STJ autoriza inquéritos para investigar Pezão, Cabral e Tião Viana

Do G1
O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou nesta quinta-feira (12) a abertura de inquéritos para investigar os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do Acre, Tião Viana (PT). O ministro também decidu derrubar o segredo de Justiça das duas investigações.
Os dois foram citados por delatores da Operação Lava Jato como beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras. Eles negam as acusações. No inquérito de Pezão, também serão investigados o ex-governador do Rio Sérgio Cabral e o ex-chefe da Casa Civil Regis Fichtner.
Os pedidos de inquérito foram apresentados ao STJ no final da manhã desta quinta pela Procuradoria Geral da República, órgão que realiza as investigações e é responsável pela acusação.
Em depoimento dado com base em acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou ter arrecadado R$ 30 milhões como caixa dois da campanha de 2010 do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB). Os recursos teriam beneficiado também o atual governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), vice de Cabral na época. De acordo com o ex-diretor, o operador dos repasses foi o então secretário da Casa Civil de Cabral, Regis Fichtner. Os três negam as acusações.
No caso do governador do Acre, Paulo Roberto Costa afirmou que R$ 300 mil foram dados como “auxílio” à campanha eleitoral de Tião Viana para o Senado em 2010. Segundo o ex-diretor, o pagamento foi feito pelo doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal e um dos articuladores do esquema de corrupção. Viana diz que a doação foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre e “não tem nada de ilegal”.







Nesta sexta-feira (19), o deputado estadual Luciano Duque (SD), compartilhou em suas redes sociais uma visita institucional ao Hospital Regional Emília Câmara (HREC), localizado em Afogados da Ingazeira. O parlamentar foi recebido pelo gestor geral da instituição, Sebastião Duque, e sua equipe, explorando as instalações e se atualizando sobre as recentes melhorias e serviços implementados na unidade.

Organização, determinação e planejamento: de acordo com o Prefeito Djalma Alves (PSB), este foi o tripé para colocar as contas da Prefeitura de Solidão em dia.
O pré-candidato a governador Miguel Coelho esteve, na manhã desta quinta (02.06), em comunidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes que sofreram com as fortes chuvas dos últimos dias. O ex-prefeito quis conhecer de perto a realidade dessas áreas de risco e prestar solidariedade a famílias vitimadas por um dos maiores desastres motivados por enchentes da história de Pernambuco.












Você precisa fazer login para comentar.