Notícias

TCE disponibiliza hotsite com resultado de auditoria em escolas municipais

Por André Luis

O Tribunal de Contas disponibilizou uma página no site da instituição com todas as informações sobre a auditoria realizada nas escolas públicas dos 184 municípios de Pernambuco, que mostrou a infraestrutura das unidades de ensino municipais. Clique aqui para acessar.

Na página, o cidadão pode consultar os relatórios feitos pelos auditores sobre cada uma das 800 escolas visitadas, bem como os encaminhamentos a partir de um painel que reúne os principais problemas identificados.

É possível acessar, ainda, o resumo das ações e as legislações atinentes ao assunto.

“A Escola de Contas realizou o apoio necessário para a elaboração da página em que é possível fazer consultas customizadas e de acordo com a busca de informações de interesse do cidadão”, explicou Adriana Arantes, Responsável pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE.

O trabalho realizado pela equipe de fiscalização e divulgado em setembro passado apontou problemas estruturais em pelo menos 60% das unidades de ensino municipais inspecionadas. Segundo Adriana, o objetivo central da ação é a promoção da qualidade de vida e das condições de aprendizado dos estudantes, o que vai muito além da responsabilização de gestores.

“Todos os relatórios de auditoria estão acompanhados de fotografias e evidências coletadas pelas equipes. Além disso, é importante destacar que o levantamento foi realizado no primeiro ano de mandato das gestões sendo uma grande oportunidade de construir um plano de ação sólido”, disse Adriana.

Atualmente o TCE vem firmando termos de ajuste de gestão – TAGs, com as prefeituras, definindo ações e prazos para correção dos problemas identificados. Já assinaram acordos as prefeituras de Aliança e Cumaru. Na próxima quarta-feira (17) está prevista a assinatura do termo com a prefeitura de Agrestina. A implementação das ações será acompanhada pelo Tribunal.

Confira alguns dos problemas identificados pela auditoria: 34% das escolas inspecionadas têm banheiros para uso exclusivo dos alunos; em 32% delas há estruturas separadas para meninos e meninas; quase 90% não dispõem de banheiros adaptados para quem precisa de cadeira de rodas; 46% das 800 escolas visitadas têm sabonete para higienização das mãos; cerca de 7% das escolas inspecionadas não têm conexão com a internet; 85% contam com fossas ou sumidouros como sistema de esgotamento sanitário; 53% das escolas não têm espaços de aula acessíveis para cadeirantes; em 5% dos estabelecimentos não há fornecimento de energia elétrica; 79,4% das salas dispõem de ponto de iluminação artificial funcionando; em 45% delas, há material de orientação sobre medidas de proteção contra o novo coronavírus, a exemplo de cartazes e banners; tapetes para sanitização de calçados estão presentes em 32% das unidades e, em 33%, há fornecimento de máscaras aos alunos.

Outras Notícias

Mário José: “meu candidato é Anderson”

Mário José negou ao blog que esteja a disposição para ser candidato no grupo do Solidariedade, União Brasil e PSD de Itapetim, que se reuniu no último sábado. Ficou definido que uma pesquisa vai escolher o próximo candidato a prefeito, com apoio da Deputada federal Maria Arraes e deputado estadual Luciano Duque. Se colocaram pré-candidatos […]

Mário José negou ao blog que esteja a disposição para ser candidato no grupo do Solidariedade, União Brasil e PSD de Itapetim, que se reuniu no último sábado.

Ficou definido que uma pesquisa vai escolher o próximo candidato a prefeito, com apoio da Deputada federal Maria Arraes e deputado estadual Luciano Duque. Se colocaram pré-candidatos o empresário Toinho Silva e Zé de Liinha (candidato a vice-prefeito em 2020).

Mas,  a informação de que Mário José estaria cotado pra compor a chapa foi negada por ele:

Prezado Nill Júnior, 

Quero reiterar meu compromisso com a candidatura de Anderson Lopes para prefeito de Itapetim e que serei candidato a vereador na chapa dele, se for para ajudá-lo a ser prefeito.

O intuito de me fazer presente na reunião se deu por consideração ao convite que me foi formulado por Zé de Liinha, Antônio Silva e Otoniony, sempre buscando a unidade da oposição para conseguimos vencer as eleições de 2024 e fazer a mudança que sabemos que Itapetim precisa.

