Notícias

Sicoob leva ações gratuitas de educação financeira e cooperativismo para Fernando de Noronha

Por Nill Júnior

Como patrocinadora do evento “A Fantástica Ilha da Alegria”, instituição financeira cooperativa promoveu atendimentos à população e atividades lúdicas para crianças da rede pública na ilha.

Com o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, o Sicoob Nordeste desembarcou em Fernando de Noronha (PE) com uma agenda focada no desenvolvimento socioeconômico da comunidade local. Através das Leis de Incentivo Fiscal, a instituição financeira cooperativa foi uma das patrocinadoras oficiais do evento “A Fantástica Ilha da Alegria”.

Muito além do apoio cultural, o Sicoob levou para a ilha um time de Voluntários Transformadores para realizar uma série de ações de impacto social.

Durante a programação do festival, moradores e turistas tiveram acesso às Clínicas Financeiras, um espaço montado na Praça Flamboyant para oferecer consultoria gratuita sobre organização de orçamento, planejamento e bem-estar financeiro.

Daieny Guimarães, Diretora de Negócios do Sicoob Central Nordeste, ressaltou o objetivo da iniciativa na ilha: “O Sicoob tem muito pra apresentar. Tem muitas soluções financeiras pra trazer pra todos vocês. Falamos de cooperativismo, e nada mais é do que o que a ilha respira.” Segundo a diretora, o foco do time de voluntários foi “levar educação, levar transformação e promover a justiça financeira para todos.”

Educação que começa na infância

As ações de conscientização também se estenderam às salas de aula da rede pública. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago, os voluntários do Instituto Sicoob conduziram atividades do projeto Coleção Financinhas. A iniciativa utiliza histórias e dinâmicas lúdicas para ensinar conceitos básicos de economia, poupança e cooperação para os pequenos.

“É muito prazeroso trazer educação financeira pra essas crianças”, destacou Daieny Guimarães. “O projeto Financinhas tem esse objetivo, né? Trazer educação financeira desde o pequenininho e que ele leve isso pros seus pais em casa.”

A ação foi rapidamente abraçada pela comunidade escolar noronhense. Bruna, professora do 2º ano da EREM Arquipélago, reforçou a importância de projetos parceiros na formação dos alunos: “…além de ele contribuir na questão da leitura, o incentivo da leitura, ele também trabalha a parte da questão financeira, né.”

A presença do Sicoob na ilha contou ainda com ativações de marca durante os shows do evento “A Fantástica Ilha da Alegria”, gerando interação com o público e demonstrando, na prática, que apoiar a cultura e o desenvolvimento sustentável das comunidades faz parte da essência do cooperativismo financeiro.

Outras Notícias

IFPE escolhe novo reitor nesta quarta

Três candidatos disputam o cargo. Eleição também escolherá novos diretores-gerais dos 16 campi do Instituto Na próxima quarta-feira (27), a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) participa da consulta eleitoral para escolha do novo reitor da Instituição. O candidato eleito exercerá o mandato no período 2020-2024. O pleito também vai […]

Três candidatos disputam o cargo. Eleição também escolherá novos diretores-gerais dos 16 campi do Instituto

Na próxima quarta-feira (27), a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) participa da consulta eleitoral para escolha do novo reitor da Instituição. O candidato eleito exercerá o mandato no período 2020-2024.

O pleito também vai eleger os diretores-gerais de 16 campi do Instituto (Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão).

Para o cargo de reitor, estão concorrendo três candidatos: professor Ênio Lima, atual diretor-geral do Campus Ipojuca; Sérgio Gaudêncio, professor do Campus Recife e ex-reitor da Instituição; e professor Zé Carlos, diretor-geral do Campus Garanhuns.

Poderão participar da consulta eleitoral, servidores docentes e técnico-administrativos, que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IFPE, bem como estudantes regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância. Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto.

A eleição vai ocorrer no horário das 9h às 17h, em todos os campi, com exceção do Recife e Reitoria, em que o horário se estenderá até 21 horas.  A apuração acontecerá no mesmo dia. O resultado preliminar será divulgado no dia 28, e o prazo para recursos será em 29 de novembro. O dia 2 de dezembro será reservado para apresentação de contrarrazões aos recursos e o resultado final será publicado em 3 de dezembro.

