Notícias

STF nega pedido de prisão domiciliar para Genoino

Por Nill Júnior
Sessão do STF desta quarta-feira; tribunal nega pedido de prisão domiciliar a José Genoino. Foto: Joel Rodrigues - 25.jun.2014/Folhapress
Sessão do STF desta quarta-feira; tribunal nega pedido de prisão domiciliar a José Genoino. Foto: Joel Rodrigues – 25.jun.2014/Folhapress

Do UOL Notícias

Por 8 votos a 2, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) negaram nesta quarta-feira (25) o pedido da defesa do ex-presidente do PT e ex-deputado José Genoino para que ele cumpra a pena em regime domiciliar. Com a decisão, o petista deve continuar cumprindo pena no Complexo Penitenciário da Papuda.

O novo relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, foi o primeiro a apresentar o voto contrário. Ele foi acompanhado por Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Celso de Mello. O ministro Dias Toffoli declarou-se a favor do pedido e foi seguido pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, que era relator do processo até o último dia 17, não participa do julgamento porque se declarou “impedido” após entrar com uma representação criminal contra o advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco. Barbosa e Pacheco protagonizaram um bate-boca há duas semanas no plenário que resultou na expulsão do advogado.

No seu voto, Barroso citou as conclusões de laudos médicos feitos por diferentes profissionais a pedido da Corte que atestaram que o seu estado de saúde não é grave.

O relator também ponderou que dois laudos da junta médica da Câmara dos Deputados, que analisou pedido por aposentadoria por invalidez, concluíram que Genoino “não apresentava cardiopatia grave nem era portador de invalidez para atividades laborativas”.

“A situação [de Genoino] não é diversa da de outras centenas de detentos. Em rigor, há outros em situação mais dramática”, disse o ministro ao ler documento da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal em que o órgão diz ter plenas condições de fornecer tratamento regular a Genoino, listando a quantidade de presos doentes no sistema prisional e suas respectivas enfermidades, como câncer e Aids.

Barroso observou ainda que laudos de um médico particular anexados pela defesa ao processo constataram “que o ambiente doméstico seria mais adequado do que o prisional” para o seu tratamento.

Cardiopata, Genoino entrou com recurso no Supremo para que volte a cumprir a pena em casa. Preso em novembro passado após ser condenado a 4 anos e 8 meses pelo crime de corrupção ativa, Genoino foi para a Papuda, nos arredores de Brasília.

No entanto, após passar mal, foi hospitalizado e obteve autorização para cumprir a pena provisoriamente em casa. Barbosa acabou revogando o benefício após laudo emitido por uma junta de médicos da UnB (Universidade de Brasília) avaliar que seu estado de saúde não era grave.

Trabalho externo
Barroso já adiantou que, caso Genoino apresente eventual pedido de trabalho externo, irá conceder a autorização.

Por ter recebido pena inferior a oito anos, o petista pode cumprir a pena no regime semiaberto e pedir para deixar a cadeia durante o dia para trabalhar fora.
A decisão contraria argumento usado pelo relator anterior do caso, ministro Joaquim Barbosa, que revogou autorização de trabalho para outros presos do mensalão por entender que deveriam cumprir um sexto da pena para ter o direito.

O relator também informou que, considerando que em agosto Genoino já terá cumprido um sexto da sua pena, ele pretende avaliar eventual progressão do regime, o que permitiria, em tese, que ele passasse ao regime domiciliar.

Outras Notícias

SJE: Suplente assume Secretaria e compra R$ 150 mil em um bar de Patos de uma vez, diz transição

Outra denúncia da equipe de transição de Fredson Brito,  que tem buscado o blog, foi oficializada ao Ministerio Público e Tribunal de Contas de Pernambuco em relação à gestão do prefeito Evandro Valadares. Segundo denúncia, a suplente de vereadora Luísa Baixinha, que recentemente assumiu a Secretaria de Administração, e em um único dia comprou, sem […]

Outra denúncia da equipe de transição de Fredson Brito,  que tem buscado o blog, foi oficializada ao Ministerio Público e Tribunal de Contas de Pernambuco em relação à gestão do prefeito Evandro Valadares.

Segundo denúncia, a suplente de vereadora Luísa Baixinha, que recentemente assumiu a Secretaria de Administração, e em um único dia comprou, sem licitação, o valor de R$ 150 mil de material de limpeza, material de expediente e gêneros alimentícios.