Mário José

Paulo Câmara assina protocolo de intenções com as indústrias Ypê 

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (19), o protocolo de intenções para construção da fábrica e do centro de distribuição da Ypê em Pernambuco. A empresa, que atua na fabricação de artigos de higiene e limpeza, é a 115ª a anunciar, este ano, novos investimentos ou o início das operações no Estado. O empreendimento, […]

Foto: Hélia Scheppa/SEI

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (19), o protocolo de intenções para construção da fábrica e do centro de distribuição da Ypê em Pernambuco. A empresa, que atua na fabricação de artigos de higiene e limpeza, é a 115ª a anunciar, este ano, novos investimentos ou o início das operações no Estado. O empreendimento, viabilizado através de políticas de atração de investimentos do Governo de Pernambuco, será instalado em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A previsão é de que a operação tenha início em 2022, gerando 700 empregos diretos e indiretos.  

“É um investimento significativo, com grande geração de emprego. Ao mesmo tempo é a consolidação de Itapissuma e de todos os municípios do Litoral Norte como potenciais locais para atração de negócios. Mais uma vez estamos mostrando que sabemos ser parceiros e as empresas estão investindo e potencializando a grande qualidade daqui, que é ter um povo trabalhador e guerreiro”, afirmou Paulo Câmara.  

“Nossa estratégia é estudar com muita inteligência de mercado quais as potenciais empresas, dentro de cada segmento, que podem estar vindo para cá. Fruto disso é que conseguimos este ano uma série de anúncios em diversas áreas. Só esse mês anunciamos a Amazon e agora a Ypê. Isso é resultado dessa abordagem proativa que a gente tem, sempre mostrando as oportunidades que Pernambuco pode oferecer”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach 

O projeto faz parte do plano de expansão da empresa no Brasil, e coloca Pernambuco na estratégia de produção e distribuição do portfólio da Ypê nas regiões Norte e Nordeste. “Nós fizemos um estudo de logística que nos trouxe Pernambuco como melhor opção de investimento. De início, a gente percebe que chegou a um lugar com pessoas sérias e competentes, que trabalham para o bem e o progresso do Estado”, declarou Waldir Beira Júnior, CEO da companhia.  

YPÊ – A empresa é 100% brasileira e iniciou suas atividades em Amparo, no interior de São Paulo, em 1950. A Ypê atua no segmento de higiene e limpeza no Brasil, agregando mais de cinco mil colaboradores em todo o País, e atua em três categorias: limpeza da casa, cuidado com a roupa e higiene corporal. A fábrica pernambucana será a sexta no País e a segunda no Nordeste – a primeira da região fica em Simões Filho, na Bahia. Hoje, possui plantas fabris e CDs em Amparo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Além de atender o mercado brasileiro, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio.  

O encontro para formalizar o investimento também contou com a presença do secretário estadual Décio Padilha (Fazenda); o deputado federal André de Paula; o prefeito de Itapissuma Zé de Irmã Teca; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) Roberto Abreu e Lima; e o presidente do Porto de Suape Leonardo Cerquinho. 

Petrolina cria auxílio emergencial para trabalhadores do São João

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enviou para a Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (21), um projeto de lei que garantirá um auxílio financeiro emergencial a trabalhadores que atuam no ciclo junino. O benefício é voltado a artistas, vendedores ambulantes e garçons que trabalharam no São João de Petrolina em anos anteriores e, por conta […]

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enviou para a Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (21), um projeto de lei que garantirá um auxílio financeiro emergencial a trabalhadores que atuam no ciclo junino.

O benefício é voltado a artistas, vendedores ambulantes e garçons que trabalharam no São João de Petrolina em anos anteriores e, por conta da pandemia, foram diretamente afetados em seu orçamento.

O projeto tem caráter de urgência e deve ser votado já nesta terça-feira (22). O valor do auxílio varia entre R$ 400,00 e R$ 5.000,00 a depender de critérios que constarão em um edital público da Prefeitura de Petrolina.