Para mais informações acessar a página Eleições para Reitoria e Direções 2019

Afogados: prefeitura entrega tablets a Agentes de Saúde

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira entregou na manhã desta terça (08), os primeiros 26 tablets, de um total de 90, aos agentes comunitários de saúde que atuam no município. A entrega do primeiro lote foi feita pelo Prefeito José Patriota. Ele esteve acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, e pelo Vereador Luiz […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira entregou na manhã desta terça (08), os primeiros 26 tablets, de um total de 90, aos agentes comunitários de saúde que atuam no município. A entrega do primeiro lote foi feita pelo Prefeito José Patriota. Ele esteve acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, e pelo Vereador Luiz Besourão.

A solenidade aconteceu no centro de tecnologia, onde a primeira turma está sendo capacitada para utilização da ferramenta. Todos os tablets vem com aplicativos do Ministério da Saúde instalados, permitindo aos profissionais o acesso ao SisReg, sistema que concentra todas as informações essenciais a respeito da população de Afogados. “Com os tablets, além de conseguir visualizar mais rápido endereços de usuários e casos específicos que necessitem de mais cuidado e atenção, os profissionais também poderão atualizar o sistema, inserindo novas e importantes informações para o aperfeiçoamento do nosso atendimento,”destacou o Secretário de Saúde Artur Amorim.

“O uso da tecnologia, das novas ferramentas de comunicação, só tem a acrescentar aos serviços que ora prestamos. Esse é um passo significativo para que possamos atender melhor e com mais qualidade e eficiência a nossa população,” avaliou o Prefeito de Afogados, José Patriota.

Durante todo o dia, os agentes comunitários de saúde passaram por capacitação para aprender a utilizar o equipamento e o aplicativo. Nesta quarta, mais 26 profissionais passarão pelo mesmo processo, também recebendo tablets. A previsão da Secretaria de Saúde é de que até o final de Agosto, sejam entregues mais 32 tablets, universalizando o seu uso com todos os agentes de saúde.

Marcos Oliveira assume Diretoria Regional de Turismo na ASTUR

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Marcos Oliveira, foi nomeado para a função de Diretor Regional do Sertão Central da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco – ASTUR/PE, para o biênio 2017/2019. A nomeação aconteceu durante o II Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, realizado nos […]

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Marcos Oliveira, foi nomeado para a função de Diretor Regional do Sertão Central da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco – ASTUR/PE, para o biênio 2017/2019.

A nomeação aconteceu durante o II Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, realizado nos dias 04 e 05 de agosto, em Afogados da Ingazeira. O primeiro encontro ocorreu em abril, no município de São José da Coroa Grande. O evento conta com o apoio da EMPETUR, do Governo de Pernambuco e do SEBRAE.

Além da escolha das novas diretorias regionais da ASTUR/PE, a programação contou com a palestra “Turismo de Experiência e Desenvolvimento Local”, ministrada pela mestre em administração e especialista no tema pelo SEBRAE, Larissa Almeida; lançamento do livro “Shakkar: a cultura do açúcar e os saberes tradicionais da gastronomia de Pernambuco”, de autoria da professora Ana Cláudia Frazão; apresentação sobre a rota da cantoria e da poesia na região e visita aos pontos turísticos de Afogados da Ingazeira.

Sertânia: aposentados fazem panelaço contra Guga Lins

Nesta sexta-feira (19) aposentados do município de Sertânia, no Sertão pernambucano, protestaram contra o prefeito Guga Lins com a categoria. Diante do não pagamento da segunda parcela do décimo terceiro e a falta de informação por parte da gestão municipal, os aposentados fizeram uma caminhada pelas ruas, com faixas, camisas e muito panelaço. O protesto terminou […]

83d0729d128a19b57de8aa60acb454ecNesta sexta-feira (19) aposentados do município de Sertânia, no Sertão pernambucano, protestaram contra o prefeito Guga Lins com a categoria.

Diante do não pagamento da segunda parcela do décimo terceiro e a falta de informação por parte da gestão municipal, os aposentados fizeram uma caminhada pelas ruas, com faixas, camisas e muito panelaço. O protesto terminou na Prefeitura, segundo o Sertânia News.

Segundo o blog que faz marcação serrada à gestão, desde seu primeiro ano de governo, o prefeito Guga Lins mudou a data de pagamento dos inativos que eram os primeiros a  receber, hoje não tem data certa.

O instituto de previdência do município que antes era equilibrado, hoje se encontra com um déficit de mais de R$ 2  milhões de reais pelo não repasse do aporte constitucional pelo governo municipal, diz o blog.

