Notícias

TCE-PE autoriza concessão de água e saneamento e faz recomendações à Compesa

Por André Luis

Em despacho, o conselheiro Dirceu Rodolfo considerou que a modelagem da concessão parcial dos serviços da Compesa está apta para a licitação. O despacho conclui a participação do TCE-PE na etapa de planejamento da concessão. O conselheiro Dirceu é o relator das contas da estatal em 2025.

De acordo com a Resolução TC nº11/2013, cabe ao Tribunal de Contas acompanhar os procedimentos de planejamento, licitação, contratação e execução contratual das concessões de serviços públicos e parcerias público-privadas. 

No decorrer do procedimento interno aberto para analisar a documentação enviada pelo governo estadual, foram realizadas uma série de reuniões com o poder executivo. Pelo TCE-PE, participaram o gabinete do conselheiro relator e o Departamento de Controle Externo da Infraestrutura (Deinfra), setor da auditoria responsável por fiscalizar a gestão em áreas como o saneamento básico.

O governo estadual acolheu várias sugestões do TCE-PE feitas durante o planejamento da licitação. Entre elas, a revisão do custo médio ponderado de capital (WACC), resultando em um ganho de R$225 milhões no valor da outorga (montante pago pela concessionária); inclusão do índice de avaliação de continuidade do abastecimento d’água; melhorias no sistema de avaliação de desempenho; além da correção de erros e inconsistências. 

Pela proposta do governo estadual, serão transferidos à futura concessionária os ativos operacionais, a execução de obras, a gestão comercial e operacional, além das obrigações de investimento em expansão e aprimoramento do sistema. O Estado manterá sob seu controle os serviços de captação e tratamento de água.

“Constata-se que a modelagem da concessão do serviço de saneamento básico do Estado de Pernambuco evoluiu de forma significativa ao longo das discussões técnicas, incorporando ajustes relevantes que corrigiram fragilidades pontuais, aproximaram ainda mais o contrato das boas práticas do setor e reforçaram a segurança jurídica do projeto”, afirma o conselheiro no despacho.

ALERTAS E RECOMENDAÇÕES – Baseando-se na análise documental feita pela equipe de auditoria, o conselheiro fez recomendações ao governo estadual: 

o fortalecimento a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), com criação de unidade técnica especializada em saneamento; 

a reavaliação periódica da tarifa cobrada à concessionária pelo fornecimento d’água; 

o aproveitamento dos servidores da Compesa e suas expertises, inclusive na Arpe;

o acompanhamento da execução dos investimentos.

Para cada uma das recomendações, ele alerta que a não adoção das medidas poderá comprometer o resultado esperado, que é a universalização dos serviços de água e esgoto, além de prejudicar a saúde financeira da estatal. 

No fim do despacho, Dirceu destaca que o TCE-PE vai acompanhar a execução contratual, de forma permanente, “de modo a verificar a implementação efetiva das medidas corretivas e preventivas ora indicadas, assegurando a proteção do interesse público, a sustentabilidade econômico-financeira do modelo e a adequada prestação dos serviços à população pernambucana”.

CAUTELARES – Na última sexta-feira (12), Dirceu já tinha negado três pedidos de medidas cautelares para suspender ou modificar o edital de concessão. O conselheiro entendeu que, no decorrer da etapa de planejamento, o governo estadual acolheu as principais questões levantadas pelos denunciantes. 

As decisões monocráticas (tomadas pelo conselheiro relator exclusivamente) serão levadas a julgamento na Segunda Câmara do TCE-PE.

Outras Notícias

Vicentinho deve ir pra reeleição, diz blog

Segundo fonte ao Mais Pajeú, Vicentinho será candidato a reeleição a presidência da Câmara de Vereadores de Afogados Ele já teria manifestado, nos bastidores, sua intenção de disputar a reeleição para o cargo nas eleições previstas para o próximo ano. A mesma fonte informou que Vicentinho mesmo sem fazer movimentação de pedir votos já conta […]

Segundo fonte ao Mais Pajeú, Vicentinho será candidato a reeleição a presidência da Câmara de Vereadores de Afogados

Ele já teria manifestado, nos bastidores, sua intenção de disputar a reeleição para o cargo nas eleições previstas para o próximo ano.

A mesma fonte informou que Vicentinho mesmo sem fazer movimentação de pedir votos já conta com o apoio da maioria dos vereadores, sendo que muitos já comentaram sobre o assunto com outras pessoas, e a conversa sobre sua reeleição já circula em algumas rodas políticas.

Nos bastidores da política local, especulava-se que existia um acordo para que, no primeiro biênio, Vicentinho assumisse a presidência e, no segundo, o vereador Raimundo Lima assumisse o cargo. Existindo ou não este acordo, parece que Raimundo precisará se empenhar bastante nos bastidores se realmente desejar assumir a presidência da Câmara.

Reunião planeja desenvolvimento de Brejinho para o 1º trimestre

Na quinta-feira (2), o prefeito de Brejinho, Gilson Bento, reuniu, em seu gabinete, representantes do SEBRAE, secretários das pastas de Administração, Agricultura e Cultura, e representantes da Sala do Empreendedor. O objetivo da reunião foi planejar e monitorar ações de inclusão produtiva e fomento aos negócios para o 1.º trimestre de 2023. Foi assinado um […]

Na quinta-feira (2), o prefeito de Brejinho, Gilson Bento, reuniu, em seu gabinete, representantes do SEBRAE, secretários das pastas de Administração, Agricultura e Cultura, e representantes da Sala do Empreendedor.

O objetivo da reunião foi planejar e monitorar ações de inclusão produtiva e fomento aos negócios para o 1.º trimestre de 2023.

Foi assinado um acordo de parceria para o ano em curso, com o objetivo de impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Brejinho.

