Tabira: Irah Caldeira, Henrique Brandão e Paulo Matricó na Missa do Poeta
Por Nill Júnior
Foi fechada a programação da 36ª Missa do Poeta de Tabira, em homenagem ao poeta Zé Marcolino. A programação vai de 9 a 16 de setembro.
Destaque para o 12º Encontro de Sanfoneiros (dia 12), o Festival de Poetas Repentistas (dia 13) e a 27ª Mesa de Glosas, dia 15.
No sábado, dia 16, celebração da Missa do Poeta às 19h na Matriz Nossa Senhora dos Remédios. Às 21h, apresentação de poetas cantadores e Recital com crianças da APPTA no palco ao lado da Matriz. Às 22h, shows de Paulo Matricó, Henrique Brandão e Irah Caldeira, no palco armado ao lado da matriz.
O evento tem realização da APPTA e apoio de Governo de Pernambuco, Fundarpe, Carlos Veras, José Patriota, Prefeitura de Tabira, Art Gráfica Digital, Project Eventos, Cidade FM e Casa Nova.
Por Juliana Lima A cidade de Sertânia abriu neste final de semana a programação do São João de Todos, que esse ano faz homenagem a Cassimiro. Os festejos começaram neste sábado (11), com a abertura do Arraiá das Comunidades, no Corredor de João Pires. A programação é extensa, com arraial no Ferro Velho, Alto do Rio Branco, Cruzeiro do […]
A cidade de Sertânia abriu neste final de semana a programação do São João de Todos, que esse ano faz homenagem a Cassimiro. Os festejos começaram neste sábado (11), com a abertura do Arraiá das Comunidades, no Corredor de João Pires.
A programação é extensa, com arraial no Ferro Velho, Alto do Rio Branco, Cruzeiro do Nordeste, Albuquerque Né, Henrique Dias, Rio da Barra, Ferro Novo, Alto do Céu e Mário Melo Nova. Haverá ainda Caminhada do Forró e Arrastão Junino e o Palhoção Bigode Sanfoneiro, na Praça de Eventos Olavo Siqueira.
A programação no Palhoção Bigode Sanfoneiro, na praça de Eventos Olavo Siqueira, tem a realização da Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo (SEJECT), com o apoio do Governo de Pernambuco através da FUNDARPE.
11/06
Arraial do Corredor (Corredor de João Pires)
17/06
Arraial União (Ferro Velho)
18/06
Arraial Chapéu de Palha (Alto do Rio Branco)
21,22 e 23/06
Palhoção Bigode Sanfoneiro (Praça de Eventos Olavo Siqueira)
23/06
Arraial Luar do Sertão (Cruzeiro do Nordeste)
Arraial Bonecas do Sertão (Albuquerque Né)
Festa de São João (Henrique Dias)
24/06
Caminhada do Forró e Arrastão Junino
(Da Avenida Presidente Vargas até o Palhoção Bigode Sanfoneiro)
25/06
Arraial Levanta Poeira (Rio da Barra)
26/06
Arraial do Ferro Novo
28/06
Arraial da Nova Sertânia
01/07
Arraial do Alto do Céu
02/07
Arraial da Mário Melo Nova
Arraial Tamborete de Forró e Os Cabras de Lampião (Albuquerque Né)
O PSOL Pernambuco anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9), que fará campanha pelo voto crítico na presidente Dilma Rousseff, no segundo turno da eleição presidencial, para derrotar o retrocesso representado pela candidatura de Aécio Neves (PSDB). Um manifesto assinado por integrantes do partido e personalidades do Estado, além de um calendário de atividades, serão […]
O PSOL Pernambuco anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9), que fará campanha pelo voto crítico na presidente Dilma Rousseff, no segundo turno da eleição presidencial, para derrotar o retrocesso representado pela candidatura de Aécio Neves (PSDB). Um manifesto assinado por integrantes do partido e personalidades do Estado, além de um calendário de atividades, serão lançados amanhã, às 19h no Comitê do PSOL no bairro da Boa Vista. Nas atividades de rua, o partido utilizará materiais próprios, desvinculados do PT.
