Notícias

TCE-PE divulga novo levantamento sobre alfabetização infantil nos municípios

Por André Luis

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou um novo Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE-PE) realizado entre 2023 e 2024 nos 184 municípios pernambucanos.

O estudo mostra que a média geral subiu de 5,2 para 7,9 no período.

O índice varia de zero a 10 e tem como foco a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental.

A edição 2024 do ICA/TCE-PE avaliou sete eixos, incluindo dois novos: Valorização de Professores e Busca Ativa de Alunos. Esses se somam aos cinco eixos já analisados na edição anterior: Legislação, Colaboração, Formação, Material e Monitoramento.

Os maiores avanços foram registrados nos eixos Formação, Material e Monitoramento, com influência da adesão dos municípios à plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

O levantamento também aponta aumento na formalização dos Planos Municipais de Alfabetização. Em 2023, 3% dos municípios tinham o plano. Em 2024, o percentual subiu para 41%.

APRESENTAÇÃO – Os dados foram apresentados nesta terça-feira (5), em reunião no TCE-PE, que contou com a presença do presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, e de Alexandre Negreiro, representando a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Andreika Amarante, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime); Gorette Aquino, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); e Vaneska Melo, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Pernambuco (Uncme).

“Fico muito feliz com os avanços que registramos nesta segunda rodada do ICA/TCE-PE. Temos dado cada vez mais ênfase às políticas públicas na educação, em áreas como primeira infância, estrutura de escolas, transporte escolar, e agora, da alfabetização. E dessa forma, o Tribunal contribui gradualmente para fortalecer essa parceria e alcançar melhores resultados”, disse o presidente.

“A educação é uma prioridade para o Tribunal e a parceria com as entidades aqui representadas é muito importante, pois todas desempenham um papel de coordenação essencial”, afirmou o presidente.

A presidente da Undime, Andreika Amarante, também comemorou os resultados. “Gostaria de agradecer, em nome de todos os dirigentes municipais e de todos os municípios, a acolhida que o Tribunal de Contas nos proporcionou, para que pudéssemos construir esses indicadores juntos e celebrar o avanço e a evolução desses dados”, afirmou.

Para Gorette Aquino, da Amupe, “é muito importante esse entendimento em parceria com o Tribunal, para que a gente possa dar mais qualidade, não só na educação, mas como em outras políticas públicas também. E esse papel o TCE tem exercido muito bem.”

A representante dos Conselhos Municipais de Educação em Pernambuco, Vaneska Melo, também falou sobre a parceria entre as instituições.

“Teremos mais avanços, pois o Tribunal demonstra, atualmente, uma postura de escuta ativa e diálogo. Em nome de todos os conselhos do estado de Pernambuco, a Uncme expressa seu agradecimento por termos encontrado este canal”, disse.

“Percebemos que o Tribunal hoje não se pauta apenas na denúncia, mas sim no monitoramento, acompanhamento e, principalmente, no diálogo”, concluiu.

Também participaram do encontro a Diretoria de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes, o Chefe de Departamento, Eduardo Siqueira e a Gerente de Fiscalização da Educação,

Outras Notícias

Barragem da Transposição: Ministério diz que situação foi controlada

Uma família precisou ser removida, diz nota. Recomendações do MPF da PB serão seguidas, garantem Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional que trabalharam a noite inteira para conter o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE), atestam as condições de segurança da barragem. É o que diz o Ministério da Integração em nota ao […]

Uma família precisou ser removida, diz nota. Recomendações do MPF da PB serão seguidas, garantem

Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional que trabalharam a noite inteira para conter o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE), atestam as condições de segurança da barragem. É o que diz o Ministério da Integração em nota ao blog.

A estrutura fica localizada entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O vazamento foi contido durante a madrugada deste sábado (4), diz o Ministério.

“Eliminamos o risco de vazamento. Todo o barramento já foi verificado e não foi atingido. A segurança está mantida”, afirmou o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, em entrevista na tarde deste sábado.

O secretário também confirmou que o Ministério da Integração e o Consórcio seguirão integralmente as recomendações do Ministério Público Federal de Monteiro (PB), na Paraíba.

Pádua destacou, ainda, que algumas medidas já estão sendo tomadas, a exemplo das ações emergenciais. As demais recomendações serão adotadas ao longo da próxima semana. Leia mais.

De

Antônio de Pádua, do Ministério da Integração

acordo com o secretário, há cerca de 50 profissionais habilitados integrando a equipe do Ministério no local para diagnosticar as causas do vazamento.

