Notícias

Tabira: Prefeitura avalia positivamente Festival de Inverno na Borborema

Por Nill Júnior

DSC_1320

A prefeitura de Tabira, através da Secretaria de Cultura, realizou a XIª Edição do Festival de Inverno da Borborema. A festa aconteceu entre os dias 24,25 e 26 de julho no povoado, a aproximadamente 12 km da sede.

Na sexta-feira, dia 24, apresentações culturais com a participação de várias atrações da região, Os Caretas de Triunfo, Orquestra Sanfônica de Carnaíba, Balé Cultural de Afogados da Ingazeira, Trio Macambira de Iguaracy e Trio Forrozão da Terra de Borborema.

No sábado, dia 25, o espetáculo do Festival ficou por conta do cantador Maciel Melo e da Banda Forró dos Bossas.

No domingo, dia 26, Projeto Cultura Livre nas Feiras, apresentação da dupla Igor e Amanda, Recital com o grupo Infância Rimada, Reisado Amaro Domingos, poetas Pedro de Alcântara e Zé Carlos do Pajeú e o show da Junina Explosão Jovem.

DSC_1329

O deputado Antônio Moraes e o prefeito da cidade de Macaparana, Paquinha, estiveram presentes prestigiando o festival.

O secretário de cultura, Edgley Freitas, disse ter ficado muito feliz com o evento. “Não acredito em crise. Acredito na felicidade das pessoas que vieram com entusiasmo para se aquecer no frio da serra da Borborema e aquecer o comércio também. Foi uma das maiores e mais belas festas já realizadas. Nós fizemos com amor e muita dedicação porque a nossa gente merece.” Destacou o secretário.

O prefeito do município Sebastião Dias Filho (PTB) saudou a todos os presentes e agradeceu o desprendimento do deputado Antônio Moraes, junto ao governo do Estado, em apoiar a realização do Festival de Inverno de Tabira. “E com muita humildade que Tabira agradece e reconhece o apoio do governo do Estado, aqui representado pelo deputado estadual Antônio Moraes que foi e é nosso interlocutor no palácio e nas secretarias”, finalizou.

Outras Notícias

Justiça acata ação do SISMAP cobrando concurso público na prefeitura de Afogados da Ingazeira

Do blog do Itamar A justiça acatou a ação impetrada pelo SISMAP – Sindicato Intermunicipal dos Servidores Municipais do Alto Pajeú que cobra a realização de concurso público na prefeitura de Afogados da Ingazeira. No despacho a justiça cientifica a prefeitura e convoca o Ministério Público de Pernambuco – MPPE a participar da ação. O prefeito José Patriota deverá realizar […]

Do blog do Itamar

A justiça acatou a ação impetrada pelo SISMAP – Sindicato Intermunicipal dos Servidores Municipais do Alto Pajeú que cobra a realização de concurso público na prefeitura de Afogados da Ingazeira. No despacho a justiça cientifica a prefeitura e convoca o Ministério Público de Pernambuco – MPPE a participar da ação.

O prefeito José Patriota deverá realizar concurso público para o preenchimento de cargos que estão sendo ocupados por profissionais contratados. Conforme consta na ação, o município está há vários anos sem realizar concurso público e cargos como a Guarda Municipal, auxiliar de Serviços Gerais, Garis e Motoristas estão sendo preenchidos por meio de contratações, após a extinção das respectivas categorias.

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Servidores Municipais do Alto Pajeú – SISMAP, José Barbosa, a prefeitura de Afogados da Ingazeira vem desde 2005, se utilizando de contratação para suprir as funções, ignorando o princípio constitucional do concurso público.

Serra Talhada inicia calendário letivo 2020

Teve início na manhã desta segunda-feira (03.02) a abertura oficial do Ano Letivo 2020 da Rede Municipal de Ensino (RME) de Serra Talhada. A solenidade de abertura reuniu professores e demais profissionais da educação na quadra da Escola Municipal Zuleide Feitosa de Carvalho, no IPSEP. A Rede Municipal recebe quase 12 mil alunos do Ensino […]

Teve início na manhã desta segunda-feira (03.02) a abertura oficial do Ano Letivo 2020 da Rede Municipal de Ensino (RME) de Serra Talhada.

A solenidade de abertura reuniu professores e demais profissionais da educação na quadra da Escola Municipal Zuleide Feitosa de Carvalho, no IPSEP.

A Rede Municipal recebe quase 12 mil alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil distribuídos entre 66 escolas e 09 creches. “É uma alegria muito grande iniciar mais um ano letivo, receber quase doze mil alunos em nossas escolas e creches, e oferecer a melhor educação possível. Desejamos um bom retorno também aos nossos professores, e que seja um ano de muita produtividade e aprendizagem”, afirmou a secretária Marta Cristina.

A solenidade de abertura do ano letivo foi concluída com a palestra “Sou Professor, Sou Protagonista de Histórias”, ministrada pela professora Patrícia Barreto da Silva Carvalho, graduada em Letras/Inglês pela UPE, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino pela FAFIRE, com mestrado e doutorado em Linguística pela UFPB e pesquisadora pela CAPES.

As aulas têm início nesta terça-feira (04.02) em todas as escolas e creches municipais.

Campanha Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental

Por André Luis No Debate das Dez desta terça-feira (16), o Psiquiatra Ezron Maia e as psicólogas, Deysiane Liberal, Erivânia Barros, Liliam Lima e Mônica Oliveira, falaram sobre uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o […]

Foto: André Luis

Por André Luis

No Debate das Dez desta terça-feira (16), o Psiquiatra Ezron Maia e as psicólogas, Deysiane Liberal, Erivânia Barros, Liliam Lima e Mônica Oliveira, falaram sobre uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. O Janeiro Branco.

