Notícias

Tabaqueiros tomam conta das ruas de Afogados

Por André Luis

No sábado de carnaval, como já é tradição, as ruas de Afogados da Ingazeira amanhecem repletas de tabaqueiros, de todas as cores, máscaras e idades.

Num encontro já tradicional, eles se reúnem em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, numa grande celebração a essa tradição que é a marca do carnaval de Afogados. Pela manhã, passistas levaram animação aos que estavam no espaço da feira livre, acompanhados da excelente orquestra show de frevo, numa programação coordenada pela secretaria de cultura e esportes.

O cortejo foi acompanhado pela equipe da secretaria municipal da mulher, a patrulha maria da Penha, da PM, e representantes de instituições que integram a rede de proteção e combate à violência contra a mulher. Elas distribuíram panfletos e conversaram com as pessoas sobre a importância do tema. “Vamos brincar o carnaval com alegria, respeitando as mulheres e denunciando casos de violência,” destacou Risolene Lima, secretária da mulher de Afogados.

Tabaqueiro gigante – hoje, a partir das 18h, sai às ruas, pela primeira vez, do ateliê de edglê Brito, o tabaqueiro gigante, com quatro metros de altura. Ele sai acompanhado de passistas, blocos e orquestra show de frevo, na abertura oficial do carnaval de Afogados.

Outras Notícias

Diplomação dos vereadores em Afogados: cada um com sua reação

O fotógrafo Cláudio Gomes registrou a diplomação dos vereadores eleitos em Afogados da Ingazeira e cedeu as fotos gentilmente para o blog. Receberam o canudo das mãos da Juiza Daniela Rocha Gomes,  Raimundo do Foto, Daniel Valadares, Reinaldo Lima, Cícero Miguel, Luiz Bizorão, Rubinho do São João, Franklin Nazário, Zé Negão, Cancão, Igor Mariano, Augusto Martins, Sargento […]

O fotógrafo Cláudio Gomes registrou a diplomação dos vereadores eleitos em Afogados da Ingazeira e cedeu as fotos gentilmente para o blog.

Receberam o canudo das mãos da Juiza Daniela Rocha Gomes,  Raimundo do Foto, Daniel Valadares, Reinaldo Lima, Cícero Miguel, Luiz Bizorão, Rubinho do São João, Franklin Nazário, Zé Negão, Cancão, Igor Mariano, Augusto Martins, Sargento Argemiro e Welington JK.

Curioso foi ver as reações registradas pela Câmara de Cláudio a cada legislador que recebia o canudo das mãos da juiza. Sérios, rindo, fazendo careta, “v” da vitória, vibrando como se comemorassem um gol, erguendo as mãos aos céus ou com a boca escancarada cheia de dentes esperando a posse chegar. Sucesso à nova Câmara:

Frankilin Nazário
Frankilin Nazário
Daniel Valadares
Daniel Valadares
Wellington JK
Wellington JK
Igor Mariano
Igor Mariano
Rubinho do São João
Rubinho do São João
Reinaldo Lima
Reinaldo Lima
Luiz Bizorão
Luiz Bizorão
Cancão
Cancão
Zé Negão
Zé Negão
Sargento Argemiro
Sargento Argemiro
Cícero Miguel
Cícero Miguel
Augusto Martins
Augusto Martins
Raimundo Lima
Raimundo Lima
Inscrição no Enem começa nesta segunda-feira

Do JC Online Começam nesta segunda-feira, às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 24 e 25 de outubro. Interessados têm até 5 de junho para se cadastrar. A taxa, no valor de R$ 63, deve ser paga até 10 de junho. Com a nota do exame, […]

Do JC Online

Começam nesta segunda-feira, às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 24 e 25 de outubro. Interessados têm até 5 de junho para se cadastrar. A taxa, no valor de R$ 63, deve ser paga até 10 de junho. Com a nota do exame, os participantes podem concorrer a vagas em pelo menos 128 universidades e institutos de ensino superior do País, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em Pernambuco, a avaliação é obrigatória para quem deseja estudar em uma das quatro universidades públicas – UFPE, UFRPE, UPE e Univasf.

As inscrições são feitas pela internet, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Para se cadastrar, o candidato precisa ter carteira de identidade e CPF (não pode usar o número dos pais ou responsáveis). Este ano, o estudante terá que informar obrigatoriamente um e-mail válido. O endereço eletrônico informado não pode ser utilizado por outro participante.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, vai usar o e-mail e o número de celular cadastrados para enviar aos inscritos informações relativas ao Enem. A expectativa do governo federal é de que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam para o exame.

Têm direito à gratuidade alunos concluintes do ensino médio este ano que estejam matriculados na rede pública de ensino. Também ganham isenção da taxa candidatos que declararem carência nos termos do edital. A partir deste ano, o estudante que conseguir isenção e faltar às provas perderá o benefício no Enem em 2016.

Em Pernambuco, as provas serão aplicadas em 76 cidades e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Ao se inscrever, o candidato deve informar em qual município deseja realizar os testes. Ele tem que indicar também a língua estrangeira que quer responder na prova de linguagem, se espanhol ou inglês.

Outra novidade é que quem tiver menos de 18 anos até o primeiro dia do exame (24 de outubro) e não concluir o ensino médio este ano ficará impedido de usar a nota do Enem para se inscrever, por exemplo, no Sisu. “Seus resultados destinam-se exclusivamente para fins de autoavaliação de conhecimentos”, diz o edital da avaliação. A medida pretende evitar que estudantes que não cursaram o 3º ano do ensino médio ingressem na universidade por meio de decisões judiciais, prática comum nos últimos anos.