De acordo com a denúncia, os valores chamaram atenção porque correspondem as compras de quase dois anos nesta única secretária.

“O fato que mais chamou atenção que as compras, sem licitação, foram realizadas em um restaurante bastante conhecido de Patos, cujo nome empresarial é CHEERS EMPORIO, com o CNPJ: 47.799.121/0001-09”, diz a denúncia.

Importante destacar, para todas as denúncias do bloco de Fredson junto ao blog, temos nos colocado à disposição dos governistas para que rebatam os questionamentos. 

Grupo de Idosos de Solidão comemora participação nos Jogos da Terceira Idade

Aconteceu no último domingo  a primeira edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade no município de Afogados da Ingazeira no Ginásio Desportivo Municipal. O evento teve a participação dos grupos de idosos das  cidades de Afogados da Ingazeira (Renascer e Boa Idade), Solidão (Despertar para Viver), Arcoverde (Grupo da Fundação Terra) e São José do […]

Aconteceu no último domingo  a primeira edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade no município de Afogados da Ingazeira no Ginásio Desportivo Municipal.

O evento teve a participação dos grupos de idosos das  cidades de Afogados da Ingazeira (Renascer e Boa Idade), Solidão (Despertar para Viver), Arcoverde (Grupo da Fundação Terra) e São José do Egito (Associação da Terceira Idade). Os idosos disputaram nas modalidades de Basquete, Handebol, Voleibol.

O grupo de idosos da cidade de Solidão foi o grade destaque sendo campeão em todas as modalidades da competição. Outros aspectos também chamaram a atenção do público e dos organizadores como: torcida bem organizada, caracterização, apresentação de dança que envolveu todos os idosos do grupo, além de ser o único grupo que foi composto por mais homens.

O prefeito do município Djalma Alves e a Secretária de Assistência Social Silvia Almeida estiveram presentes no evento, além da equipe do serviço de convivência, Nildiluce Oliveira Coordenadora do SCFV, o professor e Coordenador do grupo, Paulo Amaral e as facilitadoras, Jainne Freitas e Maria Aparecida.

“Quando se fala no grupo da terceira idade, são pessoas que fazem parte da história do nosso município. A terceira idade tem muito a contribuir para os mais novos dando exemplos de suas próprias vidas. Quando a Prefeitura se envolve, é porque esse é o espírito da nossa administração: sermos ativos com a comunidade e estarmos sempre presentes, nossos idosos deram um show de representatividade e compromisso”, declarou o Prefeito, Djalma Alves.

“É de suma importância esse trabalho realizado para a terceira idade, de trazê-los para perto de nós nos serviços de convivência e proporcionar um dia de atividades para que tenham integração social e se divirtam. Parabéns aos nossos idosos pela brilhante disputa e representação”, afirmou, Silvia Almeida, Secretária de Assistência Social.

Ao final, Solidão ainda comemorou as vitórias sobre São José do Egito por 7×6 no Basquete,13×3 sobre Afogados da Ingazeira no Handebol e 6 x 5 sobre Arcoverde no Voleibol.

Tragédia em Tabira: Poeta e advogado Dudu Morais mata tio a tiros após desentendimento

Por Juliana Lima – Com colaboração de Anchieta Santos e Celso Brandão Uma tragédia marcou a cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, no começo da tarde de sexta-feira (18). Segundo informações que chegam à redação do blog, o poeta e advogado tabirense Dudu Morais, 29 anos, matou a tiros o próprio tio Clênio Evandro […]

Dudu Morais (à esquerda) e o tio Clênio Evandro (à direita). (Foto: Reprodução)

Por Juliana Lima – Com colaboração de Anchieta Santos e Celso Brandão

Uma tragédia marcou a cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, no começo da tarde de sexta-feira (18). Segundo informações que chegam à redação do blog, o poeta e advogado tabirense Dudu Morais, 29 anos, matou a tiros o próprio tio Clênio Evandro Cordeiro, de 42, após um desentendimento.

O crime aconteceu por volta das 12h, na Rua Rosa Xavier. Segundo informações preliminares, a vítima foi atingida por um tiro na região do abdômen, sendo socorrido para o Hospital Municipal de Tabira e transferido logo em seguida para o Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, onde chegou com vida e foi atendido pelos médicos João Veiga e Romério Guimarães.