“Estamos fazendo uma série de testes e preparando um diagnóstico definitivo. A nossa preocupação em primeiro lugar é com a segurança da população e da obra”, disse Antônio de Pádua.

Como as casas não foram afetadas, apenas uma família foi removida, mas já retornou à residência, diz a nota.

Ameaça esvazia Colégio Imaculada de Arcoverde nesta segunda-feira

Giro das Cidades Na última quinta-feira (30) uma mensagem deixada no banheiro masculino do Colégio Imaculada Conceição, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, deixou alunos, professores e funcionários da unidade de ensino apreensivos. A mensagem, de acordo com informações dos grupos de pais de alunos do colégio, dizia que hoje, segunda-feira (3) aconteceria um massacre […]

Giro das Cidades

Na última quinta-feira (30) uma mensagem deixada no banheiro masculino do Colégio Imaculada Conceição, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, deixou alunos, professores e funcionários da unidade de ensino apreensivos.

A mensagem, de acordo com informações dos grupos de pais de alunos do colégio, dizia que hoje, segunda-feira (3) aconteceria um massacre de alunos no local.

Assustados, pais e mães procuraram, desde que a notícia surgiu, a coordenação e direção da escola.

Em resposta, através de conversas no WhatsApp, uma coordenadora negou o fato e outra informou que a direção havia conversado com policiais militares e que as devidas providências seriam adotadas.

Nesta manhã, o Colégio foi esvaziado de alunos. Pais de todas as séries estão amedrontados com o fato.

A nossa reportagem conversou com um pai de aluno, que preferiu não se identificar. Segundo ele, o fato do colégio não se posicionar é de extrema gravidade e que um caso como esse não deve ser abafado, já que os casos de violência nas escolas têm crescido em todo o país.

“É um perigo. Estamos vendo todos os dias, professores e alunos sendo ameaçados e mortos, tanto em escolas públicas quanto privadas. Porque o Imaculada não se pronúncia?”, questionou ele.

Uma mãe, que procurou a nossa reportagem nesta manhã, informou que quando questionou a escola foi informada de que a mensagem se referia “apenas” a um jogo, com equipe de outra escola, que aconteceria naquele dia e que ela não se preocupasse.

A nossa reportagem procurou a direção do Colégio, mas não obteve reposta. A pouco, o colégio enviou uma nota aos pais sem citar diretamente os fatos. Confira abaixo a íntegra:

Caríssimos Pais/Responsáveis

Estamos convictos de que a educação cultivada pelas famílias e pelo CIC – baseada no amor a Deus, a si mesmo e ao próximo – tem contribuído para a formação da boa índole de nossos estudantes.

Conscientes de nossas responsabilidades em resguardar físico e emocionalmente todos que estão sob nossos cuidados, nos mantemos atentos e vigilantes às mais diversas e diferentes circunstâncias que acontecem no Colégio, agindo sempre com prudência e seriedade. Não podemos, portanto, permitir que qualquer ato impensado de uma criança venha a desnortear as nossas atividades.

Agradecemos a compreensão, confiança e preces.

Atenciosamente,

A Direção – CIC Arcoverde PE, 03/04/2023

Prefeitura de Afogados promove mutirão de cirurgias de amigdalectomia e reduz fila de espera

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira está realizando um mutirão de cirurgias de retirada de amígdalas (Amigdalectomia). O objetivo é diminuir a fila de espera. Dos 130 pacientes que aguardavam a cirurgia, sessenta já foram avaliados pelo médico especialista (otorrino), e vinte já realizaram a cirurgia. Nesta quinta (13), mais dez pacientes, crianças entre 04 […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira está realizando um mutirão de cirurgias de retirada de amígdalas (Amigdalectomia). O objetivo é diminuir a fila de espera. Dos 130 pacientes que aguardavam a cirurgia, sessenta já foram avaliados pelo médico especialista (otorrino), e vinte já realizaram a cirurgia. Nesta quinta (13), mais dez pacientes, crianças entre 04 e 11 anos, passaram pelo procedimento, realizado na casa de saúde José Evóide de Moura. 

O mutirão de cirurgias é coordenado pela Secretaria municipal de Saúde, e acontece através de encaminhamentos oriundos da atenção básica (UBS’s). 