“Será a terceira vez que faço o Enem. Participei em 2013 e 2014, quando estava no 1º e no 2º ano do ensino médio. Fiz para pegar experiência, para conhecer as provas. Achei os testes muito extensos. Tive mais dificuldade nas questões de exatas. Pretendo me inscrever nos primeiros dias, para garantir logo minha participação”, diz Amanda Santos, 17 anos, fera de jornalismo e aluna do Colégio Absoluto, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife.

Amupe recomenda que municípios sigam tratativas dispostas em guia do TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) e a ONG Transparência Internacional lançaram recentemente uma cartilha com recomendações para transparência de contratações emergenciais em resposta à Covid-19. Além de apoiar a iniciativa, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), por meio do seu projeto de transparência e participação social, o Gestão Cidadã, tocado em conjunto com […]

O Tribunal de Contas da União (TCU) e a ONG Transparência Internacional lançaram recentemente uma cartilha com recomendações para transparência de contratações emergenciais em resposta à Covid-19.

Além de apoiar a iniciativa, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), por meio do seu projeto de transparência e participação social, o Gestão Cidadã, tocado em conjunto com a União Europeia, recomenda a todos os municípios pernambucanos a leitura e a adoção deste material como norteador da gestão de combate ao coronavírus.

O guia conta com mais de 30 pontos que podem auxiliar a gestão na transparência das contas públicas com a população. Segundo o TCU, tem se notado resultados diversos, com níveis variados de sucesso entre os diferentes entes federativos no Brasil. O objetivo deste guia é tornar uniforme o nível de transparência nos Estados e municípios brasileiros.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, a cartilha é muito oportuna para balizar as ações de transparência dos municípios.

Segundo ele “a Amupe, por meio do Projeto Gestão Cidadã, desde o início da pandemia em Pernambuco, já vem trabalhando esse tema com os municípios, estimulando ações como a produção e publicação dos planos de contingência por parte dos 184 municípios, que descreve e divulga à população as ações de enfrentamento ao coronavírus”, frisou.

A cartilha também traz exemplos de ações de transparência exitosas ao redor do mundo. A exemplo do Paraguai, que desenvolveu a Diretoria Nacional de Contratações Públicas e Portal Covid-19, e da Colômbia com a Agência Nacional da Colômbia para Compras Eficientes e a Ferramenta para Controle Social no âmbito da Covid-19.

O material está disponível no site da ONG Transparência internacional, no transparenciainternacional.org.br/, ou no site da Amupe, www.amupe.org.

Revelados detalhes de vítima do acidente no Anel Viário

Como noticiado, um acidente fatal voltou a ser registrado no Anel Viário, em Afogados da Ingazeira. Rodrigo Vilela da Silva, 38 anos conhecido como Rodrigão,  seguia no sentido Brotas-centro,  quando na curva do anel viário próxima à Vila Pitombeira sobrou. Segundo Jefferson Almeida, do Afogados Conectado, falando à Rádio Pajeú, Rodrigo tinha uma loja de móveis […]

Como noticiado, um acidente fatal voltou a ser registrado no Anel Viário, em Afogados da Ingazeira.

Rodrigo Vilela da Silva, 38 anos conhecido como Rodrigão,  seguia no sentido Brotas-centro,  quando na curva do anel viário próxima à Vila Pitombeira sobrou.

Segundo Jefferson Almeida, do Afogados Conectado, falando à Rádio Pajeú, Rodrigo tinha uma loja de móveis usados no Bairro São Braz. Inclusive se preparava para fazer uma inauguração. Residia no centro de Afogados com a mãe. O corpo ainda está no IML Caruaru. Não há informações sobre velório e sepultamento.

No acidente, o carro saiu da pista e capotou por duas vezes. Rodrigo morreu no local do acidente. Havia muitos curiosos no local. Policiais militares e o Instituto de Criminalística estiveram no local para retirada do corpo e perícia. A primeira probabilidade é de excesso de velocidade. Em virtude disso, o motorista não teria conseguido fazer a curva. A perícia vai indicar outros fatores.

Delegado Regional defende ação da polícia no caso de estupro coletivo em Flores

O Delegado Regional da  21ª Delegacia Seccional de Serra Talhada, Marcos Virgínio, informou ao blog que as investigações e identificação dos acusados de estupro coletivo em Flores deram rápida resposta ao caso. Ele disse que de fato a repercussão é grande por conta da justa revolta da sociedade. “Demos resposta rápida identificando os acusados e já […]

O Delegado Regional da  21ª Delegacia Seccional de Serra Talhada, Marcos Virgínio, informou ao blog que as investigações e identificação dos acusados de estupro coletivo em Flores deram rápida resposta ao caso.

Ele disse que de fato a repercussão é grande por conta da justa revolta da sociedade. “Demos resposta rápida identificando os acusados e já realizando uma prisão”.

Ele destacou que o trabalho da equipe da Delegada Jéssica Almeira foi fundamental para dar celeridade a identificação. “Como já divulgado, os outros dois acusados estão foragidos, mas foram identificados. E o trabalho continua”.

  A primeira prisão ocorreu dia 21, menos de 48 horas após o crime, quando três homens estupraram uma mulher de 29 anos e espalharam vídeos nas redes sociais em caso de ampla repercussão, provocando protesto da população.  O trabalho foi realizado através da equipe da Delegacia de Polícia da 179ª Circ. de Flores, com o apoio da Polícia Militar.

Após as formalidades legais, o preso foi recolhido à carceragem da Delegacia de Plantão e apresentado em audiência de Custódia. A ação também teve participação e monitoramento do Delegado Seccional. “A sociedade pode ficar tranquila. Vamos cumprir a nossa missão. Somos sensíveis ao caso”.