De acordo com informações colhidas pelo repórter Celso Brandão, da Rádio Pajeú, a vítima deu entrada no Emília Câmara por volta das 12h45 e levado imediatamente para o bloco cirúrgico, mas sofreu uma parada cardíaca e veio a óbito. Médicos informaram que a vítima sofreu uma perfuração que atingiu o fígado, baço, intestino e pâncreas.

O corpo da vítima se encontra no Hospital Regional Emília Câmara e será transferido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Caruaru, no Agreste.

Motivação

A motivação do crime ainda não é oficial, no entanto, duas versões circulam na cidade de Tabira. A primeira informação é que a vítima Clênio Evandro teria agredido uma irmã de Dudu, sendo a causa do desentendimento que acabou em tragédia. A segunda versão comentada é que os dois tinham um desentendimento por causa de herança. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Dudu Morais

Além de poeta, Dudu Morais é advogado criminalista e vinha atuando em casos de destaque na região, como no caso do cantor Delmiro Barros. Recentemente o jovem advogado também conseguiu a retificação do cálculo de pena de um cliente recolhido no presídio Brito Alves, em Arcoverde. A correção permitiu a progressão do apenado para o regime semiaberto em outubro do ano passado, o que só iria acontecer em 2031.

Vereadores divergem sobre retirada de lotações do centro de Afogados

A retirada dos carros de lotação do centro da cidade de Afogados da Ingazeira foi tema de discussão na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (5). O tema foi levantado inicialmente pelo vereador Toinho da Ponte, que disse ter sido procurado por alguns motoristas relatando não ter sido chamados pela prefeitura para uma reunião […]

A retirada dos carros de lotação do centro da cidade de Afogados da Ingazeira foi tema de discussão na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (5).

O tema foi levantado inicialmente pelo vereador Toinho da Ponte, que disse ter sido procurado por alguns motoristas relatando não ter sido chamados pela prefeitura para uma reunião sobre o assunto.

A proposta é que os carros de lotação sejam levados para um terminal alternativo que está sendo implantado ao lado do Terminal Rodoviário. O assunto dividiu opiniões na sessão. Alguns vereadores se colocaram contra e outros a favor da medida que deverá ser adotada em breve pelo governo municipal.

Toinho da Ponte sugeriu que o prefeito Sandrinho convocasse todos os motoristas de lotação para uma conversa. O vereador Douglas Eletricista sugeriu que o terminal alternativo poderia ser construído por trás da Manoel Borba.

Já o vereador Cancão defendeu que o terminal alternativo fica bem localizado nas imediações da Rodoviária, pela proximidade com o pátio da feira, UPA, mercados, rodoviária e faculdade.

O tema foi discutido no programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú desta quarta-feira (6). O vereador Vicentinho esteve no programa falando sobre o voto de repúdio contra a Neoenergia apresentado na Câmara, mas também comentou a polêmica das lotações. Ele defendeu que a retirada das lotações do centro é fundamental para começar a organizar o trânsito da cidade. As informações são do Blog Juliana Lima.

Itapetim: Prefeitura inicia perfuração de poços artesianos no município

Nesta sexta-feira (05/12), a prefeitura de itapetim, iniciou a perfuração de uma série de poços artesianos. O objetivo é melhorar o abastecimento de locais duramente castigados pelos efeitos da estiagem prolongada. De acordo com Clodoaldo Lucena, diretor municipal de Agricultura, o primeiro poço artesiano foi perfurado no Sítio Malhada do Juazeiro. Segundo o prefeito Arquimedes […]

unnamedNesta sexta-feira (05/12), a prefeitura de itapetim, iniciou a perfuração de uma série de poços artesianos. O objetivo é melhorar o abastecimento de locais duramente castigados pelos efeitos da estiagem prolongada.

De acordo com Clodoaldo Lucena, diretor municipal de Agricultura, o primeiro poço artesiano foi perfurado no Sítio Malhada do Juazeiro. Segundo o prefeito Arquimedes Machado, o trabalho garantirá a melhoria da qualidade de vida de dezenas de famílias da região. Novos locais castigados pela seca serão beneficiados durante toda a semana.

Através do Programa de Estruturação Hídrica, a prefeitura também investe na construção de sistemas de abastecimento, construção de cisternas, construção e restauração de açudes e distribuição de água através de caminhões pipa.