O anúncio foi feito no comitê do partido pelo deputado estadual eleito Edilson Silva e pelos ex-candidatos ao governo, Zé Gomes, ao Senado, Albanise Pires, além do representante da Juventude do partido, Pedro Josephi.
Presidente do partido no estado, Edilson Silva destacou que o crescimento do fundamentalismo de direita no Brasil vai em sentido oposto à dinâmica que ocorre na América Latina, de ampliação dos direitos. “O fato de o governador eleito de Pernambuco colocar sua máquina milionária para apoiar Aécio Neves fez com que montássemos um espaço de organização das forças de esquerda. Vamos fazer uma campanha com viés crítico para Dilma”, acrescentou.
Zé Gomes afirmou que o partido irá para a rua com materil próprio. O sentido da campanha pelo voto em Dilma, segundo ele, é derrotar o processo conservador que ganhou força nas eleições “em grande parte por responsabilidade do PT”. “Vamos organizar a sociedade contra a possibilidade da volta de uma elite política conservadora. Evitar o retrocesso”, explicou o ex-candidato a governador.
De acordo com Albanise, a ideia é apoiar, sim, Dilma, mas diferenciando-se de práticas do Partido dos Trabalhadores (PT). “Diante da possibilidade real de Aécio ser eleito, o PSOL não tinha como se calar. Tínhamos a responsabilidade de colocar uma posição e assumir esta campanha, sem, claro, nos confundir com a sujeira que envolve o PT e suas figuras mais públicas, especialmente aqui no Estado”.
Representante da juventude do partido, Pedro Josephi deixa claro que uma das grandes preocupações, no caso de um eventual governo de Aécio, seria o descaso com os movimentos sociais. “Para nós, da juventude, o que está em jogo é a possibilidade de agitarmos as bandeiras do direitos humanos, do casamento civil igualitário, da descriminalização das drogas, da desmilitarização da polícia. Essa mudança não está representada na candidatura de Aécio”.
A Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira já iniciou o processo de renovação de matrículas para os alunos que permanecerão na mesma escola em 2022. A renovação deve ser feita de forma presencial até o dia 30 de dezembro. Nas escolas da área urbana, a renovação deve ser realizada na secretaria da própria escola […]
A Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira já iniciou o processo de renovação de matrículas para os alunos que permanecerão na mesma escola em 2022. A renovação deve ser feita de forma presencial até o dia 30 de dezembro.
Nas escolas da área urbana, a renovação deve ser realizada na secretaria da própria escola onde o aluno estuda. Assim também deve ser nas escolas do São João e Levino Cândido.
Nas demais escolas da área rural, a renovação deve ser realizada, também presencialmente, na secretaria municipal de educação, mais especificamente na sala da inspeção escolar.
Neste sábado (26), o Programa Farol de Notícias, na Cultura FM, apresentado por Giovani Sá e Paulo César Gomes entrevistou o pré-candidato do PSB, Carlos Evandro. O ex-prefeito avaliou o questões como o apoio ao Federal Marinaldo Rosendo, questionado pela falta de atuação do parlamentar. “Muito fraco”, disse sobre o mandato. “O governador pediu que eu apoiasse. […]
Neste sábado (26), o Programa Farol de Notícias, na Cultura FM, apresentado por Giovani Sá e Paulo César Gomes entrevistou o pré-candidato do PSB, Carlos Evandro. O ex-prefeito avaliou o questões como o apoio ao Federal Marinaldo Rosendo, questionado pela falta de atuação do parlamentar.
“Muito fraco”, disse sobre o mandato. “O governador pediu que eu apoiasse. Fiz minha parte. Dei mil e poucos votos. Mas é um grande empresário”.
