Notícias

Tabira: Téa da Damol fez a festa da criançada

Por Nill Júnior

110

por Anchieta Santos

Mesmo não estando presente, o empresário Téa da Damol realizou no domingo 12 de outubro, a entrega de brinquedos para crianças carentes de Tabira.

Os brinquedos foram distribuídos por Lurdinha, cunhada do empresário, com participações de Fia Olegário e Diana Queiróz. Todos os anos José de Arimateia faz a festa da criançada tabirense.

Outras Notícias

Começa hoje o 2º Festival Literário de Tuparetama‏

Por Tácio Viu Assim A cidade de Tuparetama, no Alto Pajeú, sertão de Pernambuco, se transformará a partir dessa segunda-feira, 27, no centro de arte, cultura e leitura da região, com o 2º FLIT – Festival Literário de Tuparetama. O FLIT terá a duração de cinco dias (27 a 31 de outubro) e será realizado no […]

Por Tácio Viu Assim

A cidade de Tuparetama, no Alto Pajeú, sertão de Pernambuco, se transformará a partir dessa segunda-feira, 27, no centro de arte, cultura e leitura da região, com o 2º FLIT – Festival Literário de Tuparetama.

O FLIT terá a duração de cinco dias (27 a 31 de outubro) e será realizado no Centro Recreativo Professor Rabêlo, com o tema: “Sertão em letra, arte e poesia”.  O Festival homenageia neste ano o poeta e autor LIMA JUNIOR. A entrada é livre para todas as idades e o acesso é gratuito.

O FLIT tem como objetivo mobilizar a comunidade de Tuparetama e da região circunvizinha para a importância da leitura e da produção cultural regional como elemento facilitador da compreensão do mundo e da participação de cada um na construção coletiva da cidadania. Outro enfoque do festival é contribuir para formação do leitor e para a consolidação de uma política pública de fomento e valorização do livro e do autor.

Flit_27_segunda

O Festival foi idealizado pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Cultura) no intuito de despertar os gestores de instituições, grupos culturais e cidadãos para a importância de implementar políticas públicas do livro e da leitura na sociedade, bem como ampliar o acesso de pessoas ao universo da leitura e de produções culturais. O 1º FLIT foi realizado em dezembro de 2013.

Além da exposição e venda de livros, o 2º FLIT terá vasta programação que envolve: Lançamento de livros, Oficinas culturais, Contação de histórias, Circo, Mesa de Glosas, Cordelteca, Declamadores, Café literário, Apresentação com Fantoches, Caminhada literária e shows musicais com Galego do Pajeú, Daniel Bueno e o grupo Vozes e Versos.

O Festival é realizado pela Prefeitura de Tuparetama através das secretarias municipais de Educação e de Cultura, Turismo e Esportes. A organização é da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato, em parceria local com o Ponto de Cultura Dançando Nas Alturas e o Coletivo Cultural Péda-Quente.

Maiores informações podem ser obtidas em: www.facebook.com/flit2014

e-mail para contato: [email protected]

Em Serra Talhada, 6ª Parada da Diversidade garante conscientizar população contra a Homofobia

Acontece nos dias 15 e 16 de agosto  deste ano a 6ª Parada da Diversidade em Serra Talhada. A novidade deste ano será a escolha da Miss Gay que acontecerá um dia antes do grande arrastão que irá ocorrer pelas principais ruas da cidade até a Praça Sérgio Magalhães. Segundo o Coordenador do evento, Éllio […]

unnamed (4)

Acontece nos dias 15 e 16 de agosto  deste ano a 6ª Parada da Diversidade em Serra Talhada. A novidade deste ano será a escolha da Miss Gay que acontecerá um dia antes do grande arrastão que irá ocorrer pelas principais ruas da cidade até a Praça Sérgio Magalhães.

Segundo o Coordenador do evento, Éllio Nascimento, este ano devido a grande gama de pessoas que irão convergir para á cidade em virtude do evento, algumas coisas foram acrescidas a grande festa, será realizada oficinas (palestras, curso de cabeleireiro e maquiagem, aplicação de massoterapia, entre outras atividades) durante a semana que antecede o dia “D”, terá também a escolha da Madrinha e da Miss Gay.

Ainda frisou o coordenador que para aqueles que tenham interesse em participar do miss gay é preciso contatar com o mesmo através dos fones (87)  9809-8038 e 9975-4455, a fim de que seja repassados todos os critérios de participação no concurso.

O tema da parada este ano será “ A felicidade e o amor não tem limites. Diga não a homofobia!”. Élio adianta que, “o evento terá o objetivo de sensibilizar e incentivar a sociedade para o respeito a diversidade sexual, contribuindo para uma cultura de paz e de respeito a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e que a luta contra a homofobia será uma grande batalha para todos aqui no sertão”, finaliza.

MP recomenda à COMPESA não cobrar onde não distribui água

Foi nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena Em razão da interrupção recorrente no fornecimento de água nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Ouricuri, recomendou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) […]

Foi nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena

Em razão da interrupção recorrente no fornecimento de água nos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Ouricuri, recomendou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) o fornecimento subsidiário de água à população das áreas afetadas, nas Zonas Urbana e Rural, por meio de carros-pipa diariamente, até que se concluam as obras necessárias à implantação de sistemas regulares da rede de abastecimento.

Inclusive, o MPPE recomendou a suspensão imediata da cobrança pelo consumo de fornecimento nos dias em que o serviço não foi efetivamente prestado, com a devolução e/ou compensação na fatura posterior dos valores eventualmente pagos pelos moradores das áreas afetadas, bem como a apresentação da documentação comprobatória dos acordos relativos às medidas emergenciais para solucionar o problema do abastecimento de água no município.

