Notícias

Solidão: prefeito Djalma Alves nomeia nova secretária de Agricultura

Por André Luis

Na manhã desta quarta-feira (22), o Prefeito Djalma Alves em seu gabinete deu posse à nova Secretária Municipal de Agricultura, Safira Luisa. 

A nova integrante do governo está cursando Serviço Social na Faculdade de Integração do Sertão, porém sua trajetória junto ao trabalhador do campo começou desde o ano de 2008 como funcionária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Solidão.

Em 2014 foi eleita Vice-presidente do Sindicato, já em 2018 assumiu a Secretaria Agrícola e Agrária do Sindicato, no mesmo ano assumiu uma suplência na FETAPE, em 2019 foi eleita Coordenadora do Conselho de Desenvolvimento Rural de Solidão atuando e articulando 22 Associações Rurais do município de Solidão.

O prefeito pediu a secretária recém-empossada que tenha um olhar especial para os agricultores. “Seja bem vinda à equipe de governo, a secretaria de agricultura tem um papel muito importante em nosso município, apoiar a agricultura familiar, as associações, o pequeno agricultor é um dos lemas do nosso governo”, observou Djalma Alves.

A nova secretária agradeceu ao prefeito por acreditar em seu trabalho o qual a conduziu até a secretaria de agricultura. “Estou vindo para trabalhar e com a preocupação de atender os nossos agricultores, buscando sempre melhorias e benefícios para que a classe tenha mais condições de trabalho e seja mais valorizada.” destacou a secretária em seu discurso de posse.

Outras Notícias

Imagens do prefeito de Santa Terezinha “no gargalo” e discurso contra Dr Júnior viralisam

O blog publicou uma nota do vereador e presidente da Câmara, Doutor Júnior, criticando a fala do gestor Vaninho de Danda no João Pedro, festa tradicional da cidade e o fato de ele estar sob efeito de álcool. De fato, imagens que chegaram mostram o gestor tomando wisky no palco. Também “correm trecho” virtualmente falando […]

O blog publicou uma nota do vereador e presidente da Câmara, Doutor Júnior, criticando a fala do gestor Vaninho de Danda no João Pedro, festa tradicional da cidade e o fato de ele estar sob efeito de álcool.

De fato, imagens que chegaram mostram o gestor tomando wisky no palco. Também “correm trecho” virtualmente falando o discurso acalorado contra um único alvo, o Doutor Júnior, Presidente da Câmara de Vereadores do município.

“Infelizmente outras pessoas de outras cidades foram eleitas aqui porque eu dei oportunidade”, disse, pelo fato de o vereador ser egipciense. Ele faz referência a pessoas que o apoiam, como vice Adarivan, vereadores e até Galeguinho das Encomendas.

“Fiquei impedido de fazer a festa porque todo dia tinha uma denúncia da parte do vereador Júnior. Ele sabe que deve estar por aí”, referência as críticas de que promoveria o evento mesmo com salários atrasados de servidores, esbarrando em recomendação do TCE e MPCO.

“Doutor Júnior, eu lhe dei a oportunidade, eu lhe dei meu partido, eu lhe dei a confiança, lhe dei tudo e fui traído por você e por seu grupo”. São ouvidas vaias e aplausos em meio ao discurso porque a fala aparentemente atrapalhava a programação. Por conta do TAC que determina o prazo de encerramento da festa, a Banda Forró do Moído não se apresentou.

“O povo lhe deu um mandato pra fazer o mal. Seja mais humilde, faça o bem pra receber o bem. Você diz que é dono do dinheiro, do poder, de tudo. Mas quero dizer a vocês que quando ele for pedir votos lembre da maldade que ele fez”.

E questiona: “porque ele não foi eleito lá em São José do Egito? Foi eleito aqui porque eu dei oportunidade, pedi as pessoas que votassem nele e fui traído”.

Percebendo a hora avançada, diz que o tempo está curto. “Vou encerrar aqui. Vão pra casa direitinho”.