Carlos descartou a possibilidade de aliança do PSB local com a dobradinha entre Luciano Duque e Sebastião Oliveira. “O PSB, meu aqui não. Só se for o PSB do Palácio, que não acredito que o Governador vá ter interesse nenhum nessa união. Se for eu sou homem suficiente para agradecer ao Governador, entrego o cargo e fico contra. Não tem pedido. Nem mamãe que é a pessoa que eu mais gosto no mundo”.
Os apresentadores presentearam Carlos Evandro com uma charge de Alejandro García, fotógrafo do site. Na ilustração, Carlos aparece ao lado de Luciano Duque com uma frase atribuída ao ex-prefeito: “Esse foi o único recurso próprio que me deu prejuízo”, alusão ao apoio que deu ao agora desafeto político em 2012. Em português claro, disse não tirar uma letra da mensagem.
A governadora em exercício Priscila Krause celebrou, em Brasília, a seleção de 8.947 moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas categorias Rural e Entidades em Pernambuco. Durante a solenidade, ocorrida nesta quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Pernambuco foi contemplado com 6.203 moradias na modalidade Rural e 2.744 nas […]
A governadora em exercício Priscila Krause celebrou, em Brasília, a seleção de 8.947 moradias do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas categorias Rural e Entidades em Pernambuco. Durante a solenidade, ocorrida nesta quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Pernambuco foi contemplado com 6.203 moradias na modalidade Rural e 2.744 nas Entidades. Somados ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), são 19.223 unidades habitacionais no Estado já garantidas, representando 11,92% de todo país. A iniciativa vai atender mulheres chefes de família, comunidades quilombolas, povos indígenas e famílias que vivem em áreas de risco.
Para Priscila Krause, a habitação de interesse social é uma das prioridades da gestão estadual para redução do déficit habitacional no Estado. “Pernambuco fez o seu dever de casa e o governo federal contemplou nosso Estado com uma quantidade acima das nossas expectativas de moradias nas modalidades Entidades e Rural. A governadora Raquel Lyra determinou que essa é uma prioridade e não vamos descansar enquanto não entregarmos às famílias a maior quantidade de habitações da história de Pernambuco. Agradecemos a parceria com o Ministério das Cidades e estamos prontos para executar todos os compromissos que couberem à Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco] e à Cehab [Companhia Estadual de Habitação e Obras]”, destacou a gestora.
Com investimento nacional previsto de R$ 11,6 bilhões, a seleção das novas moradias vai atender mais de 440 mil pessoas em todo o país. “Estou exigindo que todas as casas tenham varandas, para que as pessoas tenham um espaço de lazer. Queremos um país em que as pessoas vivam decentemente e em harmonia. Dar dignidade às famílias brasileiras é a nossa prioridade”, ressaltou o presidente Lula.
Para o ministro das Cidades, Jader Filho, esse é mais um momento histórico para o Brasil. “É um marco na luta que este governo empreende para garantir ao nosso povo um direito fundamental em qualquer sociedade, que é ter um teto para morar. São 15 anos do Minha Casa, Minha Vida tornando possível o sonho da casa própria para milhões de brasileiros”, enfatizou.
Somente no primeiro trimestre deste ano, o Governo de Pernambuco executou R$ 221 milhões na área da habitação. Isso significa mais de 20 vezes a média dos últimos quatro anos, no mesmo período, o que aponta para a prioridade que a gestão estadual tem dado para a política de habitação de interesse social.
Dentro do programa Morar Bem, já foram entregues 696 unidades habitacionais: Canal do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes (272 unidades), Mulheres de Tejucupapo, no Recife (232), e Severino Quirino, em Caruaru (196). Na frente de regularização fundiária, já foram regularizados 5.397 títulos de propriedade em Pernambuco. Na modalidade Entrada Garantida, um total de 1.672 pernambucanos já receberam os R$ 20 mil para dar entrada na casa própria. Atualmente, mais de 5,7 mil imóveis estão listados para compra em 13 municípios do Estado.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; outros ministros de Estado, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Nunes, e Paulo Lira, presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
Você precisa fazer login para comentar.