Notícias

Tabaqueiro gigante de quatro metros estreia no carnaval de Afogados

Por André Luis

Neste sábado (14) Afogados da Ingazeira vivenciou um dos momentos mais marcantes do Carnaval 2026: a estreia do tabaqueiro gigante, uma homenagem do artista plástico Edglêy Brito a uma das maiores tradições do Carnaval de Afogados.

Medindo quatro metros de altura, com cartola, e envergando os apetrechos usados pelos tabaqueiros, o boneco marcou sua primeira saída, em frente ao ateliê do artista na Avenida Rio Branco. Com a fantasia nas cores da bandeira de Afogados, o gigante foi acompanhado por outro boneco, menor, o “tabaqueirinho”.

Acompanhado a orquestra Show de Frevo, sob a regência do Maestro Jesus, e das mulheres do bloco Flor do Mandacaru, o tabaqueiro gigante deu seus primeiros passo no carnaval de Afogados.

“Os bonecos ficaram lindíssimos, engrandecendo ainda mais o nosso carnaval e homenageando nossa maior tradição de carnaval. A saída dele foi um acontecimento, que vai marcar, daqui pra frente, todos os nossos carnavais. A saída dele será sempre um dos eventos de nossa programação de carnaval,” destacou o Prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira. Presenças na saída, do vice-prefeito, Daniel Valadares, dos vereadores César Tenório e Simone da feira, além do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota.

Virgens – uma multidão desceu atrás do trio elétrico, logo após o tradicional desfile das virgens, ocorrido no cruzamento das ruas Joaquim Nazário e Pedro Pires. O desfile premiou as vencedoras com um total de R$ 2.400,00. As virgens vendedoras foram:

5 – as empreguetes – 200 Reais
4 – Calcinha de boneca – 300 Reais
3 – A noiva – 400 Reais
2 – As galegas dos Correios – 600 Reais
1 – Xuxa e as Paquitas – mil Reais

Outras Notícias

“O governo Michel Temer é a única saída posta”, afirma Renan Calheiros

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), 60 anos, disse ontem (10) ao UOL, numa rara entrevista, que “o governo Michel Temer é a única saída posta” para o país sair da crise política e econômica neste momento. O peemedebista foi um dos principais pilares de sustentação da administração da presidente afastada Dilma Rousseff. Agora, Renan […]

Michel-Renan-Foto-FabioRodriguesPozzebom-AgenciaBrasil-10mar2015-1024x721
Foto: Uol

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), 60 anos, disse ontem (10) ao UOL, numa rara entrevista, que “o governo Michel Temer é a única saída posta” para o país sair da crise política e econômica neste momento.

O peemedebista foi um dos principais pilares de sustentação da administração da presidente afastada Dilma Rousseff. Agora, Renan faz sua maior declaração de apoio público a Michel Temer, o presidente da República interino.

O suporte oferecido por Renan à administração Temer torna ainda mais difícil a volta de Dilma Rousseff ao Planalto. A petista tem procurado obter apoios para evitar a cassação final, prevista para meados de agosto, no plenário do Senado.

Crítico dos métodos da Operação Lava Jato, Renan é alvo de um pedido de prisão formulado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem se referiu como “mau caráter” em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Renan reafirma suas críticas. Mas vai além nesta longa entrevista. Sugere que alguns procuradores deveriam se dar por impedidos quando se trata de investigar senadores. Cita 3 integrantes do Ministério Público cujos nomes foram rejeitados pelo Senado para cargos no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e CNJ (Conselho Nacional de Justiça): Vladimir Barros Aras, Nicolau Dino de Castro Costa Neto e Wellington Cabral Saraiva.

“São nomes da força-tarefa e da estrutura do Ministério Público. O Senado os rejeitou no cumprimento do seu papel constitucional. Talvez não fosse recomendável, já que é conflitante, que esses procuradores participassem de investigação do Senado Federal e de senadores”, declara Renan.

Sobre ter chamado Rodrigo Janot de “mau caráter”, disse: “Parlamentar é eleito para ter opinião. Opinião sobre leis, propostas de leis, autoridades, nomes de autoridades, economia, quadro nacional, enfim, sobre tudo”.

Quanto à mudança na regra de delação premiada, afirmou: “Quando a delação não for comprovada, vazada para constranger, com réu preso (…) contar narrativas mentirosas (…) apenas para lavar o dinheiro pilhado, a pena precisa ser agravada e a delação até desfeita”.

Perguntado se um pedido de prisão dele  ou de outro senador precisará ser votado pelo plenário do Senado, Renan disse que em todos os casos é assim. “Foi esse o caso do ex-senador Delcídio do Amaral”.

Fiel à sua tradição de híbrido na política, Renan afirma ter mantido contatos frequentes com Dilma Rousseff e com Michel Temer, por telefone e pessoalmente. “Acho muito bom que, em meio a essa histeria, tenha alguém que converse com todos”.

Teresa Leitão diz que tendência do PT é apoiar João Campos

Blog Ponto de Vista – por Wellington Ribeiro Voz influente dentro do PT a nível local e nacional, além de política respeitada em todos os campos políticos por sua trajetória e posicionamentos firmes, a senadora Teresa Leitão conversou com o Blog Ponto de Vista sobre a eleição estadual de 2026. Sem titubear, como é do […]

Blog Ponto de Vista – por Wellington Ribeiro

Voz influente dentro do PT a nível local e nacional, além de política respeitada em todos os campos políticos por sua trajetória e posicionamentos firmes, a senadora Teresa Leitão conversou com o Blog Ponto de Vista sobre a eleição estadual de 2026.

Sem titubear, como é do seu perfil, Teresa antecipou que os destinos do partido aqui no estado estará pautado, sobretudo, no projeto principal do seu partido será a reeleição do presidente Lula.