NJTV: Rio Pajeú é atacado impunemente em Afogados

  O flagrante é do fiscal da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Petrônio Pires e mostra uma pessoa jogando sem nenhuma cerimônia lixo no Rio Pajeú. Na verdade é um dos registros, já que ele foi três vezes ao local jogar lixo da ponte Hortêncio Bezerra. Um retrato de desrespeito com nosso maior patrimônio. Petrônio […]

 

O flagrante é do fiscal da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Petrônio Pires e mostra uma pessoa jogando sem nenhuma cerimônia lixo no Rio Pajeú. Na verdade é um dos registros, já que ele foi três vezes ao local jogar lixo da ponte Hortêncio Bezerra. Um retrato de desrespeito com nosso maior patrimônio.

Petrônio diz ter certeza de que a pessoa jogou o lixo a mando de um comerciante da Praça Arruda Câmara. Segundo ele, comerciantes da área e também da Manoel Borba estão entre os que jogam e queimam lixo na margem do nosso maior patrimônio hídrico. Também já houve queixas sobre garis da própria Prefeitura, que diz ter intensificado a orientação para evitar que isso aconteça.

Somado ao esgoto ainda jogado no Rio, o retrato é de uma realidade que entristece e revolta. Um rio sujo, abandonado, desrespeitado.

O Blog perguntou a Petrônio porque não chamou a força municipal, através de um guarda, conteve a pessoa a mando do comerciante e o fez dizer de onde vinha a atitude para posterior punição. Respondeu que sua preocupação foi mostrar e deflagrar uma ação coletiva. “Tinha gente me recriminando porque eu estava filmando”. Assim, o gesto mostra que não há fiscalização nem punição, o que estimula os maus feitos. A natureza e o rio certamente cobrarão a conta…

Getúlio Vargas cancela cirurgias por falta de material

Referência na saúde pública de Pernambuco, HGV tem sofrido com a estrutura decadente e vem cancelando cerca de 40 procedimentos por dia Do Diário de Pernambuco Referência em cirurgia e clínica médica em Pernambuco, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) cancelou, pelo terceiro dia consecutivo, todas as cirurgias marcadas para o período da tarde. Só nesta […]

HGV2_site

Referência na saúde pública de Pernambuco, HGV tem sofrido com a estrutura decadente e vem cancelando cerca de 40 procedimentos por dia

Do Diário de Pernambuco

Referência em cirurgia e clínica médica em Pernambuco, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) cancelou, pelo terceiro dia consecutivo, todas as cirurgias marcadas para o período da tarde. Só nesta quarta-feira, foram cerca de 40 procedimentos adiados por faltarem materiais básicos, como compressas e gazes. De mãos atadas, o corpo de médicos solicitou uma reunião com a direção, onde será entregue um documento exigindo uma solução imediata para o problema. Do contrário, a possibilidade de paralisação não está descartada.

Considerado um dos melhores locais para residência médica em várias especialidades – entre as quais clínica, cirurgia e anestesiologia – o HGV desempenha um papel fundamental na saúde pública do Estado. Entretanto, como a de outras grandes unidades, incluindo o Hospital da Restauração e o Oswaldo Cruz, sua situação vem piorando dia após dia, como destaca o membro da Associação Pernambucana de Médicos Residentes (APMR) Mauriston Martins. “Fomos obrigados a suspender as cirurgias eletivas por causa da falta de compressas. São cerca de 40 a 45 cancelamentos por dia”, lamentou.

O médico explicou ainda que até os atendimentos de emergência estão ameaçados pela falta de material. “A emergência está aberta, mas em sistema de racionamento de luvas. Além disso, tem todos os problemas crônicos que vêm se alastrando entre vários hospitais”, denunciou. “A estrutura do hospital está bem decadente, faltam leitos para os pacientes e tudo mais”, acrescentou.

A maioria das cirurgias canceladas estão sendo remarcadas dentro de um prazo que varia entre 48h e 72h, mas os médicos explicam que não há como garantir a realização das mesmas. “Os pacientes continuam internados, porque têm as cirurgias programadas. Mas esse quadro não vem evoluindo, então, não sabemos como serão os próximos dias”, adiantou.

Diante do cenário, o corpo de médicos procurou a direção do hospital, mas não teve uma resposta conclusiva. “Disseram que o problema é que existe uma dívida milionária com os fornecedores e por isso, eles estão se recusando a fornecer o material”, explicou Mauriston. “Temos uma reunião marcada com todo o corpo de residentes nesta quinta-feira, por volta do meio-dia, onde será elaborado um documento exigindo uma solução imediata. Se não houver resposta, vamos propor uma paralisação”, alertou.

