Notícias

Sudene propõe criação de Rede para fomentar inovação no Nordeste

Por André Luis

A iniciativa reunirá instituições de ciência e tecnologia da região, com articulação para ampliação dos recursos de financiamento para projetos inovadores

A Sudene apresentou a proposta de criação da Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste (RICTNE) aos gestores das universidades e institutos federais de ensino superior da região. A iniciativa busca fomentar a inovação associada à estratégia de territorialização da nova indústria do Brasil.

“Queremos ter uma grande plataforma de informações, dialogando com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e buscando mecanismos de financiamento. Queremos estruturar o pensamento científico da região para vencer os desafios para nosso desenvolvimento”, explicou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada na Universidade Federal de Alagoas, nesta terça-feira (28). 

De acordo com o superintendente da Sudene, para que a região aproveite as oportunidades com a Nova Política Industrial, inserindo-se nessa estratégia, é necessário aumentar a competitividade dos estados nordestinos. “Isso só acontece melhorando a nossa infraestrutura e a educação e com inovação. E esta não se dá sem que todos os atores da região estejam envolvidos, a academia, os setores produtivos, os entes políticos, como o Consórcio Nordeste. Não haverá desenvolvimento do Nordeste se não investirmos mais do que o PIB regional”, frisou o gestor.

O Nordeste tem algumas missões para os próximos anos, destaca o superintendente, como a estruturação de cadeias agroindustriais e digitais, do complexo industrial de saúde, investir na bioeconomia e na descarbonização e transição e segurança energéticas, promover a transformação digital da indústria e desenvolver tecnologias de interesse para soberania e defesa nacionais. 

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em parceria com as instituições da Rede, atuará como articuladora e orientadora do Sistema Regional de Inovação para territorialização das Missões da NIB no Nordeste e no papel de Hub de Inovação, integrando, orientando e apoiando projetos de Inovação. Um dos objetivos é a criação de ferramentas e mecanismos institucionais para o Sistema Nacional de Territorialização é Desenvolvimento Regional. 

“Queremos que a comunidade de ciência, tecnologia e inovação do Nordeste seja um ator político- institucional do desenvolvimento regional”, disse o economista José Farias, coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene. Ele ressalta que as recentes iniciativas da Sudene junto ao BNDES, a partir da assinatura de acordo de cooperação técnica na semana passada, e ao IBGE (Institui Brasileiro de Geografia e Estatística) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) já fazem parte da articulação para o estabelecimento da Rede.

A iniciativa, no curto prazo, pretende instituir um grupo de trabalho para organizar a constituição e atuação da Rede. E, logo em seguida, já fazer entregas para a sociedade, como a sistematização dos conhecimentos sobre o Nordeste, dispersas entre ICTs da região, mobilizando em rede mais de 600 pesquisadores da região, além da produção de estudos sobre a nova indústria do Nordeste.

Outras Notícias

Retroescavadeira da prefeitura de Itapetim pega fogo na PE 263

Repórter do Sertão Uma retroescavadeira da prefeitura de Itapetim  pegou fogo por volta das 13h desta quinta-feira (03), na PE-263, no Sítio Serrinha, zona rural do município. O incidente aconteceu logo após a subida da ladeira da Serrinha. O maquinista informou que as chamas apareceram de vez e quando ele percebeu que a máquina estava […]

Repórter do Sertão

Uma retroescavadeira da prefeitura de Itapetim  pegou fogo por volta das 13h desta quinta-feira (03), na PE-263, no Sítio Serrinha, zona rural do município.

O incidente aconteceu logo após a subida da ladeira da Serrinha. O maquinista informou que as chamas apareceram de vez e quando ele percebeu que a máquina estava incendiando, saiu rapidamente de dentro do veículo, que logo foi tomado pelo fogo.

O Corpo de Bombeiros de São José do Egito foi acionado e conseguiu controlar as chamas. Ninguém se feriu. A máquina que se dirigia para serviços na zona rural ficou destruída.

A BR ficou interditada, mas no local foi feito um desvio possibilitando o tráfego de veículos.

Em nota, gerente do Ipa esclarece ausência do órgão

Por André Luis Na Coluna do Domingão publicada no último domingo (15.02), o blog fez uma reprimenda ao gerente do Ipa, pela ausência física do órgão localizado em Afogados da Ingazeira. Reprimenda que foi extensiva aos funcionários do órgão, pelas dificuldades de se encontrar alguém para que às vezes se atualize os números das chuvas. […]

Por André Luis

Na Coluna do Domingão publicada no último domingo (15.02), o blog fez uma reprimenda ao gerente do Ipa, pela ausência física do órgão localizado em Afogados da Ingazeira. Reprimenda que foi extensiva aos funcionários do órgão, pelas dificuldades de se encontrar alguém para que às vezes se atualize os números das chuvas.