“O posicionamento em Pernambuco seguirá, sem sombra de dúvidas, a deliberação nacional considerando as características da eleição. O nosso foco principal é a reeleição do presidente Lula”, disse.

Apesar de considerar que Lula possa ter mais de um palanque no estado, Teresa apontou que existe uma tendência de formalização de apoio da sigla a João Campos, político visto como potencial candidato a governador pelo PSB. “O PT vai decidir o seu palanque. Se outros palanques quiserem apoiar Lula nós não vamos negar apoio, mas Lula terá o seu palanque aqui no estado de Pernambuco. Mantida as correlações e as composições atuais esse palanque será o do PSB se o PSB de fato lançar o prefeito João Campos candidato”, apontou a senadora.

Teresa também avaliou as recentes declarações de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, partido que a governadora Raquel Lyra irá ingressar na próxima segunda (10/03).

“O presidente do PSD, Kassab, já deu a senha. O PSD terá um candidato a presidente da República. Isso interessa ao PT ou interessa uma aliança já no primeiro turno? Então nós vamos seguir o que for deliberado nacionalmente”, lembrou.

Teresa também falou sobre o posicionamento de alguns políticos dentro do PT que andam defendendo uma composição com a governadora Raquel Lyra. “Não vejo nenhuma discursão formal dentro do partido. O que existe são posicionamentos isolados de alguns deputados”, finalizou.

Afogados da Ingazeira: Prefeitura garante pagamento do 13º até o dia 11

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou um escalonamento para poder pagar em dia o décimo terceiro salário dos servidores municipais. Em novembro, receberam os servidores das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. Nesta sexta (04), a Prefeitura iniciou o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores das secretarias de administração, agricultura, assistência social, […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou um escalonamento para poder pagar em dia o décimo terceiro salário dos servidores municipais. Em novembro, receberam os servidores das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

Nesta sexta (04), a Prefeitura iniciou o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores das secretarias de administração, agricultura, assistência social, cultura e esportes, controle interno, infraestrutura, finanças, transportes, além da procuradoria, ouvidoria, gabinete e coordenadoria da mulher. 

Na próxima sexta (11), será a vez de aposentados e pensionistas. Só nessas duas últimas datas, será injetado no comércio local mais de um milhão de reais. 

“Tudo isso é fruto de um bom planejamento, procurando gastar menos do que arrecada, sem diminuir o fluxo de investimentos, mas garantindo que os nossos servidores possam receber em dia, e com antecedência, para que nós possamos lhes garantir condições de um melhor planejamento de suas finanças pessoais,” destacou o Secretário de Finanças, Ney Quidute. 

O prazo final, de acordo com a lei, para pagamento do décimo terceiro salário é o dia 20 de dezembro.

Arcoverde registra mais uma recuperação de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta sexta-feira, 1 de maio, foi confirmado mais um caso recuperado do Covid-19. O boletim diário, portanto, fica com sete suspeitos, quarenta e quatro descartados, vinte e quatro confirmados, quatro óbitos e cinco recuperados. De acordo com o balanço, realizado pela Vigilância em Saúde do município até […]

A Secretaria de Saúde de Arcoverde informa que, nesta sexta-feira, 1 de maio, foi confirmado mais um caso recuperado do Covid-19.

O boletim diário, portanto, fica com sete suspeitos, quarenta e quatro descartados, vinte e quatro confirmados, quatro óbitos e cinco recuperados.

De acordo com o balanço, realizado pela Vigilância em Saúde do município até 12h de hoje, Arcoverde tinha 74 notificações do Coronavírus, o que significa o total de pessoas suspeitas, desde a investigação até o descarte ou confirmação.  Destes dados, 64% são do gênero feminino e 36% do masculino.

Dentro do mapeamento pelos bairros da cidade, dos 24 casos confirmados, doze (12) estão no São Cristóvão, três (03) no Centro, um (01) no São Geraldo, dois (02) no Sucupira, um (01) no Boa Esperança, quatro (04) no São Miguel, um (01) no Riacho do Meio.

Dos confirmados, cinco (05) tem idades entre 20 a 29; quatro (04) tem entre 30 e 39 anos; três (03) tem entre 40 e 49 anos; dois (02) tem entre 50 e 59 anos e nove (09) tem acima de 60 anos. Dos quatro óbitos, todos estão acima de 60 anos.

As barreiras sanitárias nas entradas da cidade abordaram 764 veículos neste feriado do trabalhador. Pernambuco confirmou 458 novos casos e 38 óbitos, totalizando 603 mortes e 1095 curados.

Para onde vai o PSB em Solidão: Cida ou Djalma?

Esta é a pergunta recorrente no meio político da cidade: com quem ficará o PSB de Solidão? O prefeito Djalma Alves tem esperanças de receber da direção estadual a sinalização para disputar a reeleição pela sigla do Governador Paulo Câmara. A ex-prefeita Cida Oliveira tem o controle da legenda, uma vez que o marido Jesus […]

Esta é a pergunta recorrente no meio político da cidade: com quem ficará o PSB de Solidão? O prefeito Djalma Alves tem esperanças de receber da direção estadual a sinalização para disputar a reeleição pela sigla do Governador Paulo Câmara.

A ex-prefeita Cida Oliveira tem o controle da legenda, uma vez que o marido Jesus é o Presidente. Notícias que chegaram a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta de que o prefeito Djalma Alves aproveitou sua ida ao Recife esta semana para participar do ‘Programa Criança Alfabetizada’ e visitou a direção estadual do partido para tratar do futuro do PSB em Solidão.

Uma coisa é certa na cidade: o caldeirão da política está fervendo depois da notícia de que Cida enfrentará o prefeito Djalma nas urnas. A informação é de Anchieta Santos ao blog.