Após a aprovação, o prefeito Miguel Coelho fará um anúncio em entrevista coletiva para detalhar o novo auxílio e como os trabalhadores poderão ter acesso. “Muitos profissionais contam com o São João para garantir a renda da família. Infelizmente, essa pandemia nos privou de uma grande festa popular e, para essas famílias de músicos, garçons, ambulantes, foi tirado o sustento. Com esse projeto queremos amenizar os efeitos causados a todos esses trabalhadores”, justifica o prefeito.

Arcoverde: problemas na Adutora do Moxotó e no sistema do Riacho do Pau afetaram distribuição, diz COMPESA

“Intervenções foram concluídas e a distribuição de água foi retomada, mas normalização do fornecimento está ocorrendo de forma gradual”, diz companhia Prezado Nill Júnior, A Compesa informa que a área central de Arcoverde e o bairro São Miguel recebem atualmente água diariamente, sem rodízio na distribuição. Essa melhoria foi possível graças à segurança hídrica alcançada […]

“Intervenções foram concluídas e a distribuição de água foi retomada, mas normalização do fornecimento está ocorrendo de forma gradual”, diz companhia

Prezado Nill Júnior,

A Compesa informa que a área central de Arcoverde e o bairro São Miguel recebem atualmente água diariamente, sem rodízio na distribuição. Essa melhoria foi possível graças à segurança hídrica alcançada com a interligação das águas da Transposição do Rio São Francisco à Adutora do Moxotó.

Tal obra garante produção suficiente para atender posteriormente toda a cidade com água todos os dias. Para alcançar esse objetivo maior, a Compesa está executando uma obra para modernização da rede de distribuição.

Dessa forma, implantando novas tubulações com material mais resistente e de maior diâmetro nos bairros que ainda possuem calendário de abastecimento. Que, nesse sentido, é, em média, de quatro dias e sete dias sem. A expectativa é finalizar as intervenções em fevereiro de 2026, um investimento de R$ 19 milhões. Serão beneficiados 70 mil pessoas em todos os bairros.

A Compesa explica que nos últimos dias, no entanto, algumas ocorrências impactaram temporariamente o abastecimento do município. Dessa forma, sendo necessário executar serviços de manutenção emergencial nos sistemas produtores do Moxotó e do Riacho do Pau. Esses sistemas são responsáveis pelo fornecimento de 270 litros de água por segundo. As intervenções foram concluídas e a distribuição de água foi retomada na última terça-feira (19). Porém, a normalização do fornecimento está ocorrendo de forma gradual, seguindo o calendário vigente nas áreas que ainda estão em rodízio.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação da Compesa

O Blog e a História: Duque se rende ao Festival da Juventude de Sebastião Oliveira

por Anchieta Santos Em 2 de maio de 2014 – a sexta edição do Festival da Juventude idealizado pelo deputado Sebastião Oliveira (PR) teve início na quarta-feira (30) atraindo milhares de pessoas. Dentre elas,  o prefeito Luciano Duque, que se rendeu à grandiosidade do evento promovido pelo líder da oposição ao gestor do PT. Na […]

altAlJX0GM2EK2X3g37uI8fSnaL5Nh4Jl4IAd0o6LMoksj8

por Anchieta Santos

Em 2 de maio de 2014 – a sexta edição do Festival da Juventude idealizado pelo deputado Sebastião Oliveira (PR) teve início na quarta-feira (30) atraindo milhares de pessoas.

Dentre elas,  o prefeito Luciano Duque, que se rendeu à grandiosidade do evento promovido pelo líder da oposição ao gestor do PT.

Na quarta-feira (30), Duque havia procurado a imprensa para lamentar a falta de apoio do Governo de Pernambuco para a festa da cidade, que acontece entre os dias 5 e 6 de maio. Segundo Luciano, houve discriminação e o governo só liberou verbas para o Festival da Juventude, do deputado Sebastião Oliveira.

A Empetur rebateu o discurso do petista alegando que o festival acontece com recursos de emendas parlamentares.

Polêmica à parte, Duque foi um dos primeiros convidados a chegar no camarote de Sebastião Oliveira e parecia que se encontrava em casa.

Afinal, o prefeito foi o coordenador da campanha vitoriosa de ‘Sebá’ nas eleições para a Assembleia Legislativa. Mas isto é uma outra história.