Em nota enviada ao blog, o gerente do Ipa, Moaci Rodrigues, esclareceu que os meses de janeiro e fevereiro são considerados atípicos e sem muitas ações nos escritórios locais, permitindo que a instituição conceda férias a alguns dos seus funcionários.

Na nota, Moaci chama a atenção para que se “observando que o cronograma de férias, os técnicos dos municípios de Afogados da Ingazeira, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Solidão e Quixaba gozaram deste direito constitucional e nesta Gerência o próprio Gestor Regional encontra-se de férias e quem está respondendo interinamente pela Gerência é o Dr. Júlio Cesar de Araujo, médico veterinário, lotado no Município de Santa Terezinha. Leia abaixo a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Gerência Regional do IPA – Afogados da Ingazeira esclarece nota divulgada por este conceituado blog no dia 12/02/17.

Onde se lê: Difícil de achar quase impossível ver o Gerente e parte da equipe.

Declaramos que os meses de Janeiro e Fevereiro são considerados atípicos e sem muitas ações nos escritórios locais permitindo que a instituição conceda férias a alguns dos seus funcionários. Observando o cronograma de férias, os técnicos dos municípios de Afogados da Ingazeira, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Solidão e Quixaba gozaram deste direito constitucional e nesta Gerência o próprio Gestor Regional encontra-se de férias e quem está respondendo interinamente pela Gerência é o Dr. Júlio Cesar de Araujo, médico veterinário, lotado no Município de Santa Terezinha.

Colocamos-nos a disposição de todos/as para maiores esclarecimentos e salientamos que temos o compromisso de servir a sociedade em especial, os/as agricultores/as de base familiar de nosso Estado.

Afogados da Ingazeira, 15 de fevereiro de 2017

Moaci Rodrigues de Siqueira

Gerente Regional do IPA

Campanha de LW nega infringir decisão da Justiça

Caro Nill Júnior, Na quinta-feira, 15, o candidato a prefeito de Arcoverde, Wellington da LW (MDB), cumpriu agenda de campanha com um evento porta porta na COHAB I. Ao contrário do que foi publicado na matéria, o prefeiturável não fez caminhada e estava acompanhado da militância que não totalizava cem pessoas, o que está dentro […]

Caro Nill Júnior,

Na quinta-feira, 15, o candidato a prefeito de Arcoverde, Wellington da LW (MDB), cumpriu agenda de campanha com um evento porta porta na COHAB I.

Ao contrário do que foi publicado na matéria, o prefeiturável não fez caminhada e estava acompanhado da militância que não totalizava cem pessoas, o que está dentro do permitido pela Justiça Eleitoral, bem como o evento que será realizado no domingo, 18, pelo candidato.

Em formato de Drive In, como está sendo divulgado nas redes oficiais de Wellington da LW, o evento será acompanhado por pessoas dentro de seus carros, como orienta o Juiz Eleitoral da 57a Zona, Dr. Drauternani Pantaleão.

“Comícios poderão ocorrer no formato drive-in sem que os participantes deixem o interior dos seus veículos, e as reuniões políticas deverão observar as regras previstas nos Decretos Estaduais que estabelecem o limite máximo de cem pessoas, com a devida proteção de máscaras e utilização de meios de higienização das mãos e distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas”.

A organização do evento irá distribuir para os participantes um panfleto com protocolo de segurança em relação a Covid-19, que não se destina apenas para o domingo, mas para todos os eventos da campanha.

Entre as orientações está o uso de máscara, higienizar as mãos com frequência, levar álcool em gel 70% e manter o distanciamento.

Em mais um equívoco, a matéria cita que o palco do evento está montado fechando a Av José Bonifácio. O local que a estrutura se encontra é no meio da via sem comprometer ou prejudicar o fluxo no local, já que será possível a passagem de carros pelas laterais do palco.

Da Coordenação

TSE nega pedido do PSDB para criar comissão para auditar eleições

do Diário de Pernambuco O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (4)  pedido do PSDB para a criação de uma comissão a fim de auditar o resultado das eleições presidenciais. O tribunal, no entanto, autorizou o partido a ter acesso aos arquivos eletrônicos e demais documentos referentes à totalização dos votos. O plenário seguiu o […]

toffoli

do Diário de Pernambuco

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (4)  pedido do PSDB para a criação de uma comissão a fim de auditar o resultado das eleições presidenciais. O tribunal, no entanto, autorizou o partido a ter acesso aos arquivos eletrônicos e demais documentos referentes à totalização dos votos. O plenário seguiu o voto do presidente do TSE, Dias Toffoli.  Ele ressaltou que todos os procedimentos deferidos constam em resoluções da corte que tratam da transparência do processo eleitoral e estavam disponíveis antes da eleição.