Segundo a Prefeito, o SEBRAE destinará R$700 mil para ações de desenvolvimento profissional, crescimento econômico e geração de renda no município.

Compesa esclarece interrupção no abastecimento de água em Afogados da Ingazeira

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, por meio de nota, que concluiu no último sábado (17) o serviço de manutenção emergencial em um dos poços do Sistema Zé Dantas, responsável pelo abastecimento de água em Afogados da Ingazeira. De acordo com a nota, as intervenções foram necessárias para garantir a funcionalidade do sistema, mas […]

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, por meio de nota, que concluiu no último sábado (17) o serviço de manutenção emergencial em um dos poços do Sistema Zé Dantas, responsável pelo abastecimento de água em Afogados da Ingazeira.

De acordo com a nota, as intervenções foram necessárias para garantir a funcionalidade do sistema, mas resultaram na redução da vazão de operação, causando atrasos no calendário de distribuição de água e impactando o fornecimento na cidade.

Ainda segundo a Compesa, a distribuição na parte central de Afogados da Ingazeira foi retomada no sábado (17) e está sendo normalizada de forma gradual. Já a distribuição nas áreas mais altas do município está prevista para começar nesta sexta-feira (22).

A Companhia explicou que a operação de um sistema com vazão reduzida requer um tempo maior para a estabilização da pressão e o pleno restabelecimento do abastecimento.

A Compesa reforça o compromisso em solucionar os problemas e normalizar o fornecimento de água para toda a população o mais breve possível.

Agenda: fique por dentro das festas de São João em Pernambuco e Paraíba

Petrolina No Pátio Ana das Carrancas o São João de Petrolina programa para a noite de hoje os shows de Wesley Safadão, Israel Novaes, Pablo, Trio Granáh e Gean Mota. Amanhã 23 na noite da fogueira cantam Pedrinho Pegação, Luan Santana, Bruno & Marrone, Willson e Welson e Andréa Vitória e no sábado, 24 Toca […]

Petrolina

No Pátio Ana das Carrancas o São João de Petrolina programa para a noite de hoje os shows de Wesley Safadão, Israel Novaes, Pablo, Trio Granáh e Gean Mota.

Amanhã 23 na noite da fogueira cantam Pedrinho Pegação, Luan Santana, Bruno & Marrone, Willson e Welson e Andréa Vitória e no sábado, 24 Toca do Vale, Sérgio do Forró, Guilherme Dantas, Flávio Leandro e Fabiana Santiago.

Caruaru

Numa programação recheada de grandes atrações o São João de Caruaru tem sequencia hoje com os shows de Mestrinho, John Geração, Azulão e Márcia Felipe. Amanhã 23 de junho Gusttavo Lima, Fim de Feira, Maciel Melo e Brasas do Forró.  E no Sábado – 24 de junho Walmir Silva, DJ Alok, Petrúcio Amorim e Lucy Alves.

Campina Grande

Os shows no Parque do Povo hoje em Campina Grande serão animados por Bruno e Marrone e Romim Mata. Amanhã sexta feira da fogueira cantam Elba Ramalho, Thiago Farra, Avine Vinny e Forró Coco Seco. No sábado 24/06 – Vicente Nery, Capilé, Forró 3×4 e Marília Mendonça.

Arcoverde

Com o tema “Com História, Arte e Tradição, em 2017, as Rainhas do Reisado são as Homenageadas da Capital do São João”, as festividades em Arcoverde tiveram início no dia 17 de junho e seguem até o dia 28 do mesmo mês.

Hoje a programação anuncia para o Polo Multicultural, na Praça da Bandeira os shows de Valdinho Paes e João Victor. Amanhã 23 de junho Grupo de Coco, Lenine e Harry Estigado e no dia 24, Ycaro e Vitório, Alceu Valença e Solteirões do Forró.

Patos

Em festa que acontece de 20 a 25 de junho, no Terreiro do Forró, a cidade de Patos faz uma grande festa junina. Hoje as atrações serão Luan Santana, Gabriel Diniz, Los Pandas e Forró da Nannah. Na Sexta-feira, dia 23 tem Felipão, Solteirões do Forró, Aécio Flávio, Isabella e Forró da Macambira. No Sábado, dia 24 Gusttavo Lima, Dorgival Dantas, Espora de Ouro, Teinha do Forró e Gustavinho.

Júlio Cavalcanti volta a criticar nepotismo na gestão Madalena Brito

O deputado Júlio Cavalcanti foi à Tribuna para falar sobre o ato público que aconteceu em Arcoverde na última semana, promovido pelo vereador Luciano Pacheco, com o objetivo de protestar contra o nepotismo que se instalou na prefeitura do município. Vários segmentos da sociedade e os movimentos sociais se mobilizaram para combater essa prática. “Eu, que […]

IMG_2413

O deputado Júlio Cavalcanti foi à Tribuna para falar sobre o ato público que aconteceu em Arcoverde na última semana, promovido pelo vereador Luciano Pacheco, com o objetivo de protestar contra o nepotismo que se instalou na prefeitura do município. Vários segmentos da sociedade e os movimentos sociais se mobilizaram para combater essa prática.

“Eu, que já fui secretário no município, conheço de perto a estrutura administrativa de Arcoverde. Sei, por exemplo, que quando Zeca Cavalcanti era prefeito e entregou o governo à atual gestora havia pouco mais de 80 cargos comissionados. Mas hoje a prefeitura tem mais de 160 cargos – isso fora os contratos!”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar disse, ainda, que vai acompanhar a ação do Ministério Público e demais órgãos de fiscalização, que receberam as denúncias ao final do ato público e tem a responsabilidade de apurar as denúncias e, se for o caso, estabelecer as penas para a administração.