As recomendações são resultado de um procedimento administrativo de acompanhamento de políticas públicas, instaurado após denúncias relacionadas à constante interrupção no fornecimento de água. O Promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto, autor das recomendações, destacou a importância da cooperação entre a instituição e a Compesa para garantir o cumprimento das medidas e a continuidade do abastecimento de água à população dos municípios e regiões circunvizinhas.

Além disso, enfatizou a necessidade de assegurar a dignidade humana e a saúde pública, especialmente em uma região com altas temperaturas, onde o acesso à água potável é essencial para a qualidade de vida da comunidade, bem como o compromisso das autoridades em cumprir suas obrigações legais no que se refere ao fornecimento de água como serviço público essencial.

O não cumprimento das normas estabelecidas nas recomendações, publicadas nas edições do Diário Oficial Eletrônico do MPPE dos dias 30 e 31 de outubro de 2023, implicará nas medidas legais cabíveis.

Santa Terezinha: Prefeito convoca 120 aprovados em concurso

O Prefeito de Santa Terezinha, Vaninho de Danda (PR), por meio da Secretaria de Administração, tornou pública a convocação de Candidatos classificados no Concurso Público homologado por meio da Portaria PMSJT/GCPE n.º. 057/2017, publicada no dia 08 de fevereiro de 2017, para realização dos Exames Pré-Admissionais. A relação com os nomes dos 120 candidatos convocados […]

O Prefeito de Santa Terezinha, Vaninho de Danda (PR), por meio da Secretaria de Administração, tornou pública a convocação de Candidatos classificados no Concurso Público homologado por meio da Portaria PMSJT/GCPE n.º. 057/2017, publicada no dia 08 de fevereiro de 2017, para realização dos Exames Pré-Admissionais.

A relação com os nomes dos 120 candidatos convocados e da respectiva data para realização dos Exames Pré-Admissionais (Médico e Psicotécnico) consta no Anexo do Edital de Convocação.

No ato da sua realização, o Candidato convocado deverá apresentar os exames médicos. Esses exames deverão ser recentes, datados de até 30 (trinta) dias antes da data da realização do Exame Médico Pré-Admissional do Candidato.

Segundo a portaria, a habilitação nos Exames Pré-Admissionais não assegura ao Candidato o direito de ingresso automático no cargo, mas apenas a expectativa de ser nomeado, segundo a ordem classificatória, ficando a concretização desse ato condicionada à oportunidade e à conveniência da Administração da Prefeitura Municipal.

O comparecimento aos Exames Pré-Admissionais é obrigatório e tem caráter eliminatório. Os Exames médicos serão realizados no PSF Miguel Nunes da Rocha. O Psicotécnico será realizado na Escola Municipal José Paulino de Siqueira à Trav. Salomão Ferreira de Oliveira, s/n, Centro de Santa Terezinha (PE).

Clique aqui e veja a relação no Edital de convocação

Outdoor sem pedido explícito de voto não configura propaganda, diz TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou, nesta segunda-feira (30), representação da Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco contra o ex-defensor público geral do Estado Manoel Jerônimo de Melo Neto, possível candidato a deputado estadual. Por 4 votos a 3, a Corte entendeu que – desde que não haja pedido explícito de voto – é […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou, nesta segunda-feira (30), representação da Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco contra o ex-defensor público geral do Estado Manoel Jerônimo de Melo Neto, possível candidato a deputado estadual.

Por 4 votos a 3, a Corte entendeu que – desde que não haja pedido explícito de voto – é possível, na pré-campanha, o uso de peças como outdoors, que são vedadas durante o período de campanha eleitoral.

A Procuradoria alegava que Manoel Jerônimo, ao fazer uso de outdoors durante o período da pré-campanha, praticou propaganda antecipada, o que é vedado pela legislação. De acordo com o calendário eleitoral, a campanha começa apenas no dia 16 de agosto.

A Procuradoria também argumentou que o uso de outdoors, em pré-campanha ou no próprio período de campanha, é proibido pela 9.504/97 (Lei das Eleições).

O relator do processo, desembargador Alexandre Pimentel, votou pela procedência da representação do Ministério Público Eleitoral (Procuradoria). Seu voto foi acompanhado pelos desembargadores Gabriel Cavalcanti Filho e Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, presidente do Tribunal. Outros quatro desembargadores votaram pela improcedência porque entenderam que as mensagens e o uso de outdoors não poderiam ser caracterizadas como campanha antecipada.

Votaram pela improcedência os desembargadores Agenor Ferreira de Lima Filho, Érika de Barros Lima Ferraz, Júlio de Oliveira Neto e Vladimir de Souza Carvalho. Desse modo, por 4 votos a 3, o TRE-PE entendeu que não houve propaganda antecipada.

A base da argumentação dos quatro desembargadores que votaram pela improcedência está na mesma Lei das Eleições. De acordo com seu Artigo 36-A , não configuram propaganda eleitoral antecipada a menção a uma pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos, desde que não haja pedido explícito de voto. Todavia, em que pese, o julgamento desta segunda-feira, a orientação poderá ser modificada após eventual apreciação de recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

OUTRO JULGAMENTO

No mesmo sentido, o colegiado concluiu o julgamento de representação impetrada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que havia sido iniciado no dia 23 de julho e fora adiado em razão de pedido de vista de um dos membros do Tribunal.

Na conclusão – e por maioria dos votos – ficou afastado o pedido do MPE que solicitava multa a João Eudes Machado Tenório em razão de suposta campanha eleitoral antecipada ao contratar programa em uma rádio do município de Pesqueira. Para o Tribunal o fato não caracterizou propaganda eleitoral, visto que não houve pedido de votos nos termos do artigo 36A da Lei 9504/97.