Em seu voto, Toffoli disse que o partido não apresentou indícios de fraude e limitou-se a relatar a descrença de algumas pessoas no resultado da votação. Apesar de autorizar os procedimentos, o presidente garantiu a transparência das eleições e ressaltou que o desenvolvimento dos programas usados na apuração das urnas esteve a disposição, desde abril, de todos os partidos políticos, do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), desde o momento em que começaram a ser elaborados. Sobre a criação de uma comissão para auditar os resultados, o presidente rejeitou o pedido, formulado por um delegado do partido, pessoa sem legitimidade perante o TSE.

Apesar da unanimidade formada no plenário, o ministro Gilmar Mendes defendeu que a Justiça Eleitoral acabe com suspeitas de fraude no resultado nas eleições, mesmo que sejam descabidas e levantadas por meio das redes sociais. Segundo o ministro, o pedido do PSDB contribui para a pacificação do assunto.

Durante o julgamento, Mendes disse que a insegurança também é provocada por declarações de autoridades públicas. O ministro citou uma frase dita pela presidenta Dilma Rousseff, em 2013, um ano antes do período eleitoral.  “Eu não cometo nenhuma imprecisão ao lembrar a declaração da presidenta Dilma que diz ‘a gente faz o diabo quando é hora de eleição’. A gente pode entender essa expressão de várias formas. Mas, fazer o diabo tem uma carga figurativa muito grande. Será que fazer o diabo significa que é capaz até de fraudar a eleição? Vejam a responsabilidade de pessoas que ficam a falar bobagem, inclusive em campanha eleitoral. Veja o peso que isso tem no imaginário das pessoas. O que significa fazer o diabo na eleição? “, disse Gilmar.

A frase da presidenta foi dita em março de 2013, em João Pessoa (PB), durante a entrega de casas e retroescavadeiras a municípios da Paraíba. Na ocasião, Dilma disse que os recursos do governo federal são liberados de acordo com a necessidade da população e não por critérios políticos.  “Nós podemos disputar eleição, nós podemos brigar na eleição, nós podemos fazer o diabo quando é hora da eleição. Agora, quando a gente está no exercício do mandato, nós temos de nos respeitar, porque fomos eleitos pelo voto direto do povo brasileiro. O governo não tem nenhuma justificativa para perseguir que não é do esmo partido dele. “

No pedido de auditoria, protocolado na semana passada, o PSDB  diz ter “absoluta confiança” de que o tribunal garantiu a segurança do pleito, mas pretende tranquilizar eleitores que levantaram, por meio das redes sociais, dúvidas em relação à lisura da apuração dos votos. O partido solicitou que o TSE crie uma comissão formada por integrantes dos partidos políticos para fiscalizar todo o processo eleitoral, desde a captação até a totalização dos votos.

Água Preta: ex-prefeito ataca mãe de João Fernando Coutinho. “vivia bêbada e mijava na rua”

A Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, em conjunto com a Secretaria de Mulheres do PSB de Pernambuco, manifestou publicamente seu repúdio às declarações feitas pelo ex-prefeito de Água Preta, Noé Magalhães, em um vídeo que circula nas redes sociais (assista ao final da matéria).  Noé Magalhães foi acusado de cometer violência política de gênero […]

A Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, em conjunto com a Secretaria de Mulheres do PSB de Pernambuco, manifestou publicamente seu repúdio às declarações feitas pelo ex-prefeito de Água Preta, Noé Magalhães, em um vídeo que circula nas redes sociais (assista ao final da matéria). 

Noé Magalhães foi acusado de cometer violência política de gênero ao proferir comentários considerados inaceitáveis, jocosos e desrespeitosos sobre Julieta Pontual, filiada ao PSB, mãe do ex-deputado João Fernando Coutinho e ex-esposa do ex-prefeito Eduardo Coutinho.

Em nota, as mulheres socialistas expressaram seu descontentamento com as falas de Magalhães, destacando que, embora a política possa ter momentos de ânimos exaltados, a difamação e agressão verbal contra uma mulher para atingir outro homem é uma atitude baixa, machista e cafajeste.

“Nos solidarizamos com a companheira socialista, Julieta Pontual, e esperamos que o ex-prefeito Noé Magalhães se retrate de forma categórica e imediata. A política em Pernambuco precisa eliminar essa prática misógina, ultrapassada e criminosa de tratar todas as mulheres que dela participam,” declararam.

A nota ainda reforça que no PSB não há espaço para esse tipo de violência política, considerando-a vulgar, medíocre e criminosa. “Violência política de gênero é crime,” enfatizaram.

Diante da gravidade do ocorrido, as mulheres socialistas decidiram representar formalmente ao Conselho de Ética do PSB de Pernambuco contra Noé Magalhães, buscando medidas que coíbam e punam atitudes como essa dentro do partido.