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval de Recife e Olinda

Estado tem expectativa de receber 2,5 milhões de turistas na Folia de Momo Dando início ao Carnaval na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra destacou os investimentos do Estado para garantir segurança, infraestrutura e apoio cultural à festa, que mobiliza milhares de foliões e impulsiona a economia em todas as regiões. Ao lado […]

Estado tem expectativa de receber 2,5 milhões de turistas na Folia de Momo

Dando início ao Carnaval na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra destacou os investimentos do Estado para garantir segurança, infraestrutura e apoio cultural à festa, que mobiliza milhares de foliões e impulsiona a economia em todas as regiões.

Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual acompanhou a abertura da festividade em Olinda e no Recife, na noite desta quinta-feira (12), e ainda ressaltou o efetivo da segurança pública destinado aos municípios. Em Olinda e no Bairro do Recife serão empregados mais de 12 mil postos de trabalho extras das forças de segurança, entre esta quinta e a Quarta-Feira de Cinzas.

“Estamos aqui ao lado de todos os que fazem o Carnaval mais democrático do Brasil, que é o de Pernambuco. Estamos investindo mais de R$ 80 milhões no Estado inteiro. Do Litoral ao Sertão pernambucano tem a marca do Governo do Estado, apoiando as festas e eventos. São mais de 1,3 mil atrações contratadas, e mais de 90% destes artistas são pernambucanos. Também nos fazemos presentes com as Polícias Civil e Militar, para garantir que tenhamos o Carnaval mais seguro da história. Queremos que as pessoas venham curtir com o coração em paz e tranquilo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões com ações em diversas áreas, como saúde, cultura e segurança.

“O nosso efetivo está preparado para garantir a segurança na folia, e também utilizaremos a tecnologia ao nosso favor, com câmeras em pontos estratégicos, reconhecimento facial e drones que podem sobrevoar por até 12 horas ininterruptas”, reforçou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A expectativa é de que 2,5 milhões de turistas venham a Pernambuco ao longo do ciclo carnavalesco. “O Estado se preparou para receber os turistas. Temos todo planejamento para bater recordes, com a expectativa de movimentação de R$ 3,2 bilhões nas atividades turísticas, além de ocupação de 95% de toda a rede hoteleira”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

O Governo de Pernambuco segue atuando em parceria com as prefeituras, viabilizando a contratação de artistas de alcance local e nacional, fomentando as potencialidades e pluralidades culturais do Estado. A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, enfatizou que o governo preparou uma programação especial na Marim dos Caetés. “Neste ano, o Estado será o maior apoiador do Carnaval de Olinda. Também estamos com o Palco Pernambuco Meu País na Praça do Carmo, com o Cortejo de Brincantes, e com a mobilização de diversas secretarias”, destacou.

Para a prefeita de Olinda, o Carnaval do município transcende a folia. “Muito além da festa, o nosso Carnaval é a maior expressão cultural que temos a oferecer, fala sobre a geração de emprego, economia circular de longo prazo. A parceria com o Governo de Pernambuco nos possibilita a garantia de uma estrutura de qualidade”, pontuou a gestora municipal.

SEGURANÇA – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco atuará de forma integrada em todo o Estado, com mais de 68 mil lançamentos das forças de segurança, contando também com o apoio de delegacias móveis e funcionamento em regime 24 horas das delegacias da Polícia Civil.

YOUTUBE – A governadora prestigiou, ainda, em Olinda, a abertura da Casa Carnaval das Memórias, iniciativa do YouTube Brasil com o Ministério da Cultura que abrigará influenciadores digitais no período momesco, propagando o Carnaval olindense para espectadores de todo o Brasil e até de outros países.

Acompanharam as agendas os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas); Túlio Vilaça (Casa Civil); Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Juliana Gouveia (Mulher), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário), além dos presidentes de autarquias Renata Borba (Fundarpe) e Eduardo Loyo (Empetur); e o coronel Ivanildo Torres, comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco.

Também estiveram presentes o senador Fernando Dueire; deputados estaduais Joãozinho Tenório, Antônio Moraes e Jarbas Filho; os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Júnior de Irmã Teca (Itapissuma), Padre Joselito (Gravatá), Juliana de Chaparral (Casinhas) e o vice-prefeito Felipe do Veneza (Paulista).