Notícias

STF suspende julgamento sobre parcialidade de Moro

Por Nill Júnior

Com o placar em 2 a 2, faltando apenas mais um voto, a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu, mais uma vez, o julgamento sobre a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no processo em que o ex-presidente Lula (PT) foi condenado sob acusação de receber um tríplex em Guarujá (SP) como forma de propina da empreiteira OAS.

O julgamento foi interrompido por pedido de vista (mais tempo para analisar) do ministro Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, e ainda não tem data marcada para ser retomado.

Nesta terça-feira (9), os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowsk votaram pela anulação de todos os atos assinados por Moro na ação que trata do apartamento no litoral paulista. Os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia já haviam se posicionado a favor de Moro no final de 2018, quando a análise do caso foi iniciada e suspensa por pedido de vista de Gilmar Mendes.

Nesta terça-feira, porém, Cármen Lúcia indicou que dará um novo voto sobre o tema, o que levou a especulações de que pode mudar de posição. “Eu tenho voto escrito, mas vou aguardar o voto-vista do ministro Kassio. Vossa Excelência trouxe um voto profundo, com dados muito graves. Darei o meu voto”, disse a ministra a Gilmar Mendes durante o julgamento.

Quando a ministra participou do julgamento, em 2018, ainda não haviam sido divulgadas as mensagens hackeadas de integrantes da Lava Jato. A defesa de Lula afirma que os diálogos reforçam a acusação de parcialidade de Moro por demonstrar uma atuação muito próxima do então magistrado com o MPF (Ministério Público Federal), responsável pela acusação.

Com a suspensão do julgamento da Segunda Turma, segue válida a decisão de ontem de Fachin de anular as condenações em primeira e segunda instâncias e no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra o ex-presidente sobre o tríplex, assim como a do sítio de Atibaia e duas ações a respeito do Instituto Lula.

Outras Notícias

Gilson Bento teve encontro com Maria Arraes

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento (Republicanos), compartilhou em suas redes sociais as atividades de sua agenda durante sua estadia na Capital Federal, ao longo desta semana. “Sempre que venho para nossa Capital Federal, eu não perco tempo”, afirmou o prefeito em sua publicação. “Visitando vários gabinetes e ministérios, batendo de porta em porta, procurando […]

O prefeito de Brejinho, Gilson Bento (Republicanos), compartilhou em suas redes sociais as atividades de sua agenda durante sua estadia na Capital Federal, ao longo desta semana.

“Sempre que venho para nossa Capital Federal, eu não perco tempo”, afirmou o prefeito em sua publicação. “Visitando vários gabinetes e ministérios, batendo de porta em porta, procurando capitanear recursos em prol do desenvolvimento de nossa querida Brejinho”, completou.

Gilson Bento detalhou em sua postagem sobre algumas de suas atividades durante sua estadia em Brasília. Além de participar de mais uma atividade promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o prefeito aproveitou a oportunidade para se reunir com a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade).

“Já estamos colhendo os frutos de tanto trabalho e dedicação, pois faz gosto ver como nossa cidade está cada vez melhor”, comemorou Gilson Bento. As informações são do Blog do Erbi.

Afogados: Prefeitura inaugura praça no bairro Padre Pedro Pereira

por Rodrigo Lima No último Sábado (13) o Prefeito José Patriota entregou à comunidade de Padre Pedro Pereira a Praça Maria Genésio da Silva, construída com recursos do FEM, a um custo de R$ 121.546,65. São, ao todo, 980m² de área verde, playground, brinquedos, gradil de proteção, piso intertravado e área de convivência. A Praça homenageia […]

unnamed

por Rodrigo Lima

No último Sábado (13) o Prefeito José Patriota entregou à comunidade de Padre Pedro Pereira a Praça Maria Genésio da Silva, construída com recursos do FEM, a um custo de R$ 121.546,65.

São, ao todo, 980m² de área verde, playground, brinquedos, gradil de proteção, piso intertravado e área de convivência. A Praça homenageia uma das primeiras parteiras do bairro. O nome foi escolhido pela comunidade e proposto em lei pelo Vereador Igor Mariano. Outro Vereador, Luiz Bizorão, foi o autor do requerimento para construção do espaço.

unnamed (1)

 Antes mesmo da inauguração, centenas de crianças já brincavam na nova área de lazer, que fica em frente à Escola Francisca Lira. “A nossa ideia foi criar um espaço de lazer que dialogasse com a Escola. Que permitisse que os alunos também pudessem desfrutar do espaço nos horários de intervalo de aulas,” informou o Prefeito José Patriota. Moradores, empresários, comerciantes, alunos, professores e  secretários municipais participaram do evento.

unnamed (2)

O Prefeito José Patriota esteve acompanhado de sua esposa, a primeira-dama do município, Madalena Leite, e dos Vereadores Luiz Bizorão, Igor Mariano, Franklin Nazário, Raimundo Lima, Augusto Martins, José Carlos, Reinaldo Lima e Cícero Miguel. A festa contou com apresentações da Banda Marcial da Escola Francisca Lira e de jovens alunos do Projeto Mais Cultura, coordenado pelo Poeta Alexandre Morais. O encerramento ficou por conta do Forró M&L.