Segurança
A falta de materiais básicos, entretanto, não é o único problema grave com o qual os funcionários do HGV estão precisando lidar diariamente. Segundo Mauriston, no último domingo, os plantonistas viveram momentos de tensão, quando um grupo invadiu a emergência e coagiu a equipe de plantonistas a atender um deles, que havia sido baleado. “Estamos sem seguranças, porque a terceirizada que presta esse serviço não recebe o repasse há três meses, então, nos tornamos alvos fáceis. Foi um tumulto, com pacientes e funcionários correndo. Os cirurgiões de plantão ainda entraram no bloco e realizaram a cirurgia de emergência. Infelizmente, o paciente não sobreviveu, mas não houve maiores incidentes depois disso”, revelou.

A resposta da Secretaria Estadual de Saúde
Procurada pela reportagem do Diario de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), emitiu a seguinte nota sobre os problemas citados na matéria.

A direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) esclarece que teve um problema pontual de logística na entrega dos materiais médico-hospitalares, o que acarretou na priorização dos procedimentos cirúrgicos de urgência. A situação, no entanto, já foi resolvida e o estoque está sendo normalizado. As cirurgias eletivas que deixaram de ser feitas estão sendo reprogramadas com prioridade.

Sobre os vigilantes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que já está dialogando com a empresa terceirizada Rima para que a situação seja resolvida. A SES também tem o apoio da Polícia Militar para reforçar a segurança na unidade.

Brasil recebe 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 da Janssen 

Cerca de 38 milhões de doses da farmacêutica estão contratadas pelo Ministério da Saúde em 2021 Neta quinta-feira (18), o Brasil recebeu o reforço de mais 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen. Segundo o Ministério da Saúde, as doses são parte das mais de 38 milhões produzidas pela farmacêutica americana […]

Cerca de 38 milhões de doses da farmacêutica estão contratadas pelo Ministério da Saúde em 2021

Neta quinta-feira (18), o Brasil recebeu o reforço de mais 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen.

Segundo o Ministério da Saúde, as doses são parte das mais de 38 milhões produzidas pela farmacêutica americana e que estão encomendadas pela pasta até o fim de 2021.

A remessa será distribuída para estados e Distrito Federal nos próximos dias. “Antes de as vacinas serem destinadas para aplicação, passam por um processo de controle de qualidade”, informa o Ministério da Saúde.

Ainda segundo o Ministério, cerca de 7,8 milhões de doses devem ser entregues ao Brasil em novembro e 28,4 milhões em dezembro.

Em junho, o Brasil havia recebido mais de 1,5 milhão de vacinas do laboratório, Outras 3 milhões de doses da Janssen foram distribuídas para as unidades da Federação após doação realizada pelos Estados Unidos.

Bancada do PSDB oficializa candidatura de Álvaro Porto à presidência da Alepe

A candidatura do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) à presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi lançada oficialmente pela bancada tucana nesta quarta-feira (18).  Entendimento construído entre Porto e os deputados eleitos pelo partido, Débora Almeida e Izaías Regis, decidiu reconhecer publicamente a postulação do deputado – reeleito para o terceiro mandato consecutivo – […]

A candidatura do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) à presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi lançada oficialmente pela bancada tucana nesta quarta-feira (18). 

Entendimento construído entre Porto e os deputados eleitos pelo partido, Débora Almeida e Izaías Regis, decidiu reconhecer publicamente a postulação do deputado – reeleito para o terceiro mandato consecutivo – para ocupar o cargo máximo da Casa.

A bancada e a legenda defendem o nome de Álvaro Porto por reconhecer nele as credenciais necessárias para a função. Apontam a liderança e o excelente trânsito entre os pares, patrimônio conquistado pelo deputado a partir da relação de credibilidade e confiança conseguidas ao longo de dois mandatos. 

Além disso, destacam o compromisso de Porto com a palavra empenhada e a sua capacidade para dialogar, agregar e produzir consensos na Casa. Soma-se a isso o fato de o PSDB estar no comando do Executivo estadual, a proximidade do deputado com o Palácio do Campo das Princesas e o sólido trabalho desenvolvido por ele para viabilizar a candidatura.