O custeio das cirurgias é proveniente de recursos próprios, investimento da Prefeitura de Afogados da ordem de R$ 415.800,00, que inclui custos com a equipe médica, materiais, medicamentos e estrutura hospitalar para a realização das cirurgias. 

“Esses recursos foram destinados especificamente para essa ação, de modo a garantir, em situações como essas, independência, sem precisarmos depender dos demais órgãos federados. Estamos arregaçando as mangas e garantindo a realização dessas cirurgias com recursos próprios,” afirmou Artur Amorim, secretário de saúde de Afogados.

PM mata ex-companheira a tiros em Santa Cruz da Baixa Verde

Vítima era  jovem e tinha uma filha de dois anos. Acusado se entregou Um homicídio chocou a pacata Santa Cruz da Baixa Verde no início da tarde desta quinta-feira (10). Karine Rangel, filha do médico Rubens Rangel, foi assassinada no dia do seu aniversário a tiros. Segundo o Blog Nayn Neto, Karine estava em um […]

Vítima era  jovem e tinha uma filha de dois anos. Acusado se entregou

Um homicídio chocou a pacata Santa Cruz da Baixa Verde no início da tarde desta quinta-feira (10). Karine Rangel, filha do médico Rubens Rangel, foi assassinada no dia do seu aniversário a tiros.

Segundo o Blog Nayn Neto, Karine estava em um almoço de comemoração na cidade de Triunfo. Ao retornar para Santa Cruz, foi seguida com sua amiga, que estavam em uma motocicleta.

Ao chegar em frente à casa que eles residiam, o executor, seu ex-companheiro, que é policial, mandou a amiga dela se afastar e efetuou um tiro na sua cabeça.

Ela morreu no local. Ela e o PM residiam juntos, mas estariam separados devido à quantidade de briga entre eles, por conta de ciúmes. Karina deixa uma filha de 2 anos.

O PM já teria se entregue e está preso, segundo os populares. Em um grupo de WhatsApp ele assumiu a autoria. “Comandos, a vida da gente é imprevisível, pedi muito a ela que não me provocasse, que pensasse na menina, mas ela não teve cabeça e nem muito menos eu tive. Vou me apresentar”, finalizou.

Morre jornalista Enaldo Cândido, fundador do Jornal de Arcoverde

Morreu nesta segunda-feira (20), o jornalista Enaldo Cândido, um dos pioneiros da imprensa arcoverdense e fundador do Jornal de Arcoverde, que neste ano celebra 44 anos de história e compromisso com a verdade. Enaldo Cândido, ao lado de amigos visionários, transformou a insatisfação com a ausência de um veículo de comunicação em uma realidade que […]

Morreu nesta segunda-feira (20), o jornalista Enaldo Cândido, um dos pioneiros da imprensa arcoverdense e fundador do Jornal de Arcoverde, que neste ano celebra 44 anos de história e compromisso com a verdade.

Enaldo Cândido, ao lado de amigos visionários, transformou a insatisfação com a ausência de um veículo de comunicação em uma realidade que se consolidou ao longo de mais de quatro décadas.

O Jornal de Arcoverde nasceu em 31 de julho de 1981, quando seus idealizadores consideraram inaceitável que Arcoverde não tivesse um periódico próprio. Desde a primeira edição, o jornal se estabeleceu como plural, democrático e aberto a diversas opiniões.

Ao longo dos anos, o jornal consolidou-se como referência na imprensa local, e neste ano comemora 44 anos de dedicação à cidade e à comunidade.

Atualmente, o Jornal de Arcoverde se mantém como o último jornal impresso do interior, um verdadeiro marco na história da imprensa local. E, embora a perda de Enaldo Cândido seja sentida por toda a comunidade, sua trajetória será sempre lembrada como exemplo de coragem, dedicação e paixão pelo jornalismo.

O Presidente da Câmara de Arcoverde, Luciano Pacheco,  emitiu nota de pesar. “Perdemos um grande ícone da comunicação de Arcoverde, Enaldo Cândido. Durante de mais 44 anos mantinha em circulação o jornal de Arcoverde. Deixou uma grande lição no jornalismo tradicional. Viveu momentos históricos, sendo inclusive preso por não se calar como jornalista. Eu particularmente vive muitos momentos com Enaldo, e sempre procurei ser um colaborador do jornal porque era a bandeira de Enaldo. Por isso o Jornal de Arcoverde precisa existir. Um cara extrovertido e boa praça com todos nutriam amizade com ele. Amigo Enaldo, o gato do jornal de Arcoverde, descanse em paz”.