A campanha que teve seu início em 2014, na cidade de Uberlândia nas Minas Gerais e que hoje rompeu as fronteiras do Brasil, estando presente em vários países, também consta com um grupo de engajados em Pernambuco, o que acabou inspirando a implantação também no município de Afogados da Ingazeira, onde um grupo de psicólogos (as) e o psiquiatra Ezron, abraçaram a ideia e entraram na luta também.

Cronograma com as ações do Janeiro Branco em Afogados da Ingazeira.

A campanha Janeiro Branco é voluntária, não tem hierarquia e pretende englobar o máximo de profissionais que estejam disponíveis a tratar o tema, “não somente psicólogos e psiquiatras, mas também médicos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e tantos outros profissionais”, explicou Erivânia.

Hoje em dia as pessoas vivem em uma sociedade ultrarrápida, onde tudo é pra “ontem”, e dominada pelo consumismo do ter, para Deysiane, isso por si só já é um adoecimento: “então a gente vai dormir preocupado com o outro dia, ai a gente não dorme, não relaxa, não descansa, então são vários os sintomas que a gente tem: a irritabilidade, questões de apetite, de sono, baixa no raciocínio, entre outros e que mesmo assim só procuramos ajuda quando estamos nas últimas”, disse Deysiane.

O grupo ainda aproveitou para responder a vários questionamentos dos ouvintes e internautas da Pajeú, assim como tiraram muitas dúvidas sobre o tema. Você também pode ajudar a disseminar essa tão importante luta, usando a #janeirobranco:) em suas postagens nas redes sociais.

A campanha Janeiro Branco têm cinco objetivos. São eles:

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Saiba mais sobre a campanha clicando aqui.

Teresa Leitão: Lula vai apoiar apenas um palanque na disputa pelo Governo de Pernambuco

Por Anthony Santana – Blog da Folha A senadora Teresa Leitão (PT) afirmou que o presidente Lula (PT) pode até receber apoio de mais de um candidato ao Governo de Pernambuco em 2026, mas terá um palanque estrategicamente escolhido para disputar o comando do Estado. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 na manhã desta segunda-feira (17), a senadora reforçou […]

Por Anthony Santana – Blog da Folha

A senadora Teresa Leitão (PT) afirmou que o presidente Lula (PT) pode até receber apoio de mais de um candidato ao Governo de Pernambuco em 2026, mas terá um palanque estrategicamente escolhido para disputar o comando do Estado.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 na manhã desta segunda-feira (17), a senadora reforçou que a reeleição de Lula é que deve nortear a negociação para composição dos apoios aos palanques estaduais.

“Ele pode ter mais de um apoio, o que é diferente de ter mais de um palanque. Em 2022 Lula escolheu um palanque (em Pernambuco) sintonizado nacionalmente com Alckmin na vice. Uma coisa é receber apoio de diversos palanques, outra é ter seu palanque estrategicamente e politicamente definido”, ressaltou a parlamentar.

Ainda analisando o cenário para as eleições gerais do ano que vem, Teresa Leitão declarou que acredita ser natural a intensificação das discussões sobre as candidaturas ao Senado Federal.

No Estado, Miguel Coelho (UB), Marília Arraes (SD), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) e o atual senador Humberto Costa (PT) já se colocam na disputa pela Casa Alta do Congresso Nacional.

Teresa Leitão reconhece a importância da eleição de senadores para os campos políticos de esquerdas e de direita. Ela considera, inclusive, que a corrida ao Senado está ganhado mais protagonismo que a disputa pelo governo estadual.

“É uma eleição bem atípica: a campanha de senador teve a largada e a de governador não. Foi uma inversão. O foco desta eleição vai ser a campanha de senador, porque é importante para os dois campos, tem vários, mesmo sendo uma eleição de duas vagas. A gente tem que fazer essa discussão, porque rompeu o ano, a urna chega”, avaliou Teresa.

Na Alepe, Humberto propõe pacto para acompanhar obras

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, visitou, hoje, os membros da recém-eleita Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No encontro, o senador propôs aos membros da Alepe um conjunto de ações integradas com o objetivo de dar celeridade a obras federais no Estado. O petista, inclusive, é autor de requerimento no […]

Senador Humberto Costa em visita à Alepe 2

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, visitou, hoje, os membros da recém-eleita Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No encontro, o senador propôs aos membros da Alepe um conjunto de ações integradas com o objetivo de dar celeridade a obras federais no Estado. O petista, inclusive, é autor de requerimento no Senado que propõe a criação de uma comissão específica para acompanhar as ações federais em Pernambuco.

A ideia é fazer um grupo de trabalho que reúna integrantes das comissões da Assembleia e do Senado para debater soluções e acompanhar as obras estruturadoras como o Arco Metropolitano, as BRs 104 e 403 e a transposição do rio São Francisco.

“Humberto teve parte expressiva da sua vida pública como deputado estadual. Conhece muito bem o que representa a Assembleia Legislativa. E hoje teve uma atitude que nos sensibilizou porque trouxe propostas que vem ao encontro do que nós pensamos que é juntar todos nós: legislativo, governo estadual, municipal e federal e fazermos uma aliança pelo bem estar da população de Pernambuco, procurando viabilizar os projetos e também a conclusão de obras”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchôa.

Além de Uchôa, também estiveram presentes à reunião o primeiro vice-presidente da Alepe, Augusto César (PTB) e o primeiro-secretário Diogo Moraes (PSB), além de outros parlamentares da Casa. “Aqui não existe pensamento mesquinho, político-partidário e sim o que é melhor para Pernambuco e para a população”, completou o presidente da Casa.