanto, repita-se que a frota de veículos do SAMU possui mais de 10 anos de uso, apenas podendo ser renovada mediante repasses do Governo Federal e Estatual, que até o presente momento não ocorreram.  Contudo a equipe do SAMU trabalha na prevenção de manutenção dos veículos com o intuito de evitar a baixa dos veículos.

Ademais, cumpre informar à população que o SAMU de Serra Talhada já se encontra com viatura disponível para realização do Serviço de Socorro de Urgência.

Esperando, assim, ter contribuído para dirimir algumas dúvidas existentes com os presentes esclarecimentos, pomo-nos à disposição para tratar de eventuais dúvidas ainda existentes.

Atenciosamente,

HILANA PRICILA DE SÁ B. SANTANA

GERENTE GERAL DO CIMPAJEÚ