Segundo vídeo, Sarney votou em Aécio

Em um vídeo polêmico, divulgado nas redes sociais nesta quarta (29), o senador José Sarney (PMDB), aliado da presidente Dilma Rousseff, votou em Aécio Neves. As imagens mostram o parlamentar votando em Macapá, seu reduto eleitoral. Na hora do voto, é possível ver que o peemedebista digitou o número 45, do candidato tucano. Outro detalhe […]

Em um vídeo polêmico, divulgado nas redes sociais nesta quarta (29), o senador José Sarney (PMDB), aliado da presidente Dilma Rousseff, votou em Aécio Neves. As imagens mostram o parlamentar votando em Macapá, seu reduto eleitoral. Na hora do voto, é possível ver que o peemedebista digitou o número 45, do candidato tucano.

Outro detalhe no vídeo é que o senador está portando um adesivo da presidente Dilma. A assessoria do parlamentar relatou que o vídeo é falso.

Confira o vídeo:

Afogados: equipe do plano diretor foi às ruas ouvir a população

Uma equipe da Prefeitura de Afogados da ingazeira esteve neste final de semana, na feira livre, dando sequência à etapa de diagnósticos do plano diretor do município. O objetivo foi abordar transeuntes para o preenchimento do questionário de pesquisa, onde são feitas diversas perguntas sobre a vida cotidiana do município e de seus moradores, bem […]

Uma equipe da Prefeitura de Afogados da ingazeira esteve neste final de semana, na feira livre, dando sequência à etapa de diagnósticos do plano diretor do município.

O objetivo foi abordar transeuntes para o preenchimento do questionário de pesquisa, onde são feitas diversas perguntas sobre a vida cotidiana do município e de seus moradores, bem como sobre indicadores que precisam ser trabalhados no novo plano.

Diferente do preenchimento através da mídia on line, desta vez foi feito manualmente, em formulários impressos. “O resultado foi excelente, esse contato direto com a população é muito gratificante”, destacou o coordenador do Plano Diretor, Fernando Moraes. Segundo ele, o público-alvo dessa ação foi a população que reside na zona rural e que veio à feira para fazer suas compras.

Os trabalhos contaram com o apoio de Mônica Souto e devem prosseguir até atingir um número ideal de pessoas pesquisadas. Quem desejar contribuir com sua opinião, pode acessar o site institucional da Prefeitura, clicar no banner do plano diretor e preencher o questionário: www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br .

Exclusivo: Definida chapa com Marcos Crente para presidir Câmara de Tabira

Saiu  acordo para a sucessão do Presidente Zé de Bira e a mesa diretora da Câmara de vereadores de Tabira. A informação em primeira mão foi do radialista Anchieta Santos. Juntando governo e oposição a chapa terá a seguinte composição: Marcos Crente para Presidente; Maria Nelly, Primeira Secretária e Aristóteles Monteiro na Segunda Secretaria. Uma […]

Marcos Crente, Nelly Brito e Aristóteles: nova Mesa Diretora fechada
Marcos Crente, Nelly Brito e Aristóteles: nova Mesa Diretora fechada

Saiu  acordo para a sucessão do Presidente Zé de Bira e a mesa diretora da Câmara de vereadores de Tabira. A informação em primeira mão foi do radialista Anchieta Santos.

Juntando governo e oposição a chapa terá a seguinte composição: Marcos Crente para Presidente; Maria Nelly, Primeira Secretária e Aristóteles Monteiro na Segunda Secretaria.

Uma reunião envolvendo os vereadores do Grupo Independente (GI), formando por Zé de Bira, Marcos Crente, Edmundo Barros, Sebastião Ribeiro, mais o líder do governo Aristóteles Monteiro e o ex-prefeito Rosalvo Sampaio (Mano) definiu a chapa.

Mesmo com Marcos Crente sendo integrante da bancada de oposição ele não uniu todos os colegas, vez que Djalma das Almofadas que parece ter apenas o voto de Aldo Santana, sonha também com a presidência da Câmara tabirense.